Ir para conteúdo

Rpg Makers 3


Lopoi2

Posts Recomendados

mmorpgs.jpg

 

Introdução:

Decidi postar esses tópicos para mostrar como eu, não sei se mais alguem faz isso, divide o atual mundo dos MMORPGs. Aqui vocês não iram aprender como criar histórias maravilhosas, ou quests sensacionais. Estou aqui hoje para lhes esclarecer onde o RPG está inserido nos MMORPGs. Muitas pessoas devem achar que sou louco (novidade), vocês devem até ter visto algum caso aqui no Xtibia (na seção de RPG) onde eu "discuti" (mais uma conversa) sobre onde estava o RPG no tibia. Posso lhes falar que 99,9% (e sou bonzinho) dos MMORPGs estão numa fase decadente de RPG.

 

História:

O RPG praticamente nasceu com o teatro, já que RPG significa (traduzindo) interpretação de personagem. Com a invenção do dado e do papel (não sei quando) criou se o RPG que conhecemos (sim aquele onde tem um mestre que guia os players). O RPG foi indo bem por muito tempo, tanto é que vários grupos criaram seus livros sobre seu RPG e etc. Com a vinda da era digital, esses grupos (ou outros empresários) pensaram em criar um jogo online onde esse RPG seria disponibilizado para todo o mundo, criou-se então os MMORPG (massassive mult-player online role-playing game).

O grande problema é que a tecnologia tem seus limites, e esses limites não permitiram que o RPG prosperasse.

 

A Divisão:

Bem, a divisão foi feita em três partes: RPG, Jogo e Beleza. Notem que esses termos que usam não tem o mesmo significado do que a palavra. Vou começar pelo mais visivel e real:

  • Beleza: (Real/Visível) é a parte onde os mappers, scripters e designers tem de se preocupar. Ela praticamente é a aparência do MMORPG e sua funcionabilidade. Script também tem Beleza, só que é menos visível.
  • Jogo: (Real/Invisível) esse é um grande problema, pelo fato dele ser real, mas invisível, ele é confindido com o RPG. Praticamente o Jogo é a parte que limita o RPG e que ao mesmo tempo permite o MMORPG de funcionar.
  • RPG: (Irreal/Invisível) esse é nosso assunto, e é muito difícil encontra-lo pois ele praticamente "não existe". Ele é a parte onde o jogador tem de pensar e aprender.

Legenda:

*Visível: consegue se definir claramente e não é preciso muito esforço para ver.

*Invisível: difícil de se notar ou separar.

*Real: Influência na escolha do MMORPG.

*Irreal: Não influência tanto na escolha.

 

O Conflito:

RPG x Jogo:

Vocês todos devem estar pensando:

Esse cara aí é loco, onde já se viu os MMORPG não terem RPG?

Eles tem, só que muitos poucos conseguem vê-lo.

Tá, mas eu jogo Tibia a anos e sempre vi o RPG por aí.

RPG não é isso que muitos pensam, evoluir até o LVL 100, ou 1000, não é RPG.

Tá, mas e as quests? eu já fiz a poi, anihi, inquisition, Zao, etc.

Parabens, mas uma pergunta, por acaso você usou spoil pra tudo isso? Ou então fez a quest em grupo? Por acaso você sabe porque a Poi existe, ou então a anihi?

Ahh, não, mas e você sabe?

Eu admito que não sei, mas nunca fiz nenhuma dessas quests, exceto a do começo de Zao, que sei o motivo dela.

Agora voltando ao assunto do conflito, o jogo confunde muitas pessoas por ser muito parecido com RPG. Se você joga pra evoluir e ser o melhor está na cara de que você joga pelo Jogo. Já se você joga para fazer as quest, você também pode estar no Jogo.

É difícil explicar, mas basicamente o RPG se trata de ler, aprender, pensar e agir, enquanto o Jogo se trata apenas de jogar, vencer, evoluir e superar.

 

Se alguem tiver alguma duvida post aqui, pois não expliquei tudo ainda.

 

Esse tópico será atualizado conferme os posts e conforme eu me lembrar.

 

Créditos: 100% Lopoi2

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

RPG em Ot...Puff, a galera se esqueceu o significado do RPG nos games hoje em dia, hoje tudo é mais fácil, antigamente quando eu jogava Tibia, eu me matava pra descobrir como iria fazer para começar e terminar uma quest, ou matar uma Boss, ou descobrir a saida de algum lugar etc...

Hoje em dia mudou tudo!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Não quero que este tópico caia em um mar de escuridão, portanto vim aqui falar mais um pouco sobre o MMORPG atual e as quests.

 

-Quests-

Não falo só do Tibia, mas sim também do PW, Runescape, Ragnarock e ai vai.

