Ir para conteúdo

Entrevista Com Gm Virgilius - Brazuka!


Posts Recomendados

Fala pessoal,

Vi esta entrevista no supported fan site TibiaBR, e achei bastante interessante! Então aconselho a lerem tudo pois nessa entrevista muitas coisas são reveladas como a Ilha dos GameMasters e os poderes que o mesmo tem!

 

GM brasileiro afirma: "Eu estava cansado de esconder minha verdadeira identidade".

 

Entrevista e edição: Locke Cole.

 

 

Na obra A Divina Comédia, do italiano Dante Alighieri, o poeta Virgilius encarna o papel de anfitrião do inferno, apresentando aos penitentes um mundo de pecado, dor e reclusão.

 

No Tibia, o andar de baixo se chama Banera. Banera não possui recepcionistas, mas algozes. Um deles, inspirado pelo xará europeu, atende pelo nome de Virgilius. Acompanhado por outros trinta e seis carrascos, unge Mainland do pecado e torna o inferno tibiano cada vez mais digno do nome.

 

Calmeriano, cavaleiro, natural da árida vila de Darashia, o nome de Virgilius não é novo. Essa semana sua carreira completa três anos, permeada por sucessos e decepções. Foram cinco desistências, três guildas, a adoção da espada em detrimento da clava. A experiência (Level 122) transformou o homem por trás do personagem em um jogador astuto.

 

Após reprovar no teste de tutor uma trinca de vezes, imprimiu os tutoriais do site oficial e estudou na praia em que passou as férias. Na tentativa derradeira, as vinte questões foram finalmente solucionadas. Depois de quase doze meses a pintar o Help Channel de laranja, bastaram alguns poucos dias como senior tutor pela segunda vez para receber o inesperado convite de promoção.

 

O chamado veio de maneira pouco usual. Após tentar encontrar Virgilius pelo próprio jogo, sem sucesso, durante alguns dias, o então head gamemaster Craban enviou e-mail relatando a promoção. “Minha primeira reação foi achar que estavam tentando me hackear”, recorda Virgilius. Naquela noite, comemorou a novidade com os amigos em uma pizzaria. “Mas minha namorada não me achou mais sexy por isso”, lamenta.

 

No entanto, a evidente alegria foi compartilhada com pouquíssimas pessoas. “Cerca de cem pessoas de Calmera desconfiavam, mas só uns trinta amigos realmente sabiam”. O segredo coletivo foi parcialmente desfeito no dia 23, quando Virgilius anunciou publicamente ser um dos poucos brasileiros dignos da capa azul. No mesmo dia o GM Virgilius foi criado como uma espécie de personagem-fachada, já que o seu nome oficial de gamemaster ainda é desconhecido.

 

A entrevista abaixo foi concedida após insistentes pedidos deste que vos escreve. Repórter e entrevistado adentraram num casebre sombrio numa cidade qualquer, e as condições foram imediatamente lançadas. “Sem nome real, sem endereço, sem dados que possam revelar quem eu sou”, disse o preocupado anfitrião, que aparentava pouco mais de vinte anos. As poltronas confortáveis e o gravador discretamente posicionado trataram de desinibir o mais novo gamemaster brasileiro.

 

 

Locke Cole – Por que você demorou tanto tempo para aparecer ao público?

Gamemaster Virgilius – Após quase um ano de anonimato, estava cansado de esconder minha verdadeira identidade. Comportar-se como gamemaster ou como senior tutor em momentos variados não é uma tarefa fácil. Você precisa pensar conscientemente no que está falando e fazendo, precisa medir palavras e modular atitudes, e o mínimo deslize pode fazer com que você passe um bom tempo preocupado se fulano descobriu o segredo ou não, e em quais problemas isso poderia acarretar. Outro problema é a sensação de impotência ao confrontar um cheater no momento em que estou em algum dos meus personagens normais. Várias vezes tive, na minha frente, uma prova concreta de violação de regra, e eu nada podia fazer, pois isso poderia custar o meu disfarce. Enfim, cansei disso, eu quis assumir quem verdadeiramente sou. [pausa] E quero que me aceitem desse jeito.

