Ir para conteúdo

Aprenda A Criar Um Server E Deixa-lo Online


DanielMonea

Posts Recomendados

Tutorial Para Iniciantes

 

 

 

Vou ensinar vocês a criar um OTserv (Open Tibia Server) e bota-lo online

 

1º - Baixando seu Server

 

Para começarmos você precisara baixar um Server pronto

 

Você pode encontrar alguns Servers prontos neste link:

http://www.xtibia.com/forum/Downloads-Servidores-f596.html

 

Obs: Talvez o seu Anti Virus acuse virus no Server que você baixou, mas não se preucupe é só uma DLL não reconhecida por alguns Anti Virus, mas sempre olhe a Scan do que você está baixando, pois pode ser Virus mesmo

 

 

 

2º - Baixando o WinRAR

Você precisará do WinRAR para descompactar seu Server:

Download WinRAR

 

 

 

3º - Instalando o WinRAR

 

Agora vamos instalar o WinRAR

 

Na primeira parte da instalação clique Instalar

 

imagem1v.png

 

e na outra tela que aparecer clique em OK

 

 

 

4º - Extraindo seu OTserv

 

Vá aonde você salvou seu Server que você baixou, ele devera estar Zipado, então Clique com o botão Direito do mouse em cima dele e selecione a opção Extrair Arquivos

 

imagem2p.png

 

 

Depois irá aparecer uma tela para você escolher oque quer fazer, lá você escolhe o caminho onde será extraido o OTserv, se quiser extrair la mesmo onde está o OTserv zipado, clique em OK, se quiser extrair em outro lugar Clique em Exibição

 

imagem3t.png

 

 

 

5º - Editando arquivos do seu Server

 

Depois que extrair os arquivos do seu OTserv abra a pasta dele

ficara mais ou menos assim: C:\Documents and Settings\Seu Usuário\Desktop\NomedoSeuOTserv\NomedoSeuOTserv

Nesta pasta terá o Arquivo config.lua, a pasta data, o Exe do ot (nas imagens o meu não tem porque ativei o Avast então deixei sem) e talvez a pasta remote control

 

imagem4x.png

 

 

para abrir os arquivos para edita-los você clica com o botão direito no arquivo que deseja editar seleciona a opção Abrir com

 

imagem5k.png

 

 

 

Então abrira uma Tela, selecione o Bloco de notas e selecione a a opção "Sempre usar o programa selecionado para abrir este tipo de arquivo"

 

imagem6i.png

 

e sempre que você quiser editar um arquivo que não abre com bloco de notas repita este processo

 

 

Explicando:

 

Pasta data: é onde está a maioria dos arquivos do seu OTserv

 

Pasta remote control: é onde está o remote control do seu OTserv (alguns OTservs não têm)

 

Arquivo config.lua: é onde você configura a parte geral do seu OTserv (Exemplo: Exp, Skills, nome do seu Server, etc.)

 

 

 

6º - Entendendo os arquivos e a pasta data do seu Server

 

Agora vou explicar um pouco mais sobre a pasta data

bom na pasta data você encontrará os arquivos:

 

 

admin.xml -->> este arquivo serve para você botar uma senha no Remote Control

 

ATENÇÂO: Vou Mandar um Tutorial de Remote Control do meu amigo DanielStyfler

Link: http://www.xtibia.com/forum/Sabendo-Mexer-...rol-t69298.html

 

 

bans.xml -->> neste arquivo mostra todos os Players banidos do seu server e a razão do ban

 

beds.xml -->> neste arquivo mostra todas as pessoas que estão dormindo em alguma cama (não são todos os OTservs que tem este arquvivo, apenas os que tem sistema de dormir em camas nas houses)

 

commands.xml -->> neste arquivo mostra alguns comandos de Players, Tutores, GMs e Gods

 

ATENÇÃO: Vou mandar um Tutorial de Commands do Usuário omega blueheaven

Link: http://www.xtibia.com/forum/Mini-tutorial-...dos-t53496.html

 

 

guilds.xml -->> neste arquivo mostra as guilds criadas em seu Server, os membros de cada guild, os vice-liders de cada guild e o lider de cada guild

