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Kina,sorc,paladin,druid


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Meu objetivo ao fazer esse topico para expor um pouco de cada vocassao e evitar floods com comentarios de ideias proprias em outros topicos.

Neste topico vocês poderam colocar dicas e opniões sobre as classes.

 

O Knight

 

 

No jogo Tibia, os knights sao especialistas em manuseio de armas, manuseio de escudos e combate corpo-a-corpo. Possuem uma grande força bruta e dispoem de enorme capacidade para carregar itens, em comparaçao as demais vocaçoes do jogo. Contudo, possuem um poder magico bastante restrito, havendo uma boa diferença quanto a todas as outras profissoes.

 

Vantagens:

 

1.Para cada level avançado, recebe 15 hitpoints, 5 manapoints e 25 unidades de capacidade.

2.Avançado mais rapido de skills (axe fighting, shielding, etc).

3.Vocaçao que recebe maior numero de hitpoints e capacidade por level avançado.

4.A mais rapida regeneraçao de hitpoints do jogo.

 

Desvantagens:

 

1.Capaz de aprender pouqui­ssimas magias.

2.A mais lenta regeneraçao de manapoints do jogo.

3.Impossibilidade de criar runas.

4.Incapacidade de utilizar varios tipos de runas, visto o baixo magic level.

5.Recebe a menor quantidade de manapoints por level.

 

Estilo de Jogo:

 

Um knight e capaz de fazer um bom dano em seus oponentes apenas com a força fi­sica, normalmente ele nao tem a necessidade de se valer de ataques magicos para matar outras criaturas ou personagens ao longo do jogo. e capaz de vencer a maior parte dos monstros, desde que tenha bons skills, bom ni­vel, bons equipamentos e muitos meios de cura (runas, flui­dos, etc). Embora eles nao tenham de gastar dinheiro com muniçao, precisam gastar uma boa quantia de dinheiro em equipamentos fortes.

 

Varios knights costumam fazer uso do seu alto poder defensivo para bloquear monstros para jogadores de outras vocaçoes, ajudando-os a derrotarem seus oponentes. Nesses casos, normalmente combina-se um preço para isso ou com qual parte dos itens ganhos dos monstros cada um dos jogadores ficara, o que acaba vindo a ser mais uma alternativa para os knights ganharem dinheiro ou itens de uma forma mais rapida.

 

Uma pratica relativamente comum entre eles tem o treinamento de skills, visando aumenta-las mais rapidamente, do que apenas caçar monstros de forma normal e aguardar o avanço natural de suas habilidades. O treinamento costuma ser feito lutando de forma intensa ao mesmo tempo com dois adversarios ou monstros, visto que este tem o maximo de oponentes que um knight pode bloquear simultaneamente.

 

- Locais de caça :

Em ordem de Level

 

Legenda:

Premium Account

Free Account

 

 

Level 8 ~ 14 | Skills 50

- Rotworms, Edron: 7k/h

Boa quantia de GPs

- Rotworms, Darashia: 9k/h

Boa quantia de GPs

- Larvas, Ankrahmun: 9k/h

Quantia mediana de GPs

- Rotworms/Carrion, Liberty Bay: 11k/h

Boa quantia de GPs

- Rotworms/Carrion, Fibula: 12k/h

Boa quantia de GPs

- Scorpions, Drefia (Darashia): 12k/h

Sem loot algum

 

 

Level 15 ~ 25 | Skills 60

Rotworms/Carrion, Liberty Bay: 13k/h

Boa quantia de GPs

- Scorpions, Drefia (Darashia): 14k/h

Sem loot algum

-Rotworms/Carrion, Fibula: 15k/h

Boa quantia de GPs

 

 

Level 25 ~ 40 | Skills 65+

- Elf Vilage, Venore: 15k/h

Boa quantia de GPs, Heaven Blossoms

- Rotworms/Carrion, Fibula: 15k/h

Boa quantia de GPs

- Tumba da GS: 16k/h

Boa quantia de GPs

- Scarabs, Ankrahmun: 16k/h Arma 2 Handed

Muitos GPs, possíveis jóias

- Toads, Liberty Bay: 19k/h

Muitos GPs, possiveis War Hammers

 

 

