Ir para conteúdo

Rpg Makers 4

Lopoi2

Posts Recomendados

rpgmakers.jpg

Introdução:

Queria ter postado esse tópico a algum tempo atrás, mas ficou muito difícil para mim organizar as idéias. Bem praticamente irei lhes falar como funciona um RPG desde o 0.

RPG vs Jogo:

Como disse a algum tempo atrás, nos MMORPGs nós vemos 3 idéias: Beleza, RPG e Jogo. Embora não brigue com as outras, muitas vezes a Beleza de um jogo define quem o joga (nós vemos isso no próprio Tibia, onde muitas pessoas não o jogam pelo gráfico "2D"). Os outros 2 sempre vivem em conflito, já que um diminui o outro e, assim sendo, a empresa escolhe o que lhe dará mais lucro (infelizmente o Jogo).

RPG desmembrado:

Todos aqui, possivelmente sabem o que significa RPG. Role-Playing Game, traduzindo, jogo de interpretar papéis. Mas esperem, o RPG é um Jogo, então isso quer dizer que mesmo se criarmos um MMORPG só com RPG ele ainda terá um jogo. E por isso poucos iriam se ligar no RP (Role-playing) e mais no G (Game). Mas se tirarmos o G do RPG é como se estivessemos no teatro, simplesmente interpretando um papel, sem ter que evoluir nem nada. Certo. Então esse Jogo que temos no RPG é essencial, é ele que diferencia o RPG de um teatro.

Histórias:

Hum... Certo, sendo assim vamos agora falar de histórias. Mas o que diferencia um história RPG de uma outra qualquer?

As falas, o texto, o tempo, o local?

Não. Nada disso e mais nada. O que diferencia é o Jogo. Um texto RPG tem que estar introduzido num Jogo. Sem isso é apenas mais um texto qualquer.

Mas espere, então o que adianta nós criarmos textos sem ter um jogo?

Serve para treinar para quando formos criar um RPG. Essa seção aqui nem sequer pode ser chamada de RPG (ou RP) pois se trata apenas de histórias aleatórias sem Jogo (O essencial, tanto que o nome é RP não RPG)

Textos para RPG:

Qualquer textos (e quando digo qualquer é qualquer mesmo) pode ser usado para criarmos um RPG. Até mesmo Dom casmurro, primo basilio, Sherlock homes. Nada impede o RPG. Se eu quiser pegar e criar um RPG do Star wars ta valendo.

Regras no RPG:

Poderia simplesmente colocar isso nesta seção:

Desculpe mas nós não temos Regras no RPG

Pois essa é a verdade, mas para isso vou explicar: O RPG não tem regras, nós podemos falar que humanos voam sem asas, orcs são inteligentes, Minotauros são piratas, até mesmo que o Buzzlighear é um dinossauro. Quem cria o RPG que bota regras nele, não existe certo e errado. Se eu quiser cometer um erro de português, que seja, eu cometi por que eu quis e eu que criei esse texto.

Expressões:

Obviamente que erros que dificultem o entendimento não são aceitos, pois impediria do RPG funcionar. Mas erros como:

-Oi!!!!

-Oi!?!?

-Oi.....

-OI

-oI

Cada um desses ois está sendo interpretado de uma maneira diferente. Mudando algumas letras para dar mais enfase nelas, ou usando pontos e traços para dar certos tons as falas ou descrições.

O cara correu... quer dizer... pulou do penhasco

O próprio narrador pode cometer erros durante as descrições. Tudo para dar certos sentidos as frases.

Significado RPG:

O RPG na verdade não é um texto, ou uma história, ele é a interação entre os textos e os jogadores.

Linguagens, locais, períodos:

Já disse antes, mas para ressaltar, o RPG pode ser feito em qualquer época e lugar. Portanto Tempo e Espaço não existem antes de o definirmos. E se nosso RPG é da idade média não é por isso que devamos falar tudo com a linguagem da época, nós podemos dizer que mudamos momentos da história para que a linguagem ficasse desse jeito. E se criamos um RPG Fantástico (Orcs Minos etc) mais ainda podemos alterar a linguagem.

Bases:

Muitas vezes nós usamos bases para criar nossos textos, se as usarmos devemos adaptá-las para nosso RPG, ou então aceitar todas as suas regras. Se eu colocar o Orc no meu RPG ou eu o adapto ou eu o pego do seu jeito.

Questões Tibianas:

Quando se tratamos de um OT server há duas maneiras de criarmos o RPG: Se baseando no que o tibia tem, ou criar do 0. Quando se baseamos no que o Tibia tem, devemos verificar o que vamos usar, coisas que não queremos ou não precisamos podem ser retiradas e sempre poderemos adicionar algo. Criar do 0 seria mais dificil pois teriamos de criar praticamente um MMORPG novo.

Bem, irei escrever mais depois, espero que gostem.....

Podem postar.

Editado por Lopoi2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Discordo sobre os erros e abusar no contexto. Você pode sim modificar o RP de acordo com seus respectivos ideias etc, mas não aplicar o contexto do que se faz acaba com isso. Um fã de Tolkien não gostaria de ler, por exemplo, que os hobbits são malignos e os orks são seres inteligentes e bonitos. Você precisa se adaptar ao contexto e ao tipo de pessoa para qual escreve, fazendo que sua história se adapte ao seu modo de escrever, modo de leitura dos leitores e ainda sim encaixando-se num contexto geral de coesão para quem você escreve.