 

outfits.xml -->> neste arquivo mostra todas as outfits do seu server

 

stages.xml --> este arquivo serve para você escolher as Exp do seu server e ainda pode botar stage, por exemplo: do level 1 ao 20 a exp é 200, do level 21 ao 30 a exp é 100, do level 30 ao 70 a exp é 50 e assim vai você que escolhe

 

ATENÇÃO: Vou mandar um Tutorial do meu amigo DanielStyfler, para aprender a configurar as Stages do seu Server

link: http://www.xtibia.com/forum/Mudando-Exp-Se...xml-t69446.html

 

 

vocations.xml -->> neste arquivo você escolhe a cap que cada vocação ganha a pegar level, o HP, a Mana... quanto ela ira regenerar (por exemplo em 5 em 5) pode escolher também o fast atack de cada uma

Obs: quanto menor o fast atack mais rápido o player irá atacar (por exemplo: com fast atack 2000 que é o padrão o player ira atacar mais lentamente do que com fast atack 1000)

 

 

 

Agora vou explicar as pastas da pasta data:

 

Pasta accounts -->> nesta pasta você encontrara as accounts (contas) dos Players do seu server se quise modificar pode modificar, como botar uma premium ou muda o numero da account mas tome cuidado para não mecher em coisa errada se não pode simplismente bugar a account

 

Pasta players -->> esta pasta tem muita ligação com a pasta players nela você edita os seus Players, como mudar level, skills, as coordenadas onde ele está, etc.

 

ATENÇÃO: vou ensinar vocês uma coisa, vamos supor que você quer mudar sua senha e sua account pelos arquivos, você tem que ir no arquivo do player que deseja alterar algo mudar a account para a nova que você quer, depois vá na pasta account procure pela account que você quer alterar mude o nome dela para o número da nova account depois abra o arquivo e mude a senha se quiser

 

Pasta actions -->> nesta pasta fica tudo de actions desde scripts como action.lua, bom o action serve para fazer uma ação em alguma coisa, por exemplo: aquela lavanca que você puxa da quest Demon Helmet e some aquela pedra rosa, para este processo ocorrer usa-se uma action

 

Pasta items -->> nesta pasta fica as ID dos itens (ID é tipo de uma identidade cada iten tem uma ID, por exemplo a do Crystal coin é ID 2160) você também pode editar os atacks das armas, e defesas de equipamentos, pode até mesmo alterar o nome de uma leather armor para "armor marrom"

 

Pasta logs -->> esta é uma pasta muito interessante porque no arquivo commands que tem dentro dela você ve todos os commands usados por todos os Tutors, GMs e Gods... assim aquele God que cria itens para o char dele escondido de você não pode te enganar (Já descubri muita malandragem de outros GMs por este arquivo)

 

Pasta monster -->> nesta pasta você pode ver e editar todos as criaturas/monstros do seu Server, pode até criar monstros novos, pode editar a exp que dá cada monstro, pode edita o loot dele a força o HP, os poderes deles, etc.

 

Pasta movements -->> esta pasta mostra todos os movements do seu Server, um movement serve por exemplo para fazer funcionar o sistema de natação... ou acha que é so cria um Server bota uma Aguinha la pula e sair nadando? ERRADO

 

Pasta npc -->> é nesta pasta que ficam os scripts dos NPCs, nesta pasta você pode criar um NPC e também pode editalos

ATENÇÃO: para você criar um NPC tem que ter ligação entre o arquivo do seu npc na pasta NPC e na pasta Scripts dentro da Pasta NPC, exemplo: o nome do seu NPC é Jack, ai você tem q por o nome do arquivo Jack dentro do arquivo tera algo assim "Npc Name = "Jack" tem que por o Jack ai tem que ter o destino por exemplo se o Jack é npc de vender Banana você poem no scripts Banana ai tem que ter ligação (bom não consegui explicar direito se você não entender procure um tutorial de criação de NPCs aqui no XTibia)

 