Level 40 ~ 60 | Skills 70+

- Elf Vilage, Venore: 20k/h

Boa quantia de GPs, Heaven Blossoms

- Scarabs, Ankrahmun: 18k/h Arma 2 Handed

Muitos GPs, possíveis jóias

- Toads, Liberty Bay: 22k/h

Muitos GPs, possiveis War Hammers

- Cyclopolis, Edron: 28k/h

Boa quantia de GPs, outros items para vender

- Thornback Tortoise, Liberty Bay: 30k/h

Muitos GPs, possiveis War Hammers

 

 

Level 60 ~ 80 | Skills 75+

- Toads, Liberty Bay: 23k/h

Muitos GPs, possiveis War Hammers

- Dwarf Guards, Kazzordoon: 24k/h

Boa quantia de GPs, Items para vender

- Scarabs, Ankrahmun: 25k/h Arma 2 Handed

Muitos GPs, possíveis jóias

- Cyclopolis, Edron: 30k/h

Boa quantia de GPs, outros items para vender

- Thornback Tortoise, Liberty Bay: 36k/h

Muitos GPs, possiveis War Hammers

 

 

Level 80 ~ 100 | Skills 80+

- Cyclopolis, Edron: 35k/h

Boa quantia de GPs, outros items para vender

- Thornback Tortoise, Liberty Bay: 40k/h

Muitos GPs, possiveis War Hammers

- Orc Fortress, Venore: 55k/h

1 BP de MF = 2k de Lucro

- Dragon Lair, Venore ( Dragons): 80k/h (Usando Uhs + HMM)

0/0 Waste

- Dragon Lair, Edron: 80k/h (Usando Uhs + HMM)

0/0 Waste

 

 

Level 100+ | Skills 85+

- Orc Fortress, Venore: 55k/h

1 BP de MF = 2k de Lucro

- Dragon Lair, Venore (Slaim Dragons): 80k/h (Usando Uhs + HMM)

0/0 Waste

- Dragon Lair, Edron: 80k/h (Usando Uhs + HMM)

0/0 Waste

- Dragon Lair, Venore (Dragon / Dragon Lord): 100k/h (Usando Uhs + HMM)

Possível Waste

-Dragon Lair, Edron(Com DL): 110k/h (Usando Uhs + HMM)

Possível Waste

 

 

Level 120+ | Skills 90+

- Orc Fortress, Venore: 55k/h

1 BP de MF = 2k de Lucro

- Dragon Lair, Venore (Slaim Dragons): 80k/h (Usando MFs + HMM)

3k gasto = 10k ganho

- Dragon Lair, Edron: 80k/h (Usando MFs + HMM)

3k gasto = 10k ganho

- Dragon Lair, Venore (Dragon / Dragon Lord): 100k/h (Usando MFs + HMM)

4k gasto = 10k ganho

- Dragon Lair, Edron (Com DL): 110k/h (Usando MFs + HMM)

4k gasto = 10k ganho

 

 

O Druid

 

No RPG Tibia, os druids sao os mestres da natureza e das magias de cura. Sao os melhores em magias de suporte e a vocaçoes capaz de criar a maior variedade de runas. Contudo, possuem baixa forçaa fi­sica, o que faz com que sejam relativamente fracos em lutas corpo-a-corpo, manuseio de escudos e em carregar bastantes itens. Uma curiosidade, E que os druids estao sempre associados aos poderes da natureza, o que vocaçao podera notar com o passar do tempo no proprio jogo.

 

Vantagens:

 

1.Para cada level avançado, recebem 5 hitpoints, 30 manapoints e 10 unidades de capacidade.

2.A regeneraçao de manapoints mais rapida do jogo, igualmente aos sorcerers.

3.Possuem a maior quantidade de manapoints, igualmente aos sorcerers.

4.Capazes de criar a maior variedade de runas.

5.Capazes de usar todos os tipos de runas.

6.A Unica vocaçaoo com a habilidade de produzir runas de cura.

7.Os Unicos jogadores que podem curar seus amigos atraves de magias.

8.Exclusivamente podem utilizar as rods.

 

Desvantagens:

 

1.A regeneraço mais lenta de hitpoints, igualmente aos sorcerers.

