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A História da Coleta de Informações


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featuredthumb_2477.jpg A História da Coleta de Informações

 

Publicado em: 06/09/2013

Tradutores:

Aiko05, Gildão, skilledfloyd

Revisores:

GrYllO

 

Conteúdo:

Para toda e qualquer empresa desenvolvedora de jogos, é sensata a decisão de coletar informações relevantes a respeito dos jogadores que o estão jogando, e portanto mostrar interesse naquilo que sua comunidade tem a dizer. No começo de tudo, você pode seguir sua própria visão apenas, mas com o tempo você simplesmente precisará saber a quem está desenvolvendo o jogo, quem você atrai com seu jogo, qual é seu suposto grupo alvo, e o que os seus jogadores estão de fato fazendo dentro do jogo. É importante saber a respeito do que eles gostam e do que não gostam e com quais diferentes problemas eles se deparam. O objetivo é obviamente fornecer uma boa experiência de jogo para seus clientes. Se eles simplesmente gostam do jogo, eles irão continuar jogando.

Nós coletamos automaticamente um tanto de informações estatísticas dentro do jogo que podem ser analisadas e avaliadas. Tirando isso, existe todo um time hoje em dia na CipSoft que é, sobretudo, responsável por coletar mais feedback, estes que contém informações mais delicadas e complexas que qualquer outra ferramenta automática poderia coletar. Por exemplo, os community managers leem as conversas entre os jogadores nos fóruns e nos fansites com o propósito de obter o gosto popular da comunidade, e também para descobrir o que se passa pela cabeça dos jogadores, o que está te incomodando a respeito do jogo ou recentes mudanças, e o que você realmente gosta ou desejaria ver implantado.
Além de lerem os fóruns e os comentários nos fansites, os community managers recolhem mais informações de feedback a partir de pesquisas de opinião e das enquetes realizadas semanalmente. Essa é a situação nos dias de hoje. Mas nem sempre as coisas foram como são hoje. Nos primeiros passos que o Tibia dava, poucas informações de fato foram colhidas. Nós ainda temos uma muito antiga e empoeirada versão oficial do website do Tibia de 1997 e, ao analisarmos isto, nós podemos encontrar apenas uma pequena parte das informações a respeito da comunidade daquele período. Não existiam rakings, censos, apenas esse pequeno mapa que demonstra a Alemanha e a lista numérica de jogadores de alguns outros países. De acordo com esse antigo website, existiam 583 tibianos no total ao redor do mundo, em 28 de novembro de 1997.

germany_small.png

Em uma outra versão do site no ano de 2000, nós já podíamos encontrar um pouco mais de informações relevantes sobre a comunidade.
Na versão de 15 de setembro de 2000, já víamos os rankings de highscore, com Arieswar, no nível 66, ocupando o topo, e, também, estatísticas de mortes (kill statistics) já eram geradas naquela época. Até mesmo um censo, o qual mostrava distribuição de níveis, vocações, gêneros e cidades de residência.

 

statscombined_small.jpg

Hoje em dia, nós ainda temos estes tipos de informações, e, internamente, continuamos a fazer um tipo de censo, o qual, nós, community managers, às vezes apresentamos a vocês, como fizemos, por exemplo, neste artigo oficial sobre estatísticas.

Como já mencionado antes, entretanto, nós fazemos muito mais hoje em dia. A comunidade cresceu imensamente, CipSoft como empresa se desenvolveu bastante também, e o próprio Tibia, também, cresceu muito. Se você olhar as imagens do censo antigo, você pode perceber que há somente duas cidades listadas lá como possibilidade de residência. Estas duas cidades eram tudo que existia, além de Rookgaard, 13 anos atrás. Nada de Edron, nada de Venore, nada de Ab'dendriel, e assim por diante.