Pasta raids -->> uma Raid é tipo de um comando de invasão por exemplo... vou dar um exemplo: eu fiz uma raid de Rato para invadir carlin ai eu falo "/Raid Rat" ai configuro a mensagem de invasão etc. (caso se interesse pelo assunto procure tutoriais sobre Raids aqui no XTibia)

 

Pasta spells --> esta pasta serve para mostrar as spells do seu servidor, você pode editalas ou criar uma Spell também, nesta pasta também esta scripts de Runas

 

Pasta weapons -->> Weapons são por exemplo Wands e Rods, na Weapon de uma wand você escolhe se ela é de energy, fire, ice, etc. Também tem weapons de distance como assassin star bolts, etc

 

Pasta world --> nesta pasta está guardado o mapa do seu server, que você pode edita-lo com um MapEditor, na pasta também tem os arquivos de Houses (Casas do server), o arquivo que diz oque tem dentro de cada casa, etc

 

imagem7cqo.png

 

 

 

7º - Liberando a Porta 7171 do seu Servidor

 

bom agora que você ja deve ter entendido mais ou menos oque é um OTserv vou ensinar a deixa-lo Online

Bom para começar devemos liberar a Port 7171

Clique em Iniciar >> Painel de controle

 

imagem8i.png

 

 

Quando abrir o Painel de controle clique em Firewall do Windows

 

imagem9.png

 

 

Depois clique em Exceções

 

imagem10x.png

 

 

Depois clique em Adicionar Porta

 

imagem11.png

 

 

Ai faça do jeito que vou fazer aqui

 

Nome: Open Tibia Server

Número da porta: 7171

[x] TCP [ ] UDP

 

e clique em OK

 

imagem12m.png

 

 

 

8º - Como configurar seu server SQL para fazer ele funcionar

 

8º A - Baixando Xampp e o Instalando

 

ATENÇÂO: ESTA PARTE É SÓ PARA SERVER SQL , SE O SEU SERVER É XML PULE PARA A 9º PARTE (IP FIXO)

 

Bom para isso você precisará de um programa chamado Xampp pode ser usado também para botar seu Site Online mas não vamos falar de sites e sim de OTserv apenas

 

para começarmos você tem que ter o Xampp que pode ser baixado no link abaixo:

http://www.baixaki.com.br/download/xampp.htm

 

quando você baixar, abra o instalador do Xampp

 

escolha a linguagem English

 

imagem18r.jpg

 

 

Depois vai abrir a tela de Instalação na primeira parte clique em Next

 

imagem19x.jpg

 

 

na segunta parte da instalação escolha o diretório (recomendo deixar como está) e clique em Next

 

imagem20.jpg

 

 

na terceira parte da instalação marque todas as opções e clique em Install

 

imagem21r.jpg

 

 

na quarta e ultima parte clique em Finish

 

imagem22.jpg

 

depois clique OK e Sim para as telinhas que aparecerem

 

 

 

8º B - Configurando seu server SQL para faze-lo funionar

 

Depois que você Instalou o Xampp vamos abri-lo

 

vá em "c:/xampp" e abra o xampp-control

 

imagem23x.jpg

 

 

Depois que você abriu o xampp-control, vai ter Apache, MySql, FileZilla e Mercury (que está desativado, e não vamos usar)

 

de Stop em FileZilla se estiver Running e de Start em Apache e MySql se não estiver Running

 

imagem24l.jpg

 

 

Depois entre neste link: http://localhost/

 

Tera as linguas: English / Deutsch / Francais / Nederlands / Polski / Italiano / Norwegian / Español / 中文 / Português (Brasil) / 日本語

 

Escolha English não escolha Português porque tem alguns erros

 

imagem25.jpg

 

 

Depois que você clicou na Lingua "English" vai abrir o Site, na coluna esquerda onde ta escrito XAMPP clique em Security

 

imagem26.jpg

 

 

Depois que você clicou em Security vai abrir outra Pagina da Internet ai vai aparecer um link, clique no link que é igual a este:

=> http://localhost/security/xamppsecurity.php <= [allowed only for localhost]

 

imagem27.jpg

 

 

Bom depois que você clicou no link ira aparecer uma pagina para você escolher sua senha

 

MYSQL SECTION: "ROOT" PASSWORD

 

