Ir para conteúdo

Entendendo o que é RPG


krex

Posts Recomendados

Entendendo o que é:
tomeofknowledge.gif #RPG# tomeofknowledge.gif

Role Playing Game



Oiq!
Visto que tem muita gente buscando servidores alternativos de Tibia com uma história que foge ao que vemos normalmente, resolvi fazer esse artigo/tutorial. Em alguns tópicos pessoas buscam opiniões diferentes sobre como adicionar RPG e outras criticam o mesmo. Mexer com RPG normalmente é algo complicado, que engloba um assunto enorme. Existem diversos modelos diferentes de RPG, vou tentar abordar o básico aqui, mostrando exemplos de como criar personagens (e como caracterizar os mesmos), citarei alguns exemplos de RPGs que são bons como base e claro, como adequar isso ao que vemos no clima do Tibia.

Let's go! 1214h2v.gif

Indíce:

#1 Introdução ao RPG
#2 Entendendo a importância dos NPCs
#3 Caracterizando os NPCs
#4 Criando sua história
#5 Roleplay "Forfun"
#6 Importância do Mapping
#7 Importância do Scripting
#8 Ligando sua história à criação de seus personagens
#9 Referências
#10 Finalizando


--------------------
#1 Introdução ao RPG
--------------------

Nos dias atuais é cada vez mais fácil abrir um otserver: diferentes opções permitem que um iniciante baixe um servidor pronto e não tenha que mexer em absolutamente nada pra começar o jogo. Entretanto, uma minoria de servidores vem se destacando por abordar um tema que até então era quase que exclusividade do Tibia Global: o Roleplaying!

Segundo o Wikipédia, RPG (Role-Playing Game) é "um tipo de jogo em que os jogadores assumem os papéis de personagens e criam narrativas colaborativamente. O progresso de um jogo se dá de acordo com um sistema de regras predeterminado, dentro das quais os jogadores podem improvisar livremente. As escolhas dos jogadores determinam a direção que o jogo irá tomar". No Tibia, temos um MMORPG, que seria um RPG online massivo para múltiplos jogadores.

Enjoado dos servers sempre iguais, os jogadores tem buscado opções que saiam do mesmo feijão com arroz. Um bom exemplo é o sucesso do Pokémon Online (SVKE). O jogo não tem uma história hiper-detalhada por trás (até porque pega a história já pronta do jogo/anime) mas também não segue o que costumamos ver por ai. Os NPCs são todos editados (inclusive outfits) e passam diferentes missões/quests:

pokemononline1.png

pokemononline2.png

Note que o jogo aposta em NPCs com alusões a pessoas reais.
Vou utilizar esse mesmo exemplo em breve pra mostrar que não é apenas o outfit editado.


O problema em torno disso é que muita² gente pensa que adicionar RPG se limita em adicionar um novo NPC que passe uma missão e pronto. Errados!


--------------------
#2 Entendendo a importância dos NPCs
--------------------


Novamente pegando a ajuda do Wikipédia, veja o que tem a dizer sobre NPC:
"Um personagem não-jogável/manipulável (do inglês, Non-player Character ou NPC) é um personagem de qualquer jogo eletrônico que não pode ser controlado por um jogador mas se envolve de alguma forma no enredo de um jogo. Ele exerce um papel específico cuja finalidade é a simples interatividade com o jogador".

Note que o NPC não pode ser controlado pelo jogador, mas se envolve no enredo do jogo. Ou seja, se você for quer realmente adicionar o RolePlay ao seu servidor, o modo mais fácil é através dos NPCs. Eles que levam as informações do enredo (história) do jogo pra os jogadores. Eles devem fazer parte desse enredo, devem ter uma história - as vezes complexas (detalhadas) e em outras simples (objetivas).

Basicamente, os NPCs Tibianos se dividem em 3 grupos com base na sua importância in-game: Mercadores, Missões e Suporte.

