Ir para conteúdo

.:: Magia Por Trás De Tibia ::.


Posts Recomendados

Magia por trás de Tibia



Sumário

1.0 Introdução à matéria.

 

2.0 Introdução à magia.

- - 2.1 Magia no nosso mundo.

- - 2.2 Magia na visão tibiana.

 

3.0 Introdução à mana e aos soul points.

 

4.0 Introdução aos objetos mágicos.

- - 4.1 Sobre as Rods e Wands.

- - 4.2 Sobre as Runas.

- - 4.3 Sobre os Anéis.

- - 4.4 Sobre os Amuletos, gargantilha e talismãs.

- - 4.5 Sobre os Fluidos.

- - - - 4.5.1 Poções

- - - - 4.5.2 Fluidos

- - - - 4.5.3 Outros

5.0 Introdução às criaturas mágicas.

6.0 Uma palavrinha sobre magias instantâneas, de suporte e runas.

- - 6.1 Sobre os requisitos.

- - - - 6.1.1 Das magias instantâneas e suporte.

- - - - 6.1.2 Das runas.

- - - - 6.1.3 Das magias de domicílio.

 

7.0 Formando uma magia.

- - 7.1 Interação.

- - 7.2 Função.

- - 7.3 Círculos Mágicos.

- - - - 7.3.1 Onde os círculos se apresentam.

- - - - 7.3.2 Todos os círculos.

- - - - 7.3.3 Magias e seus significados.

 

 

 

 

 

1.0 Introdução à matéria.

A matéria em si tem como função informar tudo sobre magia tibiana. O tópico reunirá informações e curiosidades sobre tudo que possua relação mágica com Tibia.

 

O conteúdo deste tópico é extenso e você não é obrigado a lê-lo, portanto se o fizer será por vontade própria, logo farei o possível para alertar aqueles que criarem comentários inúteis reclamando do tamanho ou da “utilidade” do tópico como é bem comum por aqui.

 

Outro ponto que julgo necessário considerar antes que a matéria em si comece é que em muitos pontos usarei a técnica do roleplay para explicar alguns fatores mágicos, mas não se assuste! Mesmo que você não goste deste estilo, manterei o caráter informativo do tópico.

 

Se você tem interesse para com as curiosidades que a magia apresenta, sugiro que leia este tópico, caso tenha preguiça leia-o por partes. Ao fim espero críticas e sugestões, assim como concerto de erros para o melhor desenvolvimento do conteúdo.

2.0 Introdução à magia.

 

2.1 Magia no nosso mundo.

Antes de qualquer explicação ou esclarecimento é preciso estar bem claro na mente do leitor que magia é algo diferente de mágica! A magia no meu dicionário tem um significado que é um lixo, por isso tomo a liberdade de trazer que magia é “um conjunto de teorias práticas que visam ao desenvolvimento integral das faculdades espirituais e ocultas do homem”. E que jamais deve ser confundido com mágica que é a arte de fazer truques.

 

Magia é toda "arte e/ou ciência de manipular o intangível para provocar efeitos no visível". (Hermes de Trimegisto).

2.2 Magia na visão tibiana.

Magia na visão tibiana são um agregamento de círculos(ver 7.0) que, uma vez pronunciadas, consumirão uma quantidade de mana a fim de se produzir o efeito desejado. Toda magia requer uma quantidade de mana para que altere o plano físico de Tibia, além destas restrições, a profissão exercida pelo homem tem grande influência.

 

A pessoa que faz uso da magia ainda tem um desgaste natural, conhecido como fadiga, e por isso não tem a capacidade de utilizar magias incessantemente.

 

A magia ainda pode ser dividida em cinco grupos. Dano, regeneração, formação, evocação e suporte. E embora possam ser qualificadas assim, trabalharemos apenas com três grupos diferentes. (Ver 6.0)

3.0 Introdução à mana e aos soul points.

Mana é o fator por trás de toda magia de Tibia. Cada magia pronunciada necessita de uma quantidade de mana para ser efetivada, salvo magias domiciliadas(Ver 6.0), mana também é necessário para a criação de runas, e em alguns casos para a utilização das mesmas. Assim como é gasta, a mana pode ser regenerada e para isso é necessário comer ou dormir, é possível ainda recuperar mana através de uma boa noite de sono ou ingerindo fluidos de mana.

 

Teoria de como se trabalha em torno da força chamada mana.

 

The Manasphere

Por Tranpola

 

O planeta inteiro é cercado por um campo energético chamado “Manasphere”, produzido da “pela natureza mãe”. Praticamente cada ser vivo pode tocá-lo e armazenar uma determinada quantidade deste “mana”. Mesmo seres inferiores podem usar esta energia produzir luz e etc. Na maioria dos casos o usuário irá "lançar uma magia" - mas para concentrar somente em sua abilidade natural de usar mana. Alguns seres, dragões por exemplo, parecem usar mais instintivamente a mana mas não obstante com eficiência.