 

Locke – E por que você manteve este jogo duplo? Não seria mais fácil ter assumido a capa azul desde o início?

Virgilius – Expor-se ao público traz uma série de problemas. Sou contatado por gente que quer reportar violação de regra através de mensagem privada, gente que quer pedir favores, e ainda gente que acha que por ser amigo do gamemaster pode fazer coisa errada sem ser banido, ou se aproveitar dos poderes de seu amigo gamemaster pra obter vantagens no jogo. As pessoas não entendem que quando um gamemaster está no seu personagem normal, significa que ele está jogando, e não trabalhando. Aí começam as acusações de que o gamemaster negligencia seu trabalho e é preguiçoso. Além disto, existem até rumores de que alguns gamemasters vêm sofrendo ameaças na vida real.

 

virgilius01.jpg

 

Locke – Após anunciar ser dono da capa azul, a sua relação com a comunidade mudou?

Virgilius – Os gamemasters públicos são populares e têm pouca paz. Recebem muitas mensagens com coisas variadas, inclusive xingamentos e ameaças. Tem aqueles que nunca foram seus amigos e agora acham que são seus melhores amigos. E tem os seus antigos amigos que deixam de ser seus amigos pois sentem medo de você, afinal gamemaster é uma figura tida como hostil no jogo. As pessoas mandam mensagem perguntando se eu sou brasileiro, aonde eu moro, quantos anos eu tenho e o que faço da vida. Isso é meio assustador quando você não tem a mínima idéia de quem está do outro lado da tela.

 

Locke – Você afirmou que os jogadores tendem a ver os gamemasters como hostis. Por que isto acontece?

Virgilius – As pessoas tendem a temer o gamemaster, pois não o vêem como alguém que lhes traz ordem e segurança, mas como alguém que abusa do poder e é rígido com o mínimo deslize. Os jogadores nos acusam de corrupção pois não sabem o que acontece nos bastidores. Gamemasters fazem investigações longas, utilizam-se de provas coletadas por eles mesmos, até que no final se tenha o aval necessário para efetivar o banimento. Os jogadores não têm acesso às provas, e isso cria uma atmosfera estranha. Dá a má impressão de que o gamemaster baniu, do nada, um determinado jogador e ponto final. Mas na verdade o caso já foi exaustivamente discutido entre gamemasters e Customer Support, e todas as provas são de conhecimento do time, mas não dos jogadores. Acho que se as pessoas realmente entendessem que os gamemasters são monitorados de perto e de maneira rígida pela CipSoft, a má fama diminuiria.

 

Locke – O relacionamento com os seus velhos amigos mudou? Além de mim, mais algum deles mostrou-se oportunista e interesseiro?

Virgilius – [risos] Meus bons amigos mantiveram o comportamento de sempre. Sempre me respeitaram e nunca ficaram me enchendo a paciência com denúncias por mensagem privada. Honestamente, o ######édio foi bem menor do que eu esperava. Algumas pessoas com que eu não falava havia muito tempo resolveram, do nada, mandar mensagem e perguntar se eu lembrava delas. O caso mais engraçado foi um cara que mandou mensagem perguntando "Você sempre foi o dono dessa conta?". Respondi que sim, obviamente. Ele me perguntou se lembrava do jogador tal, e como tenho boa memória, afirmei que sim. Eu tinha conhecido o sujeito há dois anos e meio, quando eu era Level 35 e treinava com rotworms. O fulano tinha me oferecido comida...

 

Locke – O cargo privilegiado fez portas se abrirem a você na comunidade? Surgiu algum novo convite de guilda?

Virgilius – Não exatamente. Já me pediram para adicionar no MSN, mas eu jamais aceitei, obviamente. Me tornei bem-vindo em algumas comunidades, mas nunca dei muita bola, pois parto do princípio de que é o interesse que move a simpatia dessas pessoas que me aceitam de sorriso aberto.

 

virgilius02.jpg

 

Locke – Com todas essas amizades e jogos de interesses, dá para ser imparcial na hora de banir?