MySQL SuperUser: root ["root" será seu usuario]

 

New password: [aqui você bota sua nova senha (se deseja trocar) mas no caso nós vamos criar uma senha pois você não possue uma conta]

 

Repeat the new password: [aqui você repete sua nova senha para confirmar que não errou mas no caso você confirmarar a senha que deseja criar, pois você não possue uma conta]

 

PhpMyAdmin authentification: http [ ] cookie [x] (deixe marcado "cookie")

 

---- Security risk! ----

Safe plain password in text file? [ ] / [x] (marque se você quiser, serve para salvar sua senha no diretório a baixo)

(File: C:\xampp\security\security\mysqlrootpasswd.txt)

 

[Password changing] -->> depois clique neste botão para criar sua Senha

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

XAMPP DIRECTORY PROTECTION (.htaccess)

 

User: [Ponha o usuario que deseja usar aqui]

 

Password: [Ponha a senha que deseja usar aqui]

 

---- Security risk! ----

Safe plain password in text file? [ ] / [x] (marque se você quiser, serve para salvar sua senha no diretório a baixo)

(File: C:\xampp\security\security\xamppdirpasswd.txt)

 

[Make safe the XAMPP directory] -->> depois clique neste botão para criar seu Usuario e sua Senha

 

imagem28.jpg

 

 

Depois que você criou as senhas pode perceber que surgira outro campo para você digitar que é o

Current password: [é para você botar sua senha atual se desejar trocar sua senha]

 

imagem29n.jpg

 

 

Depois pode fechar a pagina de trocar senha e volte para http://localhost/

Repare que vai abrir uma telinha para você botar seu Usuário e sua Senha

 

Nome de usuário: [nome de usuário que você escolheu na parte do XAMPP DIRECTORY PROTECTION (.htaccess) , não o "root"]

 

Senha: [senha que você escolheu na parte do XAMPP DIRECTORY PROTECTION (.htaccess)]

 

[ ] / [x] Lembrar minha senha -->> marque se você quer salvar sua senha (sempre que aparecer esta tela sua senha ja vai estar digitada)

 

imagem30.jpg

 

 

ai na coluna esquerda onde ta escrito Tools clique em phpMyAdmin

 

imagem31n.jpg

 

 

Depois que você clicar em phpMyAdmin vai abrir 2 campos para você digitar seu Usuário e sua Senha

 

Usuário: [em Usuário ponha "root"]

 

Senha: [aqui você poem a senha que você escolheu na parte de MYSQL SECTION: "ROOT" PASSWORD]

 

imagem32.jpg

 

 

Bom depois que você digitar sua senha e entrar vai abrir o "phpMyAdmin"

 

Bom deixe a página da internet aberta e vamos para a pasta do Server SQL

 

Abra a pasta do seu Server, e abra o config.lua (se ele não abrir com o Bloco de Notas, e você não sabe como fazer para abrir com o Bloco de Notas, vá la no começo do tutorial em Editando arquivos do seu Server

 

Depois que abrir o Bloco de notas procure por -- MySQL

 

-- MySQL

mysqlHost = "localhost" -->> não mexa aqui

mysqlUser = "root" -->> não mexa aqui

mysqlPass = "1234567" -->> aqui você poem a senha do root do MySQL (que você usa para acessar o phpMyAdmin)

mysqlDatabase = "otserv" -->> aqui você poem o nome do seu Server ou o nome que você escolheu no My SQL Localhost

mysqlPort = 3306 -->> não mexa nesta porta

 

imagem36.jpg

 

 

Depois vamos para a linha -- SQL

 

-- SQL

sqlType = "mysql" -->> vai estar "sqlite" mude para "mysql"

passwordType = "plain" -->> não mexa

 

imagem37p.jpg

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

lá você verá uma parte que está Escrito:

 

MyLSQL localhost

 

Criar novo Banco de Dados

 

na primeira janelinha que você poem o nome do seu Server (que na imagem a baixo está "otserv") ou outro nome qualquer você escolhe

 

aí na outra janelinha que da para você escolher algumas opções deixe marcado a opção Collation