 

Argumentos que revelam as falhas do "Manasphere"

 

Manasphere?

Por Tranpola

 

Eu não quero minimizar o valor do <nome do trabalho dos primeiros autores>. Mas falta a mim toda a prova! Assim a explanação de Ashkil é tão boa quanto a idéia que os seres estão produzindo mana! E sobre o fato de o planeta ser cercado - indicação? Como ele pode saber sem deixar este planeta? Há um outro livro qualquer (agora perdido) com relações entre seus experimentos e resultados, ou todo o “manasphere” é somente uma teoria profana*

 

Os soul points, assim como a mana, são necessários para manipular mana e então alterar o plano físico. Estes, porém, são usados apenas na formação de runas e conjuração de certos itens. Cada vez que a mana é usada pra desenvolver uma runa ou conjurar um objeto, com ela uma pequena parte da essência mágica do mago ou paladino é transportado junto, dando um aspecto particular à runa. Enfim, os soul points são a essência mágica de um ser e esta essência é necessária junto à mana para se desenvolver certas magias. Quando a essência se esgota, ou melhor, chega ao ponto em que ela é suficiente apenas para manter o ser vivo, a criatura não é capaz de canalizar a mana para certo uso.

 

4.0 Introdução aos objetos mágicos

Objetos mágicos são facilmente identificados, são aqueles que ao entrar em contato com uma porção de mana reagem alterando o ambiente físico de Tibia, não importando a benignidade ou perversividade da reação. Lembrando que a porção de mana não precisa necessariamente estar concentrada, é preciso somente que ela exista em pequena quantidade no corpo de um ser.

 

4.1 Sobre as Rods e Wands.

Wands são armas exclusivas dos sorcerers, enquanto rods podem ser utilizadas apenas por druids. Leves, elas podem ser seguradas em uma única mão o que permite a combinação com um escudo. Ambas transformarão a mana manipulada em elemento que será lançado de encontro ao inimigo pelo pico da arma, capazes de afetar um oponente toda vez que o tiro for lançado estas armas possuem diferentes elementos e alcances. Desvantagem é, portanto, o fato de algumas criaturas terem desenvolvido imunidades e sendo assim não são afetados por certas rods e wands.

 

Outra wand que pode ser classificada como mágica é a Magic Light Wand, que no momento serve apenas para produzir luz.

4.2 Sobre as Runas.

Falar sobre runas é simples, embora esteja representada aqui uma das muitas interpretações para este fenômeno. A runa é mutação física para uma quantidade de mana reservada, vamos usar um exemplo para especificar. A Ultimate Healing Rune é a alteração física causada por uma quantidade de mana, manipulada em círculo “ura”(Ver 7.0) e sendo então reservada em uma “pedra”, a chamada Runa Branca, sendo transformada em outra espécie de “pedra” que retém a magia, tendo seu efeito liberto por vontade de quem a possui.

4.3 Sobre os Anéis.

Embora haja divergências, anéis são considerados por mim objetos mágicos uma vez que só têm seu efeito produzido em contato com a mana de um ser, ou seja, apenas quando usado em um dos dedos. Estes objetos são mais complexos do que as próprias runas, uma vez que seu funcionamento não depende da manipulação de mana, apenas do contato com ela.

 

Outro ponto interessante a se tratar é que os anéis são muito poderosos e tendem a anular-se quando muito próximos, e por este fato os tibianos usam apenas um anel por vez.

 

Vale lembrar que nem todos os amuletos são encantados.

4.4 Sobre os Amuletos, gargantilhas e talismãs.

São os únicos objetos mágicos que não precisam entrar em contato com mana para terem seu efeito ativado. Amuletos e talismãs são os acessórios envoltos de magia, enquanto gargantilhas servem apenas para embelezar o corpo das mulheres e dos homens mais afeminados.

 

Embora os amuletos sejam mágicos, há algumas exceções e entre eles estão scarf e platinum amulet.

 

Para identificar uma gargantilha – decorativo – o nome Necklace estará junto ao nome.

 

4.5 Sobre os Fluidos.

4.5.1 Poções

Há em Tibia um número de poções alto, mas os humanos conseguiram desenvolver apenas três.

 

A Bersek Potion foi desenvolvida especialmente para os cavaleiros, ela aumenta a adrenalina tornando-o mais poderoso. O poder é tão intenso que o cavaleiro ode senti-lo percorrer seu corpo, a ponto de não se controlar, tornando-o mais vulnerável. (Adiciona 3 pontos em meele e diminui 3 em escudo)

 

Já a Bullseye Potion aguça os sentidos do paladino, mas pelo mesmo motivo da poção anterior ele se torna mais vulnerável. (aumenta 3 pontos em distance e diminui 3 em escudo)

 

A Mastermind Potion, porém, é feita para os magos e é capaz de aumentar exponencialmente o poder mágico deles. A quantidade e potência da essência mágica se torna tão forte que muios magos perdem o controle sobre seus movimentos, tornando-os mais vulneráveis. (Aumenta 3 pontos de ML e diminui 3 de Shield).

