Ir para conteúdo

Pesquisa De Performance/conteúdo/organização Xtibia.com


Administrador

Posts Recomendados

O que eu vejo é que a seção de script é a maior decadencia do xtibia...

Porque os boms scripts que tem por aqui são tudo OLD de 2007 e tals que acho que foi a epoca mais movimentada do xtibia..

Axo que se o xtibia oferecese algo a mais para o usuario poderia subir denovo...

 

Que tal fazer 1 rank de scripters pelo que eles postam e ir ganhando algum rep por isso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 60
  • Created
  • Última resposta

Top Posters In This Topic

Sobre o OT do XTibia estamos pensando em algo do tipo não posso falar muito mais esperem, estamos tentando reerguer o portal, vamos chamar a galera pra postar, vamos sugerir bolar concursos e enviar para a equipe.

 

Abraços ;*

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Galera,

 

Fizemos um brainstorming ontem a noite sobre os assuntos abordados neste tópico, gostaríamos que todos ouvissem a conversa e opinassem:

 

http://www.xtibia.com/reunioes/brainstorm_xtibia_05042010.mp3

 

A edição não ficou muito boa, na verdade nem editei muita coisa....só tirei umas falas imbecis que não acresciam em nada na conversa...hehehe.....mas fiz com carinho :D.

 

A voz do Gustavo ficou meio cortada, mas dá pra ouvir de boa, na próxima ele usa uma internet melhor ou se muda do RJ pra gravar.

 

Abraços e aguardo suas opiniões.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

orra, logo chamou o rj de lixo em, deixava não.

 

bate nele jv!

 

no fim de semana poderei ouvir com calma issae rs

 

acho que vcs deveriam oferecer novos serviços que nenhum portal oferece, online, que tal alguém desenvolver um editor de mapas em nuvem?

ou um simples gerador de NPCs e quests?

vcs ganhariam mto mais visitas do que qualquer outra coisa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Brainstorm

 

Jv: Acho que o xtibia é mais organizado que a concorrência.

 

Eu quando entrei no xtibia em 2008 ainda não sabia da concorrência, mais fiquei sabendo por dentro do

próprio Xtibia em alguns tópicos, então entrei la, mais não sei o porque mais não conseguir 'me achar'

la eu achei tudo la muito bagunçado, muitos forums subforums pra nada etc, aqueles coisas de barão, principe

e tal era muito complicado para min na epoca mais rapidamente eu aprendi, e não foi por um tópico explicativo

da xtibia e sim por uma assinatura de algum usuario, tendo la algo assim, meta: ai aki os ranks..

 

 

Resumindo:

 

* De alguma forma deveria restringir o nome da concorrência.

* Tutoriais para iniciantes, como assim? no começo quando eu comecei a mexer com forum eu não sabia direito

e então a area de tutoriais xtibia era invisível pra mim.. acho que deveria ter anúncios no canto da tela

estilo uma etiqueta,

 

 

~> Saiba sobre ranks

~> Leia as regras

~> Como criar um tópico e responder a um

 

 

se tivesse algo assim a 2 anos atras iria me ajudar muito.

 

mais é uma etiqueta mesmo, não iria atrapalhar o forum nem o site

 

 

__________

15 minutos de áudio ainda..

 

 

EDIT-1

 

Jv: Será que a central xtibia.com não ficaria melhor abaixo da área de design?

 

Acho que não ficaria melhor, mais acho que o forum Tibia deveria ficar abaixo de design, o xtibia é virado para otserver e design é otserver, e fora que a área design é mais acessada do que a área tibia.

 

 

jv: Não ficaria legal um local com alguns anuncios do xtibia ali em cima do banner de parceiros, ali da gamerchants?

 

Simmmm, nossa que idéia, ficaria phoda.. todos os usuarios iriam gostar de ter

seus links ali e ajudaria os iniciantes como falei la no inicio do post..

 

 

EDIT-2

 

ASUASHUAH

bejo do gordo uouu

Editado por Vilden
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Escutei a entrevista - o que travou minha maravilhosa internet discada - e anotei algumas observações.

