Um velho tutorial perdido, muito bom vê-lo refeito =)
- Fórum
- OTServ
- Tutoriais
- Tutoriais de Mapping
- Estruturação de um Mapa
GA
mapping
Estruturação de um Mapa
Por Gabriel Couto, 20 de abr. de 2015 em Tutoriais de Mapping
gabriel couto
estrutura
tutorial
tutorial de mapping
otserv
tibia
2
1.4k
info
Grupo: Administrador
Registrado: 08/07/05
Posts: 5.8k
Reputação: +1.4k
Gênero: Outro

20 de abril de 2015 às 12:00

info
Grupo: Herói
Registrado: 22/04/11
Posts: 2.5k
Reputação: +293
Gênero: Masculino
Char no Tibia: Thyn Zare
Etapas de Estruturação de um Mapa
Fala aí pessoal! Esse é um tutorial feito pelo Daniel e ele me deu a permissão de editá-lo para trocar algumas coisas e deixar um pouco completo pro pessoal aqui do XTibia. Estarei utilizando a mesma enumeração e imagens dele, então de cara vão os créditos para ele.
Praticamente todo tutorial meu eu também sigo a explicação no mesmo sentido que estarei postando aqui, e quando eu faço um mapa também utilizo geralmente essa linha do tempo abaixo. Estruturar o mapa de maneira correta é muito importante para não deixar passar detalhes cruciais na consolidação de um bom mapa. Então, leia com atenção e tente seguir esses exemplos!
Esse tutorial se aplica mais precisamente às construções, mas pode ser importante para qualquer tipo de mapa.
Lembrando que as imagens são para ilustrar as etapas e não representam necessariamente o foco do tutorial.
• 1º - Área
A primeira coisa que você deve fazer ao iniciar o seu mapa é delimitar a área na qual você vai fazer a sua construção ou seja lá o que for. No caso desse tutorial, é aparentemente um templo ou algo do gênero.
Delimite sua área com o ground que você deseja utilizar no resultado final e aproveite esse momento para mudar o quanto possível, afinal, depois de um tempo vai ficar complicado sair alterando a estrutura toda. Seja bem cuidadoso com essa parte.
• 2º - Estrutura inicial
Agora que você fez o molde da área, o próximo passo é fazer a estrutura de sustentação do local, as suas delimitações físicas, afinal, até o momento era só o chão. Defina quantos andares que você quer que a sua construção tenha, seja um prédio ou uma montanha, e faça a delimitação com paredes respeitando o que foi proposto antes!
• 3º - Bordas
As bordas são tão importantes quanto as delimitações de chão e paredes. Elas serão responsáveis por não deixar o seu mapa "solto", digamos assim, em relação ao exterior e também à objetos no interior da própria construção. Escolha sempre algo que combine bem com o que você deseja fazer.
• 4º - Detalhamento inicial
Na parte do detalhamento inicial, é tudo bem simples; Até o momento seu mapa só possui paredes, grounds e bordas. Lembrando que os telhados contam como bordas!
Nessa parte é só você definir exatamente o que você quer que a construção se torne e, assim, começar a detalhar colocando o que é essencial para caracterizar o mapa como ele deve ser.
Exemplo: se for uma igreja, colocar elementos de igreja; se for um depot, colocar elementos essenciais de depot, e por aí vai.
• 5º - Estrutura final
É a parte que precede o final e você vai colocar os elementos que têm alguma boa ligação com o tema do seu mapa, mas que não são necessariamente essenciais para formação do mesmo. Nesse exemplo da foto, pouca coisa é mudada, mas faz uma diferença interessante!
• 6º - Detalhamento final
Agora sim você vai acabar a sua estrutura com os elementos realmente não necessários, mas isso vai muito por conta do gosto do mapper. Tente não exagerar e utilizar somente coisas que, de um modo, farão sentido com o contexto. Nessa fase é onde a sua maior criatividade pode tornar algo simples e comum em um mapa muito bonito e que encha os olhos de quem olha!
Então é isso, pessoal! É um tutorial bem básico! Refiz o texto sobre o meu estilo, mas baseado no conteúdo inicial do Daniel!
Abraços e alguns créditos pra mim também!