Ir para conteúdo

Tutorial: Fazendo Cavernas

Addict

Posts Recomendados

1ª etapa : Imaginando.

Como tudo que existe em mapping , o primeiro passo é sempre a imaginação , você deve antes de sequer abrir o map editor ter em mente como será a caverna e que monstros habitarão ela.

Eu usarei uma caverna simples de trolls , portanto usarei tudo o que pode combinar com os trolls !

Para mappear melhor , é sempre bom conhecer a criatura , heis o que consigo sobre trolls apenas visitando o Tibia.com :

Trolls are a human-like race that lives in small tribes in the holes and dungeons of Tibia. There they hunt animals and seek treasures over which they keep a jealous watch. They are weak and silly fighters, but as a squad they can become quite dangerous.

Agora que sei o básico sobre eles , posso sem medo mappear , sei que eles vivem em bando , e que são meio-humanos , logo a caverna pode ter coal basins , camas , reservas de bebida e comida , etc.

2ª etapa : fazendo os caminhos.

Como é uma demonstração , eu irei apenas fazer um andar da caverna , farei caminhos pequenos ( 1x1 ) e alguns espaços maiores , onde haverão mais respawns , porém nunca espaços quadrados (usarei inicialmente o id 351) :

uo0656vj0.jpg

3ª etapa : As bordas!

É realmente muito importante sempre colocar bordas , não há segredos :

uo0658iy8.jpg

uo0657is9.jpg

4ª etapa : Completa os espaços vazios.

Simples , use fill ground para completar os espaços com o id 101 (o mínimo de distância que deve ter para que a pessoa não veja o preto é 7 sqms :

uo0659ug8.jpg

Até que fique assim :

uo0660ui0.jpg

5ª etapa : "Sujando" o chão.

Use agora os ids 353 , 354 , 355 para detalhar mais o chão , misture bem eles , deixe o chão bem detalhado :

uo0661li4.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6ª etapa : Natureza.

É muito importante colocar a natureza no local para torná-lo mais real , coloque muitos tipos de pedras e até lugares com água / vegetação subterrânea :

uo0663vk9.jpg

7ª etapa : Adições finais.

Agora coloque as camas , sujeiras , coal basins , etc :

uo0664rt0.jpg

8ª etapa : Os monstros!

Não tem muito o que falar , coloque a zona de respawn e um tempo bom de respawn para os monstros para que as pessoas não fiquem presas entre trolls , não deixe coisas irreais ( uma dica é que depois que você poe o tempo de um troll para por ex. 120 sec , para não ter que mudar em todos os trolls , coloque eles clicando duas vezes , e não uma só , e pronto , eles ja estarão com 120 sec! ) , e você terá algo perto disso :

uo0665gl8.jpg

uo0666wa5.jpg

uo0667tg2.jpg

uo0668vr7.jpg

Créditos: Wilson Kaupert

Link para o comentário

#Addict

Este topico ja tem aki não?

porem o seu ta mais explico ^.-

esse sim deve ser movido para as seções de topicos aprovados...

Coitado do Wilson deve que escreve tudo isso mais fico otimo....

//Ventura

Link para o comentário

Cara,

Muito bem feito

bem explicado

tudo de bom

=D

parabéns pelo ótimo trabalho

// Silviux

perfeito *-*

tópico muito bom!

muito muito bom!!

e muito boem explicado ;D

vlw Addict!!

fuiizz!!

Link para o comentário

Parabéns ao Wilson, muito bom tutorial. Mas eu fiz um sobre cavernas bem antes e também acho que está detalhado e bom, inclusive no meu tópico você disse que iria encaminhá-lo para moderação para poder moverem pra cá.

Só pra não pensarem que quero me promover encima disso e talz, tá aí o link do meu tutorial: Fazendo Cavernas.

Como podem ver, o meu foi criado no dia 14 de Janeiro e este aqui 18 de fevereiro, mais de um mês depois e rapidamente foi movido para seção de tutoriais relacionados a mapping. Se eu o meu estivesse ruim, faltando algo, eu entenderia, mas podem olhar os comentários, tenho 100% de aprovação. Espero que me compreendam, pois pra mim isto é injustiça, bom desculpe-me falar muito aqui.

Sem mais,

Blade Rlz :cool:

Link para o comentário

• Criar Novo...