Ir para conteúdo

[Tudo Sobre Tibia] O que faz um Tutor no Tibia?


Posts Recomendados

Tutores são uma peça fundamental no suporte ao jogador no Tibia. Várias questões e problemas podem ser resolvidas pelos tutores, sem que se tenha de apelar a um gamemaster ou à alguém da CipSoft. Mas ainda assim, muitos jogadores ou não sabem dos tutores, ou não conhecem direito o que são eles.

 

No presente artigo entraremos em detalhes a respeito do que exatamente é um tutor, as suas responsabilidades e habilidades, como contatá-los e como poder se tornar um.

 

1. O que é um Tutor

 

Tutores são jogadores que possuem um grande conhecimento a respeito do jogo, e que foram confiados a tarefa de auxiliar os jogadores, e aconcelhá-los. Tutores respondem a questões técnicas a respeito do jogo (como uso do cliente, do jogo, do site oficial), dúvidas básicas a respeito de como se jogar (por exemplo, como fazer ou usar alguma determinada coisa no jogo, como banco, magias, etc.), e sobre as regras. Porém não é tarefa dos tutores responder a questões mais avançadas a respeito do jogo, por exemplo como completar uma certa quest ou como conseguir um certo item.

 

Os tutores também ajudam no cumprimento das regras e na detecção de bugs (defeitos) do jogo. Eles tem a possibilidade d reportar diretamente a CipSoft frases que violem as regras ditas nos forums oficiais e nos canais públicos, nomes que violem as regras, e bugs do Tibia. Deve-se ressaltar que tutores não são representantes oficiais da CipSoft, e não possuem qualquer autoridade acima da de um jogador comum.

 

2. Obtendo ajuda de um tutor

 

Tutores podem ser encontrados no canal "Help" dentro do jogo. Ele pode ser acessado pela lista de canais ou pelo atalho Ctrl+T . A tarefa mais importante dos tutores é responder a questões a respeito do jogo, o cabeçalho do canal Help diz (em Inglês):

"Bem vindo ao Help Channel! Sinta-se a vontade para perguntar questões a respeito dos controles do cliente, jogabilidade geral, uso de contas e a página oficial. Questões aprofundadas sobre o conteúdo do jogo não serão respondidas. Jogadores experientes ficarão delizes em te ajudaram com o melhor do conhecimento deles. Tenha em mente que este não é um canal para conversas gerais. Então por favor limite as suas sentenças a questões e respostas relevantes."

O "Help" é um bom local para receber ajuda imediata a respeito de alguma dívida geral relacionada ao Tibia, mas note que o "Help" não é local para pedir ajuda física (como ser resgatado, ajudar a derrotar um inimigo, etc.), nem o local para alguma questão mais avançada, do tipo como completar uma quest, como derrotar um oponente, como conseguir certo item, etc. Uma parte importante do jogo é o jogador trabalhar nele para conseguir fazer certas coisas, os tutores apenas auxiliam no básico de como se jogar, não teria graça se um tutor ou outra pessoa fizesse tudo para você ;-).

 

Esteja ciente que o Inglês é idioma que oficial do "Help" e que, portanto, DEVE ser utilizado nele. Mas você pode obter ajuda, na língua que quiser, em particular: basta solicitar no Help um tutor brasileiro, por exemplo. Há várias formas de se pedir, por exemplo: você pode dizer, como no linguajar do jogo, "Tutor br?"; mas se você quiser ser mais formal, pode dizer algo como "Can a brazilian tutor help me?". Então você e o tutor podem conversar em Português por meio de mensagens particulares.

 

2. Reportando problemas aos tutores

 

Os tutores também podem ajudar no que toca à violações das regras cometidas nos canais públicos do jogo, nomes ilegais, e bugs do Tibia. Qualquer outra coisa cai na jurisdição dos gamemasters, mas falaremos disso em outro artigo ;-). Também pode-se contatar um tutor no "Help" para essas questões.

 

Todos os tutores podem reportar nomes ilegais, e se você viu um nome assim, o conte a um tutor. Note que um tutor não possui a palavra final a respeito de se um nome é punido ou não, isso fica a cargo da CipSoft. Se um tutor submete intencionalmente um nome não ilegal, o tutor pode ser punido.

 

Os tutores também podem reportar bugs (defeitos) do jogo diretamente ao departamento técnico do Tibia. Um bug pode ser uma coisa que não funciona como deveria, um gráfico errado no mapa ou em algum item, erros de ortografia nas coisas do jogo, etc. Se o bug for relacionado a um certo local do jogo, por exemplo um gráfico fora do lugar, o tutor deve estar o mais próximo possível do lugar. Isso não é necessário se o bug não estiver relacionado a um local específico ou na fala de algum NPC (nesse último caso, o nome do NPC é mais importante que o local). Ao você reportar um bug a um tutor, dê o máximo de informações a respeito do problema, e como reproduzir ele. Lembre-se que abusar de um bug para conseguir vantagens é uma violação séria das regras do jogo, e no muitas contas já foram deletadas por esse motivo.

