Ir para conteúdo

Posts Recomendados

Etapas de Estruturação de um Mapa



Fala aí pessoal! Esse é um tutorial feito pelo Daniel e ele me deu a permissão de editá-lo para trocar algumas coisas e deixar um pouco completo pro pessoal aqui do XTibia. Estarei utilizando a mesma enumeração e imagens dele, então de cara vão os créditos para ele.



Praticamente todo tutorial meu eu também sigo a explicação no mesmo sentido que estarei postando aqui, e quando eu faço um mapa também utilizo geralmente essa linha do tempo abaixo. Estruturar o mapa de maneira correta é muito importante para não deixar passar detalhes cruciais na consolidação de um bom mapa. Então, leia com atenção e tente seguir esses exemplos!



Esse tutorial se aplica mais precisamente às construções, mas pode ser importante para qualquer tipo de mapa.



Lembrando que as imagens são para ilustrar as etapas e não representam necessariamente o foco do tutorial.



• 1º - Área


A primeira coisa que você deve fazer ao iniciar o seu mapa é delimitar a área na qual você vai fazer a sua construção ou seja lá o que for. No caso desse tutorial, é aparentemente um templo ou algo do gênero.



Delimite sua área com o ground que você deseja utilizar no resultado final e aproveite esse momento para mudar o quanto possível, afinal, depois de um tempo vai ficar complicado sair alterando a estrutura toda. Seja bem cuidadoso com essa parte.



JJ8L3Hl.png



• 2º - Estrutura inicial


Agora que você fez o molde da área, o próximo passo é fazer a estrutura de sustentação do local, as suas delimitações físicas, afinal, até o momento era só o chão. Defina quantos andares que você quer que a sua construção tenha, seja um prédio ou uma montanha, e faça a delimitação com paredes respeitando o que foi proposto antes!


ud5Qzz1.png



• 3º - Bordas


As bordas são tão importantes quanto as delimitações de chão e paredes. Elas serão responsáveis por não deixar o seu mapa "solto", digamos assim, em relação ao exterior e também à objetos no interior da própria construção. Escolha sempre algo que combine bem com o que você deseja fazer.



9v1HJ90.png


• 4º - Detalhamento inicial


Na parte do detalhamento inicial, é tudo bem simples; Até o momento seu mapa só possui paredes, grounds e bordas. Lembrando que os telhados contam como bordas!



Nessa parte é só você definir exatamente o que você quer que a construção se torne e, assim, começar a detalhar colocando o que é essencial para caracterizar o mapa como ele deve ser.



Exemplo: se for uma igreja, colocar elementos de igreja; se for um depot, colocar elementos essenciais de depot, e por aí vai.



jeDJeIk.png


• 5º - Estrutura final


É a parte que precede o final e você vai colocar os elementos que têm alguma boa ligação com o tema do seu mapa, mas que não são necessariamente essenciais para formação do mesmo. Nesse exemplo da foto, pouca coisa é mudada, mas faz uma diferença interessante!



JAPrGJ1.png



• 6º - Detalhamento final


Agora sim você vai acabar a sua estrutura com os elementos realmente não necessários, mas isso vai muito por conta do gosto do mapper. Tente não exagerar e utilizar somente coisas que, de um modo, farão sentido com o contexto. Nessa fase é onde a sua maior criatividade pode tornar algo simples e comum em um mapa muito bonito e que encha os olhos de quem olha!



Yk4fn1f.png



Então é isso, pessoal! É um tutorial bem básico! Refiz o texto sobre o meu estilo, mas baseado no conteúdo inicial do Daniel!



Abraços e alguns créditos pra mim também!


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

×
×
  • Criar Novo...