Virgilius – Dá sim, com certeza. Logicamente, um gamemaster é freqüentemente confrontado com situações em que seu julgamento pessoal pode pender para um lado. Porém, somos instruídos e treinados para analisar a situação friamente, então doa a quem doer, a justiça deve ser plena. [frisa] Se um banimento for feito e o jogador banido se sentir prejudicado, pode reclamar para o Customer Support, que irá reavaliar o caso com total imparcialidade para tomar a decisão final. Se houver qualquer indício de que o gamemaster não cumpriu com seu papel adequadamente, esse gamemaster tomará uma advertência e, em casos muito severos, será demitido ou até mesmo banido do jogo.

 

Locke – Por falar nisso, como funciona a política da CipSoft contra gamemasters desonestos? Só para lembrar alguns casos: há o vendedor de conta Dokein, o traidor Trithaitus e até rumores quanto a outros gamemasters, como Faerwynn.

Virgilius – Posso dizer com orgulho e toda a liberdade que as coisas lá são transparentes. Veja o caso do Trithaitus. Houve certos problemas entre ele e a CipSoft, e depois de ele ter traído a nossa confiança, foi deletado sumariamente. Não sei muito sobre o caso do Faerwynn. Ele é um gamemaster muito antigo, ouvi apenas rumores confusos, então prefiro não comentar sobre isso.

 

Locke – Para que problemas como esses sejam evitados, é necessário recrutar sabiamente. Como funciona o recrutamento de novos gamemasters?

Virgilius – Isso não é novidade. A CipSoft fica de olho em senior tutores antigos que fazem um bom trabalho. Os tutores são avaliados por seus posts, denúncias, grau de atividade, consistência de opiniões, etc. Quem avalia tudo isso são os community managers que têm contato com os tutores. Atualmente o master tutor é o Iscen, e a head gamemaster é a Alguzara.

 

Locke – Além de ser um bom tutor, quais outras características são importantes para quem almeja portar a capa azul?

Virgilius – Ser bastante calmo, saber controlar os impulsos e as emoções, e ter em mente muito claramente que Tibia é apenas um jogo. No entanto, um gamemaster representa uma empresa legalmente, e por isso o trabalho precisa ser levado a sério. É também importantíssimo falar bem inglês. Neste aspecto tive sorte, pois estudei o idioma durante cinco anos, e aos 15 anos viajei durante um mês aos Estados Unidos e Canadá, onde visitei Massachusetts, New York, Québec entre outros estados, o que me ajudou a sedimentar o conhecimento da língua.

 

virgilius03.jpg

Locke – Os brasileiros representam mais de um terço dos jogadores tibianos, mas só tivemos três ou quatro gamemasters tupiniquins. Nossos compatriotas largam um passo atrás quando há recrutamento?

Virgilius – De maneira alguma. Já ficou muito claro que a CipSoft não desconsidera os brasileiros no que concerne esse tipo de assunto. Alguns podem pensar que a maioria dos gamemasters é alemã. Isso está errado, pois somos um time bem miscigenado. Quanto ao número exato de gamemasters brasileiros que tivemos, não sei lhe informar.

 

Locke – De qualquer forma, existe a impressão de que o jogador brasileiro representa a escória do mundo tibiano. Por que isso acontece?

Virgilius – [pausa] Boa parte dos jogadores são brasileiros, então é normal que a nossa população de newbies e cheaters seja maior. Acho que o grande problema do jogador brasileiro, ou melhor, os dois grandes problemas, são a idade e a dificuldade com a língua inglesa. Jogadores brasileiros são fogosos, criativos, engraçados, eles nos fazem rir. Os jogadores na maioria são muitos jovens, boa parte tem menos do que quinze anos, então é natural que façam mais bagunça no jogo. Eu fico mais triste com o preconceito contra os brasileiros do que com a farra e a bagunça que os brasileiros fazem. Muitas vezes briguei com jogadores brasileiros e disse: "É por causa de gente como você que os outros odeiam os brasileiros". Porém, acho que os estrangeiros também não ajudam muito quando chegam maculados com o sentimento de preconceito contra nós. Acho que os brasileiros deveriam se esforçar um pouco mais para se adaptar ao jogo e ao resto da comunidade tibiana. Saber falar inglês e ler as regras com atenção e na íntegra ajuda bastante.