2.Recebem a menor quantidade de hitpoints por level avançado, igualmente aos sorcerers.

3.Possuem um dos avanços mais lentos de skills, sendo superiores apenas aos sorcerers.

4.A menor capacidade de carregar itens, assim como os sorcerers.

 

Estilo de Jogo:

 

Durante uma batalha, devido ao seu reduzido poder defensivo, os druids costumam ficar longe dos inimigos atirando magias. A estrategia de luta deles Tem bem Semelhançia à dos sorcerers, com a excessao de usar praticamente apenas runas ao inves de usarem magias de ataque instantantaneas, algum das rods. Uma estrategia que se costuma encontrar entre esses magos da natureza tem o bloqueio de monstros usando-se barreiras magicas, e entao o ataque a distancia sequencialmente.

 

Em ni­veis mais baixos, normalmente caçam usando inicialmente as rods, cajados que lansam magias e uma pre-determinada distancia. Visto que os druids possuem baixa quantidade de hitpoints, nas lutas mais difi­ceis varios deles costumam se valer de magias defensivas, como a famosa "magic shield", que faz com que os danos recebidos passem a ser retirados dos manapoints. Para se curarem, normalmente se valem de magias instantantaneas, tambem sendo possi­vel utilizar runas de cura fabricadas por eles proprios.

 

Para ganharem experiencia derrotando os monstros mais fortes, costumam se valer da ajuda de knights para que com o seu alto poder defensivo bloqueiem os oponentes e, desta forma, os druids ataquem-nos sem correr grandes riscos. Nas caçadas em grupo, devido as suas habilidades de cura, os druidas costumam ser aqueles quem curam os demais, para que nao hajam grandes gastos.

(Alohawkeye)

 

O Sorcerer

 

No RPG Tibia, os sorcerers sao os mestres em magias ofensivas. Nao possuem grande forçaa fi­sica, o que os tornam relativamente fracos em combates corpo-a-corpo e faz com que nao consigam carregar tantos itens quanto os paladinos e os knights. Apesar de possui­rem uma capacidade de cura limitada, sao capazes de aprenderem um grande numero de magias e possuem o mais poderoso arsenal de magias de ataque.

 

Vantagens:

 

1.Para cada level avançado, recebem 5 hitpoints, 30 manapoints e 10 unidades de capacidade.

2.A regeneraçao de manapoints mais rapida do jogo, igualmente aos druids.

3.Possuem a maior quantidade de manapoints, igualmente aos druids.

4.Capazes de criar diferentes tipos de runas.

5.Capazes de usar todos os tipos de runas.

6.Os Unicos aptos a criarem a runa sudden death, uma das mais fortes magias do jogo.

7.Possuem magias de ataque poderosas.

8.Exclusivamente podem utilizar as wands.

 

Desvantagens:

 

1.A regeneraçao mais lenta de hitpoints, igualmente aos druids.

2.Recebem a menor quantidade de hitpoints por level avançado, igualmente aos druids.

3.Possuem os avanços de skills mais lentos do jogo.

4.A menor capacidade de carregar itens, igualmente aos druids.

5.Nao sao capazes de criar runas de curas.

6.Nao possuem disponibilidade de magias instantaneas para curar seus companheiros durante uma luta.

 

Estilo de Jogo:

 

Durante uma batalha, devido ao seu reduzido poder defensivo, os sorcerers costumam ficar longe dos inimigos, atirando-lhes magias. e relativamente comum quando, alcançando um ni­vel mais alto, passam a utilizar as diversas magias ofensivas disponi­veis, atingindo diversos adversarios simultaneamente. Em ni­veis mais baixos, normalmente caçam usando wands, as quais sao especies de varinhas que infringem danos magicos e uma distancia pre-determinada. Uma estrategia que costuma-se encontrar entre os sorcerers e o bloqueio de monstros usando-se barreiras magicas, e entao o ataque a distancia.

 

Visto que os sorcerers possuem baixa quantidade de hitpoints, nas lutas mais difa­ceis varios deles costumam utilizar magias de protessao, como "magic shield", a qual fara com que os danos sejam retirados de seus manapoints. Para se curarem, normalmente utilizam eficazes magias de cura, como "ultimate healing", alem de runas fabricadas exclusivamente por druids.