  1. Mercadores: são os responsáveis pela compra e venda de bens ou pela prestação de serviços. Estão presentes em todas cidades Tibianas e são indispensaveis pro andamento do comércio. Também considero como Mercador NPCs que vendem bless, por exemplo.
  2. Missões: Os NPCs típicos das quests. São eles que te passam as missões e te dão as recompensas depois.
  3. Suporte: Os NPCs que ajudam os das missões. As vezes aparecem no meio das quests apenas pra um papo rápido, quando dão alguma dica sobre o que você deve fazer. Também considero como suporte NPCs do templo, por exemplo.

Agora a pergunta: qual desses grupos se adequam ao RPG? A resposta é: Todos!

Não pense que só porque um NPC trabalha numa loja ele não pode ter uma ou mais histórias.
Um bom exemplo pra isso é o NPC Sam, de Thais. Ele é o mercador da cidade, isso todo mundo sabe. Mas tem uma história por trás (suporte) e te passa missão numa quest também:


saml.gif

 

Notas: Sam é o ferreiro de Thais. Seu nome real é Samuel, mas ele prefere ser chamado de Sam. Ele foi nomeado depois de seu avô. Ele vende e compra várias armas e armaduras. Sam foi o primeiro NPC do Tibia. Seu nome é uma alusão ao personagem Samwise, do filme Senhor dos Anéis.


SPOILER
Ele troca uma An Old And Used Backpack por uma Dwarven Armor.



Perto do Sam temos o NPC Frodo frodo.gif, que embora não passe missões também vende itens (poucos) mas pode te dar um suporte enorme quanto a história do jogo. Veja aqui:
http://www.tibiawiki.com.br/wiki/Frodo/Transcrições

O mais interessante desse NPC é a quantidade de respostas que ele dá pra diferentes assuntos. pirata.gif


--------------------
#3 Caracterizando os NPCs
--------------------

Existem alguns detalhes nas características dos NPCs que indicam quem eles são e como vivem. Separei 3 detalhes básicos:

  1. Físicas: O outfit que o NPC usa diz muito sobre ele. Cor do cabelo pode indicar idade, cor da roupa pode definir uma religião e o outfit pode definir situação financeira (já imaginou beggar rico ou king pobre? estranho coolface.png).
  2. Comunicação: O modo de falar também influencia muito sobre ele. O uso de gírias, palavrões ou carinhos pode mudar sua impressão sobre alguém, não é? smile511.gif
  3. Localização: o lugar onde vive é o terceiro ponto e chega pra dar ênfase ao clima que você criou com os outros dois detalhes: imagine um mendingo, que fala com gírias e xinga muito, vivendo num castelo. É estranho, certo? Então, o mapping é sim necessário pra uma boa interpretação de personagem!

Lembra que falei do Pokémon Online? Note todos esses detalhes presentes:

pokemononline1.png

Os NPCs tem o outfit personalizado e dentro do personagem. Falam com gírias, gangsta! E sua localização, numa esquina, fecha o quadro. Quem pensou nisso no PO teve uma noção de RPG! biggrin.gif


É isso.
Em resumo dessa parte: Os NPCs não devem ser apenas um boneco parado no meio do nada: utilize eles e seus detalhes pra ligar os jogadores a história do seu jogo.


--------------------
#4 Criando sua história
--------------------

Tá ai a parte que a galera tem mais dificuldade. Nem todo mundo nasce com criatividade pra virar escritor de roteiros de cinema, logo criar uma história vira um desafio enorme. O que mais surge é aquela velha história: o heroi amava uma princesa que foi sequestrada por um vilão demoniaco e blablabla... chega! Isso já é clichê a 20 anos nos jogos do Mário. Que tal mudar isso?

marioba.jpg
essanaopodiafaltar
weegee.png


O melhor modo de criar uma história é buscar referências em outras. Pode parecer algo feio, mas te garanto, é MUITO comum.
As alusões mais simples por exemplo são uma boa pedida (e o Tibia está cheio, veja clicando aqui). Você faz uma brincadeira com alguém de outra história, já te ajuda a compor o personagem.

