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Dicas Para Mapping


Roksas

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Dicas Para Mappers Iniciantes

 

Bom galera, hoje vou postar apenas algumas dicas para Mappers iniciantes, boa sorte:

 

Dica :Quando vc está sem critividade de algo, está afim de fazer um mapa

legal, mais não sabe o certo, entre em outros OTServs com mapas

proprios e tente cata ideias la, porem, nunca copie, pois copiar é

errado e ridiculo, pois significa q vc é um mapper sem imaginação e

criatividade.

 

Dica Faça caminhos para outros lugares não sendo retos, com curvas, eu

sempre vejo em OTServs akelas cidades com a ruinha deles sempre reta,

reta toda vida, issu é meiu futuristico e n combina com o jeito RPG e

MEDIEVAL de Tibia.

 

Dica Elabore bem suas cidades principais, pois é la que vai dar o foco do

seu OT quando um player entra. Coloque bastante detalhes, deixe

bonito, coloque os minimos detalhes possiveis, nao faça os caminhos da sua

cidade principal retos e deixei em curvas, formatos estranhu, tambem

coloque naruteza, umas montanhas. Elabore

bem as casas da cidade, como todos sabemos, dentro de uma cidade o

CENTRO dela é sempre onde tem as partes mais elegantis e em sua volta

sao as casas mais meldicres, pequenas e sem elegancia, isto conta na RL

como no jogo tambem.

 

Dica Em volta das suas cidades coloque vilarejos e perigo perto dos

vilarejos, que quer dizer que tudo fora de uma cidade ja é aventura! Quando

voce criar um CONTINENTE nao deixe ele quadrado, como exemplo, entre em

sites de OTServs ou do Tibia msm e procure pelo link MAP do SERV e olhe

suas bordas e é claro que olhe o MAP de um OTServ dedicado e decente.

 

Dica Sempre crie monstros novos, novas actions que se relacione com o RPG do

seu OT, por exemplo: voce cria um NPC que fala ter visto uma criatura

horrivel, arripilante pelas voltas de uma tal cidade. Ai voce elabora um monstro que

tenha aparencia muito feia, como exemplo o Ancient Scarab,

depois que vc criar o monstro elabore uma action que veja ele, exemplo,

faça uma quest que pegue uma pedra, que chame o nome do bixo, vamos usar o

nome como LILITH, ta ai! pega a pedra e da look nela: You see a Lilith

imblkac., Bom ai vc faz uma biblioteca que contenha um livrinho que

explique o que é imblkac e aonde pode ser utilizado, ai dps de sober

tudo vai até o lugar indicado, poem a mueda no tal lugar q foi dito e

aparecera uma caverna algo assim (para isso use o comando MoveON e

MoveOff). Issu ficara bem elaborado com o RPG, invente quests assim,

invente quests q com alavanca que fais criar uma piramide , Eu ja fiz

uma que cria uma piramide da terra, + de 100KB de script rsrsrs.

Dica Não fassa novidades seguidas de novidades em seu mapa, sempre faça uma

grande novidade em uma distancia de tempo entre uma a outra. Como

exemplo: Se voce fizer um update em seu mapa de uma grande area, evite

fazer outros updates de grande area nos proximos 10~15 dias, se caso

isso ocorrer, o player fica sem chances de explora a area que vc feis

antigamente e vai logo explorar a recentemente, sem saber dos misterios

e quests bem elaboradas da antiga area :/

 

Dica Dos mais inuteis, é o melhor.

A frase acima quer dizer que por exemplo, vc pode faze uma NPC que vende

flores, ai se me pergunta, Nossa npc q vende FLORES, quem vai querer compra

isso?. Ok, ninguem pode querer comprar coisas dela, mais invente uma

quest BOA elaborando ela na HISTORIA, isso trara mais aventura, emoção

e valor ao seu server :].

 

Nunca coloke bixos fortes proximo as cidades, como exemplo o mapa do

Yourots (sem ofenças Alissow), voce sai da city e ja tinha 1 montainha

que começava com trolls e dava em warlock's. Meio estranho,mas eu

particularmente gosto do Yourots! Bom nesse caso tenha uma montanha muito

pequena, algo que nao vai dar suspense pro player, assim ele explora sem

prevenção e sem querer se da mal. Bom se caso quiser colocar um WARLOCK

perto da city, faça uma caverna, uma montanha, uma tower grande e

elaborada, para que de cada vez mais suspense de onde o player esta indo.

Crie casinhas ou torres de lazer, que nao contenha nada, mas que contenha

moveis, algumas actions de lazer, bingo e etc :X,

crie casinhas e shops tambem com lazer, e nunca em hipotese alguma, deixe as

quadradas, sempre coloke algo para modificar, deixando aconchegante e

detalhada!

 

10º Faça coisas diferentes em seus OTS, sempre inove, nunca iguale ou

copie. Invente citys elaboradas, como exemplo, juntar CARLIN com KAZZ

do tibia, daria uma city legal, dentro e fora.

 

11º Sempre que voce quiser inovar sua cidade principal, para parar de enjoar o

OT, crie uma historinha do porque a mudança e etc, destrua ela fazendo

detalhes de destruição, invente que uma invasao do sul de orcs atacou ela

matando tudo e todos e etc. Sempre inove, porque inovação eh ir para a

frente.

12º Sempre que possivel, faça suas cidades com conectividades a outras

cidades, caso contrario, a cidade que nao esta junta é outro continente ou

uma ilha.

 

13º Sempre que fizer uma cidade, evite, jamais coloque monstros fortes nas

proximidades das cidades, caso isso ocorra, feche a faichada dessa area

com montanhas e etc... e faça uma nova entrada mais longe.

 

14º Sempre em suas cavernas , coloke monstros que eleve a força do mapa e de

seus perigos. Exemplo: vc tem uma caverna de Dwarf e dentro da sua caverna tem

um pequeno buraco para descer mais profundamente, assim que esse player desce ele

tromba com 1 dragon, isso eh extremamente ridiculo pois se e 1 caverna de Dwarf, tera

mais "newbies/noobs" do que HL nela!

 

15º Faça o comercio principal sempre perto do DP ou do TEMPLO para ficar mais facil a localidade dos NPCS.

 

Bom, galera obrigado pela atençao. Leiam, deem opinioes, criticas e quem for mappers iniciantes, ai esta um rumo para o sucesso, rsrs. Boa sorte! Tambem tente ler alguns topicos de RPG Maker do "Diogo" e planejamento do "tibiaa4e". Obrigado!

 

Atensiosamente,

Roksas.

Editado por Roksas
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Aee Fera, Vllw pelas Dicas..

Eu que to começando como mapper irei segui-las pra melhorar sempre :D

Ainda mais agora que to criando um sv com mapa próprio (:

Não tenho tanta experiencia mais devagar e com ajuda de pessoas mais experientes eu chego lá :D

 

Mais uma vez vllw pelas dicas (:

Att

Abrass

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