Obviamente, muita coisa mudou, e, apesar do sistema de reunião automática de dados, de leitura de fóruns e fansites, nós também trabalhamos com enquetes e sistemas de feedback, como mencionado antes.
O uso de enquetes e feedbacks começou muito antes do primeiro time de community managers ser apresentado, em setembro de 2008. A maior parte da coleta de feedbacks na época era parte do trabalho diário do time de suporte ao cliente (customer support).

Hoje em dia, nós, community managers, fornecemos formulários mensais de feedback que vocês podem preencher para nos deixar cientes do que vocês pensam e acham sobre a situação do jogo. Nós lemos e categorizamos tudo o que é dito neles, e os encaminhamos internamente às pessoas encarregadas de tomar as grandes decisões.
Em adição à esses formulários mensais de feedback, nós também temos formulários especiais de feedback com perguntas especiais. O resultado destes formulários especiais também são assuntos para artigos oficiais às vezes, principalmente se os resultados forem de grande interesse à comunidade como um todo.

Enquetes são mais como perguntas rápidas. São fornecidas possibilidades já pré-definidas de respostas, e também o resultado da enquete é exibido automaticamente.
Internamente, nos temos mais algumas opções para ler e interpretar os resultados da enquete do que os meros resultados que são apresentados publicamente na sessão da enquete do site. Por exemplo, internamente nós podemos ver os resultados da pesquisa dividido em diferentes países, ou dividido entre jogadores premium e free account. Ainda, nos podemos ver o número exato de jogadores que participaram da votação.
A ferramenta de enquete foi aprimorada ao longo dos tempos com novos recursos, embora nem sempre tenha sido assim. Essas diferentes atualizações da ferramenta de enquete é a razão pela qual vocês não podem vereficar os resultados de enquetes publicadas há muito tempo atrás. Apenas as enquetes publicadas depois de 10 de Novembro de 2006 podem ser visualizadas no site do TibiaBR.

Essa ferramenta, de qualquer forma, foi introduzida inicialmente em outubro de 2004. Algum de vocês se recordam qual foi a primeira pergunta de enquete que fizemos?
Nos começamos perguntando aos jogadores uma questão muito direta em relação a nova unidade de moeda tibiana.
19,082 jogadores votaram nessa primeira pesquisa, e mais de 70% dos participantes decidiram que o nome da nova unidade de moeda no Tibia seria chamada de 'crystal coins'.

 

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A segunda enquete foi em Novembro de 2004, onde perguntamos sobre barra de skills:

"Como parte do update de Natal nos pensamos em introduzir um indicador que mostre quanto tempo você irá demorar para avançar um skill. Qual é a sua opinião? Você acha que isso poderá ser um bom recurso para o Tibia?"
93.59% de um total de 17,337 participantes decidiram que "barra na janela de skills" poderia ser uma ótima opção. Apenas 3.8% queriam um indicador alternativo, e 2.27% gostariam que deixassemos como estava, ou seja, sem mostrar quanto tempo levaria para se avançar um skill. Apenas 0.35% dos participantes disseram que não estavam interessados nesse assunto e que não se importavam se seria introduzido essa barra de skill ou não.
Para ser honesto, respostas de enquete com resultados assim tão nitidos como essa não são muito comuns. Porém, se você pensar na pergunta da enquete, é algo que faz sentido mostrar os avanços do skill na janela que mostra os skills... Onde mais poderia se colocar essa informação? Então, no fim, a resposta da enquete não é muito surpreendente.

 

brazilianelementalist.png

Imagem em representação do Brasil ao Tibia

Depois de nossas primeirsa experiências com essa nova ferramenta e, uma vez que os jogadores já estavam acostumados a ela, menos e menos pessoas mostravam interesse pelas enquetes, e o número de participantes rapidamente desabou para menos de 10,000.
Hoje em dia, nós dificilmente alcançamos tamanho número de participantes. No entanto, chegamos próximos quando se trata de enquetes com temáticas importantes como, por exemplo, a enquete "Maiores problemas no Tibia"; e também em enquetes que são fáceis e divertidas como, por exemplo, as "Adivinhem a data do update".