 

aí na outra janelinha que está escrito Collation de conexão do MySQL deixe marcado a opção utf8_general_ci

 

e Clique em Criar

 

imagem33c.jpg

 

 

Depois que você clicou em Criar vai atualizar a Página obvio, então deverá aparecer esta mensagem "CREATE DATABATE 'nome do seu OTs ou o nome que você pois no passo anterior' ;"

 

Bom aqui como eu Botei no nome "otserv" vai ficar assim

"CREATE DATABASE 'otserv' ;"

 

imagem34.jpg

 

Depois clique em Importar

 

imagem34j.jpg

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

9º Criando um IP FIXO pro seu Server

 

9º A - Se cadastrando no No-IP

 

Primeiramente entre no site http://www.no-ip.com/

 

Depois clique em Create Account

 

imagem13.png

 

 

 

Account Information:

 

Email: [Coloque seu E-mail (exemplo: seunome@hotmail.com)]

 

Password: [Coloque sua Senha (exemplo: 123456)]

 

Confirm Password: [Digite novamente sua Senha (exemplo: 123456)]

 

--------------------------------------------------------------------------------

 

About You:

 

First Name: [Coloque seu Primeiro Nome (exemplo: Daniel)]

 

Last Name: [Coloque seu Sobrenome (exemplo: Silva)]

 

Zip/Postal Code: [Coloque seu CEP (exemplo: 12345-678)]

 

--------------------------------------------------------------------------------

 

Account Acces:

 

Security Question: [selecione uma Pergunta Secreta (exemplo: What is your pets name?) traduzindo -> Qual é o nome do seu Animal de Estimação]

 

Your Answer: [sua Resposta Secreta (exemplo: Rex)]

 

Birthday: [selecione o Mês em que você Nasceu] [Dia que você Nasceu] [Ano que você Nasceu]

 

ai clique no botão [i Accept, Create my Account]

 

 

 

9º B - Confirmando e-mail do No-IP

 

Agora você precisa-rá confirmar o e-mail que você vai receber ou ja recebeu do No-IP

 

imagem15e.png

 

 

bom depois de acabar o Cadastro você receberá um e-mail do No-IP para ativar sua conta

 

imagem16.png

 

 

BOM eu TERMINO o topico amanha, é dificil terminar este tutorial em 2 dias, ainda + pq eu estudo e tinha q salvar ele neh? então aguarde que amanha esta pronto :D pelo - vc aprender metade :p

e lembrando que eu não copiei o topico do GodMarlboro

.|.

.|.

.|.

\/

 

Estava sem continuar o TUTO por que eu estáva sem PC... sry

Editado por DanielMonea
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho q vc copiou uma parte desse tutorial do outro q esta na aprovação só adicionou a ultima parte.

Mas mesmo assim está bom.kkkk

 

Malz não tinha lido sua mensagem.

Mas mesmo assim não sei de quem o topico é?????

Pode me responder

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiro Se você pesquisar aqui no Forum tem uns 1000 tutoriais com o mesmo Conteudo.

Segundo XML já está mais do que Ultrapassado.

 

Tutorial Fail !

 

Cadê os Créditos ?

 

Att ,

 

LorDz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para começar leia o topico do godmarlboro... eu sou o godmarlboro so q o godmarlboro travo seila fui troca o email dele e deu pau num entrava + dps vi q ele foi banido ¬¬

 

ai pedi pra deletar akelee topico e deixar este caso eu não consiga recuperar a conta

 

 

vou explicar... bom eu tenhu uma conta q se chama DanielStyfler tenhu uns 3 tutos nela... so q qria mudar o nome login e td,.. e nao é possivel ai criei o godmarlboro que deu pau na conta seila oq aconteceu... ai entao criei este pode ver q as 3 contas se chamam daniel e as 3 tem Tyth Holdo no char do tibia vo ate manda um post com o DanielStyfler pra provar q fui eu... e vo tenta loga o godmarlboro também

 

cya ~~ espero q entendam

 

 

@edit

 

olá fui pra casa do meu pai hj ai tewnhu q acabar o tuto aki as imagens ficarão meio diferente e maiores pq aki o munitor é 22" e o windows é vista (Vista = Lixo :p)