 

Tutores que se tornaram Senior Tutor também possuem a habilidade de reportar frases ilegais ditas nos canais públicos do jogo e nos fóruns oficiais. Se você viu alguma violação em um desses locais, fale com um tutor. Nos canais públicos, ao se reportar uma frase é enviado junto os três minutos anteriores e um minuto depois da conversa; nos fóruns o jogador que teve a sua postagem reportada fica mudo nos fóruns até o report ser processado. Novamente aqui os tutores não possuem a palavra final a respeito de se alguém será punido ou não (a CipSoft decide isso), e eles podem ser punidos se usarem mal a habilidade de reportar.

 

3. Como se tornar um tutor

 

Em princípio, qualquer jogador que atingir a certos requerimentos mínimos, e passarem em uma prova, poder virar tutor. Os requerimentos são:

  • ter jogado por pelo menos três meses
  • ter, no mínimo, um personagem com pelo menos level 20
  • a conta ter de ser registrada
  • é necessário ter tido Premium Account pelo menos uma vez, embora não seja necessário ter uma no momento de se tornar tutor
  • o "criminal record" do jogador tem de estar limpo, o que significa que ele não pode ter punições (o "criminal record" é apagado depois de seis meses sem violações)
  • não ter sido desonhosamente demitido da posição de tutor (razões para isso são: submeter vários reports errados, ser banido enquanto tutor, se alguém da CipSoft decidir fazer isso)
  • ter um vasto conhecimento sobre o jogo e a sua documentação oficial
  • não ter sido reprovado no teste de tutor nos últimos dois meses

Uma coisa extremamente importante: tutores devem saber ler e escrever em Inglês fluentemente. Em outro caso, nem adianta tentar virar tutor, pois não teria como fazer o teste, nem entender e responder as questões dos jogadores.

 

Atingido os requerimentos, pode-se fazer o teste de tutor na página da conta no site oficial do Tibia, para começá-lo tem de clicar no botão "become a tutor". O teste de tutor é o grande gargalo no processo de se tornar tutor, muitos jogadores experientes falham na primeira (ou primeiras tentativas), para passar é preciso conhecer bem o jogo e ler com muita atenção as questões.

 

O teste consiste em 20 questões de múltipla escolha, com até 5 alternativas cada, a serem respondidas em até 45 minutos. Deve-se selecionar a alternativa, ou as alternativas, corretas em cada pergunta. Uma vez que o exame começou, não é possível interrompê-lo. Para passar, é necessário acertar tudo, nenhum erro é permitido. Caso a pessoa seja reprovada, é possível fazer o exame de novo depois de dois meses.

 

Tutores que estiveram ativos no cargo por pelo menos três meses, sem nenhum bad report (mal report) nos últimos dois meses, são promovidos a Senior Tutor.

 

Os tutores devem ser ativos na posição, o que significa principalmente ficar no canal "Help" respondendo a questões. Reportar nomes, frases ou bugs também contam para a atividade, mas um tutor não precisa reportar nada para ser considerado ativo (basta responder coisas no "Help"). Os tutores podem fazer uma pausa quando quiserem, desde que ela não seja maior do que oito semanas. Tutores inativos perdem o cargo, mas isso não é uma demissão desonrosa, ou seja, podem se tornarem tutores novamente.

 

Se espera que os tutores sejam modelos de conduta, o que significa que caso algum seja punido, ele perde o cargo.

 

Mais informações sobre como se tornar um tutor, bem como demais informações sobre um, pode ser encontrada no documento Tutor Guide do site oficial do Tibia. É interessante ressaltar que esse documento não se encontra traduzido, pois um Tutor tem de saber Inglês.

 

3. Algumas considerações a respeito de se tornar um Tutor

 

Infelizmente há quem não tenha o menor interesse e competência para ser um tutor, mas de alguma forma entra no cargo (trapaceando, certamente). Eu digo que não há o menor sentido para isso já que os tutores não possuem nenhum poder especial, eles são jogadores normais que aceitaram a tarefa voluntária de ajudar a outros jogadores. A CipSoft é bastante grata pela ajuda dos tutores, bem como os jogadores beneficiados, e um mal tutor pode simplesmente atrapalhar o suporte aos jogadores. Quem quer se tornar um Tutor, deve ter o interesse de ajudar aos outros.

 

Um mal tutor logo acabará sendo demitido normalmente por um desses motivos:

  • dizer besteiras no "Help"
  • fazer maus reports
  • ficar inativo (possivelmente para evitar fazer besteira...)

4. Conclusão

 

Tutores desempenham um importante papel na assistência a outros jogadores, eles são capazes de esclarecer dúvidas e ajudar em certos casos de violações das regras. Da próxima vez que precisar de ajuda no Tibia, considere em falar com um Tutor, e não se esqueça de ser educado(a) com ele já que eles estão lá para ajudar :-)

2277790778545484216-3574148207555511374?l=www.tudosobretibia.com

 

Fonte: TudoSobreTibia.com

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 years later...

Bom, a descrição está bem legal..

Mais sempre tem aqueles servers.. que alguns tutores nem passam pelo Help xD.

 

As vezes demoram pra entrar e etc, mas faz parte.

 

Obrigado por trazer este conteúdo ao Xtibia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ TiagoPaolini, excelente matéria, ótimo português excelente explicação e um ótimo conteúdo, sempre vejo suas matérias porque sei que são sempre boas e interessantes.

 

Continue assim trazendo suas matérias ao XTIbia.com

 

@ Rhodes

 

Cuidados com esses tipos de comentários pois podem se considerar flood.

 

Abraços.

Editado por MattheusOT
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

×
×
  • Criar Novo...