Nós inclusive superamos o limite de 10,000 participantes uma nova vez, que foi com a enquete "De onde você é?" em maio de 2009. No entanto, naquela época, tivemos muita ajuda de fansites que promoveram bastante essa enquete, especialmente os fansites que focam em jogadores de determinados países, como o TibiaBR, por exemplo.
Em 2009, como vocês podem ver aqui, no geral, 26,56% de todos os participantes da enquete disseram que eram do Brasil, enquanto que apenas 20,48% dos participantes da enquete que eram premium naquele período disseram o mesmo.
No ano de 2005, nós fizemos a mesma enquete. Naquele tempo, 44,29% de todos os participantes disseram que eram brasileiros, mas apenas 29,31% daqueles com premium time afirmaram ser do Brasil.

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Gráfico mostra o percentual de jogadores brasileiros no Tibia

Num levamento mais recente a respeito dos clientes, em 2011, mais uma vez o Brasil apareceu no topo dos países de nossos consumidores. De maneira geral, 29,38% de todos os participantes disseram que vieram do Brasil, e 27,93% de nossos clientes premium eram brasileiros de acordo com a pesquisa que foi feita na forma de um formulário de feedback.

Agora, comparando esses números com alguns números reais, nós podemos ver imediatamente que os resultados de enquetes são muitas vezes vagos e não refletem a realidade completamente. Enquetes podem apenas dar uma ideia geral. A real porcentagem de consumidores brasileiros premium era:

  • em 2005: 21,93% (comparado com os 29,31% do resultado da enquete)
  • em 2009: 32,62% (comparado com os 20,48% do resultado da enquete)
  • em 2011: 43,48% (comparado com os 27,93% do resultado do feedback)

Como você pode ver, quando na realidade a proporção de clientes premium brasileiros tem crescido constantemente e, na verdade, também um pouco entre 2005 e 2011, esta tendência não é visível nos resultados da pesquisa.

A razão para isso pode ser que com as nossas pesquisas, nós não alcançamos todos os grupos de jogadores igualmente. Elas não são feitas no jogoe alguém que não visita regularmente o www.tibia.com pode até não saber que existem enquetes semanais. Com esta ferramenta, nós alcançamos apenas jogadores que falam inglês, que se interessam pelo site do Tibia e que realmente passam um tempo nele. Assim, ao interpretar os resultados da enquete, temos que sempre ter isso em mente e precisamos validar os resultados de outras formas.
O que os resultados das enquetes e pesquisas realmente nos contam é que a proporção de jogadores premium brasileiros que participam das enquetes e pesquisas em nosso site não mudou muito ao longo dos anos. Em comparação com os números reais, podemos ver imediatamente que a comunidade brasileira está definitivamente mal representada aqui.

Ser capaz de responder enquetes dentro do jogo - enquetes que todos vocês podem escolher responder diretamente enquanto estiverem conectados - é um dos pontos inseridos na lista interna de desejos dos community managers. Em nossos olhos, isso poderia aprimorar bastante a qualidade dos resultados das enquetes, na medida em que poderíamos atingir muito mais jogadores de todos os mais diversos grupos. Mas isso são pensamentos para o futuro, já que existem de fato um monte de questões mais urgentes que nossos programadores têm de cuidar primeiro. Olhando para o desenvolvimento na coleta de informações na CipSoft, e a importância do feedback, quem sabe o que o futuro trará?

O Tibia tem evoluído por um período longo de tempo já e nós estamos felizes em poder assistir o Tibia evoluir ainda mais. Nós também estamos felizes e gratos que vocês acompanham o Tibia e a gente nessa excitante e duradoura jornada!

Vemos vocês no Tibia!
Seus Community Managers.

 

Créditos

Tibia.com

TibiaBr.com

Editado por Mophus
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