Ir para conteúdo

Discussão Downloads Com Sources E Privadas!


Administrador

Posts Recomendados

  • Administrador

Pessoal,

 

Queria iniciar uma discussão aberta com vocês sobre o problema que estamos tendo nessa semana sobre postagem de downloads

com sources.

 

#GNU/GPL

Em primeiro pessoal, não existe discussão sobre liberar uma distro open tibia sem source em um local público com o xtibia.com. O Open Tibia

é escrito sob a licença GNU/GPL e nessa LEI diz que "TODA MODIFICAÇÃO DEVE SER LIBERADE COM SEU RESPECTIVO CÓDIGO-FONTE." Eu não

sabia que os downloads estavam sem sources e quem liberou isso foi um tremendo erro. Portanto não podemos postar downloads sem código-fonte.

 

#Comunidade

Outra coisa pessoal, quem defende a postagem sem source, já parou para pensar que estamos perdendo o ritmo colaborativo? É isso

mesmo, se você cria uma coisa e guarda para você, acha que está sendo Open Source? Óbvio que não! O espírito do open source

é baseado na colaboração e na troca de conhecimento. Não pense você que criando um pequeno sistema em cima de todo um código de 7 anos

de existência você é o melhor cara. Não! Está errado! O mérito do Open Tibia é construído em conjunto, cada sistema que você

cria e libera na comunidade (seja ela qual for) você está contribuindo para uma novidade dentro de um produto colaborativo.

 

#Mega Incentivo!

Estou comprometido em melhorar a qualidade de conteúdo postado e em tomar frente de uma discussão com TODOS os desenvolvedores

que quiserem bater um papo sobre como podemos incentivar melhor essa troca de conteúdo aqui dentro da comunidade. Também

quero conversar com todos os donos de open tibia, que são as pessoas que usam o poder da colaboração para cria um jogo

baseado na colaboração.

 

Em resumo, quem for desenvolvedor ou dono de OTserv me mande, por PM, seu e-mail de contato (as conversas serão por e-mail

para ser mais rápido), alguns links do que fez ou do seu otserv e conte um pouquinho sobre você. Selecionaremos algumas

pessoas, não todas, para conversar conosco sobre formas de incentivar a criação colaborativa de conteúdos aqui no Xtibia.com!

 

 

#Otland

 

Estou conversando com o Talaturen sobre a release da versão privada (TFS 0.4) e para não gerarmos nenhum conflito com eles

pedimos a todos que não postem as sources desse novo release. Como ele mesmo disse, são códigos com problemas e por isso

se encontram em testes privados.

 

Estarei atendendo ao pedido dele de remover qualquer postagem de download com o código-fonte privado.

 

A boa notícia é que ele garantiu que está acelerando o processo de liberação do TFS 0.4 e em breve anunciará para nós

aqui do portal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A liberação das sources é questão de opinião, na minha eu creio que seja legal todos colocarem as sources de seus servidores, pois contendo um bug que nós sabemos arrumar, não precisa esperar uma atualização do mesmo.

Agora em questão do tfs 0.4, eu creio que quem postou está muito certo, pois a venda do mesmo, quebra esse conceito do open tibia, se está sendo postado em área privada pqe tem bugs, pqe não postar para todos? mais pessoas poderiam ajudar a reportar os bugs, e se o problema é não liberar para o público algo tão ruim, então selecione alguns membros e faça algo privado, e não cobrar para o acesso do mesmo, pode tentar cobrir, mais a intenção do talaturen é ganhar dinheiro (fato), e para isso nada pode ser vazado de lá, com isso ele usa de tais critérios para criticar quem divulga.

Obs: Parem de chupar o talaturen, quem é ele pra criticar algoou alguem se ele está ganhando dinheiro com um jogo que não foi criado por ele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Está certo o caralho, desculpe o palavreado.

Mas se você está ganhando dinheiro com coisas a ser OPEN SOURCE, nada está certo.

Não vou me prolongar, mas é isso.

 

E se o Talaturen não curtiu do Shynzo ter pego as sources e postado aqui, porque acaba com as "doações" dele, que vá trabalhar em outro lugar porra.

Gente querendo aprender é o que não falta.

 

Sem mais.

 

 

-----

 

De fé, nunca recebi nenhum alerta, mas esse assunto me tira do sério.

Eu quero que a comunidade internacional TOME NO ** DELES.

Pra eles os Brasileiros não prestam, agora vem fazer cu doce pra ter seu código-fonte proibido aqui no XTibia?

E daí que estão em faze de teste? Que desculpa mais lixo!

Só eles podem arrumar? Nenhum outro é capaz?

 

#Gusbronha

Me tire uma dúvida?

Você clama pela postagem das sources dos servidores, mas não acha errado o que o Talaturen faz, de "cobrar" por uma versão mais estável?

Agora se é regra deles que não pode postar em outro local, o que isso tem haver AQUI DENTRO DO XTIBIA?