4.5.2 Fluidos

São dos os fluidos produzidos em Tibia, Fluidos de Mana e de Vida.

 

Os fluidos de mana são uma solução aquosa que contém mana diluída, não me pergunte como. Ao ingerir esse fluido a reserva de mana do ser é restaurada parcialmente, o valor varia pelo fato de que nem sempre a mesma quantidade de mana é posta na solução. (Regenera de 60-160 MP).

 

Já os fluidos de vida são uma solução que contém essência vital. Essência vital é um produto mágico que substitui a boa saúde. (Regenera de 40-80 HP).

 

Além dos dois fluidos produzidos em Tibia há um terceiro que é retirado de outras criaturas e tem características mágicas, o Concentred Demoniac Blood, o sangue dos demônios, é capaz de se transfigurar em fluidos de mana ou vida, solução venenosa ou perder sua característica mágica e se tornar sangue quando agitado. (Botão “use”).

4.5.3 Outros

Embora as soluções citadas acima sejam as únicas usadas pelos humanos, há muitas outras listadas por criaturas humanóides. Aqui estão seus livros.

 

Poção da invisibilidade.

 

Esta é uma das poções mais difíceis de se fazer, além de muito tempo é preciso grandes habilidades mágicas.

 

Os ingredientes que você deve ser são:

A cauda de um rato

Dois dentes de um troll morto

Um pedaço do manto de um ghoul

Dois “ghoul-pães” (Nota do Holly Angel. ????)

Um olho de dragão

Lodo verde

 

Coloque estas coisas em uma vasilha e cozinhe por 25 minutos, e após pronto pronuncie as palavras mágicas “Munga Mungos” para a vasilha. Agora a poção está pronta para o uso. Boa sorte e cozinha!

 

Poção da recordação

 

Uma vez você se esqueceu da receita desta poção, será difícil lembra-la. Para recordar é necessário bebê-la, o que naturalmente causaria um problema se você não tivesse algo para identificar a poção ou não soubesse para que sirva ela.

 

Tudo que você necessita para esta poção é:

Um rato morto

23 moedas de ouro

Uma rosa

Um osso de peixe

Um relógio

Uma casca de banana

E uma rapier para agitar a solução.

 

Jogue os ingredientes no calderão e deixe cozinhar por 28 minutos. Depois disse pronuncie as palavras “Murana nur”. Beba-a e sua memória será restaurada.

CUIDADO: Esta poção não funciona em mortos, para funcionar a poção precisa de um cérebro operando junto ao corpo. Sem um cérebro é inútil. Também deve-se mencionar que essa poção trás somente de volta as memórias por um curto período de tempo. Não dura muito... Boa sorte e cozinha!

 

Como misturar poções mágicas

 

Poção da felicidade

 

Essa poção faz o usuário se tornar tão feliz quanto jamais foi. Misturar os seguintes ingredientes:

 

Uma carta usada

Um peixe morto

Um osso

Um diamante

Tinteiro

Você também necessita de um caldeirão vazio para jogar as coisas.

 

Falar as palavras “Lomba Niff” e beber o líquido e você conseguirá sua felicidade de volta!

 

Poção do vôo

 

Esta poção te faz voar como um pássaro! Tudo que você necessita está na lista abaixo:

 

Duas asas de vespa

Um olho de um corpo morto

Uma corda

Limonada

Relógio

E, claro, uma rapier para agitar o caldeirão, e, finalmente, um caldeirão para colocar tudo.

 

Coloque as coisas, exceto o relógio, no caldeirão e deixe cozinhar por 24 minutos. Pronuncie as palavras “Flifli Bor” e beba-a. Não esquecer de olhar o relógio! A poção dura 12 minutos. Uma vez o tempo acabado você não poderá mais voar e cairá como pedra. Consequentemente, nunca esqueça de ter um relógio por perto quando usar a poção do vôo. Boa sorte, talvez os pássaros estejam com você.

 

Poção do silêncio

 

Você tem amigos que são legais, mas não param de falar e falar e falar...? Faça-os parar bebendo esta poção! Os ingredientes são os que seguem:

 

Uma aranha morta

Vinho

Cerveja

Duas canecas de água

Uma moeda de ouro (Silêncio é dourado!)

Uma maçã

E, claro, uma rapier para agitar. E, finalmente, uma caneca para por a poção.