Por isso que eu discordo de boa parte do que você disse. Imaginar é bom, criar também. Mas misturar coisas sem coesão, por exemplo, luta de espadas com armas de raios lasers, não é algo legal de se fazer. Faça sua história, mas acima de tudo use a coerência e o bom-senso.

Outro ponto que gostaria de ressaltar em meu comentário, é a aplicação da linguagem da época sobre o RP. Isso, como você citou, não é necessário. Mas convenhamos, voltando ao ponto da coerência, você não pode usar palavras que foram inventadas depois da época que está a descrever no seu RP.

Ainda sim, sobre os erros de português propositais(?). Isso não existe, não é necessário acrescentar mais de um ponto de exclamação ou de interrogação, é para isso que serve a descrição do comportamento do personagem. Um exemplo rápido. Não! - disse ele furioso, num tom escandaloso. - Isso já daria a interpretação que o personagem precisava, além de realçar os pontos críticos de um RP.

Acima de tudo, coerência.

Abraços.

Link para o comentário

Discordo sobre os erros e abusar no contexto. Você pode sim modificar o RP de acordo com seus respectivos ideias etc, mas não aplicar o contexto do que se faz acaba com isso. Um fã de Tolkien não gostaria de ler, por exemplo, que os hobbits são malignos e os orks são seres inteligentes e bonitos. Você precisa se adaptar ao contexto e ao tipo de pessoa para qual escreve, fazendo que sua história se adapte ao seu modo de escrever, modo de leitura dos leitores e ainda sim encaixando-se num contexto geral de coesão para quem você escreve.

Por isso que eu discordo de boa parte do que você disse. Imaginar é bom, criar também. Mas misturar coisas sem coesão, por exemplo, luta de espadas com armas de raios lasers, não é algo legal de se fazer. Faça sua história, mas acima de tudo use a coerência e o bom-senso.

Outro ponto que gostaria de ressaltar em meu comentário, é a aplicação da linguagem da época sobre o RP. Isso, como você citou, não é necessário. Mas convenhamos, voltando ao ponto da coerência, você não pode usar palavras que foram inventadas depois da época que está a descrever no seu RP.

Ainda sim, sobre os erros de português propositais(?). Isso não existe, não é necessário acrescentar mais de um ponto de exclamação ou de interrogação, é para isso que serve a descrição do comportamento do personagem. Um exemplo rápido. Não! - disse ele furioso, num tom escandaloso. - Isso já daria a interpretação que o personagem precisava, além de realçar os pontos críticos de um RP.

Abraços.

1º E... Qual o problema, o jogo é meu e ele pode ter o que quizer. O tibia é um exemplo disso, paladino não é arqueiro, mas sim um guerreiro de deus que usa espada normal. Orcs não são sujeitos a minotauros, etc. Resumindo eu monto a história do jeito que quero e o jogo sai assim, se alguem se acustumou a ver de outro jeito que seja, aqui e diferente.

2º Nunca falei em misturar (embora possivel não lógico) falei em usar outros temas, não só medieval.

3º O tempo eu que crio então marcos atuais não existem.

4º Existe olhe na literatura, expressionismo em textos, Modernismo, etc. Posso usar para dar tons diferentes a história.

Link para o comentário

Abraços.

1º E... Qual o problema, o jogo é meu e ele pode ter o que quizer. O tibia é um exemplo disso, paladino não é arqueiro, mas sim um guerreiro de deus que usa espada normal. Orcs não são sujeitos a minotauros, etc. Resumindo eu monto a história do jeito que quero e o jogo sai assim, se alguem se acustumou a ver de outro jeito que seja, aqui e diferente.

2º Nunca falei em misturar (embora possivel não lógico) falei em usar outros temas, não só medieval.

3º O tempo eu que crio então marcos atuais não existem.

4º Existe olhe na literatura, expressionismo em textos, Modernismo, etc. Posso usar para dar tons diferentes a história.

Eu concordo com o Henrique. Isso vai ficar muito desorganizado, sem coerência, etc. E também, porque já temos algo parecido com isso, para que vamos querer outro disso?

Outra coisa, isso não iria dar muito certo porque ainda não temos muitos membros ativos em Roleplay para puder contribuir com suas histórias. Iria ficar no zero, assim como deu no outro. Primeiro temos que tentar juntar o máximo de escritores de Roleplay possível (não obrigatoriamente Roleplay), para depois fazermos esses eventos.

Link para o comentário

Hein?...

Seriamente não entendi o post direito?

Quem falou em evento?

Eu só falei que o RPG é livre.

Isso é chamado de evento.

"Evento é sinónimo de acontecimento ou de ação, como o deslocamento (a ação) de pessoas a determinada localidade para assistir (o acontecimento) ou participar ou palestrar determinado acontecimento." - Wikipédia

Editado por iToouch
Link para o comentário

Puxa vida, as pessoas tão aprendendo bastante palavras novas, tipo: Pneumoultramicorscopicosilicovulconiose (Alergia a cinzas vulcanincas).

Agora o que você quer dizer por hiperbólico?

Deixa achei no google, quer dizer exagerado..... Pera aí..... dexa pra lá......

Ainda num entendi o treco do evento.

Link para o comentário

• Criar Novo...