 

Vale ressaltar antes de qualquer outra coisa que essas são as minhas opiniões e como qualquer ser humano, posso estar errado.

 

  • Notícias
    ..... A área de notícias é talvez a mais importante de todas.
    ..... Não, não estou exagerando!
    ..... Desde a primeira vez que um visitante acessa o XTibia até a enésima vez que usuário fiel também o faz, ele possui algum grau de curiosidade sobre as notícias, sobre o que está acontecendo.
    ..... Para mim, as notícias são um jornal (Aliás, onde foi parar o jornalzinho? Eu adorava!) sem peridiocidade, que servem para me informar quando tenho pouco tempo para me atualizar sobre o que está acontecendo.
    ..... Creio que também o são para muitos, e é embasbacante ver essa área tão abandonada.
    ..... Fico realmente animado quando vejo notícias de atualizações do próprio XTibia, como algumas do Kakilo há algum tempo.
    ..... As notícias são também aquilo que dão a sensação de agitação, de que tem algo acontecendo no XTibia e que não está tudo parado.
    ..... Eu usava e abusava delas para divulgar o XCam, e atualmente não vejo nada sobre o XCam por aí.
    ..... Divulgar até mesmo algo simples, como uma relembrança aos usuários sobre uma funcionalidade básica, é interessantíssimo e deveria ser melhor explorado.
    ..... Claro, isso é diretamente relacionado com a questão do layout atual não suportar várias notícias correndo simultaneamente, com uma sobrepondo as outras e os clicks no "Últimas Notícias" serem muito poucos (não tenho dados, mas acredito realmente nisso).
    ..... Por falar em "Últimas Notícias", isso é uma idéia ótima, mas fica pouco explorada por causa da falta de relevância visual que aquelas caixinhas tem ali onde estão, totalmente apagadas.
    ..... Acho o layout no geral muito apagado, mas entrarei nesse detalhe posteriormente.
     
     
  • Projetos
    ..... O que eu pude notar e acompanhar com o XCam foi o desânimo gradual que toma conta dos projetos no XTibia.
    ..... Não sei quem é o atual responsável pela área, se há algum, mas a equipe parece preocupada demais com outras coisas para dar um apoio maior aos projetos que são apoiados.
    ..... Cria-se uma estrutura para apoiar esses projetos, apoiá-os, e depois deixa-os ao Deus-dará.
    ..... Falta chamar a comunidade para participar deles, como o Gustavo tão sabiamente faz a cada rascunho que cria.
    ..... Além de chamar, falta levar o projeto até eles.
    ..... Como assim?
    ..... Ninguém simplesmente tem um sonho no qual um anjinho conta sobre tudo que está rolando no projeto XYZ do XTibia, toda a visão e motivação por trás dele, tudo que é legal e interessante nele.
    ..... Nem o próprio dono do projeto em um meio viável de fazer isso (não estou entrando na questão do OTFama, que é algo que apenas os servidores incentivados possuem). O que ele faria? Sairia floodando o fórum?
    ..... Façam o projeto, com maiores detalhes dele, irem até o público de forma mais fácil e constante. Maior destaque é vital, mesmo que o projeto não seja oficialmente apoiado. Até um "Projeto da Semana" faria o truque.
     
     
  • Gerência para o WebSite
    ..... Essas duas questões nos colocam diretamente em uma linha importante de raciocínio: faltaria uma gerência para o website?
    ..... Desde que a integração com o fórum foi criada e o antigo Diretor de Site saiu, que o website foi abandonado.
    ..... Com raras modificações, como a paradinha do destaque e o OTFama, ele é apenas um portal falho de notícias, já que já foi discutido a ineficácia da organização atual dos links.
    ..... Francamente... Até quando vão ignorar a importância magnânima de focar mais no site?
    ..... Até quando o layout continuará sendo esse falho?
     
     
  • Exclusão de Conteúdo
    ..... Apenas conteúdo ofensivo.
    ..... Nunca, jamais, por demais motivos.
    ..... As razões são óbvias e já foram citadas.
     