 

Para ganharem experiencia derrotando os monstros mais fortes, costumam utilizar a ajuda de knights para que com o seu alto poder defensivo, bloqueiem os oponentes para que, entao, os sorcerers os ataquem com uma maior segurança e tranquilidade.

 

A fim de diminuir-se os gastos de magias e runas, varios desses magos caçam invocando monstros usando magia e fazendo com que estes lutem em seus lugares. Contudo, nesse caso eles recebem apenas metade da experiencia, e necesseria uma grande quantidade de manapoints para invoca-los. Os sorcerers podem criar praticamente todas as runas ofensivas do jogo, incluindo a "sudden death", a qual pode ser uma boa fonte de renda atraves da venda.

 

Locais de caça para Sorcerer:

Do Level 8 ~15

Caçe nos Rots de Edron

Localizaçao: Abaixo da Cidade

Imagem: (entrada no quadrado amarelo)

 

Itens para entrar/sair da cave: Pá, Corda.

Monstros: Rotworm, Carrion Worms

Nota: Cuide com os Carrion Worms!

 

Do Level 15 ~ 40

Caçe nas Larvas em Ankrahmun

Localizaçao: Acima da Cidade (Deserto)

Imagem: (entrada quadrado vermelho)

 

Itens para entrar/sair da cave: Pá, Corda.

Monstros:Larva

Nota: Cuide para não juntar muitas Larvas, elas podem ser perigosas.

 

Do Level 40 ~50

Caçe nos Scarabs em Ankrahmun

Localizaçao: Acima da Cidade (deserto), abaixo da cave de larvas.

Imagem: (entrada quadrado vermelho)

 

Itens para entrar/sair da cave: Pá, Corda

Monstros: Larva e Scarab

Nota: Cuidado com os Scarabs eles podem te dar combos fortes, leve sempre mana fluids!

 

Do level 50 ~ 60

Caçe nas Tumbas e nos Dragons

Ai vai na sua escolha da para caçar nos Dragons, mais eu prefiro as Tumbas.

Tumbas:

Localizaçao: Acima da Cidade (deserto), perto da cave de larvas.

(Entrada no quadrado vermelho)

 

Itens para entrar/sair da cave: Pá, Corda

Monstros: Vampire e alguns bixos mais fortes.

Nota: Muito cuidado, UH e MF e indispensavel!

Dragons:

Localizaçao: Dragon Lair.

Nota: Pode ter DLs lurados, Cuidado!

 

O Paladin

 

Em Tibia, os paladinos sao os melhores em materia de armas de ataque a distancia, como arco-e-flecha. Dentre todas as vocaçoes do jogo, eles sao os que possuem o melhor balanço entre forssa fi­sica e poder magico. Em termos de magia, nao sao tao fortes quanto os druids e sorcerers, mas podem aprender um bom numero de ataques magicos. Quanto a força fi­sica, possuem uma habilidade razoavel com armas de luta corpo-a-corpo (mas nao tao boa quanto a dos knights), e sao tao bons com escudos quanto os cavaleiros, contudo, os arco-e-flechas requerem o uso das duas mãos, e por isso nao podem usar escudos quando casando com esses armamentos.

 

Vangatens:

 

1.A cada level avançado, recebem 10 hitpoints, 15 manapoints e 20 unidades de capacidade.

2.O avanço mais rapido em distance fighting.

3.Capazes de derrotar boa parte dos monstros a distancia, sem que sejam atingidos.

4.Avanço rapido na habilidade com escudos, igualmente aos knights.

5.A Unica vocaçado capaz de criar munipulaçao por meio de magias.

6.Maior capacidade de carregar itens do que os magos (druids e sorcerers).

7.Regeneraçao de manapoints mais rapida que a dos knights.

8.Regeneraçao de hitpoints mais rapida que a dos magos.

9.Podem fazer algumas runas.

 

Desvantagens:

 

1.Nao podem usar escudos quando estao usando arco-e-flecha, o que os tornam presas faceis quando encurralados inesperadamente.

2.Tem que gastar dinheiro com muniçoes ou tempo para cria-las atraves magias.

3.Aprendem menos magias e criam menos runas do que os magos.