Mas o melhor mesmo é buscar coisas que você vive. Seus amigos, parentes, professores... todas essas pessoas podem interferir um pouco na história.
Os personagens de Harry Potter, por exemplo, são baseados nos amigos da escritora J.K Rowling na infância. Claro que isso não precisa ficar exposto, basta você mesmo saber. Aquele sua prima gostosa pode dar nome à atendente de uma taverna, por exemplo. Ela é loira? Põe no Outfit. Ela usa decote? Também... e por ai vai.


Outro ponto legal é utilizar histórias que acontecem com você e transformar em coisas in-game. Uma história engraçada que você viva pode virar uma quest por diversão no jogo.
Um exemplo disso é a série de jogos do Mario . Os inimigos Chain Chomps (aquelas bolas de ferro com uma corrente amarrada numa madeira) remetem a uma história que o criador do jogo viveu. Quando era mais novo foi atacado por um cachorro, mas ao fugir o canino ficou preso pelo tamanho da sua coleira. Veja mais aqui:

chainchomp.jpg
http://www.reinodocogumelo.com/2010/09/o-feroz-dossie-dos-chain-chomps.html

Também é interessante essa materia que fala sobre os Dry Bones (inimigo frequente da série). Talvez tenha sido criado com alusão a bíblia sagrada:
drybone.jpg
http://www.reinodocogumelo.com/2010/03/os-dry-bones-sao-uma-alusao-biblia.html


Notou como os grandes escritores e gamers imitam a vida pra utilizar na arte? wink.gif



--------------------
#5 Roleplay "Forfun"
--------------------

Eu nem ia adicionar isso nesse artigo/tutorial, mas no fim achei interessante.
Essa é uma modalidade que tem crescido no Tibia Global, que são as missões mais por diversão. Normalmente dão recompensas no final, mas não é nada tão significativo como um item de full set.
Esse tipo de RPG é ótimo pra quebrar a rotina conhecida dos MMORPGs - level level level venderloot level level quest level level.

Um exemplo é essa quest:
http://www.tibiawiki.com.br/Troll_Sabotage_Quest/Spoiler

Eu nunca fiz ela no global(até porque não é do meu tempo), mas lendo o spoiler da pra ver a Cip pensando em coisas legais como pegar distância pra dar um salto.
quest2hf7.png

Nessa classe entram os Achievements.


--------------------
#6 Importância do Mapping
--------------------

Eu disse acima que o mapping é importante pra compor o personagem.
Aqui vou explicar melhor o motivo!

Quando se trata de entrar no clima do personagem, o número dedetalhes na região que ele estiver aumenta as chances de você se sentir parte viva daquela história. Veja o exemplo abaixo:

cemitery.png cemitery2.png

Em qual das duas imagens parece mais que você realmente está num cemitério?
A primeira, certo? biggrin.gif (sempretemumtrollpradizerqueasegundaimagempassamai sessaideia)coolface.png

Logo, se você deseja deixar seu server com o clima de RPG, procure um bom mapper. Ele vai saber passar o clima que você precisa pra o jogo.
Entretanto, um ponto que acho bom ressaltar: o mapa overdetailed (com excesso de detalhes) é interessante quando se trata de caracterizar um personagem... mas é péssimo quando usado em todo mapa. Em alguns lugares, o melhor mesmo é ser simples e objetivo. Até porque assim o jogador tem mais espaço pra andar e tal. Então, fica a dica thumbup.gif

Outro ponto interessante quanto ao mapping é o shape (formato) do mesmo.
Caso você vá fazer uma ilha com um clima demoniaco, não faz sentido ser em formato de coração, certo? Mas ficaria legal em formato de caveira. Pouca gente repara nessas coisas, mas é bom analisar o mapping/RPG desde o começo - a base da área que você vai criar descreve um pouco sobre ela smile509.gif



--------------------
#7 Importância do Scripting
--------------------

Agora que já disse porque o uso de mapas bem feitos, vou explicar o motivo dos scripts smile511.gif
O Tibia em si te dá uma série de coisas já pronta que podem ser interessantes in-game. Entretanto, quando se trata de sair da rotina, é sempre interessante uma novidade que te prenda aquilo: é ai que entram os scripts ras.gif