 

Locke – Uma possível solução para o problema não seria um novo servidor brasileiro? Há rumores de que o TibiaBR pode hospedar uma nova Tenebra.

Virgilius - Acho interessante a idéia do servidor, mas acho que vai segregar a comunidade brasileira do resto dos jogadores, o que não acredito ser positivo.

 

Locke – Por falar em servidores, quais deles são mais difíceis de administrar? Os antigos ou os novos?

Virgilius – Acho que os velhos servidores, como Antica, Nova e Calmera, sofrem menos com as violações das regras, pois quando foram criados os bots não eram tão avançados. Os jogadores eram mais honestos. Hoje, quando um servidor é lançado eu posso garantir que 95% das pessoas que iniciam naquele mundo vão jogar ilegalmente para ganhar Level e skills. É triste, mas é a verdade. Tibia virou sinônimo de quem tem mais. Ninguém mais quer saber de jogar o jogo por diversão, então agora é competição.

 

virgilius04.jpg

 

Locke – Todo mundo sabe que jogadores à margem da lei sempre existiram. Mas antigamente, eles normalmente eram lurers ou scammers, e nutriam uma relação até simpática com a comunidade, já que eram velhos e irrecuperáveis conhecidos. Você acredita que a época em que giant spiders infestavam a dwarven bridge era mais bacana?

Virgilius – Acho que sim. Os monstros lurados faziam parte do clima do jogo, e era interessante quando um gamemaster aparecia na cara do sujeito para investigá-lo e puni-lo por luring. E de fato, a relação era mais próxima, pois você estava lidando com uma pessoa fazendo algo ilegal voluntariamente. Na época em que luring era possível eu tinha um personagem fraco, então eu temia muito as giant spiders luradas no triângulo da morte (o polígono que tem como vértice a dwarven bridge, a escadaria de Venore e a ponte que leva à Thais, próxima ao Mount Sternum) Antes do Virgilius eu tive outros personagens que morreram inúmeras vezes para giant spiders luradas, então posso dizer que fiquei contente quando saiu o update que tornou o luring quase impossível. Porém, com a mentalidade dos dias de hoje, devo dizer que se luring fosse possível, mas ilegal, talvez o jogo ficasse mais interessante.

 

Locke – Você acha que está havendo uma "noobalização" do Tibia com todas essas regras e artifícios? Recentemente a CipSoft tornou o luring impossível, aumentou o dano das armas, criou um sistema de iluminação automática, entre outros.

Virgilius – Eu acho que as ferramentas que foram implementadas ultimamente assassinaram parte do charme do jogo. Você ainda tem a opção de usar runas com o mouse, deixar a tela escura para usar uma tocha, mas não é a mesma coisa do que antes. Talvez o jogo tenha perdido parte da graça, pois tudo se tornou muito automático. O jogador quase não tem a oportunidade de exibir astúcia e destreza, e ganha quem consegue apertar hotkeys mais rápido.

 

Locke – Hoje é possível alcançar o Level 100 em quatro, cinco meses sem trapacear, o que era impossível há algum tempo. Acha que a CipSoft está exagerando ao tornar o jogo mais fácil?

Virgilius – Sobre o fato de pegar Level 100 muito rápido, acho que isso não é culpa da CipSoft, nem dos updates. Isso é culpa dos jogadores, que ao invés de passarem o tempo explorando o mapa e conhecendo gente, escolhem uma arma e uma caverna e ficam lá horas e horas, todos os dias sem parar até atingirem o Level 100. Certa vez um rapaz que conheço em Calmera, Level 130 na época, não conhecia o famoso void de Plains of Havoc, um dos locais mais bonitos do Tibia na minha opinião. Eu conheci aquele local no level 51. Isso chega ser uma falta de respeito com os idealizadores do jogo. Os caras quebraram a cabeça pra formular a quest, e os jogadores vão lá e a desprezam totalmente.

 

Locke – Recentemente a Cipsoft demonstrou o desprezo que tem pelos botters aumentando o banimento pelo uso de multi-client de sete para trinta dias. Existe a impressão de que a punição aos botters também deve ser potencializada. O que você acha disso?

