Ir para conteúdo
  • 0

Transformando Um Fan Sem Pinos Em Um Cooler De Tomada Para Vga


upking

Pergunta

Realmente depois dessa eu me superei, não pensei que seria capaz de tanto

Vou contar a história, a alguns meses atrás eu arrombei a fonte do meu PC antigo para retirar o Fan (ventoinha), até ai tudo bem, mas o desgraçado estava conectado a fonte por solda ou seja sem pinos para ligar na placa mãe, ele ficou inutilizado até que um belo dia estou eu remexendo nas minhas coisas e encontro um carregador de 12V de um carro de controle remoto meu recarregavel, então pensei " Fans funcionam a 12V..."

Fui fazer o experimento, liguei o carregador na tomada e coloquei os fios do fan em contato com a parte de metal do plug do carregar, advinhem....

RECUPEREI O FAN :surprised:

Mas eu queria ele para minha VGA já que ela não tem fan, apenas dissipador, o problema é que ele é grande demais para ela, pensei por uns 2 dias em o que fazer, até que cheguei a brilhante idéia de usar uma base de LEGO, sim meus amigos, aquele bando de pecinhas e brinquedinhos que você adorava em tempos remotos me serviu para alguma coisa

O que mais me impressionou foi o fan encaixar certinho na base, minha idéia era deixar ele em cima da base, mas assim ta melhor ainda

 

Vou lhes mostrar umas fotos[clique para ampliar]:

 

Carregador:

imagem041be0.th.jpg

 

PC visto de fora:

imagem038ud5.th.jpg

 

Plug do carregador:

imagem042xg2.th.jpg

 

Plug do carregador e fios do fan:

imagem037mo7.th.jpg

 

Base e Fan desmontados:

imagem040uu6.th.jpg

 

Base e Fan:

imagem039kc1.th.jpg

imagem036xq9.th.jpg

 

Reparem como agora ele está pertinho da VGA, virou praticamente um fan só para ela, e de quebra acredito que ele resfrie não só a GPU como também um pouco das memórias, apesar do dissipador não cobrirem elas

 

Detalhe, parte do ar vai direto para cima fazendo um ciclo, ar frio tende a descer e quente a subir, se ar frio sobe o quente desce e depois sobe e desce e por ai vai...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

A idéia foi boa, mas por segurança compre um cooler de VGA, eles custam de 20 a 60 reais.

Por que vai que da um curto circuito ja q vc ta usando uma bateria de carro.

 

Mas uma coisa eu digo, vc tem imaginação cara.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

×
×
  • Criar Novo...