4.Nao sao capazes de usar uma variedade de runas tao grande quanto os magos.

5.Menor capacidade de carregar itens do que os knights.

6.Recebem menos hitpoints do que os knights.

7.Recebem menos manapoints do que os magos.

 

Estilo de Jogo:

 

Normalmente os paladinos caçam com arco-e-flecha. Uma vez que nessas condiçoes sao extremamente vulneraveis à ataques diretos, eles costumam se distanciarem de seus oponentes enquanto atiram flechas e magias neles. As vezes caçaam juntamente com os knights, os quais usam seu alto poder defensivo para bloquear os monstros enquanto os paladinos atiram nesses inimigos (o que diminui bastante as chances de os paladinos serem encurralados pelos oponentes).

 

Em caçadas de grupos, os paladinos costumam ser aqueles que ficam ao longe atirando nos oponentes. Para esses arqueiros, e essencial conhecer bem o terreno no qual estao lutando, para que assim possam moverem-se mais eficientemente a fim de que os inimigos nao os encurralem. Uma por ae de paladinos tem o costume de possui­rem um skill razoavel de ataque com armas de luta corpo-a-corpo (axe fighting, etc) para que assim nao precisem gastam muniçao ao lutarem com os monstros mais fracos.

 

Os paladinos precisam constantemente de muniços, o que força-os à gastar dinheiro com elas e/ou cria-las por meio de magia (forma a qual requer bem mais tempo). Contudo, podem ganhar dinheiro vendendo as muniçoes que criam, e assim obterem equipamentos um pouco melhores quando iniciam um jogo.

 

Tutorial de Pally

 

Paladinos sao peritos na arte do ataque fi­sico à distancia.Treinados,tambem se tornam otimos defensores.Tabem dominam a arte basica da luta corporal e algumas artes magicas evoluidas

 

Um paladino,a cada lvlganha +10 de vida,+15 de mana e +20 de cap.

 

TABELA DE AVANÇO PALADINO

 

Distance:10

Shielding:8

Magic level:6*

Meelee:5*

*Dados de opiniao propria.

 

MAGIAS INSTANTÂNEAS

 

FREE-Find person(exiva)-Light(utevo lux)-light heling(exura)-antidote(exana pox)-

intense healing(exura gran)-great light(utevo gran lux)-magic shield(utamo vita)-

create food(exevo pan)-ultimate helaing(exura vita)-invisible(utana vid)PREMMY:Magic rope(exani tera)-Levitate(exani hur)-Haste(Utani hur)

SUPORTE

FREE-arrow(exevo con)-light magic misile(adori)-Poison arrow(exevo con pox)-destroy field(adito grav)-Fireball(adori flam)-heavy magic misile(adori gran)-burst arrow(exevo con flam)PREMMY-Desintegrate(adito tera)bolt(exevo con mort)-power bolt(exevo con vis)

 

INICIANDO UM PALADINO.

 

Como avança de skill distance muito rapido,e dispensavel começar a pegar esse skill em Rook.Mas e muito importante que, assim que passe,comece o treinamento.Tambem tenha uma classe meelee definida.Saber manusear uma arma de combate fechado e importante e mais a frente,entendera o porque..

Tambem desde o in­cio se preocupe com seu ML.Afinal, quanto mais rapido voce chegar ao 15,melhor.

 

LVL 8 AO 13

 

Nesse comecinho,e bom voce começar a crescer na goblin moutain.,o risco de encontrar PK's MUITO fortes e muito baixo,alem de que,matando goblins voce ganha dinheiro e small stones.(Por q small stones e nao spear's?Bem,spear's sao muito pesadas p/lvl baixo,por isso noo se pode levar muitas).Entao,com sua arma meelee,vai matando os gobos e pegando suas small stones.Quando seu cap estourar,(o que nao demora muito nesses lvls tongue.gif),treine nos goblins mesmo seu distance.Rapidamente voce pega dist 30,ou mais.Nao se esqueça de levar um escudo.assim voce treina os 2.

