Discordo de você. Eu acho que temos culpa, sim. Temos culpa por omissão. Acho que toda vez que a gente se contenta com uma situação terrível (como nosso sistema carcerário) em vez de procurar soluções ou cobrar soluções do governo, somos culpados por omissão. É muito fácil você olhar pra um pivete de 16 anos que te assaltou e querer que ele vá pra cadeia, mas eu acho que isso é covardia.
E antes que venham falar mais besteira, eu já fui assaltado 4 vezes e, em uma delas, tomei um soco na cara de um garoto com metade da minha altura. Não culpo eles, não quero que eles morram nem que percam suas vidas inutilmente na cadeia. Quero que o governo se responsabilize por eles e acho que toda vez que eu ignoro a quantidade de garotos pedindo esmola nas ruas do Rio, eu também sou culpado pela situação. Seguindo o pensamento do profeta gentileza: todo mundo sabe que jogar na cadeia um adolescente de 16 anos que não teve nenhuma oportunidade, nenhum exemplo, nenhuma orientação é uma violência estúpida. Quanta violência isso vai gerar?
Voltar pra casa sem ser assaltado é um direito, sim. Eu detesto o Rio de Janeiro porque toda vez que eu vou sair de casa, penso que posso ser assaltado. Mesmo assim, acho que querer trancar alguém assim na cadeia ainda mais cedo é egoísmo.
Afinal, se eu estivesse na situação deles, vivendo uma vida com raríssimas oportunidades, com pais ausentes e violentos, com toda a sociedade me olhando feio, eu acho que acharia bem fácil justificar roubar de algum rapaz de classe média andando tranquilo com um sorriso no rosto. Acho que eu faria isso e acharia certo. E acho que se fosse o caso, eu gostaria que alguém me desse uma chance de não apodrecer num sistema carcerário tão fodido quanto o nosso.