Atualmente, nos OTs ervers mais influentes é possível fazer dezenas de coisas que não são do Tibia Original. Quem já se aventurou pela cidade de Ankrahmun e se imaginava voando de verdade no tapete? Pois é, com os scripts e o conhecimento que se tem hoje isso já é possível. Logo, se você deseja deixar seu server com o roleplay mais prático (sem ser apenas conversa) um bom nível de scripting é importante smile509.gif

Um bom exemplo que ilustra tanto o mapping quanto o scripting é o jogo Kingdom Age. Assista o trailer e diga o que sente:





--------------------
#8 Ligando sua história à criação de seus personagens
--------------------

Agora que você já sabe como caracterizar o seu NPC ou o personagem de sua história, vamos a um passo a passo rápido sobre como criar ele.

O primeiro ponto, pra mim, é ter um esboço da história em mente. Quando você tem uma noção do que quer fazer fica mais fácil do que querer criar uma história sem nenhum pré-planejamento. Vou dar um exemplos aqui de algumas características interessantes na criação:

Nome da área: Wyzzor


Clima: Sombrio
História: Wyzzor era uma pequena vila com clima agradável, no estilo em que todos moradores se conhecem. Localizada entre as montanhas e o oceano negro, a paz era uma das principais qualidades daquela vila.
Tudo estava em bem na região até que um desentendimento entre humanos e minotauros vinha pra abalar a tranquilidade: com o crescimento da população, os humanos acabaram invadindo o espaço que era exclusivo dos monstros. Como forma de se salvar, os minotauros se rebelaram e decidiram tomar o espaço todo para eles. Os moradores tiveram que fugir para salvar suas vidas, e decidiram cruzar o oceano para viver no grande continente. No desembarque nas novas terras, eles criaram a cidade de Chooz.

Os poucos que não foram hoje vivem assustados com os constantes ataques de criaturas na vila.

 


Note que só por essa base eu já tenho material pra criar duas áreas: a vila de Wyzzor (semi-abandonada) e a cidade de Chooz.
Junto com essas áreas vem os personagens: as pessoas que ainda vivem em Wyzzor, as que foram pra Chooz, as que lutaram e ainda lutam nessa batalha e claro: os minotauros! Não dá pra criar uma história mostrando apenas um dos lados... é injusto! Alias, eu acho até mais interessante apostar na criação de uma bela cidade de minotaurs no subsolo estilo Mintwallin.


IMPORTANTE Algo que não pode de forma alguma deixar passar: as histórias paralelas!
Quando se fala de roleplay, não pense que deve ter apenas uma história principal. Nesse exemplo que dei da pra notar que o foco é na batalha entre minotaurs e humanos, mas quem disse que não podem ter histórias menores? Elas que dão motivação a procurar segredos.
Alguns exemplos:

Paixão entre um certo Minotaur e uma Humana (zoofilia tibiana? ahueaheua)
Familias separadas entre cidades
Reféns capturados pelos Minotaurs
Familias não sabem se seus parentes estão vivos ou mortos

Enfim, em 20 segundos pensei em 4 coisas que podem ser úteis como quests e histórias.
E pra finalizar, algo importantíssimo: os NPCs devem responder sobre os outros!
Não faz sentido dois NPCs morarem na mesma casa (um no térreo e o outro no primeiro andar, por exemplo) e ao perguntar o nome do outro eles não falarem nada. Não deu pra entender? Vou explicar:


Imagine uma vila. Nela, temos dois principais NPCs mercadores. O coolface.pngCool vende e compra equipamentos, enquanto o fuuue.png Fuu vende poções.

Faz sentido você chegar pro Cool e falar "Fuu" e ele não te dizer nada? Não, não faz sentido [/felipeneto
]
Na visão do Roleplay, ele teria que dizer algo por mais simples que seja... exemplo:


coolface.png Cool says: Ah, o Fuu. Conheço sim, meu amigo que vende poções. Embora seja estressado e sempre se dê mal, pode ser um bom companheiro... principalmente quando quero aprontar.


