Ir para conteúdo

Posts Recomendados

Tags básicas de estrutra

 

Existem algumas tags básicas para a estrutura de um blog. Como as tags <HTML> , <HEAD> , <BODY> , essas tags simples... Vamos começar com essas, deste jeito:

 

<HTML>

<HEAD>

<TITLE>Título do blog</TITLE>

</HEAD>

<BODY>

Coisas do seu blog, como tags do BLOGGER, WEBLOGGER, BLIG, UOL e o perfil...

 

</BODY>

</HTML>

 

LEGENDA:

<HTML> e </HTML> - Marcam o início e o fim do código HTML. Ou seja, nada deverá aparecer antes de <HTML> nem depois de </HTML> .

<HEAD> e </HEAD> - Marcam o início e o fim do cabeçalho da página (Note que a palavra "head" significa "cabeça").

<TITLE> e </TITLE> - Demarca, o título da página que aparecerá no topo do seu browser. Ou seja, o título da sua página deverá ser escrito entre essas duas tags.

<BODY> e </BODY> - Essas duas tags delimitam o corpo (Body = corpo) da página HTML. Conteúdo da sua página deverá ser escrito entre essas tags; todos os textos e imagens e coisas parecidas.

 

Tags básicas de formatação de linhas, sublinhados, negritos e itálicos

 

Você viu que não dá para fazer muita coisa com a estrutura da página, né? Esses códigos aqui você vai usar para formatar os paragrafos, estilos das letras (sublinhados, negritos e itálicos) e coisa e tal. São essas:

 

<BR> - Quebra de Linha. Essa é uma tag única, não precisa ser fechada. Use-a para pular para a linha de baixo como um "ENTER".

<P> - Quebra de parágrafo. Quando usá-la, ficará uma linha em branco.

<B> e </B> - Para escrever em negrito, escreva seu texto entre essas duas tags.

<I> e </I> - Marcam o início e o fim do texto em itálico.

<U> e </U> - O que escrevemos entre essas tags aparece sublinhado.

<S> e </S> - Para escrever uma palavra riscada no meio.

<BIG> e </BIG> - Aumenta a fonte do texto que escrevemos entre essas tags.

<SMALL> e </SMALL> - Diminui a fonte do texto que escrevemos entre essas tags.

 

<HR> - Insere uma linha horizontal.

<a href=http://www.xtibia.com>.::XTibia.com::.</a> - Insere um link para http://www.xtibia.com e o texto .::XTibia.com::. é o que aparece na página.

<a href=mailto:sr.speedy@hotmail.com>Sr.Speedy</a> - Insere um link para o email sr.speedy@hotmail.com (abirá automaticamente uma janela do Outlook) e o texto Sr.Speedy é o que aparece na página.

<img src=http://www.xtibia.com/forum/style_images/689.gif> - Insere a imagem que está no endereço http://www.xtibia.com/forum/style_images/689.gif na sua página.

 

A tag <BODY>

 

Como você viu na Parte 1, a tag <BODY> mostra o início do corpo (ou conteúdo) da sua página, sendo fechada com a tag </BODY>

Dentro dessa tag podem aparecer alguns comandos. Vejamos:

 

bgcolor=cor - Diz a cor de fundo da página, o Background. A cor pode aparecer com seu nome em inglês (Ex.: Black, Gray, Darkpink, Skyblue...) ou no código hexadecimal (Ex.: #000000, #808080, #e2008e, #5bcaf9...)

background=imagem.jpg - Caso você queira uma imagem como fundo da página, use esse comando. A imagem de repetirá até completar toda a tela e se moverá junto com o conteúdo da página (scroll).

bgproperties=fixed - Caso você queira que a imagem de fundo permaneça estática e só o conteúdo se mova ao acionar o scroll, use esse comando dentro da tag <BODY>.

text=cor - Esse diz a cor da fonte usada na página.

link=cor - Diga a cor que deseja que os links apareça.

alink=cor - Esse comando diz a cor do link ativo.

vlink=cor - Esse diz a cor do link já visitado.

 

Exemplos:

 

<BODY bgcolor=#f8f8f8 text=#fa8e4e link=#f8cc68 alink=#f8cc68 vlink=#ee8800>

ou

<BODY background=imagem.jpg text=#fa8e4e link=#f8cc68 alink=#f8cc68 vlink=#ee8800>

 

A tag <FONT> e formatação de texto

 

A tag <FONT> é utilizada para fazer controle de tamanho da fonte, cor e tipo e é fechada com a tag </FONT>. Ela pode conter os seguintes parâmetros:

 

<FONT FACE= SIZE= COLOR= > Seu texto aqui </FONT>

 

Onde:

 

FACE indica o tipo de fonte a ser usada.

Ex.: <FONT FACE=Arial>

 

SIZE indica o tamanho da fonte que pode variar entre 1 e 7.

Ex.: <FONT FACE=Arial SIZE=2>

 

COLOR indica a cor para a fonte. Que mais uma vez podem ser utilizados, tanto o nome da cor em inglês quanto o valor em hexadecimal.

Ex.: <FONT FACE=Arial SIZE=2 COLOR=darkpink>

 

Espero que aproveitem minhas dicas e que elas funcionem!!

Link para o comentário
https://xtibia.com/forum/topic/38253-tags-b%C3%A1sicas-de-estrutra/
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Vlw cara me ajudo umpoco

 

 

bgcolor=cor - Diz a cor de fundo da página, o Background. A cor pode aparecer com seu nome em inglês (Ex.: Black, Gray, Darkpink, Skyblue...) ou no código hexadecimal (Ex.: #000000, #808080, #e2008e, #5bcaf9...)

 

eu aconselhor usar em hexadecimal pq vc vai ter mt mais op de cor( axo q vai )

Link para o comentário
https://xtibia.com/forum/topic/38253-tags-b%C3%A1sicas-de-estrutra/#findComment-243382
Compartilhar em outros sites

×
×
  • Criar Novo...