Ir para conteúdo

Tutorial: Criação De Lojas


CarlosPain

Posts Recomendados

Olá para todos!

Eu estava dando uma volta pelo forum, e ví um tutorial ensinando "supostamente" a como se fazer uma loja.

Eu já estava pensando em postar esse tutorial em meu master tutorial, mas não consegui esperar *-*

E não existe nada melhor do que um mapa muito bem feito, com bastante RPG! E para aqueles que não sabem, dá para

se esconder bastantes mistérios dentro de uma só loja.

 

Então, vamos lá!

 

Criando Lojas

 

Aqueles que jogam ou já jogaram, sabem que existem varios estilos de Lojas no Tibia.

Eu vou estar fazendo uma de cada estilo, mostrando a vocês oque usar, quais estilos combinam mais, etc.

Só aproveitar para lembrar, que eu tbm so humano, e tenho o direito de errar. Muitas pessoas axam meus estilos de lojas

um tanto que diferente, mas isso é estilo de mapping. A maioria das pessoas seguem um estilo estabelecido pela sociedade,

já eu gosto de fazer coisas diferentes. E é bom ter um estilo próprio de mapping, pq é isso que vai diferenciar você dos outros!

 

Loja de Acessórios

 

Vamos começar fazendo uma loja de Acessórios.

Certamente você já deve ter uma base de mapa definida.

Para se fazer uma loja bonita, devemos levar em conta oque será vendido nela, qual o ambienta da cidade em que ela está localizada,

Qual o tamanho da cidade, porque a loja deve ser comparada a cidade.

 

Minha cidade é pequena, então minha loja vai ser pequena.

Vamos deixar de inrrolação e agir:

  • Para começar, eu vou fazer as paredes da loja. Para isso vou usar o tile de stone wall que são: 1049, 1050, 1051 e 1053,
    e após definir a forma dela, vamos ter algo parecido:
    imgtuto1mg6.jpg
     
  • Agora, adicionado as janelas ID's: 6446 e 6447, e as portas ID's: 6249 e 6252. Após isso teremos:
    imgtuto2qt7.jpg
     
  • Feito a "shape" da loja, vou colocar o ground. Nessa loja, vou utilizar o ID: 405, mas isso fica a critério de qualquer um.
    Depois de colocar o tile, a loja ficará assim:
    imgtuto3en8.jpg
     
  • Certo, já temos a forma feita, o chão definido.. agora fica a critério de cada mapper, como decorar sua loja.
    Eu vou decorar a minha, e já vou dizer que todos os itens que usarei aqui, podem ser encontrados em interior e hangables
    Mas, tem certas coisas que não podem ser esquecidas ao fazer uma loja.
    Iluminação
    Espaço
    Alguma forma de se mostrar oque vende alí
    Respeitando os critérios citados acima, minha loja ficará assim:
    imgtuto4kq4.jpg

 

Lojas de Armas/Equipamentos

 

Agora vamos fazer uma loja de armas/equipamentos. É bem simples, só temos que levar em consideração alguns pontos diferentes.

Mas estarei falando deles mais a frente. Para fazer essa outra loja, vou seguir os mesmo passos, que é fazer a forma, distribuir janelas e colocar ground.

  • Para fazer a forma dessa loja, vou utilizar os seguintes ID's: 1036, 1037, 1038, 1040.
    Feito a forma da loja, teremos:
    imgtuto5rl9.jpg
     
  • Adicionando as portas em arco ID's: 1217, 1218 e 7143, as portas normais ID's: 1209 e 1212, e as janelas ID's: 1263, 1264, 6438 e 6439.
    Após isso, ficará assim:
    imgtuto07os8.jpg
     
  • Nessa loja, vou usar o ground tile Wooden floor, ID: 405
    Ficando assim:
    imgtuto8cz8.jpg
     
  • E por fim, distribuir a decoração, como o interior, hangables, e signs.
    E terminando a loja, vamos ter:
    imgtuto8yy1.jpg

 

 

Bom, aqui termino o tutorial. Não e lá grande coisas, mas pode servir de ajudar para alguns que não sabem como criar lojas legais.

Eu procuro sempre imitar a realidade nas lojas que faço. As vezes tem lojas que você vai, e não tem, digamos assim, um lugar para o Npc entrar.

E isso acaba que tornando o mapa irreal.

 

Espero que gostem, e que ajude bastante!

Comentarios, como criticas e sugestões são sempre bem vindos!

 

Abraços.

Pain

Editado por FrozenMapper
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Vi algo que você comentou sobre os NPC "entrarem" no lugar onde

vendem seus produtos.

Acho isso muito legal, pois´realmente é assim, ninguem conseguiria passar

para lá se não ouvesse uma porta.

 

Ou então onde o NPC iria descançar quando não tivesse ninguem vendo?

Fazer uma casinha pra ele é uma ótima ideia :thumbsupsmiley:

 

Mais uma vez, vlw Frozen

 

:hi:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

×
×
  • Criar Novo...