Ir para conteúdo

Rpg #1 - Introdução E Apresentação


Diogo

Posts Recomendados

Obs: Essa série de artigos não trata da escrita de fanfictions de Tibia, que são confundidas com Roleplaying, e sim do Role Play nos jogos.

 

Oláááá, enfermeira leitor!

 

HelloNurse-300x233.jpg

Oláááá Enfermeira!

 

Hoje, aqui, agora, começo uma série de artigos que abrangirão um tema super incrível e super ignorado no mundo do OTServ:

 

O Role Play.

 

Você, leitor querido e alienado leitor, talvez esteja se perguntando:

 

O que signifificam essas duas palavrinhas?

O que elas representam para os jogos, offline ou online?

O que elas representam para o Tibia?

E o que diabos tem Role Play a ver com meu servidor de fundo de quintal com 30 jogadores?

 

Bom, se seu servidor de fundo de quintal só tiver jogadores desse estilo...

 

Computador_de_pobre-300x208.jpg

Requisitos máximos para jogar Tibia

 

...então pode parar de ler por aqui e ir editar algum char para pklizar geral, seu malandrão.

 

Mas se você tem ou planeja ter um servidor mais sério, gosta de desenvolvimento de jogos, gosta de ler, se interessa pelo tema, está aqui por curiosidade, ou me acha sexy, então Role Play tem tudo a ver com você.

 

Pensando bem, se me acha sexy, talvez deva procurar um oculista oftalmologista.

 

Nah! Minha mãe me acha lindo!

 

nerd-tosco-300x201.jpg

Acabei de tirar essa

 

Ficando um pouco mais sério - mas só um pouco -, vamos ao que interessa. O que diabos é Role Play?

 

No sentido literal, essas duas palavras querem dizer "representar (play) um papel (role)". No sentido figurado, querem dizer... Representar um personagem, ou algo do tipo.

 

Agora é a parte desagradável em que digo que nas poucas linhas que já escrevi, eu menti para você. Pois é.

 

Eu não vou ensinar representação, teatro, essas coisas maneiras que realmente dão fama e dinheiro.

 

rindo.jpg

Haha, você é mesmo engraçado, senhor autor.

 

Tá, a piada foi ruim, vamos continuar.

 

O Role Play, em jogos (RPG - Role Playing Game), é uma parte nada fundamental. Sim, a verdade nua e crua. Mas comecemos pelo início.

 

Sabe quando você tem aquela quest bacana em que tem que matar 2.000.000 monstros, voltar ao NPC e receber sua recompensa?

Sabe quando aquela outra em que você vai até o NPC Fulano, que manda você falar com o NPC Ciclano, que por sua vez te manda voltar e falar com o Fulano de novo?

Ah! E tem aquela em que você mata 2.000.000 araras para conseguir um pedaço raro de couro que você troca por uma espada dourada em um NPC que fica no esgoto.

 

macacao-couro-mulher-225x300.jpg

Se esse couro viesse dentro dos bichinhos do Tibia...

 

Sabe essas situações super comuns em vários jogos online que se dizem RPGs?

 

Então... Nada disso é Role Play.

 

Role Play não é matar monstros por matar e para receber uma recompensa.

Role Play não é ser feito de trouxa por NPCs.

Role Play não é realizar feitos aleatórios em busca de recompensas desconexas.

 

Isso é o Roll Play (traduzindo, vira algo como "jogo contínuo"). É um estilo de jogo amplamente divulgado e extremamente fácil de se implementar.

 

Não, não me diga "mas aquele joguinho de RPG que eu jogo só tem isso"...

 

Sinto informar que esse joguinho seu não é totalmente feito de Role Play.

 

O mundo dos games pegou o termo Role Play, engoliu, digeriu e... Transformou-o.

 

Ao menos é isso que acontece com a maioria dos jogos online.

 

Lembra-se de quando eu disse que Role Play significa "representar um papel"?