Editado por DanielMonea
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se nem imagina kkk ainda bem q eu tinha colado o topico td no bloco de notas pra foi so ctrl + c ctrl + v aki nao precisei postar as fotos td de novo hehe foi sorte... pior q eu mandei um email pros adm do xtibia e ngm respondeu o erro na conta do godmarlboro ate agora --' ele ta la travado :S

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado... se nao aprovarem eu me mato to a 4 dias fazendo esse tuto usahaush :party:

 

 

@Edit

 

só botei SQL graças a sua critica =)

 

criticas são esenciais (achu q escrevi essa palavra errada :p) para melhorarmos nossos trablhar... por isso Obrigado :smile_positivo:

Editado por DanielMonea
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para começar leia o topico do godmarlboro... eu sou o godmarlboro so q o godmarlboro travo seila fui troca o email dele e deu pau num entrava + dps vi q ele foi banido ¬¬

 

ai pedi pra deletar akelee topico e deixar este caso eu não consiga recuperar a conta

 

 

vou explicar... bom eu tenhu uma conta q se chama DanielStyfler tenhu uns 3 tutos nela... so q qria mudar o nome login e td,.. e nao é possivel ai criei o godmarlboro que deu pau na conta seila oq aconteceu... ai entao criei este pode ver q as 3 contas se chamam daniel e as 3 tem Tyth Holdo no char do tibia vo ate manda um post com o DanielStyfler pra provar q fui eu... e vo tenta loga o godmarlboro também

 

cya ~~ espero q entendam

 

 

@edit

 

olá fui pra casa do meu pai hj ai tewnhu q acabar o tuto aki as imagens ficarão meio diferente e maiores pq aki o munitor é 22" e o windows é vista (Vista = Lixo :p)

 

pronto eu disse que ia manda um Post com essa conta, demorei + ta aki :p

 

e o GodMarlboro num to conseguindo XTibia ainda nem repondeu o E-Mail que eu enviei :S flws :smile_positivo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

fiz este tuto pq achei a maioria mal explicada explicado pela metade etc.

 

e tem no max uns 4 tuto igual a esse, mas muitos estão com poucas fotos e mal explicados

 

:smile_positivo:

 

@Edit~

 

bom estou quase a uma semana fazendo este tuto não vo deixar de terminar para ser fechado.... vou terminar ele e ve se aprovam =)

Editado por DanielMonea
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só não entendi porque depois do Php my admin tem uma parte enorme em Branco. o.O'

 

Tá bom , mais muito estenço poem Spoiller nas imagens , e tira o XML , já que ele não é mais usado!.

 

Abraços

 

//LORDZ~

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só não entendi porque depois do Php my admin tem uma parte enorme em Branco. o.O'

 

Tá bom , mais muito estenço poem Spoiller nas imagens , e tira o XML , já que ele não é mais usado!.

 

Abraços

 

//LORDZ~

 

kkk pq dexei este espaço pq eu botei o negocio de como faze IP Fixo e dps que eu pensei em fazer o SQL por sua causa, ai dexei em branco pra editasr pq td q eu mudo a cor a tela sobe ate o final dexei o espaço em branco em quanto eu editor dps eu arrumo, sobre os Spoilers das Imagens é uma boa idea, pensei em faze isto no começo mas dps eu tinha mudado de idea, acho que vou botar uns Spoiler em cada imagem mas só quando eu acabar este tuto, e eu acho que vai demorar + uns 3 dias pq estou estudando muito, estou em epoca de provas sabe? :S

 

flws, vlw :smile_positivo:

 

@Edit

 

Bom hj fui pra casa da minha mãe, como vcs sabem na casa do meu Pai é Windows Vista e monitor 22", eu aqui é Windows XP e monitor 17" então as imagens irão ficar meio diferentes umas das outras.

 

//DanielMonea

Editado por DanielMonea
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

gostei das diversificaçoes das imagens , que deu uma aprencia ao topico superior , alem de melhorar o entendimento do assunto do seu topico , similiar a um topico de boa qualidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...