     
  • Estruturação do Fórum
    ..... Agora que foi falado, percebo que seria mesmo muito melhor colocar algum outro conteúdo na área atualmente do XTibia.
    ..... É meio sem sentido que essa área, que deveria ser a menos utilizada pelos usuários, seja a primeira.
    ..... Sugeriria colocar OTServ logo de cara. Até facilitaria para o usuário chegar lá.
    ..... Afinal, o fórum está REALMENTE gigantesco.
    ..... Aquela parada de "a informação à 3 cliques" era legal... Na teoria.
    ..... Na prática, não deu certo. Mas pode dar.
    ..... Já disse algumas vezes e repito: coloque alguns hotlinks no estilo "aba vertical" ali do lado e deixe todo mundo feliz. Fácil, simples e útil.
     
     
  • Foco Site vs Fórum
    ..... Pelo que percebi, o JV tem a idéia de focar totalmente no fórum, e ninguém parece discordar.
    ..... Eu discordo.
    ..... Focar no fórum não é a resposta. A maior utilização do fórum virá como consequência de políticas de projetos do XTibia que atraiam usuários, e não de uma melhoria do fórum.
    ..... Sempre que uma reestruturação acontece, os usuários e a movimentação aumentam temporariamente, e depois tudo cai de novo.
    ..... Agora notem o que eu disse: a MOVIMENTAÇÃO aumenta temporariamente.
    ..... Essa movimentação é feita pela própria equipe ativa e sempre urgindo por falar e falar e falar com os usuários.
    ..... Veja a última atualização do fórum, o tanto de posts nas notícias que aconteceram!
    ..... Será que foi a atualização do fórum ou a idéia de movimentação do XTibia que trouxe esses usuários?
    ..... Eu digo que foi a atividade, alheia a qualquer que tenha sido o motivo dela.
    ..... Digo isso também me baseando na resposta da "experiência XCam" de quando eu estava na equipe.
     
     
  • Fronteiras
    ..... Há algum tempo o Gustavo falou sobre delimitar fronteiras, as fronteiras do XTibia.
    ..... Eu concordo com esse pensamento e vou além:
    ..... Parem de abandonar idéias por que elas simplesmente não se encaixam no IPB 3.
    ..... Pode parecer meio contraditório isso que disse, mas deixe-me explicar:
    ..... Uma idéia que foge do basicão deve ser implantada sim, mas separadamente.
    ..... Um exemplo é o XTibia Answers.
    ..... Adaptar um Answers para o XTibia, ou mais especificamente para o FÓRUM do Xtibia, para mim é algo totalmente... Não tenho palavras para descrever o quanto acho essa idéia inaceitável.
    ..... Pensem além disso!
    ..... Um OTServ Answers teria uma resposta muito maior, principalmente se fosse multi-linguagem, justamente por ser algo totalmente novo.
    ..... Criem um otsanswers.com ou algo do tipo, e aproveitem a grande resposta que ele terá - se tiver - para colocar um link para o XTibia.com.
    ..... O problema de marketing é resolvido! Sistemas como esses com a marca XTibia são a real publicidade!
    ..... Aí INTEGREM o sistema ao XTibia. Vai dar um pouco mais de trabalho, mas é com certeza a melhor escolha.
    ..... O exemplo do Answers pode facilmente ser expandido para o aparentemente abandonado XWiki.
    ..... Por falar nisso...
     
     
  • Abandonos
    ..... Onde foi parar o jornalzinho, que eu tanto adorava?
    ..... Porque pararam de dar destaques a bons artigos (naquele lugar do site onde atualmente está "Novidade: XTibia Blogs!"
    ..... Eu sei, é o sujíssimo falando do mal-lavado [leia-se OTDev],
    ..... Mas o usuário precisa de respostas sobre o que está acontecendo. Simplesmente parar de oferecer algo por nenhum motivo aparente é triste.
    ..... E onde foi parar o belíssimo layout do site que alguém estava fazendo?
     
