Ir para conteúdo

Fazendo Cavernas!


Blade Rlz

Posts Recomendados

Bom, vejo muitos mapas que possuem suas cavernas mal feitas, sem enfeites, ou detalhes que dão vida a qualquer ambiente tibiano.

Então farei este tópico para mostrar basicamente como se fazer uma boa caverna.

Ps: As fotos abaixo são só para demonstração.

 

- Primeiro de tudo é bom fazer uma área legalzinha para entrada da caverna, e se quiser ajudar os players do seu futuro mapa, coloque uma "trilha" para chegar a caverna. É claro que isso tudo é opcional.

 

entradacaveog6.jpg

ID da "trilha": 103.

 

- Agora vamos por os pisos da caverna. O caminho que vai ter a cave vc é quem escolhe, porém não é bom fazer o caminho só para um lado, nenhum player gosta de andar demais, portanto tome cuidado quanto a isso.

 

projetocavevr2.jpg

ID do Piso: 351.

 

- Vamos então fazer as bordas da caverna. Para isto existem 2 tipos de bordas que poderemos usar.

 

LEMBREM-SE: Não existe nenhuma borda que não seja "usável", pois vejo muitos mapas faltando bordas, que apesar de bestas, dão um pequeno toque a mais, e para que seu mapa seja realmente bom e aprovado pelos grandes Mappers, bordas são essenciais!

 

Bordas 1

 

borda1wd8.jpg

ID's das Bordas 1: 356 à 367.

 

Bordas 2

 

borda2rx9.jpg

ID's das Bordas 2: 371 à 382.

 

Esta parte será meio difícil mas espero que entendam: Essa foto mostra aonde vc vai colocar cada borda. Olhe a cor e veja aonde colocar, acho que dá pra entender. :wink:

Coloquei as ID's da primeira Borda ao lado de cada borda, para facilitar caso vcs não entendam qual ID está representada no desenho.

Caso queira por a outra borda, é só seguir este exemplo, porque as bordas são iguais, só muda a cor e a ID. :bigsmile:

 

localdasbordasif8.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 86
  • Created
  • Última resposta

Top Posters In This Topic

- Agora vamos preencher toda a caverna com todas as bordas. Continuarei usando a primeira borda para vocês não se confundirem.

 

projetocavecombordashz3.jpg

 

- Agora vamos preencher as partes pretas da Cave. No final ficará assim:

Use a ID 101.

 

projetocavecombordaseprmw9.jpg

Ps: Preencha cada parte preta para a mesma não ficar aparecendo no jogo, fica feio.

 

- Depois de tudo preenchido, você deve estar pensendo logo em colocar os monstros. Mas vamos com calma, primeramente, vamos melhorar este piso da caverna, para ficar mais real, como nas cavernas do Tibia Global.

Use as ID's de 351 à 355.

 

pisomelhoradowe6.jpg

Ponha os pisos à seu gosto. Não é necessário colocar todo tipo de piso numa certa área, mas uma misturinha fica legal.

 

- Agora enfeitaremos a caverna com coisas da natureza. Para ficar legal, é bom por pedras, cascatas e semelhantes.

 

reaenfeitadadl8.jpg

 

- Chegou então a hora de colocar os Monstros: Ponha à seu gosto, o monstro que quiser, só não exagere com os respawns, não ponha montros fortes muito juntos, à não ser que seja uma área bem grande, aqui eu fiz uma caverna compacta portanto não é muito bom. Colocarei Dwarfs para dar um exemplo.

 

reacomrespawnsix7.jpg

 

- Colocando respawn: Clique no botão destacado na SS. Em seguida clique em uma área do mapa e aparecerá uma área vermelha. Agora é só colocar os monstros dentro desta área vermelha. Caso queira aumentar a área vermelha, clique com o botão direito no fogo rosa que fica no meio da área e aumente o número que aparecerá.

 

respawnsa7.jpg

 

10° - A última parte - Últimos retoques:

 

- Ponha tochas de parede na cave para dar uma iluminada, ou então ponha campos de fogo para iluminar sua caverna.

- Agora vou dar uma dica, caso vc queira deixar sua caverna muito real, como no Tibia Global. É bom por no chão: Bags, Corpos do monstro que vc colocou como respawn, Loots do monstro (loots bobos), e um pouco de sangue espalhado. Vou mostrar como ficará o resultado final desta área.

 

reafinalii9.jpg

 

Algumas coisinhas importantes que não será necessário colocar fotos:

 

- Lembre-se que encima da caverna, tem que ter um piso cobrindo a área dela embaixo, para que quando vc for jogar, não fique aparecendo um "andarzinho" em cima, fica feio.

- Faça parecido com as outras áreas da cave e ficará show.

- Faça andares para baixo contendo monstros mais fortes que o do 1° piso, lembrando de enfeitar as áreas para que fique boa sua caverna.

 

Dúvidas/Sugestões poste aqui e eu vou responder.

Espero ter ajudado.

 

Atenciosamente,

Blade Rlz :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ta mutio bom, adorei.

Tem muita gente que ñ sabe decorar msm uma cave.

 

E tbm é muito chato fica arrumando aquelas bordas da cave, enche o saco aquilo.

 

Belo tutorial :hi:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@garrinha_

 

Estou aqui para ajudar mesmo.

 

@kydrai

 

Obrigado, que bom que gostou.

 

@Diego_o

 

Hehe, sou detalhista/perfeccionista, mas um bom mapper tem que ser, exceto um mapper que faz 3 cidades em 1 dia, esse realmente não tem tempo pra isso. :smile:

 

Blade Rlz :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OMG³!

sorte a minha vc estar na equipe...

mt bom, detalhista msm...

como mapper, acredito que vc tenha um grande futuro pela frente =D

e tenho uma dúvida... tem como vc aperfeiçoar umas partes do deserto pra mim? é porque to fazendo a montanha pros quaras caçarem...

 

Grato pelo tutorial,

denilson

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

credo c manda mtu bein em faze mapa eu ja sabia fazer cave e pa mas veio tinah q postar t dando parabens pq c manda bein dimais em faze mapa peguei mtu beinnn parece tibia r l¬¬

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@codorna

 

:blink: Valeu cara! Seu coment foi só elogios! :nuts:

 

@Marok

 

Muito obrigado mesmo. Estou aqui para ajudar e perfeccionismo nunca é demais. :bigsmile:

 

@Chakau

 

Valeu cara! Acho que em termos de detalhes eu sou bom, mas no resultado geral, áreas, montanhas, etc, eu sou médio.

 

@BrielZinhu

 

Obrigado. :smile:

Gastei um bom tempo mesmo. Primeiro tirei as fotos e depois fui upando aos poucos no imageshack. Mas com certeza foi um tempo bem gasto.

 

Espero que os mappers ou aqueles que se dizem mappers vejam este tutorial e aprimorem seus conhecimentos. Aliás, aqui no fórum existem muitos tutoriais relacionados a Mapping de grande utilidade! :bigsmile:

 

Algum moderador aí, se puder, move meu tópico pra seção correta!

 

Blade Rlz :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

@Jk2

 

Que bom que gostou.

Eu sinceramente acho que não seja uma dica somente para iniciantes. Mappers com experiência poderiam usar essa dica para incrementar seus mapas também. :smile:

 

Blade Rlz :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Veio nucna tinha visto um tuto tao bem explicado parabens mais vc deu um pekeno flood ali vc fez 2 msgs mais n da nada nem vo reportar por tao belo foi seu trabalho isso é execencial pra um bom map parabens nada quadrado ou algo do genero =]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


×
×
  • Criar Novo...