Virgilius – Eu sou da opinião de que raramente as pessoas mudam a sua conduta. Contudo, banir por trinta dias e dar aviso de deleção é uma forma de mostrar ao jogador que usar cheat não vai compensar, pois vai privá-lo de jogar. É uma forma de assustar o jogador, mas dando a ele uma segunda chance. Entretanto, creio que após um banimento como esse, o cheater vai ou parar de usar cheat pelo tempo necessário até que os seis meses de final warning expirem, ou vai tomar mais cuidado para não ser pego na próxima vez, mas vai continuar usando cheat.

 

Locke – Vamos tratar de temas mais serenos. Você já baniu por miss click?

Virgilius - Nunca. [silêncio] Pra não mentir, uma única vez eu dei uma notação por engano no Game-Chat. Muita gente falando, o canal subindo, e escolhi a mensagem errada. Mas foi apenas uma vez.

 

Locke - Já baniu e teve de voltar atrás?

Virgilius - Já sim, com certeza. Uma vez um jogador conversando no Game-Chat disse que tinha um documento em .txt cheio de contas previamente deletadas. E um outro jogador respondeu que tinha um .txt cheio de contas ativas. Na hora em que li eu entendi como account sharing, e bani o jogador no mesmo instante. Mas o pessoal no canal começou a comentar que ele nunca tinha dito que as contas eram de outras pessoas, então eu desfiz o banimento logo em seguida. Quando o jogador entrou novamente, mandei mensagem pedindo desculpas. Outro caso que recordo é quando um cara no Game-Chat escreveu três linhas dizendo "DOOM DOOM DOOM", o que me fez bani-lo por spam. Mas na verdade ele estava apenas celebrando a entrada no canal de um sujeito chamado Doom. Como ele mostrou boas intenções e foi muito educado, removi o banimento dele após dois dias, permitindo que fizesse o teste de tutor.

 

virgilius05.jpg

 

Locke - Algum banimento ridículo e marcante?

Virgilius - [pausa] Certa vez em Venore, no meio do tremendo caos em que estava o centro da cidade, um engraçadinho resolveu se mostrar com um demon helmet em cima do depot. Fui lá para tentar ajeitar a situação, pois tinha muita gente presa sem conseguir sair. Havia um cara que não parava de me empurrar para um square, de forma que parecesse que eu ia ajudar a teleportar alguém. Além disso, ficava falando palavrões e dizendo "GM teleporting, reported". Aí dei uma passagem só de ida à Banera pra esse cidadão [risos].

 

Locke - Falamos dos piores banimentos. Agora vamos tratar dos complaints. Qual o pior que você já recebeu?

Virgilius - Contar "O" pior complaint não sei, mas em boa parte das vezes os jogadores usam tradutores automáticos, o que torna o texto totalmente non-sense, algo como "Hi GM i want to pedir a vc que I nao estava using bot to pescar". Já li vários complaints xingando ou ameçando, coisas como "Vou na sua casa estuprar sua mãe e matar você e seu pai". Existem jogadores que fazem complaints dizendo que não me responderam pois seus pais os instruíram a jamais falar com desconhecidos na internet, e por isso tudo o que eles fazem é silenciosamente matar rotworms no Level 40 sem falar com ninguém. Mais um caso clássico que me recordo é o "Senhor GM, me desculpe, mas eu não usei bot, nunca usei bot, quem estava usando o bot era meu irmão, eu emprestei minha conta pra ele, por favor, me desbane".

 

Locke – Vocês gamemasters são invencíveis, podem banir, dar notation e broadcast, usar canais e fóruns exclusivos, ver as accounts alheias detalhadamente, teleportar para qualquer lugar a si mesmo ou os outros jogadores ao templo, correr mais rápido que todo mundo, podem subir buracos sem corda ou descer sem pá, têm multi-client institucionalizado e premium account ilimitada com gamemasters infinitos e sequer ficam exausthed [risos]. Faltou alguma coisa?

