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Rpg #3 - Ambientação Técnica


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Nesse belo artigo, falarei de um assunto difícil de abordar: a ambientação técnica dos jogos.

 

No mundo dos OTServs, podemos dizer que são dicas de Mapping.

 

Como o artigo é de Role Play, não vou falar sobre jogos de plataforma (Super Mario) ou qualquer outro tipo que não RPG.

 

Você já tem o objetivo do seu jogo, sabe o que quer fazer, tem uma história... E agora?

 

Agora você vai criar a interface gráfica do jogo, preferencialmente seguindo o que for determinado por um Game Designer.

 

Dentro da interface gráfica está... O mundo!

 

dorgas-300x298.jpg

Tô vendo outro mundo, manolo!

 

Quando você cria um mundo, você tem que pensar no que seria adequado existir ali.

 

Não faz sentido, por exemplo, em um jogo futurista e sem magias as pedras voarem por motivo algum, sem ter uma explicação tecnológica.

 

Mas não é tão sem sentido pedras voando em um mundo mágico. Afinal de contas, a magia envolve todo o mundo e é usado para modificar as leis naturais da física, não!?

 

Usando o exemplo do artigo anterior, eu poderia muito bem criar uma grande ilha voadora secreta, um local criado pelos deuses para adorá-los, mas que há muito foi esquecido.

 

Pedras voadoras são apenas um exemplo, claro. A ambientação de um jogo vai muito além disso.

 

Mas ao mesmo tempo, é apenas isso. Ambientação é uma questão de bom senso.

 

Entretanto, existem técnicas secretas das trevas que podem, e devem, ser utilizadas.

 

Quando você está criando seu mundo, a primeira coisa que tem que fazer é arranjar lápis, papel, borracha e apontador.

 

lixeirinha-189x300.jpg

E um lixinho pra Tia não brigar.

 

Ou pode usar uma ferramenta virtual de última geração qualquer, como o Microsoft Paint.

 

A questão é que você não sai fazendo um mundo do nada. Em uma situação ideal, teria um Game Designer para fazer isso, mas quem vive em um ambiente ideal?

 

Você precisa planejar antes.

 

Pensa que legal: você cria uma fortaleza sinistra dos orcs, faz todo seu mapa, dragon lair, inferno dos demons malvados, até cria um sprite para poder colocar anjos como montros.

 

E depois de TUDO pronto, lembra-se que esqueceu de colocar aquela cidade maneira, que deveria ficar bem no meio de tudo que você fez, sendo que "comeria" parte da fortaleza dos orcs.

 

Você sabe que não pode deixar a cidade colada na fortaleza, os orcs não teriam deixado ela ser construída, ou vice-versa.

 

Ou então você decide colocar e inventa uma história do nada que há muito tempo os orcs ali eram amigos dos humanos, até que por um motivo qualquer humanos e orcs voltaram a ser inimigos.

 

Ou ainda move o mapa para todos os lados, só para conseguir colocar a cidade no meio. Já pensou o trabalho?

 

E pode também acabar extendendo o mapa para colocar a cidade. Mas aí as coisas ficam distantes e mal localizadas. Acaba que para o cara chegar na área dos wolfs, ele tem que passar pelo inferno dos demons malvados. E você acaba mudando mais coisa.

 

Claro que o exemplo da cidade é exagerado, mas o ponto é que sem planejamento, você vai sempre acabar fazendo algo que não queria inicialmente. Trabalho extra. Tempo extra para terminar.

 

Então, antes de tudo, você planeja.

 

planejamento-300x225.jpg

E podemos colocar aquela torre de orcs nesse ponto aqui...

 

E qual a primeira coisa que você coloca no papel? Sempre, SEMPRE, não importa quais motivos tenha para fazer o contrário, você SEMPRE começa por uma cidade.

 

Ah! Mas eu gosto de fazer o vulcão master do amor e da magia, que tem uma passagem secreta, o labirinto de Dante...

 

Você pode amar fazer seu vulcão master do amor e da magia, mas repito que deve começar por uma cidade.

 

Não precisa ser uma cidade gigantesca, sequer a cidade central. Pode até mesmo ser uma vila. Uma tribo. Mas tem que ser um local onde personagens vivem.

 

Por que?

 

Porque você está criando um mundo para jogadores humanos, e a menos que seja uma história muito louca de um jogo muito louco, os personagens vivem em comunidade e modificam o mundo deles para melhor atendê-los.

 

No seu desenho, decida onde é cada coisa da cidade.

 

Onde fica o Depot, as lojas, as entradas para o esgoto, as torres, as muralhas...

 

Não precisa ser um desenho milimetricamente perfeito, apenas um esboço, uma idéia geral.

 

E agora crie um segundo desenho. Nele você coloca um ponto, ou um círculo, ou quadrado... Enfim, algo pequeno, e marca sendo a cidade.

 

detalhada-300x240.PNG

Exemplo: desenho detalhado.

 

geral1-300x240.PNG

Exemplo: desenho geral.

 

Esse segundo desenho será a visão geral do seu mundo. Algumas coisas precisam ser detalhadas, mas outras vezes você só precisa de definir a localização geral.

 

Na verdade, você pode até mesmo ficar só com a visão geral. Acredito que a maioria das pessoas que trabalham sozinhas nessa fase prefiram assim.

 

Mas não esqueça de usar desenhos detalhados quando tiver outras pessoas trabalhando no projeto.

 

É sempre bom mostrar para outros mappers/designers gráficos o que está planejado, bem como para seu chefe.

 

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Chefe diz: Cadê o planejamento do mapa, hein?!

 

Feita a primeira cidade, você resolve se vai ter uma área de hunt para noobs por ali com rats, ou vai ser uma cidade na porta do vulcão do amor e da magia.

