Ir para conteúdo

[Arquivado]Administrando Uma Equipe E Mantendo Um Servidor


Caidera

Posts Recomendados

Administrando uma equipe e mantendo um servidor

 

Se você pretende fazer um otserv grande, e pretende tentar ganhar algum dinheiro com isso, você precisa de uma equipe (já que serão necessárias atualizações e fazer atendimento aos usuários).

 

Em geral o administrador do projeto é um, e apenas um, dividir um cargo administrativo para as mesmas responsabilidades é complicado, já que as vezes você tomará decisões sob pressão e se a pessoa na administração com você não concorda gerará conflitos desnecessários. Portanto se você pretende dividir o cargo de administrador geral, faça isso com alguém que tem uma relação maior que apenas um conhecido em fórum/jogo, talvez algum amigo de verdade, um irmão, primo...

 

Você como administrador é o responsável pelo bom andamento do projeto, mas isso também não quer dizer que ele irá andar na linha que você planejou no início (antes de começar qualquer coisa é fundamental planejamento, conhecido como brainstorm), portanto estipule prazos devem ser estipulados por quem é o responsável da área, no entanto você deve ter a mínima noção do trabalho que leva fazer o que foi pedido e não deixar o cara coçando na equipe, o que leva em um quadro de horas.

 

Ao contratar um membro, veja o quanto de tempo ele pode ficar online se dedicando integralmente a sua função, não exija mais de três horas, mas exija que ele possua uma rotina, de segunda a sexta ele se dedicar o tanto de horas necessárias para o projeto se manter ativo. Caso ele queira trabalhar mais de três horas (ou as horas estipuladas por você) não o critique, mas também não deixa ele trabalhar menos que o estipulado ou não fazer nada pelo que já foi feito, lembrando-o que não foi você que pediu para que ele fizesse 'hora extra'.

Tenha sempre com você um quadro de horários, tanto seus, quanto dos membros da equipe.

 

Membros da equipe

 

Eu basicamente sugiro a todos que suas equipes devem ser compostas de uma pessoa por função, isto é:

 

  • Programador C\C++
  • Programador PHP
  • Action\NPC\Spell\Monster maker (scripter)
  • Mapper

 

Você como administrador tem a obrigação de exercer uma dessas funções, isso é fundamental para o respeito dos membros de sua equipe. Salvo casos onde você já foi administrador de um projeto ou seja conhecido como bom administrador na comunidade do OTServ.

 

Sugiro ainda, que as relações entre Programador de C e de PHP seja mais aproximada, por existir uma relação direta entre o banco de dados (acesso, listagem e tudo mais). E principalmente entre o mapper e o "scripter" já que o trabalho de um é completamente dependente do outro.

 

Não há a necessidade de dois mappers ou um scripter para cada uma das 'áreas', a não ser no caso como o administrativo, for uma relação pessoal que a pessoa tenha acesso direto ao mapa na casa do outro (como aconteceu comigo com o Moura ao começar um projeto de mapa). E sem uma convivência os estilos de desenvolvimentos acabam sendo diferentes e por sua vez geram conflitos desnecessários.

 

Tempo de desenvolvimento antes do lançamento

 

No máximo três meses(assim que anunciado para o público), três meses são 90 dias que por sua geram no mínimo 180 horas trabalhadas em sua área, para início pegando versões já basicamente prontas é o bastante para o programador. 180 horas de mapping, scripting, php, da para fazer o básico (muito mais que isso para mim).

 

Lançamento

 

Faça teasers, liberando informações sobre o servidor, mapa, eventos já programados, horários de funcionamento (se for 24 horas, o horário de server save), rates. Para que as pessoas possam ter informações básicas no máximo uma semana antes do lançamento oficial!

 

Com o lançamento é necessário um evento, não de imediato, mas na primeira semana. Eventos não significa doação de item, nem level, muito menos aumentar a rate de experiência por um período de tempo (isso tudo é válido, mas devem ser esporáticos: um evento especial). Assim além do atrativo de ser um servidor novo, demonstra que sua equipe tem o interesse no próprio jogo, não apenas em desenvolver e ganhar dinheiro.

 

Mantendo um servidor

 

Como dito acima é necessário fazer eventos (um por quinzena, um por mês já é mais que o necessário), mas a quesítos básicos que todo usuário exige: disponibilidade dos gms, igualdade de oportunidades (não ajudar amigos/estimular o power abusing), RIVALIDADE(!!!).

 

Disponibilidade e igualdade acho que todos tem noção, mas a rivalidade é uma área a parte. Rivalidade em um servidor, gera mudanças na top list, e diminui o power abusing (se você faz algo com um player e ele não gosta ele vai para o outro lado da força, e isso pode ser prejudicial a você). Chego até a sugerir que os próprios GMs tenho seus personagens (não negligenciando sua responsabilidade como Game Master) tentando fazer deles, não os mais fortes, mas um level que possa bater de frente contra quem estiver "no poder" e isso aumenta a interação entre GMs/Jogadores, não há a necessidade de divulgar seu personagem para os usuários.

 

É necessário atualizações no mapa, assim como feitas no Tibia, como não há a necessidade de criar um novo continente imenso como é feito no tibia, não precisa ficar fazendo atualizações de ano em ano, faça de mês em mês, quinzena em quinzena. Pode até fazer várias atualizações, mas vai divulgando devagar. E um mapa não muda apenas crescendo, mas sendo modificado no que já foi feito. Pense na evolução do mapa como a história acontecendo, cavernas novas sendo descobertas, monstros sendo extintos de um lugar e indo para outro "mais seguro". É claro que isso é extremamente trabalhoso, mas para o jogador vai ser uma surpresa a cada novo update.

 

Observações

 

Não quero convencer ninguém de desistir de sua equipe por não estar seguindo esse artigo, mesmo porque nunca trabalhei na administração de um projeto integralmente, mas estou no XTibia a dois anos e meio e nesse meio tempo pude conhecer diversas equipe e a própria experiência dentro do XTibia me fizeram entender algumas coisas.

Claro que todo mundo pode discordar do artigo e fazer sugestões, que são bem vindas.

 

Com o servidor pronto, e atualizações sendo feitas, é legal você divulgar para download as versões antigas, não precisa ser a cópia do seu servidor, mas o binário, com as funções que você adicionou (com as sources é claro) e seu mapa (configurações básicas), não quer perder usuários né?

 

É só.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom.

Ótimo para quem está querendo começar um equipe e precisa de algumas informações para saber como manter, admnistrar e começar seu servidor.

 

Por mim já estaria fixo.

 

Parabéns ae.

 

 

fikdik

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fico bom, é interessante o lugar que você colocou que para fazer eventos precise de rivalidade.

Muitos ADMs dizem que as wars tiram players do servidor, e até te banem por isso. Acho que os ADMs devem dar uma olhada aqui, para verem que a war não só é divertida como também alimenta e movimenta os servidores..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@noobinhu

 

Rivalidade igual acontece em alguns mundos do tibia. Acontecem wars, não para rookar chars, mas sim para "colocar cada um no seu devido lugar".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 months later...
  • 1 month later...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...