Ir para conteúdo

Confira As Melhores Perguntas Do "live Gm Chat"

Posts Recomendados

letter_martel_C.gifomo anunciamos, o GM Aestyn planeja uma vez por mês criar um tópico no Real Life Boad para jogadores fazerem suas perguntas. Ele vai tentar convidar o maior número de gamemasters possível para participar.

Nesse primeiro chat, um número legal de jogadores participaram, com mais de 5 páginas de perguntas e respostas. Nós selecionamos as melhores e traduzimos para vocês. Nessa ocasião, estiveram presentes os GMs Aestyn e Dragonas.

---

Para começar esse bate-papo, o jogador Anderslash pergunta como um gamemaster é escolhido, como você fica sabendo, e se a CipSoft entra em contato através do jogo.

Aestyn responde que além da CipSoft, outros gamemasters também ajudam na escolha. Tudo depende de como você interage com outros, no fórum e dentro do jogo. Na maioria das vezes, o HGM (abreviação de Head Gamemaster) tenta contato no jogo. Já que mandar um email, na maioria das vezes, as pessoas vão pensar que é "fake".

• Sobre o tão polêmico sistema "anti-cheater", essa ferramenta realmente funciona? Você e outros gamemasters gostariam de ter o gostinho de banir cheaters novamente? - pergunta por Wapomaz.
Aestyn diz honestamente que a ferramenta não era o que ele esperava. "Não que seja uma coisa boa ou ruim. É frustrante quando não se pode fazer nada ao ver um botter. Continuamos recebendo reports como 'Jogador X está usando bot no rots! pls come!'", argumenta. E para isso, a única coisa é responder, já que mais nada pode ser feito. "É chato se sentir impotente, mas se esse 'sistema' está funcionando melhor que todos nós banindo botter juntos, então dê mais poder para ele", conclui.

Sobre gamemasters voltarem a banir botters novamente, Aestyn comenta que, da maneira que GMs são vistos pela comunidade, como "caçadores" de botters, não valeria muito a pena. Atualmente, sem a responsabilidade de caçar botters, o tempo online é muito mais aproveitado monitorando canais, conversando com pessoas, etc. Além disso, as pessoas não vão mais pensar que GMs são apenas um mito.

• E a Isle of Solitude? Muitos já viram screenshots da ilha, mas para outros ainda continua um mistério. O NPC que existe lá, o que ele faz? Vocês fazem reuniões/encontros nessa ilha? - pergunta por Anderslash.
Muitas pessoas não acreditavam que a Isle of Solitude existia até a CipSoft torná-la possível como cidade natal de GMs, diz Aestyn.

"A ilha é bastante legal, e se você estiver correndo de uma multidão de pessoas gritando 'GM FOTO PLZ' é uma grande saída. Penny é nossa secretária e nos ajuda com coisas simples. Quanto as reuniões, não há muitas reuniões feitas nela. Mas, temos bolos e podemos dar uma festa... isso é considerado uma reunião?", brinca o GM.

18441170e4929296efec38b3cefb6ac4.jpg
  • Em uma pergunta sobre regras, o jogador Zeb Zed questiona se, após o último continua ilegal lurar e trapar em servidores Optional PvP.
Aestyn responde diretamente: "Continua ilegal bloquear e matar jogadores intencionalmente em um mundo Optional Pvp (assim como lurar). Entretanto, se alguém tentar bloquear você, é só passar por cima do jogador".
  • Quanto tempo você ficou como senior tutor até ser promovido para GM, e qual foi a situação mais engraçada durante sua vida como GM? - perguntas por Black Rubby.
Aestyn respondeu que trabalhou como senior tutor por cerca de um ano e meio. Sobre as histórias engraçadas, as melhores são as desculpas de botters, quando eles usavam a "complaint function" (reclamação sobre o banimento)... "cara, aquelas desculpas nunca terminavam, se não fosse eles, eles falavam que foram suas hotkeys bugadas, o irmão, etc.", acrescenta o GM.
  • Black Rubby pergunta também quanto tempo mais ou menos Aestyn gasta investigando reports, e como as pessoas podem receber uma resposta mais rápida de seus reports.
Depende muito do caso. Ao investigar um sharer, pode levar dias, semanas e até meses. Além de passar meses em mundo investigando algumas coisas. "Quase nunca é divertido", isso ele garante.

Para respostas mais rápidas: Use o GM board. GMs não são capazes de ver um report se eles não estão no mundo correspondente. A melhor maneira de ter o seu report atendido rápido é postar no GM board. Quase sempre tem alguém de olho lá.

• Gamemasters têm a permissão de usar cartas como prova para banir jogadores. O que você acha sobre isso? - pergunta por Pelefant.
"Geralmente penso duas vezes em banir alguém baseando-se em uma carta". Geralmente quem faz isso é alguém que hackeou outra pessoa. Entretanto, e se fosse um sharer que escreveu a carta? É fácil fazer uma reclamação falando que foi hackeado pedindo uma remoção do banimento. Se é feito isso para alguém, é justo tirar o banimento para todos.
  • É chato ser um gamemaster? Vocês tem algumas regras (além das do Tibia) para serem seguidas? - perguntas por Anderslash.
Aestyn responde que, dependendo do que você faz, pode ficar chato. Sua diversão é se teletransportar para uma cidade aleatória e fazer as pessoas enlouquecerem "o que foi aquilo? Era um GM? GM!!!!! VOLTA PLZ!", brinca novamente o GM.