     
  • Concorrência
    ..... Não sei exatamente o que acontece na concorrência, mas percebe-se maior movimentação por parte deles (principalmente na página inicial - ó, estaria eu certo?).
    ..... Sobre a padronização dos tópicos, ela existia, não sei quando ou o motivo de ter sumido, mas realmente é um "must-have".
    ..... E discordo sobre colocar no conteúdo algo como a Avaliação de Tutoriais, para aprová-lo ou não.
    ..... Acredito mais em destacar o MELHOR conteúdo do que em selecionar conteúdo.
    ..... No âmbito de comparação com OTFans e OTLand...
    ..... Bem, comparar o XTibia com esses dois sites é impraticável.
    ..... OTFans e OTLand são sites com focos diferentes do XTibia, não faz sentido.
    ..... Mas sou totalmente a favor em comparar OTFans e OTLand entre si, ver o que eles têm de melhor e descobrir uma forma de aplicar isso no XTibia.
    ..... Voltando à concorrência, eles possuem programados/scripters oficiais que produzem conteúdo oficial. Pensem nisso.
     
     
  • Fórum vs XDownloads vs XFiles
    ..... O XDownloads é algo ótimo, bem como os downloads do fórum o são.
    ..... Uma integração entre eles seria interessantíssima.
    ..... Isso é, se você posta um download no fórum, uma cópia é criada no XDownloads.
    ..... Se você posta um download no XDownloads, uma cópia (já padronizada) é criada no fórum.
    ..... Lindo, não!?
    ..... Acredito na inutilidade de um XFiles na forma como foi proposta, ENTRETANTO...
    ..... Que tal um XFiles com os melhores downloads do XTibia?
    ..... Isso é, saiu a versão SVN oficial x.y.z. Ela vai estar no XFiles. Sem vírus. Garantido.
    ..... Saiu a melhor versão de OTServ da história. Ela vai estar no XFiles.
    ..... Saiu o pack de scripts fodástico HBC. Ele está no XFiles.
    ..... Voltando à questão de focar somente no fórum: os usuários ativos podem preferi-lo, mas é obrigatória uma porta de fácil acesso para os visitantes e todos que não usam o fórum no geral.
     
     
  • Conteúdo
    ..... Esse deveria ser o assunto mais completo e discutido, mas ficou tarde e fiquei cansado. Talvez volte a insistir nisso depois.
    ..... Eu sei, eu sei. O conteúdo de programação foi minha responsabilidade e não cumpri.
    ..... Mas não falemos disso. Falemos sobre o que eu DEVERIA ter feito.
    ..... Falta um incentivo REAL, algo que busque o scripter/programador.
    ..... O que ele ganha sendo o melhor dos melhores? Reputação?
    ..... O que a reputação em um portal de OTServ dá a ele? Acho que não muita coisa.
    ..... Pensem nisso.
    ..... A maioria das pessoas que postam códigos são novatos no mundo da programação, que iniciaram justamente por causa do OTServ.
    ..... Foquem na formação, artigos e tutoriais que facilitem o aprendizado.
    ..... Seduzam o scripter desde o começo. É o melhor caminho.
    ..... Chamem pessoal da old-school se necessário.
    ..... Na questão do conteúdo de servidores e afins (voltando à questão de Downloads?), concordo com o JV na questão dos anúncios de updates.
    ..... Concordo principalmente com a visão de alguém (não lembro quem) sobre os servidores serem o conteúdo-porta-de-entrada para os interessados em OTServ.
    ..... Se ele precisar de algo mais, irá até onde conseguiu seu servidor, onde procurará aprender mais, etc, etc.
    ..... Repetindo: seduzam desde criança.
    ..... Insiram a criança no sistema, façam ela crescer denpendente dele, só assim ela permanecerá e contribuirá para melhorá-lo.
     