O Perfect world tem quests perfeitas (com bastante RPG) porém, o tutorial que ele dispões "distrói" o RPG. O que você tem de pensar se basta clicar num item e pronto. O Runescape tem um certo nivel de RPG (bom), porém a ajuda do conselheiro atrapalha um pouco.

 

-RPG e Jogo-

Mais sobre a briga deles:

Lembrei de uma parte interessante que pode convencer até mesmo governos a incentivar o MMORPG com RPG. Sabe qual o ponto que deixa todos viciados? O jogo. é basicamente assim:

Jogo-Vicia e destroi (mente), cerca socialmente e abre internetalmente

RPG- Vicia (escala menor) e constroi (mente), cerca e abre (efeito nulo).

Tecnicamente pra se jogar um MMORPG com RPG (sem tutorial e ajuda) é preciso ser inteligente, ou aprender a pensar. Isso tem uma utilidade muito prática, não só pra evoluir no jogo, mas se você descobre uma quest (como a Sof) você precisou aprender a pensar de maneira diferente e rápida. Se você tem o tutorial ou só abriu um baú, o que você ganhou? um item e olhe lá (um pk te mata e se perde ele).

O problema é que pra modificar o pensamento de 300k de pessoas (o número de jogadores do tibia global) vai ser muito dificil.

 

Eu estou tentando (só tentando) mudar o pensamento dos criadores de OT pra pelo menos não ver mais um Refugia da vida.

 

-OTs-

Existem alguns tipos de Other tibia Server, dentre eles:

--Ot reciclador--

É o mais comum Ot. Dedicado ao Jogo (Xp alta, hunts fáceis, quests globais porém mapa próprio).

Eu dou esse nome pois analisem:

Uma pessoa cansada do global procura um ot com xp alta pra se divertir (evoluir, matar noobs, virar pk) e depois cansa do ot e volta pro global. Me diz, alguem fica estavel neste ot?

Exemplos: Viking (bom, porém reciclador), Refugia (próprio nome diz).

--Ot Cópia--

Mapa global, xp 1 pra 10, só. O que eles tem de bom que atrai o pessoal?

Simples, como muitos gostam do global (mapa) eles usam e os atraem pela facilidade de evoluir e ser top no "global".

Exemplos: Piltera (se alguem quiser conhece-lo me avise antes por favor).

 

Bem é só, flw.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Excelente topico, eu também penso como você "Lopoi2".

Hoje em dia ta dificil achar ot que preste ...

Procura ot 8.4 brasileiro de pvp :D

Só vai ter slayer yurots 100% lixão que nem o piso do templo ta mudado e uns lixo com sala d tp f***** com magias do fox ¬¬.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

é tão triste ve um topico desses morrendo... adorei os 2 ali que falaram do rpg. e aproveitando, o ragnarock (nem sei escreve esse lixo direito) tem um super novo tipo de rpg: matar 10000000000000 monstros depois falam que a cip faz cagada, daonde isso é rpg?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hehe, sempre é bom manter um tópico atualizado...

 

Bem, vim aqui lhes falar mais algo:

 

"Jogadores"

Os primeiros jogadores de MMORPGs foram os antigos jogadores de RPG. Eles foram os primeiros, mas quando viram que não tinha muito RPG saíram, mas o MMORPG não ficou vazio. Os novos jogadores que não conheciam RPG (Nerds e pessoas que eram viciadas em PCs) começaram a jogar numa linha que misturava o RPG e o Jogo.

Até ai nenhum problema, o problema começou quando todos (todos mesmo) começaram a jogar. Os burros, os valentões, os normais, os legais, os pacais, os indianeses começaram a jogar. Isso deu um bum no número de jogadores, porém JOGadores (não personagens ou RPGadores). O foco se tornou ser o melhor (não bastava pegar todas as garotas da escola tinha que ser o melhor no jogo) e isso eliminou o RPG (na verdade só escondeu-o, mas vocês entenderam).

 

Vocês devem pensar:

Mas como eles fizeram as quests sem saber o RPG??

Eles usaram os spoils, pois todas elas já tinham sido descobertas pelos RPGadores e pelos "nerds". Hoje, as novas quests são facilmente descobertas, pois as empresas querem lucro, não RPG, e o Jogo dá muito mais lucro.

 

Bem, por agora é só.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara, na teoria isso tudo é muito bonitinho, mas o cara faz um OT com história com conteudo e vc tenha que conversar com os npcs..

e NINGUEM ENTRA quem entra tenta jogar sem ler as coisas sem ouvir os npcs..

 

eu estou fazendo um servidor no qual tento pensar sempre no motivo das coisas e ser o maximo coerente sempre.

Mas tenho medo que depois de terminar eu acabe vendo um servidor parado e vazio...

perdendo na comcorrencia pros "slayer yurots 8.4 com magias do Fox"

 

é isso, acho que depois que eu terminar o começo do OT eu ponho Online só pra test server e divulgo no xtibia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

×
×
  • Criar Novo...