O Talaturen é mais que você aqui no XTIBIA?

Ele pode dar pitaco aqui e você não pode lá? No mínimo estranho.

 

 

Desculpa se ofendi alguem!

Editado por PedrinhuHenrique
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Fala galera, dando continuidade á discussão (ontem tive um problema pessoal e não pude entrar...)

 

@Todos

Obrigado pelo apoio.

 

Não vamos simplesmente fechar o tópico, o conteúdo criado é algo precioso no nosso ponto de vista.

 

Em primeiro momento vou conversar com todos os desenvolvedores.

Depois, vamos postar a oficialização da regra e dar 1 mês para todos os downloads se adequarem.

 

@Noobinhu

Pretendo conversar com todos pessoalmente para esclarecer quaisquer dúvidas. Com isso, espero que eles

postem as sources. Não há nada de errado com os downloads, acho que liberar modificações seja de qualquer

nível já é um grande passo para o desenvolvedor, mesmo o novato, se tornar um grande desenvolvedor um dia.

 

@esclarecimento

Só para lembrar que a lei das sources vale apenas para DISTROS, ou seja, apenas se você fez algo em cima

das sources do open tibia. #vieramMePerguntarIssoNoEmail

 

@amour e PedrinhuHenrique

Só esclarecer que eu prefiro liberdade de conteúdo para tudo. O modelo que eles estão usando não é ilegal pessoal,

eles liberam as sources após X tempo de maturidade do software.

 

Eu sei que olhando assim parece que eles são "maus". Se fosse uma distro qualquer ninguém pagaria, mas o TFS

fez história assim como Yoruts e outras distros boas que surgiram. Onde elas estão? Hoje o desenvolvedor

começa a desenvolver o projeto e passa anos nisso. Depois, surge uma empresa e oferece qualquer dinheiro

para ele e ele vai, pois não ganha nada com isso. O sentimento dele é que perdeu anos de vida desenvolvendo

isso, mas ele está totalmente enganado. Ao entrar no mercado de trabalho, descobre que tudo é igual a este

cenário, porém mais burocratico onde você não consegue fazer nada de legal, apenas projetos ... projetos...

projetos...

 

Pensem comigo, minha posição de defender a OTLAND é, em primeiro lugar, ser político não causando problemas

com eles, pois contribuiram muito para a comunidade Open Tibia, em segundo lugar é no ponto de vista do

desenvolvedor que falei acima, não quero que eles vão para o mercado e abandonem isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É engraçado o cara vir xingar até a trigésima geração de descendentes do cara auehauehaeuhauheaeh

 

Gustavo, pensando melhor, eu já acho que o buraco é mais embaixo:

 

Não faz sentido o que eles estão fazendo.

 

Se eu doei e tenho o direito de baixar o conteúdo, eu também tenho o direito de distribui-lo, isso tá na própria licença do produto.

 

Eles barrarem essa distribuição é tão ilegal quanto postar código sem fonte, porque o TFS também está preso sob a licença do OTServ.

 

Citando a Wikipedia:

 

Em termos gerais, a GPL baseia-se em 4 liberdades:

 

1. A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito (liberdade nº 0)

2. A liberdade de estudar como o programa funciona e adaptá-lo para as suas necessidades (liberdade nº 1). O acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.

3. A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao seu próximo (liberdade nº 2).

4. A liberdade de aperfeiçoar o programa, e liberar os seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade se beneficie deles (liberdade nº 3). O acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.

 

Com a garantia destas liberdades, a GPL permite que os programas sejam distribuídos e reaproveitados, mantendo, porém, os direitos do autor por forma a não permitir que essa informação seja usada de uma maneira que limite as liberdades originais. A licença não permite, por exemplo, que o código seja apoderado por outra pessoa, ou que sejam impostos sobre ele restrições que impeçam que seja distribuído da mesma maneira que foi adquirido.

 

3. A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao seu próximo (liberdade nº 2).

4. A liberdade de aperfeiçoar o programa, e liberar os seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade se beneficie deles (liberdade nº 3). O acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.

 

Sim, ele está certo de querer ganhar pelo trabalho dele, mas tá errado de achar que pode impedir a redistribuição desse mesmo trabalho.

 

Agora sobre DISTROS sem source, tem nem o que discutir, é contra a lei e ponto.

Editado por Diogo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Val,

 

Eles liberam o código-fonte x tempo depois e todo o release deles é feito nas sources. Eles não tem como controlar

a redistribuição disso com os parceiros, mas podem cobrar sim para que esse código fique com eles durante algum tempo,

já que eles liberam apenas para os que pagaram.

 

Sei que assim eles prendem o avanço do open tibia mas seria pior se eles acabassem. Prefiro não gerar conflito com eles,

posso abrir esse problema na comunidade, mas vejo empresas com esse mesmo modelo de negócio (novell).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

×
×
  • Criar Novo...