 

Vamos aprofundar o significado dessas palavras.

 

Quando você representa um papel, você se coloca no lugar de um personagem imaginário, em um mundo/ambiente imaginário.

 

Vale lembrar que esse ambiente imaginário tem suas próprias regras.

 

Nosso mundo também tem suas regras (leis da física como gravidade, inércia, etc), das quais não podmos sair.

 

emc2-300x225.jpg

Energia = Massa * Velocidade da luz ao quadrado... Eu acho.

 

Quando vamos para um mundo virtual, ele também tem suas regras.

 

Por exemplo, na maioria dos jogos, há áreas em que é impossível realizar PVP. Se você pensar nisso, não faz o menor sentido. Mas é necessário para que os jogadores se sintam corfortáveis e seguros pelo menos naquele local do jogo.

 

Já imaginou? Você sente vontade de bater em alguém mas uma força superior invisível impede seus punhos de tocarem na pessoa? Sinistro...

 

Quando você está sendo um personagem em um mundo virtual, normalmente gosta de aventuras e limites morais do mundo real, como "não bater atoa nas pessoas", não existem.

 

Por que? Será que é só porque "aquilo é de mentirinha", ou há outro motivo?

 

Será que você realmente se sente irritado quando um bonequinho que nem existe rouba de você um item que também nem existe?

 

Se parar para pensar, isso não faz o menor sentido. Sentir-se irritado por algo assim é ridículo.

 

Ah... Mas eu gastei tempo para conseguir aquele loot e vem um idiota e rouba!

 

Você não gastou tempo para conseguir aquele loot. Você simplesmente sentou em frente o computador para horas de entretenimento por causa da sua falta do que fazer.

 

Se não estivesse jogando o jogo, provavelmente estaria fazendo alguma outra coisa tão improdutiva quanto. Então não faz diferença ganhar ou não aquele loot.

 

Foi seu personagem que se esforçou. Seu personagem que matou monstros. Seu personagem que gastou a energia dele.

 

MAS EU CONTROLO O PERSONAGEM!

 

Exato! Porque isso é um RPG! Um Role Playing Game! Um jogo de representação de papéis! O personagem não existe! É só isso, um per-so-na-gem que é representado graças a você!

 

Mas isso não muda o fato de que todos nós ficamos irados quando nosso item valioso é roubado, quando nosso tempo é desperdiçado... Porque realmente representamos!

 

Veja bem, aquele item só é valioso, porque o mundo do jogo o fez ser valioso.

 

Sim!

 

E é aqui que entramos no que realmente expressarei nessa série de artigos:

 

Na criação de um mundo que atraia e faça o jogador realmente se sentir na pele do personagem.

 

Isso é fácil! Qualquer jogo é assim!

 

É mesmo? Você se sente no carrinho do Gunbound? Eu acho que não.

 

Mas o Gunbound não foi feito para isso. Nem o xadrez foi feito para você se sentir uma torre atacando um soldado rato.

 

Os RPGs sim.

 

Mas foi dito que os jogos de RPG da atualidade não são realmente de Role Play!

 

Putz! Quem faz esses quotes? Cara chato...

 

Bom, eu disse que a maioria era assim, e que a indústria de jogos transformou o conceito, não é?

 

Pois bem, o conceito parece ter se transformado justamente nisso:

 

Crie um mundo virtual qualquer com cidades, áreas de caça e quests sem criatividade, e chame de RPG.

 

Mas criar um Role Play expressivo de verdade, que faça o personagem realmente se envolver, vai muito além disso.

 

Um exemplo maravilhoso que acho que todos conhecem é Diablo II.

 

diablo-2-211x300.jpg

Diablo 2... FEEL THE POWER!

 

No Diablo II você sente o mundo ser quase palpável, quase uma realidade alternativa. Você joga, se envolve na história daquele mundo corrompido.

 

Você tem que matar monstros sim. Mas não para matar. Tem um motivo para aqueles monstros morrerem.

