Ir para conteúdo

[Arquivado]Planejamento: Como Fazer ?


Posts Recomendados

Planejamento: Como fazer ?



Olá Pessoal,



 

Olha eu aqui denovo trazendo mais um artigo para vocês, tratando novamente do assunto "Planejamento". No último artigo falamos um pouco sobre a Importância de Planejar um Projeto, listando vários itens que devem ser abordados nesta etapa e comentando-os de uma maneira geral. Com isso, concluímos que o Planejamento é essencial para qualquer projeto, e que ele geralmente define se o projeto será um Sucesso ou um Fracasso.

 

Neste artigo, procuraremos detalhar cada uma das etapas que achamos imprescindíveis no Planejamento, explicando o que precisa ser feito em cada uma delas.

1. Como vou fazer e quanto tempo vou levar ?

 

Esta é uma questão muito importante, mas que muitos simplesmente ignoram e já partem para o Desenvolvimento (erro muito grave). Os resultados disso são: Fracasso do Projeto (geralmente atinge um ponto onde não há como corrigir ou mudar de estratégia) ou Atraso na Entrega (que sempre gera transtornos tanto para o desenvolvedor quanto para a pessoa que está aguardando a conclusão).

 

Bom, primeiramente você precisa saber exatamente qual será o escopo do seu projeto (que foco ele terá), com isso você terá uma idéia de quais atividades precisará executar durante todo o processo. Para facilitar um pouco, vou colocar alguns exemplos aqui:

 

Atividade: Criar um site para OTServ

Responsável: Rafael Medeiros

Como será feito: Será feito totalmente em PHP, onde utilizarei funções X e Y, criarei os módulos 1 e 2.....

Prazo: 7 dias

 

Tendo todas as atividades listadas e os seus respectivos prazos, fica tranquilo de estimar lançamentos de "versões beta", custos (se for o caso), lançamentos oficiais e alocação de Equipe.

2. Que documentos eu precisarei criar ?

 

Muitos também esquecem da parte da Documentação, que é de extrema importância, principalmente em projetos de desenvolvimento de Software (OTServ). Geralmente as pessoas decidem o que seu Projeto terá, a Equipe que fará parte, estratégias, mas nada disso é documentado. Resultado: não há controle sobre as atividades, avaliação da estratégias, detecção de erros.....ou seja, mais um bom motivo para que o projeto seja um fracasso.

 

Mas enfim, vamos ao que interessa, listar os documentos necessários para o Projeto. Bom galera, não há nenhum tipo de padrão para isso, geralmente o Gerente do Projeto que define.....mas os principais são:

- Pesquisa de Mercado

- Pesquisa de Concorrência

- Estabelecimento de Metas

- Plano de Marketing

- Plano de Publicidade

- Comunicação (Que meios a Equipe utilizará para se comunicar)

- Estratégia

- Plano de Reuniões

- Plano de Custos

- Documentação das ferramentas desenvolvidas

 

É pessoal, não é tão fácil quanto parece, mas o esforço vale a pena pode ter certeza....vamos em frente !!!

- Vou precisar de Equipe ? Com qual perfil ?

 

A Equipe é essencial, pois ela que desenvolverá e cuidará do Projeto como um todo, daí a importância de escolher bem o seu pessoal. Algumas vezes não é necessário ter Equipe, pois você tem tempo e habilidades para fazer tudo sozinho, mas estes casos não são muito frequentes, por isso trataremos de Equipes Grandes e Projetos Grandes =).

 

Suponhamos que você quer desenvolver um OTServ....certo, você vai precisar de Mappers, Scripters, RolePlayers, etc. Antes de recrutá-los, você precisará PLANEJAR bastante, pois isso dependerá bastante do tamanho e complexidade do Projeto que pretende executar. Um servidorzinho Pvp-enforced, um site de Tibia ou um Fórum, podem ser feitos tranquilamente por 2 ou 3 pessoas, mas grandes comunidades, servidores de OTServ (Dedicados e com muitos recursos) demandam de um bom número de pessoas.

 

Nesta área de Projeto (Tibia/OTServ) você trabalhará com pessoas jovens e sem muita experiência (isso em geral, mas pode mudar). Por isso, é essencial que você faça uma entrevista bem completa com os candidatos, explicando detalhadamente o cargo que poderão exercer e conhecendo um pouco mais sobre a vida deles Off-Internet (RL).

- Como vou divulgá-lo ?

 

Esta é uma etapa muito importante, pois a partir dela que os usuários conhecerão o seu projeto.

 

Procure por sites relacionados, que ofereçam "troca de banners" simples e também divulgue por e-mail (moderadamente, sem Spam), MSN e outras formas de comunicação. Seja consciente, pois se divulgar o seu Projeto em lugares privados sem autorização, poderá ter a sua imagem "queimada" com os usuários, resultando no Fracasso total !!!

 

Daí a importância de Planejar muuuuuuuuuuuito e definir um Plano de Marketing (vejam artigos do nosso amigo Gustavo) ;).

 

------

Bom galera, pelo que vocês puderam ver até agora, criar um Projeto não é uma tarefa tão fácil quanto parece. Exige muita dedicação e esforço, principalmente no início. Mas com certeza vale a pena, se fizer tudo direitinho, as chances de obter êxito são enormes.

 

É isso pessoal, até o próximo artigo !!! =)

 

Abraços,

Rafael Medeiros

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara eu acho que o mais importante é a criatividade para montar o seu projeto e o mais difícil é achar uma equipe responsavel...

 

Parabéns pela matéria Don, ficou ótima.. =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom agora estou meio sem tempo (sair com a namorada) mais eu to com uma idéia meio legal de diário de projetos (preciso falar com você Don)...

 

#Tópico

 

Pessoalmente a área que mais gosto, tenho muitas idéias o que me falta é atitudo pra executar. Tudo bem explicado da pra ter uma base bem legal de como criar um servidor sério :smile_positivo: parabéns Doon

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 months later...

Queria saber se alguem pode me ajudar no meu ot presiso criar um portal pra area donate

 

e tira comando !buyvip e saber como posso add 30 dias premium (donate)

 

Espero q me ajudem ..

 

 

david.s.83@hotmail.com

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 years later...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...