Em resposta, o Fuu também pode responder quando você indagar sobre o Cool.

fuuue.png Fuu says: Oh, aquele imbecil. É meu amigo, mas é imbecil. Sempre rindo a toa, sempre pregando peças. É um modafoca mesmo FUUUUUU

 

Note que usei a personalidade dos dois memes da internet nas suas respostas. O Cool mais gentil e safado enquanto o Fuu é mais stressado.
Tá, não foi um bom exemplo, mas deu pra entender DHUSADHU

Novamente vou usar o exemplo do Frodo, NPC de Thais, pra você ver a quantidade de histórias paralelas que ele se relaciona:

http://www.tibiawiki.com.br/wiki/Frodo/Transcrições

Nessa parte é legal o uso de referências a coisas reais... é o que vai ver no próximo tópico:

--------------------
#9 Referências
--------------------

Já falei de algumas até aqui: Mário, Harry Potter, Biblía, Pokémon, etc.
O mais importante quanto as referências é saber procurar. A vida te mostra várias coisas que podem servir como referência: seja jogos, filmes livros e etc.
Que tal a partir de agora, ao ver um outro jogo, pensar se aquilo não pode ser levado pro ar Tibiano?

Sem sair do próprio Tibia, já tentou analisar o jogo pelo lado roleplay? O artigo da Cipsoft desse mês, sobre as rotworms, deixa o RPG beeeeeem claro. Leia você mesmo aqui:

http://forums.tibiabr.com/showthread.php?t=399797

rotworm.gifAposto que nunca mais vai ver uma Rotworm do mesmo jeito :3rotworm.gif

Um exemplo externo agora: Castlevania! vampiredoll.gif
O jogo tem um bestiario enorme, com várias criaturas iguais ao Tibia. A história também anda pelo mesmo clima medieval-mistico. Se você começar a jogar e pensar no Tibia, verá como dá pra fazer uma coisa legal wink.gif

castlevaniaaria.jpgcastlevaniasimphony.png

Ainda no ar medieval, temos a série Final Fanttasy (principalmente os antigos). Mas essa nem vou comentar muito, já que tem um ATS em desenvolvimento baseado na série - melhor ser original =P


Caso queira fugir do Tibia e buscar algo mais moderno, também tem bons RPGs. Um exemplo é o jogo Earthbound: lá você não encontra dragões nem cavaleiros, os inimigos vão de punks a hippies, passando por satanistas de uma seita.
earthbound.jpg
ebonett.gif


--------------------
#10 Finalizando
--------------------

Como disse no começo, essa área do Roleplaying é bem ampla. Escrevi um pouco aqui no tutorial, mas sempre sobra áreas pra comentar. Caso tenha alguma sugestão de como incrementar o tutorial, comente! Caso tenha dúvida sobre alguma área, também comente.

Eu sei que no geral deve ter ficado até chato o tuto. Mas, caso você realmente queira deixar seu server com RPG, não se deixe levar pela preguiça: você acaba levando mais pra sua vida do que os R$ que o server pode faturar: de uma forma ou de outra, você cria histórias que parecem livros sem notar smile511.gif
Utilizar a criatividade é sempre bom biggrin.gif

Créditos pra TibiaWiki, os respectivos donos dos jogos Pokémon Online e Kingdom Age e todas as referências que usei aqui (Mario, Harry Potter, etc).



Espero que gostem, gastei algumas horas pra fazer isso =)

Se gostou agradeça :)
Isso motiva a fazer novos tutoriais e não te custa nada thumbup.gif

Editado por Krex
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tutorial? Isso é bem mais que um tutorial... Ficou excelente, organizado, bem estruturado e fácil de entender, genial!

Espero mais tutoriais seus :)

rep+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Achei meio doente esse texto dos rotworms...Mas com certeza não vou ver rots com os mesmos olhos de antes, provavelmente nem mate mais eles se eu jogar algum dia Tibia de novo kkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

×
×
  • Criar Novo...