 

Você não precisa cozinhá-los, a menos que queira servir uma bebida quente; você precisa apenas pronunciar: “Silentiam”. Seus amigos amarão o sabor desta poção e serão silenciados por um bom tempo. Sugerimos que não beba a poção demasiadamente. Boa sorte e aprecie o silêncio!

 

Poção dos movimentos rápidos

 

Esta poção faz o usuário correr mais rápido do que a mais rápida criatura conhecida. Infelizmente, se houver um freio o efeito passará. Você necessitará das seguintes coisas:

 

Uma cauda de uma criatura muito rápida

Lama

Um pedaço de madeira

Uma flor

E, naturalmente, uma rapier para agitar o caldeirão.

 

Cozinhar o líquido por 9 minutos, e pronunciar as palavras “Rurnum maelis” na direção do fluido. Colocar uma gota sobre cada sapato e pronto! Boa sorte e cuidado com os obstáculos!

 

Poção da visão regenerada

 

Beber desta poção lhe devolverá a habilidade de enxergar por algumas horas, embora não dure muito. O que você precisa é de:

 

Um rolo (roll)

Farinha de pão

Uma rosa

Uma cereja

 

Coloque todos os ingredientes na caneca e aqueça-os por 31 minutos. Pronunciar as palavras “nalus murtu” para terminar a poção. Agora beba. Você verá outra vez – e estará apto para ler este livro! Talvez o mundo se torne claro.

 

Poção da transformação demoníaca

 

Tome cuidado ao beber esta poção. É muito perigosa, uma vez que transforma quem a bebe em demon. Esta transformação não é reversível... Os ingredientes são:

 

Poção de lodo vermelho

Olho de um demon

Um pedaço de papel com uma pegada de demon.

 

Agora ponha o olho e o slime sobre o papel e envolva-os. Pronuncie as palavras mágicas “urtuo sinium” para o papel. Examine o objeto e coloque-o por 24 horas do lado de toda e qualquer bebida. Mais tarde a bebida se transformará quem a bebe em um demon. Eu advirto outra vez: Pode acontecer de você ingerir a bebida acidentalmente!

 

Poção para ver o futuro

 

Uma vez ingerida a poção permite a você ver o futuro por algum tempo. Saiba que essa poção é poderosíssima. Os ingredientes são raros e, consequentemente, difícil de encontrar. Você necessitará pelo menos das seguintes coisas:

 

Dois vidros de água destilada

Uma lágrima de demon

Fogo da chama de um dragão

Um ferrão de uma vespa

Pelo de aranha gigante

Unha do dedo da criança do rei

Nariz de um rato real

 

Esta poção deve ser cozinhada em um caldeirão dourado e misturada com uma espada heróica. Ela precisa ser cozinhada por duas horas e meia e você precisa pronunciar as palavras “murman thusis nalbo”. Boa sorte e cozinha!

 

Poção da alucinação

 

Esta poção faz o usuário ter diferentes alucinações. A natureza das alucinações é regulada pela quantidade de ingredientes.

 

1-5 olhos de demon

2-5 pelos de ser humano morto

Uma poção de lodo verde

4-5 potes de cerveja

4-5 potes de vinho

 

Misture os ingredientes e apenas sirva. Não há necessidade de cozinhar ou pronunciar algum encantamento. Talvez as alucinações sejam agradáveis.

 

Poção para reviver os mortos

 

Perdeu um amigo? Seu animal de estimação morreu? Se for isso que aconteceu, nós temos a solução pra você! Basta seguir as instruções. Você necessitará de alguns ingredientes:

 

Cabeça de um cão morto

Óleo

Cauda de um rato

Dois dentes de orc

Farinha

Um osso de peixe

Duas poções de lodo verde ou vermelho frescos

Um pedaço de madeira

Um osso de um morto

E, é claro, uma rapier para agitar o caldeirão.

 

Se você cozinhar estas coisas por 32 minutos e pronunciar “maldan liflif” sua poção estará terminada. Coloque duas gotas em cima do corpo que você quer ressuscitar. Boa sorte e cozinha!

Uma poção encolhedora

 

Pegue duas ervas do pó, uma erva de pedra e uma estrela alaranjada. Corte-as em partes pequenas e coloque-as no caldeirão. Adicione um frasco de sangue da serpente e ferva-o. Se você fizer direito a poção ficara grossa. Espere esfriar e adicione o último ingrediente, um pedaço de duas polegadas de uma planta do pântano. Isto deve deixar a poção verde e diluída. Encha os frascos e está pronta para usar.

5.0 Introdução às criaturas mágicas.

Criaturas mágicas são aquelas que de algum modo conseguem manipular mana para diversos fins como cura, dano ou fuga. Acredito que as criaturas com essência mágica necessitam de uma separação em dois grupos os quais chamo de mágicos e híbridos. Estes seriam aqueles que se concentram no poder físico, mas possuem uma centelha mágica, sendo assim capazes de exercer pequenas magias, já aqueles são puramente mágicos, e embora tenham poder físico, seu fator principal é a magia.