Virgilius - Alguns erros de informação: nós não podemos nos teleportar para qualquer lugar, apenas para o lado de um jogador ou para um dos cerca de sessenta pontos pré-determinados. O único ponto em que podemos nos deslocar mas os jogadores comuns não podem é a Ilha dos Gamemasters. Além disso, nós gamemaster não corremos mais rápido do que qualquer outro personagem, apesar de possuirmos quatro velocidades diferentes. Já requisitamos que nossa velocidade seja aumentada, mas até agora não houve mudança. Última coisa: um gamemaster pode sim sofrer dano, mas só contra o rei Tibianus.

 

virgilius06.jpg

 

Locke - Já falou algum palavrão para vossa majestade?

Virgilius - Nunca. Sou um rapaz educado [sorri].

 

Locke - Você não pode falar o seu nome oficial de gamemaster. Mas será que pode falar algumas outras criações suas?

Virgilius - Sim. Tenho cerca de cem gamemasters. Entre eles o GM Obi, o GM Phantasm e o GM Who Likes Weddings.

 

Locke - Pra finalizar a entrevista, conte para nós o caso mais engraçado que aconteceu com você.

Virgilius - Uma vez eu fui a Thais. Tinha uma denúncia sobre um cara pedindo teleporte. Aí eu comecei a interrogá-lo. Tenho o costume de, quando situação na tela do jogo está caótica demais, teleportar o jogador ao templo para conversar com ele mais calmamente. Então, sem pensar meia vez, teleportei o sujeito. No mesmo momento percebi a burrada que tinha feito. Ele justamente queria teleporte. Quando apareci para ele, ele ficou dizendo "Ty GM =*". Eu perguntei pra ele se ele estava pedindo teleporte. E ele respondeu: "No! Teleport is illegal! Ty GM =*". E eu tive que sair de fininho me sentindo o gamemaster mais noob. [gargalhadas]

 

Minidicionário Ge-emês --> português

 

 

Banera - O "mundo" para onde os infratores são atirados temporariamente.

Blue wave - A "onda azul" que os gamemasters recebem quando se teleportam para uma cidade.

Border line - É o tipo de infração que depende da interpretação do gamemaster para que haja banimento.

Boss - Community Manager.

Deletera - O mesmo que Banera, mas desta vez não tem volta.

Dragonisle - Assim é chamada Dracona nos teleportes pré-determinados.

Head gamemaster - Community manager que é chefe dos gamemasters. Cargo rotativo.

Home - Ilha dos gamemasters,

Master tutor - Community manager que é chefe dos tutores. Cargo rotativo.

Necropolis - As profundezas do Hell Gate, como são chamadas pelos teleportes pré-determinados.

Sheep - Tutor.

virgilius07.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lordfire

você sempre falando merd..

Vauban não foi 1 fracasso , ninguem sabe , por que ele deixou a capa azulk , e não foi por power abuser , aquelas fotos são fakes x)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kara curti a intrevista

 

vll Locke Cole e GM Virgilius pela intrevista fiko bem feita

 

=D

 

é bom sabe que uns do GM's mais legais é brasileiros

 

vll povo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@addict

 

Foi meio ctrl C >> ctrl V neh addict??

 

podia ter colocado as legendas nas fotos...

 

por exemplo, podia ter epxlicado que aqueel monte de pm ali eh a blue wave...

 

@topic

 

mt boa a entrevista, ja tinha lido no Tibiabr :D

 

flw

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Duck~

 

 

"Entrevista e edição: Locke Cole. "

 

 

Como eu disse no inicio, apenas achei interessante a entrevista e trouxe para quem ainda não teve a oportunidade de ler no tibiabr ou quem não freqüenta o mesmo por não gostar =P

Editado por Addict
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lordfire

você sempre falando merd..

Vauban não foi 1 fracasso , ninguem sabe , por que ele deixou a capa azulk , e não foi por power abuser , aquelas fotos são fakes x)

 

Ei ei pera, no meu mundo pelo menos falar de Vauban é ruim.

Ele baniu um cara injustamente, e fez mais algumas merdas.

Então, não sei se no seu mundo ele fez bem ou mal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...
  • 1 month later...
×
×
  • Criar Novo...