 

Mas pense como se fosse real. Caso esteja na porta do vulcão, teria que ter alguma força mágica super fodástica impedindo o vulcão de entrar em erupção.

 

Caso esteja na entrada do inferno, idem.

 

Então faça uma estrelinha no seu desenho geral do caderno, e coloque uma legenda embaixo "barreira mágica contra as forças das trevas".

 

Ou faça a barreira mágica no desenho mais detalhado.

 

Mas perceba que você já está pensando em detalhes, mesmo não estando na fase de produção.

 

Isso é muito chato!

 

Na verdade é muito legal quando você está assistindo aquela aula chata de biologia ou teoria da computação e desenhando o mundo do seu jogo no seu caderninho maroto.

 

Só não deixe seus colegas verem, ou eles não vão andar com você no recreio. A menos que sejam nerds como você; nesse caso, vão te idolatrar.

 

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Na Reversal Russa, a revista Jovem Nerd lê VOCÊ!

 

Criou a cidade, decidiu o que tem em volta... Agora sim é hora de começar a criar livremente.

 

Crie os caminhos, as entradas para o subterrâneo, seu vulcão do amor e da magia...

 

Invente, reinvente, copie coisas legais que já viu...

 

Quando tiver uma entrada para um subterrâneo, dê um pseudo-nome "A231", vá para uma nova página do seu caderno e coloque lá em cima "A231" e comece a inventar o que tem naquele subterrâneo.

 

Com o tempo, vai começar a se divertir.

 

geral2-300x240.PNG

Exemplo: desenho geral com área de hunt próxima à cidade.

 

Quando terminar uma página, cole ela na parede com durex, para ter sempre à vista. Deixe as imagens coladas lado a lado. Faça do seu quarto seu estúdio pessoal.

 

Tendo a visão geral de tudo, você dificilmente se esquecerá de colocar uma nova cidade, porque vai ver que está faltando.

 

Vai perceber que falta um dragon lair, que falta um amazon camp...

 

Vai escolher locais perfeitos para quests, criar labirintos bem elaborados...

 

Mas lembre-se sempre:

 

Siga a história do seu mundo.

 

Não vou dizer o que fazer se não tiver história, pois não gosto de quem não é bom escritor.

 

BRINKS! Te peguei! Rara!

 

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Tá maluco de me zuar mermão? Sabe com quem tá mechendo?

 

Se não tem uma história, use bom senso em triplo. Simples assim.

 

E pronto.

 

Você finalmente terminou... A primeira parte.

 

Agora (ou juntamente com a criação do mundo) você decide onde ficam os NPCs (os que não são monstros, pois onde os monstros ficam é decidido obrigatoriamente na primeira parte).

 

Onde vai ter vendedor? Onde vai ter NPC inútil? Onde? Onde?

 

Escolha bem, lembre-se de não colocar um esquimó no seu vulcão, ou um elemental de fogo no meio do gelo.

 

Ambiente seus NPCs, incluindo monstros.

 

Esse artigo trata apenas da parte técnica, mas no próximo trataremos sobre o efeito psicológico nos infelizes jogadores.

 

E pronto.

 

Você sabe onde ficam os NPCs que começam as quests, provavelmente já escolheu onde fica cada quest enquanto estava criando o mundo, já sabe o que fazer, onde fazer...

 

Sabe que tudo que fez tem um motivo para estar onde está, e não foi feito aleatoriamente.

 

Agora, que você sabe onde, quando, quem e por que, só falta saber como. Como passar seu planejamemto para a prática. Como implementar. No mundo dos OTServs, como user o Map Editor.

 

E se não souber como, basta passar para alguém que saiba, e terá a certeza de que não terá a surpresa de ter uma igreja voadora sobre o oceano.

 

vesgo-300x240.jpg

Oi, sou mapper. Deixa eu ver o planejamento...

 

Lembre-se, não existe segredo. Comece por uma cidade, tenha bom senso e siga a história que você já criou, que fará um trabalho muito bom. Na dúvida, use o bom senso novamente.

 

Só tem um detalhe:

 

A ambientação é talvez a parte mais importante da criação do seu jogo.

 

Diria que metade dessa importância está na ambientação técnica e metade na "psicológica".

 

Por isso, não faça nada só por fazer. Pense bem o motivo de estar fazendo o que está fazendo.

 

Repetindo, use o bom senso.

 

E é isso aí.

 

bjsmeliga

 

minihangloose-300x225.jpg

"Me liga", mini hang loose mode.

 

Dica: Para mais dicas sobre ambientação, recomendo

esse artigo do moskitinho, realmente bacana.

Editado por Diogo
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AOKEPOAKEOPKAOPE

Ensinar a fazer o mini han loose é facil, faça agora o mini mini hang loose ;)

 

@Diogo

Matéria impressionante, muito boa, da até vontade de criar um mundo so pra usar seus ensinamentos.

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Perdia aulas e aulas de matematica fazendo isso devo ter o peojeto vou tirar uma foto e postar :D

 

O artigo tá exelente, muito bem estruturado parabéens val ;)

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Porra Val, vai tomar no cú!

Suas matérias são tão boas, que fica dificil encontrar uma palavra pra expressar o quanto é bom.

 

Ele encontrou.. "vai tomar no cu" :o AuhAHuAHu

Ótimo! Excelente! Explêndido! Isso devia ser dado como lição de vida! Primeiro planeje, depois faça.

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  • 9 months later...

"Porra Val, vai tomar no cú!

Suas matérias são tão boas, que fica dificil encontrar uma palavra pra expressar o quanto é bom."²

 

mto foda REP+ meu dinovo :p

estou seguindo os passos sem pisar fora da linha... :construction:

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