Ir para conteúdo

[Arquivado]A Importância De Planejar


Posts Recomendados

A Importância de Planejar



Por: Rafael Medeiros

Fala Galerinha,

 

Estou aqui para dar início a uma série de artigos sobre Gerência de Projetos e Equipe que criarei para o Projeto Colunistas. Pretendo focar bastante nas áreas de Tibia e OTServ, pois este é o foco da nossa comunidade, contudo, as informações que passarei poderão ser aplicadas tranquilamente em qualquer tipo de Projeto e Equipe. Se você pretende criar um projeto de Servidor de OTServ, Tibia, Site Pessoal, Blog, recomendo a leitura dos artigos.

 

O primeiro assunto que falarei será: A Importância de Planejar. Como o planejamento ou a falta dele podem influenciar positiva ou negativamente no resultado de um projeto, é que o veremos a partir de agora.....aqui......no XTibia.com =).

 

Bom pessoal, Planejamento é algo essencial para qualquer projeto, portanto se você costuma criar projetinhos sem qualquer planejamento, vulgarmente falando: "na louca", está na hora de parar e rever os seus conceitos. Trata-se de uma etapa praticamente define se o Projeto será um Sucesso ou um Fracasso.

 

Durante o planejamento, você define tudo o que pretende colocar no Projeto e verifica se todas as suas idéias são viáveis. Depois de definir a estrutura básica, você parte para as "perguntas básicas", que devem ser feitas durante o planejamento:

 

- Como vou fazer ?

- Que documentos eu precisarei criar ?

- Vou precisar de Equipe ? Com qual perfil ?

- Quanto tempo vou levar ?

- Como vou divulgá-lo ?

- Tenho tempo e capital necessários para investir no projeto ?

 

Já vi vários projetos com excelentes idéias, mas que, por falta de planejamento, não foram executadas. Provavelmente não foi feita uma verificação da viabilidade da implantação das idéias com antecedência, e a inviabilidade só foi detectada no momento do Desenvolvimento, o que certamente acabou prejudicando o andamento das demais atividades e criando falsas expectativas para as pessoas que estavam aguardando o lançamento, inclusive para a própria Equipe.

 

Se um projeto já começa mal, certamente a Equipe encontrará muitas dificuldades no desenvolvimento, o que pode levar ao abandono da idéia ou fechamento do projeto (Com servidores de OTServ isso acontece com muita frequência), que com certeza gerará insatisfação dos usuários, que perderão a credibilidade e passarão a ver com "outros olhos" os próximos projetos que você venha a lançar.

 

Concluindo galera, o Planejamento é a parte MAIS IMPORTANTE de qualquer projeto, por isso procure escolher com cuidado o Gerente de Projetos e caso você mesmo seja o Gerente, recomendo ler bastante sobre o assunto e procurar manter uma boa organização dos seus documentos.

 

É isso, em breve postarei mais artigos para vocês. Caso queiram sugerir algum tema, podem me mandar por e-mail (rafael@xtibia.com).

Abraços,

Rafael Medeiros

 

Links Interessantes:

 

http://www.efetivida...et/category/gp/

http://gerenciapratica.blogspot.com/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

To curtindo muito os novos artigos, e pessoalmente me identifico mais com a área de projetos... Sempre tenho idéias mirabolantes e planejamentos o que acaba faltando mesmo é aquele primeiro passo, de chamar alguém pra ajudar e tudo mais.

 

Parabéns a você e a toda equipe pelas novas idéias que estão surgindo, sem duvida fruto de um bom planejamento :winksmiley02:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

excelente dondoca ... sugiro um desafio que tal criar algum projeto e liberar aqui suas vitórias e dificuldades para gerenciar esse projeto? Se quiser, pode falar um pouco do xtibia.com e como gerenciamos toda a equipe, que metologia usamos .. é até bom para contar um pouco mais sobre nós e mostrar que não somos androids =p

 

 

 

PS: Tenho certeza que o don vai me matar no e-mail por causa do desafio rsrs...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

HAHAHA, não podia faltar um post do Gustavo com tantos "?"

Se a galera tivesse a oportunidade de presenciar um momento de atividade do Gustavo..

 

Btw, Don manja bastante de gerenciamento de equipe.. é isso ae, vamo que vamo :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 years later...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...