Ir para conteúdo

[Tutorial] Dat Editor


vital900

Posts Recomendados

Tutorial Dat Editor



..:: Download ::..
Bom, antes de tudo, precisamos tê-lo em mãos.


..:: Tutorial ::..
Bom, então vamos lá.

1° Passo
Extraia os arquivos contidos no .rar em uma pasta qualquer.
Feito isto, copie os arquivos Tibia.spr e Tibia.dat para a mesma pasta onde você extraiu os arquivos.
Agora, com o Dat Editor aberto, vá na aba File » Open... e abra o Tibia.dat e depois irá abrir uma nova aba e abra o Tibia.spr.



tutorialdateditor3fb9.jpg

tutorialdateditor3fb9.jpg

2° Passo

Entendendo Attributes:

  • Top 1 = Objetos que ficam embaixo de tudo, porém em cima dos pisos. Ex.: Bordas.
  • Top 2 = Objetos mais estáticos do mapa. Ex.: Escadas, paredes...
  • Top 3 = Objetos que sempre estão acima dos outros e das criaturas. Ex.: Portas, Arcadas(archways)...
  • Container »»» Se o item é ou não container
  • Stackable »»» Se o item é agrupavel ou não (Ex.: Foods, Jóias)
  • Corpse »»» Se o item é corpo ou não
  • Useable »»» Se no item pode se dar Use... ou não
  • Horizontal = Se um item pendurável está no estado horizontal (no chão).
  • Vertical = Se um item pendurável está no estado vertical (na parede).
  • Fluid »»» Se no item pode guarda fluid ou não
  • Splash = Se é uma poça (sangue, água, vinho).
  • Blocking »»» Se bloca passagem ou não
  • Immoble »»» Se o item pode ser movido ou não
  • Rune »»» Se é runa ou não
  • Grounditem = Se é um piso.
  • Idle Animated = Se o item está sempre animado, se "mexendo".
  • Blocksmissile »»» Se o item bloqueia projéteis (Ex.: Paredes bloqueiam, Janelas não bloqueam)
  • Blockspath »»» Ao clicar no MiniMap do Tibia, se o player irá passar por cima do item (Ex.: Fields, Rampas)
  • Pickupable »»» Se o item pode ser pego, guardado em containers, backpacks.
  • Hangable »»» Se o item pode ser pendurado na parede
  • Bottemlayer »»» Itens que precisam de uma renderização extra pra evitar ficar em cima das criaturas. Ex.: corpos.
  • Rotatable »»» Se o item pode ser mudado de direção
  • Floorchange »»» Se o item faz com que você mude de andar (Ex.: Buracos)
  • Light »»» A intensidade (em SQM) e a cor da luz que o item fornecerá ao ambiente

Abaixo segue uma lista de efeitos de luz:
Clique na imagem para ver melhor




tutorialdateditorlightejt5.th.jpg

  • Offset »»» ???
  • Minimap »»» 'Cor' que o item irá aparece no Minimap
  • Actioned »»» Usado em portas, placas, escadas (Não confirmado)
    • 76 »»» Portas normais
    • 80 »»» Portas normais
    • 81 »»» Portas com fechaduras
    • 86 »»» Buracos fechados
    • 87 »»» Placas
  • Writeable »»» item que pode se escrever ou não. Ex. Book
  • Writeable »»» Se pode se escrever no item
  • Heighted »»» Itens que tem altura. Ex.: Parcel, caixas.
  • Ground »»» Velocidade do chão

3° Passo

Entendendo Sprite Information:

  • Sprite Amount »»» Quantidade de sprites do item
  • Width »»» Largura real do objeto. Medida em sprites.
  • Height »»» Altura real do objeto. Medida em sprites.
  • Cropped Size »»» Tamanho exato de um objeto.
  • Blendframes »»» A quantidade de frames (animações) de um item.
  • X Div »»» Quantidade horizontal de sprites (32x32) que formam uma imagem.
  • Y Div »»» Quantidade vertical de sprites (32x32) que formam uma imagem.
  • Unknown »»» ???
  • Animation count »»» Quantidade de animações

..:: Perguntas ::..
P: Não entendi direito o que Blendframes

  • R: Serve para você unir em um item, duas sprites, por exemplo, em um ring, aquele que aparece quando você está usando.
    ringzr9.jpg.
    Agora a imagem com os ID que são utilizados na imagem acima:
    ring2hg6.jpg
    Percebam que é intercalado: 4324 - 4333 - 4324 - 4334 - ...
    Por isso o Blendframes, pois une duas sprites transformando em uma.
    Outro caso são algumas bordas, espero que tenham entendido.

Bom, é isto.
Caso queira saber mais como add spr no seu server.
E se soube o que alguma configuração significa, favor postar.




..:: Créditos ::..

Pedroddcunha (Tutorial 80%)

EdMignari (Tutorial 10%)

vital900 (Tutorial 10%)

Xpirito (Pelo Dat Editor)

Editado por Lucasmml
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ótimo tutorial, bem organizado e formatado.

REP+

 

Só não intendi o porque dê seu nick não estár citado nos créditos.

Se você arrumou a ortográfica ou a formatação acho que você deveria estar nos créditos também.

Mesmo se você re-fez algum tutorial antigo que foi esquecido e etc.

Editado por Zieghart
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os atributos Top 1, Top 2 e Top 3 se referem a ordem em que os objetos são organizados no mapa.

 

Top 1 = Objetos que ficam embaixo de tudo, porém em cima dos pisos. Ex.: Bordas.

Top 2 = Objetos mais estáticos do mapa. Ex.: Escadas, paredes...

Top 3 = Objetos que sempre estão acima dos outros e das criaturas. Ex.: Portas, Arcadas(archways)...

 

Stackable = Se o item é agrupável.

 

Horizontal = Se um item pendurável está no estado horizontal (no chão).

 

Vertical = Se um item pendurável está no estado vertical (na parede).

 

Splash = Se é uma poça (sangue, água, vinho).

 

Grounditem = Se é um piso.

 

Idle Animated = Se o item está sempre animado, se "mexendo".

 

Pickupable = Se o item pode ser pego, guardado em containers, backpacks.

 

Bottemlayer = Itens que precisam de uma renderização extra pra evitar ficar em cima das criaturas. Ex.: corpos.

 

Heighted = Itens que tem altura. Ex.: Parcel, caixas.

 

Blendframes = A quantidade de frames (animações) de um item.

 

Width = Largura real do objeto. Medida em sprites.

 

Height = Altura real do objeto. Medida em sprites.

 

Cropped Size = Tamanho exato de um objeto.

 

X Div = Quantidade horizontal de sprites (32x32) que formam uma imagem.

 

Y Div = Quantidade vertical de sprites (32x32) que formam uma imagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

×
×
  • Criar Novo...