     
  • OTServ colaborativo
    ..... Vi esse projeto como um substituto muito melhor organizado para o OTDev.
    ..... Entretanto, creio que deve-se antes buscar pelo menos um scripter/mapper/etc que vá mesmo ajudar, liberar o pack inicial, e então usá-lo como desafio de melhoria.
    ..... Criar um verdadeiro grupo de discussão, como um projeto OpenSource, etc.
    ..... Enfim, acho que e quase idêntico ao que o Gustavo pensou, mas realmente, acredito em liberar uma versão inicial, mesmo que basicona, antes.
    ..... Discordo com o JV sobre ser obrigatório reorganizar o fórum antes. Desejável, sim. Obrigatório, não.
    ..... Sobre patrocinar alguém para deixar o servidor online: ME PATROCINA GALVÃO!
    ..... E ri um bucado da analogia dos amistosos, mesmo fazendo sentido.
     
     
  • Respondendo a pergunta feita ao JV
    ..... Eu achava divertido criar eventos/histórias acontecendo durante o jogo, com mensagens broadcast sobre possíveis falas dos personagens que davam uma idéia do que acontecia.

 

É isso.

 

Algumas coisas ficaram repetidas, outras mal explicadas, outras confusas... Enfim, estou com sono demais para revisar agora.

 

Beijinhos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Val como sempre um exímio analista.

Boa análise brother, com certeza a equipe irá ser aproveitar dela.

 

No mais, eu realmente tenho um carinho maior pelo fórum, acho ele mais eficiente e eficaz que o site. É nele que estão os usuários, os usuários em potencial e até os futuros membros da equipe, é nele que está o desenvolvimento do projeto. E com o crescimento dele, que o XTibia de fato irá crescer.

Eu creio piamente que o Fórum É o coração do XTibia, e o Site, se existisse como home, deveria ser meramente como divulgador de conteúdo e artigos, ou seja, fazer aquilo que o IPB não faz de melhor.

 

E sobre ser obrigatório organizar o fórum antes, bem, acho eu, que seria tão...digamos, esclarecedor e interessante ao usuário que isso iria sim, ajudar muito no decorrrer do Colab-OT.

 

No mais, sobre as fronteiras do IPB, bem, temos 2 vertentes, se quisermos fazer algo a parte, é, não precisamos nos preocupar com isso do fórum, mas se quisermos fazer algo além disso, acho que uma integração com o XTibia Fórum, dentro ou fora do próprio fórum, whatever, É SIM necessária, a menos que isso atrase demais o projeto.

Mas aí é da questão da capacidade da equipe de lidar com tais situações, mas que, isso sim, agrega valor ao serviço, é óbvio que agrega.

Editado por JV Chequer
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Val,

 

Muito obrigado pela excelente análise que nos deu, mais uma vez.

Estou compilando tudo aqui e em breve vamos dar um parecer para a equipe, mas pode se preparar que ainda essa semana já teremos novidades acontecendo e mudando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

gostaria q vc tb participasse dessas mudanças gustavo, não só administrando.. mas realmente participando.

 

geralmente vc começa um projeto e pára depois de pouco tempo por algum motivo :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

noobinhu,

 

Concordo com você rapaz, eu estava afastado do xtibia.com e o don estava tocando tudo sozinho, estou voltando para dar uma força para ele. Meu tempo é curto, pois eu trabalho e faço faculdade e como qualquer ser humano também preciso dormir, mas estamos experimentando uma nova forma de administrar o xtibia.com que há 2 semanas vem dando certo e estamos conseguindo equilibrar as coisas.

 

Também reconheço que temos MUITOS problemas e isso não vai se resolver de um dia pra o outro, por isso, peço a ajuda de todos e compreensão.

 

vou postar aqui todas as nossas providências comentando CADA ponto que citaram neste tópico e dando prazos (curto, médio e longo) para cada uma, quero que vocês cobrem também, o xtibia.com é de vocês também. Quem quiser puxar minha orelha ou a don don administracao@xtibia.com!

 

Para presidente VOTE 23! (brincadeira rsrs)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

apesar de não precisarem da minha ajuda (como o gustavo excluiu minha mp nem se deu o trabalho de responder) boa sorte ai pra voces

 

até mais.

Editado por Mattew
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


×
×
  • Criar Novo...