 

6.0 Uma palavrinha sobre magias instantâneas, de suporte e runas.

Tibia tem uma bagagem com um número considerável de magias, estas são divididas em cinco grupos, mas pretendo inovar e dividí-las em apenas três grandes grupos: instantâneas, suporte e runas. Para caracterizar cada uma delas usa-se os seguintes critérios:

 

¹ Inicio da magia: Ex, Ut, Ad.

² Forma da magia.

³ Utilidade da magia.

 

¹Falarei adiante no item 7.0

 

²O quesito forma é o mais simples de todos. Ela separa as instantâneas e suporte das runas, basta saber se a magia gera um efeito físico imediato ou se ela altera uma runa branca.

 

³O quesito mais complicado é o de utilidade. Este quesito serve para separar as magias instantâneas das de suporte. As magias de suporte serão, em sua maioria, magias que não interferirão ou interferirão indiretamente no combate, como exemplo do primeiro temos “utevo lux”, do segundo “utamo vita” e “utani hur”. Note que magic shield e haste são classificadas como suporte pelo fato de não interferir em um combate diretamente. Já as magias como “exura” e “exori mort” são classificadas como instantâneas, pois interferem diretamente no combate, recuperando vida e causando dano respectivamente.

 

Há algumas pendências entre elas estão:

Find Person (Exiva) – Ex indica instantaniedade, mas deveria ser de suporte pois não interfere diretamente no combate (Utiva).

Summon Creature (Utevo Res) – Embora interfira no combate diretamente o monstro serve de suporte, ajuda ao criador.

Enchant Staff (Exeta Vis) – Claramente de suporte (Uteta Vis)

Magic Rope (Exani Tera) – Claramente de suporte (Utani Tera)

 

Não sei se fui claro quanto às divergências, qualquer problema fale!

6.1 Sobre os requisitos.

Para se usar uma magia é necessário alguns requisitos que envolvem mana, poder mágico, soul point e objeto. Mana já foi muito trabalhada neste tópico, logo já sabemos que ela é a essência mágica de qualquer criatura e é graças a sua manipulação que existe magia que é a alteração do plano físico por algo não-físico(Mana), assim como falamos de mana, falamos de soul points que são a integridade espiritual do mago e é ela que comporta sua essência mágica. Já sobre o poder mágico não falamos e é neste ponto que irei me concentrar agora!

 

Poder mágico, o famigerado magic level!

O poder mágico nada mais é do que a aptidão e facilidade que um ser tem para manipular mana. Para conjurar algumas magias não é preciso muito mais do que ter nascido, para outras, porém, é preciso muita concentração, mana e integridade espiritual, caso contrário a magia falhará ou dominará o mago, levando-o ao descontrole. O poder mágico, todavia, não exerce influência sozinho sobre a manipulação de mana para novos fins, é preciso também se tornar experiente e ser capaz de controlar assim o próprio corpo e mente (level).

 

Nota-se ainda que é muito mais difícil manipular mana para formar uma runa do que concentrar mana para ativar tal objeto, sendo assim será necessário SEMPRE maior poderio mágico para se criar uma runa do que para usa-la.

 

6.1.1 Das magias instantâneas e suporte.

As magias instantâneas e de suporte são em geral mais básicas do que as verdadeiras runas, e por isso é necessário requisitos muito menores para se utilizar deste benefício. Em sua maioria é necessário apenas ter controle da mana e manipula-la de forma correta para se ter a alteração física desejada, em alguns poucos casos a magia exige mais aptidão do mago e então há um pequeno desgaste em sua integridade espiritual (soul points), geralmente este desgaste é antecedido por uma magia de conjuração de objetos.

6.1.2 Das runas.

As runas são as mais mortais e benignas armas mágicas de todo continente. Aquelas que têm grande potencial necessitam de grande quantidade de mana e soul points, todavia elas precisam de algo mais para ser concebidas: as runas brancas. Aos olhos de um desinformado apenas uma pedra comum, aos olhos de um grande mago uma oportunidade de poder. As runas são realmente pedras, porém encantadas para que sejam capazes de armazenar mana manipulada e depois de um tempo indeterminado libera-la por algum tipo de ativação.

 

6.1.3 Das magias de domicílio.

Não necessariamente magias, as de domicílio são usadas para permitir/bloquear a entrada de certas pessoas na sua casa e promover alguém como sub-dono. Para utilizar-se de magias como essa é necessário ter apenas uma casa

 

7.0 Formando uma magia.

Para se formar uma magia é preciso, primeiramente, conhecer os círculos mágicos que manipulam a mana e, depois de estudados, decidir uma função e uma interação para tal magia.

