Ir para conteúdo

Tutorial Sobre Nature


cristianso

Posts Recomendados

Olá galera do XTIBIA, esse é meu primeiro POST. Estou querendo cria-lo no intuito de ajudar os novatos ou até mesmo os mais experientes a criar um cenário de NATURE. Sei que existe muitas postagens abordando este tema, porém, informação nunca é demais!

 

Bem, hoje um amigo meu resolveu criar um mapa de TIBIA e pediu uma pequena ajuda de como usa o RME. Eu mostrei a ele as principais ferramentas do editor e falei pra ele o seguinte. Tente misturar o realismo com ficção. Olhe no que deu o mapa dele:

 

screenshot2011022619523.png

 

Vocês devem estar achando que ele é doente mental ou uma criancinha de 12 anos não é? Pois para a sua surpresa ele não é nem um dos dois, ele tem 19 anos e já jogou TIBIA algumas vezes! O problema dele é que ele não tem pratica ou mesmo referências para criar um mapa.

Bem eu sentindo uma certa pena dele, resolvi dar umas dicas mais complexas e mostrei algumas imagens a ele de alguns mapas e saiu isto:

 

tutorialnatureerrado.png

 

Melhorou não é? Mas veja alguns erros bem comuns como bordas quadradas, excesso de árvores, poucos detalhes, nenhum animal na floresta, e outra, eu percebi que ele fez isso tudo em menos de 1 minuto! Ele simplesmente saiu apertando aleatoriamente o botão do mouse com cada detalhe diferente.

 

O segredo para você ter um mapa bonito é ter paciência, então agora vamos finalmente ao tutorial!

 

Quando você estiver fazendo seu mapa, e ele estiver parecido com o meu exemplo, no litoral, tente deixar as bordas um pouco mais "erradas".

 

tutorialnature1.png

 

Agora acrescente alguns aburstos. Lembre-se que no TIBIA, dependendo do local, é muito mais agradavel você ver mais arbustos do que várias árvores, então tente por mais arbustos do que árvores, mas isso não é uma regra, tudo depende do contexto.

 

tutorialnature2.png

 

O passo seguinte será as árvores, que estarão próximas aos arbustos e em uma quantidade menor para que não deixe o ambiente "poluído".

 

tutorialnature3.png

 

Quem já viu uma floresta bonita sem flores?? Então colocamos as flores, sem exagero é claro!

 

tutorialnature4.png

 

Preste atenção, pois nessa imagem só acrescentei o ROCKY GROUND ali em cima, procure aí que você vai acha-lo, a não ser que tenha sérios problemas de visão ou seja um cego por completo. Agora falando sério, temos que por algo no solo para diferenciar um pouco do verde não é?? Pode ser um ROCKY GRAVEL, como um MOUNTAIN TOP GROUND ou o DIRT e outros, o que não pode é ficar seu mapa inteiro sem ter ao menos uma diferençazinha de terreno.

 

tutorialnature5.png

 

Agora olhe bem o efeito das "graminhas", olhe como eles dão mais vida ao seu mapa, essas graminhas na minha opinião são OBRIGATÓRIAS, pois elas dão um detalhe muito legal ao seu mapa!

 

tutorialnature6.png

 

Bem, finalmente o grande final, hehehe. Vamos analisar o que fiz. Analisando, analisando... Bem, se vocês analisaram mesmo, vão perceber que eu acrescentei algumas pedrinhas e pedronas, algumas bags, equipamentos animais, e dei alguns ajustes finais nas posições de certos objetos. Agora vamos falar de cada detalhe desses.

** As pedrinhas e pedronas são essenciais à nature, pois eles deixam o ambiente mais detalhado. E outra, qual a floresta do mundo que não tem pedras??

**As bags, e equipamentos faz o seu mapa ficar parecendo que alguem já passou por lá, faz o jogador não se sentir sozinho nesse seu mapa, mas isso é opcional.

**Os animais vão embelezar mais a floresta, dando um aspecto mais real e emocionante, pois imagine bem a chatisse que seria você andar por vários e vários minutos, passando por lugares bonitos, bem feitos, mas sem se quer um animalzinho???

**Os ajustes finais é considerado por mim uma parte importante na hora de editar o seu mapa, pois você pode ter colocado algum item em cima do outro, ou ter esquecido de por alguma borda, ou seja, você pode ter feito coisa errada aí chega uma pessoa bem perfeccionista e esculhamba seu projeto todo por um simples tufinho de grama que está em cima do seu arbusto!

 

tutorialnature7.png

 

 

Prontinho galera, espero que tenham gostado, e espero também receber todos os tipos de criticas construtivas possíveis para que eu possa estar evoluindo sempre! Qualquer erro falem aí que eu concerteza farei o máximo para concerta-lo!

Editado por cristianso
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...
  • 2 weeks later...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...