E sim, existe um guia/regras a serem seguidas, para o bem de todos os Tibianos.

• Endill Setin pergunta se GMs sabem alguns segredos de Tibia. E se sim, o que você poderia falar sobre a spike sword em rookgaard?
"Nós somos jogadores como vocês, assim como o que você sabe, nós sabemos. Segredos em Tibia não seriam "segredos" se GMs soubessem também! Não esqueça - nós também temos vários personagens (sem o prefixo) que podem ser jogados também." :)

Nessa altura do chat, o GM Dragonas entra na conversa.

• Vocês têm algum requerimento especial de atividade? Como em quantidade de bans? - pergunta por Riko Miko.
A atividade é naturalmente controlada sendo um GM. Qualquer coisa, desde as coisas mais simples como estar online, até respondendo questões no GM board são monitoradas. Não existe uma cota específica que precisa ser apresentada no final do dia/semana/mês com bans ou qualquer coisa. "Eu sempre vejo como "qualidade sobre a quantidade", diz Aestyn.

Dragonas por sua vez fala que gamemasters têm que manter um nível básico de atividade. Não há muito sentido em ter gamemasters sendo que ninguém participa. Não existe uma "cota de banimentos", ou algo parecido.

• No Tibia, há quase 50 gamemasters. Alguns não são tão ativos porque têm que cuidar de suas vidas. Mas muitas vezes, jogadores se irritam esperando um grande tempo por uma resposta de um report. "Uma lista com horários onde cada GM poderia por seu tempo de disponibilidade não ajudaria, com pelo menos 10-15 minutos por dia", - pergunta Black Rubby.
Aestyn não acredita que uma tabela de programação iria ajudar. Todos têm escolha, trabalho, família, etc. Não seria justo um GM dizer que em um certo horário estaria presente e depois não comparecer. É chato ver jogadores bravos com os gamemasters, mas obviamente isso não é feito intencionalmente.

Cada um tenta contribuir com o melhor de sua capacidade, e se o jogador não obteve resposta em um dia ou dois, a melhor solução é criar um novo post, em vez de se irritar.

Já Dragonas fala por si mesmo: "Eu logo em em cada servidor pelo menos uma vez nos últimos dias. 77 mundos é uma grande cobertura, especialmente quando você quer fazer mais do que chegar e dar um olá".

• Quantas horas mais ou menos, você aplica em sua função como GM?
Os dois GMs respondem que depende do dia da semana, hora, etc. Mais ou menos uma hora ou duas. Isso conta também o tempo jogando com um personagem comum.
  • O que você acha de senior tutors serem capazes de "mutar" jogadores? Isso poderia tornar nosso trabalho muito mais fácil - pergunta por Black Rubby.
"Ingame? Não, eu acho que seria uma péssima coisa. Eu não acho que haveria muita confiança a ele, e poderia ter muito abuso", diz Aestyn.

Dragonas tem uma opinião um pouco diferente: "seria uma boa idéia quando pessoas estão espalhando links hacks, que geralmente levam pessoas a serem hackeadas. Mas teria que haver uma grande monitoração em cima disso".

• É possível pegar alguma referência para uma investigação? Se um GM ver alguém claramente admitindo que sharea sua conta com outra pessoa no fórum de um fansite, e então, o GM pergunta para esse jogador dentro do jogo se realmente foi ele que falou aquelas palavras, OU se aquele usuário é ele... ele pode ser banido? - pergunta por Master Thanus.
Aestyn responde que pode ser usada sim. Como uma referência ou um início para uma investigação, mas banir alguém com base nisso é improvável. Uma investigação deve começar em primeiro lugar.

Outras perguntas:

Por Black Rubby: Quão ativo era você como senior tutor antes de se tornar GM?

Resposta por Aestyn: Eu respondia perguntas no help diariamente, postava no tutor board, etc. então eu diria que eu era muito ativo...

Por Black Rubby: Por que você acha que foi escolhido para ser GM?

Resposta por Aestyn: Eu honestamente não sei. Acho que alguém gostou do que viu... :p

Quantas mulheres atualmente são gamemasters?

Resposta por Aestyn: Eu diria, que mais ou menos, 1/3 dos gamemasters são mulheres.

Por Zeb Zed: Gamemasters podem se casar com outro jogador normal, ou só com outro gamemaster?

Resposta por Aestyn: Gamemasters têm permissão para se casar com quem eles gostam. Mas, o personagem "GM" (com o prefixo GM) não podem se casar, mas "Aestyn" pode.

Por Kal Haley: Você acha a experiência como gamemaster arruinou a experiência como jogador?

Resposta por Dragonas: Eu só posso responder por mim mesmo, mas eu não acho que arruinou o jogo. Certamente mudou a experiência, ao menos pelas pessoas saberem que sou um gamemaster mesmo online nos meus personagens normais.

Você tem que lidar com várias acusações estranhas, ameaças e insultos. Eu acho que a principal coisa que se deve entender é que você não pode resolver todos so problemas que existem. Se você tentar fazer demais, você pode sofrer as consequências.

Por Master Thanus: Você gasta mais tempo como GM ou jogador normal?

Dragonas: Provavelmente jogando em um personagem normal, já que algumas coisas eu posso fazer em um char comum, como cuidar de hackers, spammers, insultos, etc.

---

Chat originalmente feito no fórum oficial, em Inglês. Link para o tópico aqui.

Esperamos que você goste! 1258907175wink.gif

----font: Portal Tibia----

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Criar Novo...