 

7.1 Interação

Interação é como sua magia irá funcionar no aspecto físico. É praticamente a escolha se ela será de suporte, runa ou instantânea. Definindo assim o comportamento da magia e também a melhor ocasião para usa-la.

7.2 Função.

É preciso saber que função a sua magia ira exercer. Ela terá relação com cura? Dano? Conjuração? Após definir você deverá escolher o elemento ou intensidade da magia, assim como sua forma. Tudo isso através dos círculos mágicos.

 

7.3 Círculos Mágicos.

São circunferências dentro das quais são riscados signos ou símbolos usados nas magias. Em Tibia não seria diferente, embora não estejam representados como círculos propriamente ditos são uma espécie de símbolo que contém um significado particular e quando ligado a outros vários símbolos formam uma palavra com essência mágica.

7.3.1 Onde os círculos se apresentam.

Em Tibia eles são encontrados ao pronunciar uma magia, seja instantânea ou de formação de runa. Aqui listarei todos os círculos mágicos, classificando-os em fundamentais, suplementares e complementares. Ao final traduzirei todas as magias.

 

7.3.2 Todos os círculos

FUNDAMENTAIS – Círculos que indicam a forma da magia.

Ad – Indicador de Runa

Al – Indicador de Domícílio

Ex – Indicador de Instantaneidade

Ut – Indicador de Suporte

 

SUPLEMENTARES – Círculos que indicam a utilidade da magia

Amo - Escudo

Ana - Anulação

Ani - Animação

Eta – Encantar/Permitir

Evo – Conjuração, Evocação, Criação.

Ito – Destruir

Iva - Procura

Ori - Dano

Ura - Cura

 

COMPLEMENTARES – Círculos que qualificam as magias (Não obrigatórios).

Con – Com relação aos projéteis – Arrows, Bolts e Spears.

Flam - Fogo

Gran – Adição de poder ou intensidade

Grav – Campo

Hur – Indicador de Movimento sobrenatural – Agitação/onda ou vento.

Ina – Ilusão

Lux – Luz/Raio

Mas – Grande Área, também indica adição.

Mort – Dano Físico ou Com relação ao físico (No sentido humano).

Pan - Alimento

Pox - Veneno

Res – Criação/Criatura

Sio – Amigo/Oponente

Som – Promover

Tera - Mágica

Vid - Visão

Vis – Energia ou Dano superior

Vita – Indica Maior Potencial ou Vida.

7.3.4 Magias e seus significados

 

Magias instantâneas: (Organizadas por ordem alfabética).

 

Antidote - Exana Pox – Lvl 10

Significado: Magia instantânea que anula o veneno.

 

Berserk – Exori – Lvl 35

Significado: Magia instantânea que causa dano.

 

Cancel Invisibility – Exana Ina – Lvl 26

Significado: Magia instantânea que anula ilusão.

 

Challenge – Exeta Res – Lvl 20

Significado: Magia instantânea que encanta a criatura. (neste caso obriga a se aproximar).

 

Conjure Arrow – Exevo Con – Lvl 13

Significado: Magia instantânea que conjura projétil. (neste caso, arrows).

 

Conjure Bolt – Exevo Con Mort – Lvl 17

Significado: Magia instantânea que conjura projétil físico. (Mort também relaciona poder).

 

Conjure Piercing Bolt – Exevo Con Grav – Lvl 33

Significado: Magia instantânea que conjura projétil mágico. (Grav se refere ao poder)

 

Conjure Sniper Arrows – Exevo Con Hur – Lvl 24

Significado: Magia instantânea que conjura projétil de “vento”. (Hur se refere a grande possibilidade de acerto das S.A.).

 

Enchant Spear – Exeta Con – Lvl 45

Significado: Magia instantânea que encanta projétil. (neste caso uma spear).

 

Enchant Staff – Exeta Vis – Lvl 41

Significado: Magia instantânea que encanta a energia.

 

Energy Beam – Exevo Vis Lux – Lvl 23

Significado: Magia instantânea que conjura um raio de energia.

 

Energy Strike – Exori Vis – Lvl 12

Significado: Magia instantânea que causa dano energético

 

Energy Wave – Exevo Mort Hur – Lvl 38

Significado: Magia instantânea que conjura uma onda física. (OBS: Há falhas na interpretação de Mort neste caso).

 

Ethereal Spear – Exori Con – Lvl 23

Significado: Magia instantânea que causa dano com projétil. (neste caso uma spear).

 

Explosive Arrows – Exevo Con Flam – Lvl 25

Significado: Magia instantânea que conjura projétil de explosivo (fogo).

 

Fierce Berserk – Exori Gran – Lvl 70

Significado: Magia instantânea que causa dano com maior potencia.

