Ir para conteúdo

Introdução A Lua


SkyLigh

Posts Recomendados

Ola galera do ekz

muitos como eu tem um problema na logica da programação lua como eu mais andei lendo uns texto da programação e estou entendendo melhor então vou explica-los +- o resumo dela

 

O que é Lua?

 

 

Lua é uma linguagem de programação poderosa, rápida e leve, projetada para estender aplicações.

Lua combina sintaxe simples para programação procedural com poderosas construções para descrição de dados baseadas em tabelas associativas e semântica extensível. Lua é tipada dinamicamente, é interpretada a partir de bytecodes para uma máquina virtual baseada em registradores, e tem gerenciamento automático de memória com coleta de lixo incremental. Essas características fazem de Lua uma linguagem ideal para configuração, automação (scripting) e prototipagem rápida.

 

Quais as origens de Lua?

 

 

Lua é inteiramente projetada, implementada e desenvolvida no Brasil, por uma equipe na PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro). Lua nasceu e cresceu no Tecgraf, o Grupo de Tecnologia em Computação Gráfica da PUC-Rio. Atualmente, Lua é desenvolvida no laboratório Lablua. Tanto o Tecgraf quanto Lablua são laboratórios do Departamento de Informática da PUC-Rio.

 

Como contribuir para a comunidade Lua?

 

 

 

Você pode contribuir para a comunidade de várias maneiras: respondendo perguntas sobre Lua (nas listas Lua BR e lua-l, no chat, no fórum, em stackoverflow, etc.), colaborando no wiki, respondendo a nossa pesquisa, adicionando um logo de Lua na sua página da web, escrevendo ferramentas e bibliotecas para Lua, e adicionando-os ao LuaForge.

 

 

Por que escolher Lua?

 

 

 

 

Lua é uma linguagem estabelecida e robusta

Lua é usada em muitas aplicações industriais (e.g., Adobe's Photoshop Lightroom), com ênfase em sistemas embutidos (e.g., o middleware Ginga para TV digital) e jogos (e.g., World of Warcraft). Lua é atualmente a linguagem de script mais usada em jogos. Lua tem um sólido manual de referência e existem vários livros sobre a linguagem. Várias versões de Lua foram lançadas e usadas em aplicações reais desde a sua criação em 1993.

 

 

Lua é rápida

 

 

Lua tem uma merecida reputação de ótimo desempenho. Outras linguagens de script aspiram ser "tão rápidas quanto Lua". Vários benchmarks mostram Lua como a linguagem mais rápida dentre as linguagens de script interpretadas. Lua é rápida não só em programas específicos para benchmarks, mas no dia-a-dia também. Porções substanciais de aplicações grandes são escritas em Lua.

 

Lua é portátil

 

 

Lua é distribuída via um pequeno pacote e compila sem modificações em todas as plataformas que têm um compilador C padrão. Lua roda em todos os tipos de Unix, Windows, e também em dispositivos móveis (usando Android, iOS, BREW, Symbian, Windows Phone), em microprocessadores embutidos (como ARM e Rabbit, para aplicações como Lego MindStorms), e até mainframes IBM.

 

Lua é embutível

 

 

Lua é uma engine rápida e pequena que você pode facilmente embutir na sua aplicação. Lua tem uma API simples e bem documentada que permite uma integração forte com código escrito em outras linguagens. É simples estender Lua com bibliotecas escritas em outras linguagens. Também é simples estender programas escritos em outras linguagens com Lua. Lua é usada para estender programas escritos não só em C e C++, mas também em Java, C#, Smalltalk, Fortran, Ada, Erlang, e mesmo outras linguagens de script, como Perl and Ruby.

 

Lua é poderosa (e simples)

 

 

Um conceito fundamental no projeto de Lua é fornecer meta-mecanismos para a implementação de construções, em vez de fornecer uma multidão de construções diretamente na linguagem. Por exemplo, embora Lua não seja uma linguagem puramente orientada a objetos, ela fornece meta-mecanismos para a implementação de classes e herança. Os meta-mecanismos de Lua trazem uma economia de conceitos e mantêm a linguagem pequena, ao mesmo tempo que permitem que a semântica seja estendida de maneiras não convencionais.

 

Lua é pequena

 

 

 

Incluir Lua numa aplicação não aumenta quase nada o seu tamanho. O pacote de Lua 5.2.1, contendo o código fonte e a documentação, ocupa 245K comprimido e 960K descompactado. O fonte contém cerca de 20000 linhas de C. No Linux, o interpretador Lua contendo todas as bibliotecas padrões de Lua ocupa 182K e a biblioteca Lua ocupa 243K.

 

 

Lua é livre

 

 

 

 

Lua é software livre de código aberto, distribuída sob uma licença muito liberal (a conhecida licença MIT). Lua pode ser usada para quaisquer propósitos, incluindo propósitos comerciais, sem qualquer custo ou burocracia. Basta fazer um download e usá-la.

 

 

 

Lua tem importância global

 

 

O projeto e a evolução de Lua foram apresentados em 2007 na HOPL III, a 3a Conferência da ACM sobre a História das Linguagens de Programação. Essa conferência ocorre a cada 15 anos (a primeira foi em 1978 e a segunda em 1993) e somente poucas linguagens são apresentadas a cada vez. A escolha de Lua para a HOPL III é um importante reconhecimento do seu impacto mundial. Lua é a única linguagem de programação de impacto desenvolvida fora do primeiro mundo, estando atualmente entre as 20 linguagens mais populares na Internet (segundo o índice TIOBE).

 

 

 

 

Créditos

LuaOrg (Pelo Texto)

Skyligh (Pela Postagem)

Editado por SkyLigh
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Péssimo tutorial, não tem a miníma introdução e falta argumentos e complementos.

 

To lendo textos sobre a programação tem 2 dias a 3 dias que to com dificuldade que o caotic me recomendo e aos poucos vou postar mais argumentos

 

A ideia foi boa, mas tem pouco conteudo.

 

mesmo coisa acima .

 

Copiei um texto que o yan18 deu a indicação pq muitos acham que tem pouco conteúdo

Editado por SkyLigh
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns Pelo Tópico

;)

Eu não fazia a Minima idéia do que era lua , mas mesmo assim ficava fuçando e criando

:p

Muito Bom o Tópico .

Para quem não entendeu ,

isso ai é um resumo daqueles textos gigantes(acho)

de qualquer forma

Parabéns ^^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dica:

 

Leia o tutorial, e tente resumir do seu jeito cara.. assim você aprende mais.

 

Antes eu tinha feito isso eu não lembrava muito mais reclamaram que tinha pouco colokei a copia mesmo dps vo criar um inteiro da minha autoria

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De logica não vi nada.

E nem e a introdução e mais a historia de Lua.

 

Mais existe alguns trechos fascinantes.

Como o texto disse Lua não e uma linguagem de programação que utiliza orientação a objetos mais temos estruturas os "meta - mecanismo".

E são poucos scripters que sabem lua usando orientação a objetos jhon e oneshot são uns dos eles.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...