 

Sim! Eles estão no caminho! Que motivo patético...

 

Não, eles estão tentando te impedir de salvar o mundo de uma besta diabólica.

 

Enfim, o que estou tentando expressar é que a construção de um Role Playing Game real, a criação do Role Play, vai mundo além de criar cidades, monstros, áreas de hunt e NPCs aleatórios.

 

É preciso uma história. Ambientar os personagens. Fazer quests que se interliguem, que tenham consequências para o personagem conseguir crescer. Até mesmo quests ou eventos que influenciem no jogo todo; por exemplo, a Guerra do Império do Ragnarok, que dá o controle de um castelo para a guild vencedora.

 

Mas como já eu disse, Role Play não é necessário.

 

Esqueça esse artigo, crie seu servidor só de áreas de hunt e seja feliz.

 

É uma pena que alguns jogadores não ficarão tão felizes... Mas quem liga para eles? Você é um DEUS!

 

god-299x300.png

Divirta-se sozinho no seu mundo, mister God.

 

-- Artigo no Blog

Editado por Diogo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muiiiitooo bom, além de conseguir me tira alguns sorrisos o artigo está

muito bom, eu consegui ver algo que estava escondido em mim.

 

O local certo não seria em Roleplay? você colocou em desenvolvimento de quests x=, irei mover, caso esteja errado envie-me uma mp.

 

 

Cara,

 

Rep+

 

Sem mais.

Editado por Vilden
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

kkkkkkk eu rialto, com as imagens e as frases "humorísticas"...

Parabéns pela matéria, adorei...

 

Que sabe eu também não escreva uma!? :rimbuk:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Vilden

 

Eu coloquei em desenvolvimento de quests porque a parte Role Play, pelo que vi, está sendo para fanfictions (histórias de ficção baseadas no mundo do Tibia).

 

Acho que o ideal mesmo seria uma área de Artigos dentro de Role Play...

 

 

@DJ Sky

 

Obrigado ;D

 

 

@LorDz

 

Não acho que eu esteja preparado para isso ainda... Quem sabe no futuro eu não tento a sorte? :D

 

 

@BruMatt

 

Vlw bro!

 

 

@stt

 

Valeu!

 

Mas a iniciativa nem foi minha... Fui chamado pra escrever artigos pro XTibia pelo tio Gustavo... ;D

 

 

@alissow

 

Opa!

 

Escreve sim! Eu leio!

 

@BruMatt

 

Haha! Eu tentei dar algum humor pra parada não ficar muito monótona... E mais uma vez, sugestão do tio Gustavo.

 

 

@DoidinMapper

 

Poxa, escreva o artigo sim!

 

Com certeza eu leria e serviria de inspiração para meus próprios artigos.

 

 

@felzan

 

Como assim, fera?

 

Bom, a inteção do artigo é dar uma introdução ao tema e à série de artigos, mas explica melhor o que você quis dizer.

 

 

@all

 

Muito obrigado mesmo pelo apoio, galera!

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Diogo,

 

Leio diversos artigos na internet e sinceramente, um grande escritor temos aqui. Você consegue manter a atenção do leitor para um assunto que muitos não conseguem nem ficar 30 segundos lendo...

 

Aguardamos outros!

 

Vou te acompanhar nesses artigos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...
  • 8 months later...

Cara simplesmente sensacionla, fantastico...

estou fazendo um Servidor e tento me basear o maximo nisso,

eu cancei do mesmismo de caçar upar matar, caçar upar matar....

 

REP+ pra vc mais que merecido.

 

mas o grande problema disso tudo é que vc faz um servidor sem tp os cara ja não entram, mas eu vou terminar o meu Map e meu servidor, mesmo que eu tenha que jogar sózinho depos de terminar. =S

 

vou baixar o diablo II

e ler seus otros post.

 

vlw ai =D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

×
×
  • Criar Novo...