13-20

Agora voce ja dispoe de um pouco mais de vida,e por isso treinar com rotworm's na sere¡ tao arriscado.E tambem voce tem o que fazer com sua mana agora:arrows.(Mas nao mate os goblins com as arrows.Cotinue matando com a arma meelee mesmo.Assim podera fazer um estoque de arrows p/caçar nos proximos lvls.)Entao,voce pode treinar nesse molde ate pegar skills 60(ou mais se preferir),e tambem tera um meelee fighting razoavel,alem do shielding!Quando chegar no lvl 20,tambe tera grande estque de arrows,ml legal e algumas magias interessantes.

20-30

Com esses skills,voce ja caçar soldier's(Mas cuidado ao descer na cave,por que um full respawn e mortal p/um paladino!Dessa com a rope a vista)

e,esvaziar seu estoque de arrow,mas começar a encher o seu de bolt...bom lembrar que,e bom durante a caça ir fazendo arrows,e nao runas.Se quiser caçar mino archer tambem e interessante,mas e muito mais perigoso.

Vale lembrar tambem que ainda nessa epoca e sempre bom dar uma treinada.quando notar que falta uns 50%,pegue umas small stones..ou umas spear's e termine o skill.Ainda na casa dos 60 aos 70,paladino leva 1 dia(ate menos p/quem joga muito)p/upar skill.

30-(?)

Agora voce ja tem 405 de vida...365 de mana...ja pode caçar guard's,(CUIDADO COM O FULL RESPAWN!!)e ae­ consegue upar rapido.Claro,tem outras criaturas,mas na cave de guard,ao notar que a muniçao ta no fim...e se subir e pegar mais nos soldier's!e,como seu meelee vai ta razoavel,pode matar os soldier's com sua arma,a num gasta nem arrow(pelo menos eu faço isso)

 

Dragon tambem cai facil p/um paladino bem treinado,assim como outras criaturas.Mas,Obvio,se vai "peitar"um desses quando se sentir bem seguro de seu pally...

 

A partir dai­ voce ja tera um bom paladino em maos,e sabera¡ o que voce pode caçar.

 

Algumas dicas-

 

Evite encarar um full respawn.Se pode ropar ou lurar,nao vale a pena gastar um monte de exura gran/vita a toa.

Adquira uma boh,assim como alguns time rings.Velocidade euma das melhores amigas de um paladino.

Carregue sempre um escudo,e sua arma de meelee.Afinal,gastar muniçao num rat...rotworm,enfim...e desperdi­cio...alem do shield te salvar de um full resp desavisado.

Apesar de crescer de 20 em 20...cap de paladino tem suas limitaçoes,por causa da muniçao.Entao...evite carregar coisa inutil e equips pesados.

 

 

Creditos: Alohawkeye

 

Bem, a intenante de criar esse topico e para que todos possam expressar suas ideias, experiencias e opniao a respeito das classes e tambem aprender um pouco mais sobre elas.

Abrassos!

 

 

 

(OBS): A Maioria Disso E Td E Pra P.A (Premmy Account)

 

Mas Tem coisas Pra Free

 

Gosto ?

 

Seja Educado

 

Agradeça

 

Pelo Menos

Editado por alohawkeye
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Olha o CTRL + C e CTRL + V rulandoooo..

 

Postado na seção errada, e pelo simples 'trabalho' de copiar e colar você não deve ganhar créditos,

 

//Yunie~~

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O Nuuuubinhu CTRL+C Nada Filho

 

95 % Disso Foi Eu Que Fiz

 

5% Meu Primo

 

Se Nao Gosto

 

Posso Fazer Nada so to tentando façilitar a vida dos tibianos

 

eu jah fui nob era dificil

 

se nao que,que ngm seja forte

 

e so dizer

 

isso e pra os kra apredenrem a base do tibia

 

como eu aprendi entao vlw

Editado por alohawkeye
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pow kra, ateh lgl mas axu q ficaria melhor se desse mais ooes e, pelo menos nos lvls mais baixo colocar alguns lugares pra free, pq teon gente q n poe premmy lvl 8 assim (eu por exemplo)

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  • 3 months later...
  • 3 months later...
  • 2 years later...

Alguém posta aewlugares de treino com fotos e talz, eu fiz um kina ontem e preciso saber onde treinar

 

*e preciso saber qual o skill adequado pro lvl 9

 

plx me ajudem preciso muito da ajuda de vcs

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