 

Find Person – Exiva – Lvl 8

Significado: Magia instantânea de procura.

 

Flame Strike – Exori Flam – Lvl 12

Significado: Magia instantânea que causa queimaduras.

 

Fire Wave – Exevo Flam Hur – Lvl 18

Significado: Magia instantânea que conjura uma onda de fogo.

 

Food – Exevo Pan – Lvl 14

Significado: Magia instantânea que conjura alimento.

 

Force Strike – Exori Mort – Lvl 11

Significado: Magia instantânea que causa dano físico.

 

Great Energy Beam – Exevo Gran Vis Lux – Lvl 29

Significado: Magia instantânea que conjura um forte raio de energia.

 

Groundshaker – Exori Mas – Lvl 33

Significado: Magia instantânea que causa dano por área.

 

Heal Friend – Exura Sio – Lvl 18

Significado: Magia instantânea que cura companheiro.

 

Intense Healing – Exura Gran – Lvl 11

Significado: Magia instantânea de cura intense.

 

Levitate – Exani Hur – Lvl 12

Significado: Magia instantânea que anima o vento. (neste caso na vertical).

 

Light Healing – Exura – Lvl 9

Significado: Magia instantânea de cura.

 

Magic Rope – Exani Tera – Lvl 9

Significado: Magia instantânea de animação mágica.

 

Mass Healing – Exura Gran Mas Res – Lvl 36

Significado: Magia instantânea que cura intensamente as criaturas por área.

 

Poison Arrows – Exevo Con Pox – Lvl 16

Significado: Magia instantânea que conjura projétil envenenado. (neste caso, arrows).

 

Poison Storm - Exevo Gran Mas Pox – Lvl 50

Significado: Magia instantânea que conjura veneno intenso por área.

 

Power Bolt – Exevo Con Vis – Lvl 59

Significado: Magia instantânea que conjura projétil com dano superior.

 

Ultimate Explosion – Exevo Gran Mas Vis – Lvl 60

Significado: Magia instantânea que conjura uma grande força de energia por área. (Cansei...)

 

Ultimate Healing – Exura Vita – Lvl 20

Significado: Magia instantânea de cura com maior potência.

 

Unded Legion – Exana Mas Mort – Lvl 30

Significado: Magia instantânea que anula a morte por área. (Mort representa “Com relação ao físico”, morrer é um fenômeno físico).

 

Whirlwind Throw – Exori Hur – Lvl 15

Significado: Magia instantânea que causa dano através do vento. (neste caso o vento é o meio).

 

Wild Growth – Exevo Grav Vita – Lvl 27

Significado: Magia instantânea que conjura campo vivo.

 

Magias de Suporte: (Organizadas por ordem alfabética).

 

Creature Illusion – Utevo Res Ina – Lvl 23

Significado: Magia de suporte que conjura uma criatura ilusória. (Ina trás a idéia de criatura fora do seu ambiente natural).

 

Great Light – Utevo Gran Lux – Lvl 13

Significado: Magia de suporte que conjura luz mais intensa.

 

Haste – Utani Hur – Lvl 14

Significado: Magia de suporte que anima o vento. (neste caso na horizontal).

 

Invisible – Utana Vid – Lvl 35

Significado: Magia de suporte que anula a visão,

 

Light – Utevo Lux – Lvl 8

Significado: Magia de suporte que conjura luz.

 

Magic Shield – Utamo Vita – Lvl 14

Significado: Magia de suporte que protege a vida.

 

Strong Haste – Utani Gran Hur – Lvl 20

Significado: Magia de suporte que anima fortemente o vento.

 

Summon Creature – Utevo Res – Lvl 25

Significado: Magia de suporte que conjura criatura.

 

Ultimate Light – Utevo Vis Lux – Lvl 26

Significado> Magia de suporte que conjura luz instensa.

 

Magias de Domicílio: (Organizadas por ordem alfabética).

 

Bloquear Entrada - Alana Sio

Significado: Magia domiciliada que anula oponente.

 

Convidar um Amigo - Aleta Sio

Significado: Magia domiciliada que permite oponente.

 

Convidar um Sub-dono - Aleta Som

Significado: Magia domiciliada que permite promoção. (Sub-dono).

 

Permitir Entrada - Aleta Grav

Significado: Magia domiciliada que permite a entrada em uma única porta (campo).

 

Magias com Runas: (Organizadas por ordem alfabética).

 

Animated Dead – Adana Mort – Lvl 27

Significado: Runa que anula a morte. (Considerar a morte um efeito físico).

 

Chameleon – Adevo Ina – Lvl 27

Significado: Runa que conjura ilusão.

 

Convince Creature – Adeta Sio – Lvl 16

Significado: Runa que encanta oponente.

 

Desintegrate – Adito Tera – Lvl 21

Significado: Runa que destrói mágica. (Tera se refere aos objetos).

 

Destroy Field – Adito Grav – Lvl 17

Significado: Runa que destrói campo.

 

Energy Field – Adevo Grav Vis – Lvl 18

Significado: Runa que conjura um campo energético.

 

Energy Bomb – Adevo Mas Vis – Lvl 37

Significado: Runa que conjura energia em área.

 

Energy Wall – Adevo Mas Grav Vis – Lvl 41

Significado: Runa que conjura campos energéticos. (Notar campos no plural).

 

Envenom – Adevo Res Pox – Lvl 21

Significado: Runa que envenena um ser.

 

Explosion – Adevo Mas Hur – Lvl 31

Significado: Runa que conjura onde por área. (Não há indicação de fogo o.O)

 

Fire Field – Adevo Grav Flam – Lvl 15

Significado: Runa que conjura um campo de fogo.

 

Fire Wall – Adevo Mas Grav Flam – Lvl 33

Significado: Runa que conjura campos de fogo. (Notar campos no plural).

 

Fireball – Adori Flam – Lvl 17

Significado: Runa que causa dano por fogo.

 

Firebomb – Adevo Mas Flam – Lvl 27

Significado: Runa que conjura fogo por área.

 

Great Fireball – Adori Gran Flam – Lvl 23

Significado: Runa que causa dano intenso por fogo.

 

Heavy Magic Missile – Adori Gran – Lvl 25

Significado: Runa que causa dano maior.

 

Intense Healing Rune – Adura Gran – Lvl 15

Significado: Runa que cura intensamente.

 

Light Magic Missile – Adori – Lvl 15

Significado: Runa que causa dano.

 

Magic Wall – Adevo Grav Tera – Lvl 32

Significado: Runa que conjura um campo mágico.

 

Paralyze – Adana Ani – Lvl 54

Significado: Runa que anula animação. (Interessante, não?)

 

Poison Field – Adevo Grav Pox – Lvl 14

Significado: Runa que conjura um campo venenoso.

 

Poison Wall – Adevo Mas Grav Pox – Lvl 29

Significado: Runa que conjura campos venenosos. (Notar campos no plural).

 

Soulfire – Adevo Res Flam – Lvl 27

Significado: Runa que queima criatura. (Tradução adaptada).

 

Sudden Death – Adori Vita Vis – Lvl 45

Significado: Runa que causa dano com maior potencial na vida ou Runa que causa hiper dano. (Uma vez que Vita e Vis podem indicar aumento de potencial).

 

Ultimate Healing Rune – Adura Vita – Lvl 24

Significado: Runa que cura com maior potência.

 

8.0 Conclusão.

Após tuuuuuuuuuuuuuuuuuudo isso podemos concluir que o universo mágico de Tibia vai além das lojas de runas e guild professions. E embora tenha tentado reunir a maior quantidade de conteúdo que eu possuo no jogo, sei que não é tudo! E ainda há muito mais para se descobrir.

 

O mais interessante ainda é conhecer os círculos mágicos e com eles desenvolver suas próprias magias. Talvez “Exito Mas Vita Vis”, a magia instantânea que destrói intensamente a vida na área! Ou “Adiva Res <nome>”, Runa que procura criatura!

 

Acho que por enquanto é só, se eu descobrir mais alguma coisa, ou vocês pedirem eu adiciono!

 

Créditos~

 

~Holly Angel

~Wk

~Tranpola

Editado por Holly Angel
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

[inveja]

 

0.o

 

so li o sumario

 

maiss...

 

dei uma lida rapidinha e

 

karakaa manow completississississimo

 

ta de parabens vc e os outros caras q ajudaram vc[/inveja]

 

manow ''no coment's''

 

 

cYa ;D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá JV Chequer, primeiramente gostaria de agradescer a voce pelos elogios.

Esta matéria foi um projeto bolado pelo Wk~, porem ele o abandou e só restaram Eu e o Tranpola.

Após muitas pesquisas, decidimos aplicar estes conhecimentos. Eu, como menbro fanático do Xtibia não poderia deixar de posta-la aqui ( e por min, unicamente aqui). O ~Wk infelizmente descordou de que essa seria uma informação vitalicia do xtibia e postou a mesma em outro forúm. Idependente do ocorrido, aqui está este tópico para que cada vez mas o Xtibia almente. Sem Mais.

//Holly Angel

Editado por Holly Angel
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@JV Chequer

Muito Obrigado. Sem dúvida para retribuir isso irei dar meu maximo para fazer o Xtibia crescer!

 

@xXLukeXx

Sem dúvida deu trabalho, mas suor recompensado vale a pena, afinal... Go go up Xtibia!

Editado por Holly Angel
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...
×
×
  • Criar Novo...