Ir para conteúdo

Reposta á: Guilherme Souza


gkaonicx72

Posts Recomendados

Batalha dos Editores gráficos

 

Motivo do Tópico?

-A criação deste tópico foi feita com o fim de concluir com uma resposta bem interpretada sobre não só minha opinião mais a de muitas pessoas ao tópico criado por Guilherme Souza no qual pode ser encontrado clicando aqui. Queria que muitas pessoas entendessem ou conhecessem melhor sobre estes dois programas que estão fazendo sucesso.

 

O famoso Photoshop contra o incrível GIMP!

 

A arte de editar e modificar fotos não é nenhuma novidade. Iniciada na década de 90, a edição de fotos a princípio era dedicada apenas aos profissionais do ramo, porém com o passar do tempo e o desenvolvimento de softwares livres, a moda se propagou entre os usuários domésticos.

 

Uma coisa é fato, a primeira palavra que você pensa ao falar em imagens é, sem dúvida, photoshop. O Adobe Photoshop, que foi lançado em 1996, conquistou uma incrível gama de usuários, mas poucos sabem que o grande precursor das edições não foi o Photoshop, e sim o Corel PhotoPaint. A briga entre os dois veio crescendo durante todos esses anos, mas não significa que eles sejam os melhores para tais tarefas.

 

O famoso Photoshop

Hoje vamos abordar os principais recursos e características dos editores mais eficientes e populares, e o primeiro a ser abordado é o Adobe Photoshop. Famoso por seus recursos, o editor custa muito caro, mas tem seus motivos para isso. Trazendo vários filtros e ferramentas inteligentes o Photoshop realmente merece o topo em popularidade.

 

Os principais destaques no programa ficam por contam da fidelidade nas cores (tanto para utilização na web quanto para impressão) e das ferramentas de boa qualidade. Obviamente muitos usuários reclamam da falta de tutoriais e dicas para utilizar o programa, e é bem esta uma das desvantagens do aplicativo: excesso de recursos.

 

gimpvsps0001.jpg

 

Como o software foi construído dedicado apenas para os designers e profissionais da área, é normal que os usuários não familiarizados com o programa encontrem dificuldades. Em contraposto a dificuldade, deve-se admitir que a quantidade de funções que o programa fornece é ideal para fazer diversas tarefas — principalmente na edição imagens.

 

O incrível GIMP

 

O projeto que teve início anteriormente ao lançamento do Photoshop, sempre foi baseado em código livre. Trazendo tantas ferramentas e filtros como o líder de mercado, o GIMP ganha seus destaques na gratuidade, no suporte a vetor e na boa qualidade das ferramentas. Defeitos? Claro, o GIMP tem seus defeitos, e o maior deles é a má disposição de botões, porém todos os defeitos dele são relevantes considerando-se a grande quantidade de benefícios que ele fornece.

 

gimpvsps0002.jpg

 

O mais incrível no GIMP não é nem mesmo a capacidade de editar, e sim a possibilidade de criar. Sendo o único editor de imagens gratuitos que trabalha com vetores, ele é certamente um programa a altura do Photoshop e não traz tantas dificuldades para o usuário visto o número de tutoriais que existem para facilitar a vida do usuário.

 

 

Edição X Custo—Benefício

 

Muitos duvidam da capacidade de edição do GIMP e afirmam que ele não tem ferramentas capazes de proporcionar resultados como o do Photoshop. Talvez ele realmente não consiga ser tão eficiente, no entanto nossa equipe vem tentando provar que apesar de algumas ferramentas diferirem em alguns aspectos, e de que os resultados muitas vezes serem mais dificultosos, o GIMP possui sim métodos que proporcionarão bons projetos e resultados finais aceitáveis.

 

O custo é a maior vantagem que o GIMP oferece, visto que não há nada melhor do que a gratuidade. Já o Photoshop tem seu calcanhar de Aquiles justamente neste aspecto, considerando-se o valor absurdo de quase 1200 dólares. Antes de ler uma última conclusão, veja a tabela abaixo, que montamos pensando nos níveis padrões de um usuário doméstico:

gimpvsps0003.jpg

 

Não há dúvidas, o GIMP ganha a batalha por ser acessível a qualquer usuário, mas o Photoshop continua sendo o rei da edição. Caso você tenha mais de dois mil reais sobrando, talvez deva investir no programa da Adobe, do contrário o GIMP é a melhor solução e com toda certeza é bom o suficiente para editar as mais diversas imagens e proporcionar resultados profissionais.

Mais....

Photoshop:

photoshop_transf.jpg

 

Gimp:

 

cristovao31312b.jpg

 

Eu sei, só quis transmitir a mensagem em verde e chegar a conclusão de que photoshop é melhor do que o gimp não quis ofender ninguém.

Espero que entendam e não pensem que estou falando bobeiras

 

Quem sabe o GIMP tenha um futuro melhor e com altos trabalhos.

 

Creditos:

-Fabio Roberto Machado Jordão (Escrita da Materia)

-Eu, kaonic (Compartilhar com o Xtibia e outras adaptaçoes)

Editado por kaonic
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora procure um bom resultado de gimp no deviantart. Não sabendo usar um e postando resultados bons do outro é fácil criticar né :/

 

Jajá edito com resultados fodas de GIMP

 

 

Fonte: R_afz

Toxic_Behavior_by_r_fl.jpg

I_Wanna_be_Fashion_by_r_fl.jpg

That_Design_We_Love_2_by_r_fl.jpg

 

Ainda estou procurando a mais foda, qdo achar edito de novo

Editado por Bernardo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bernardo esse não é o ponto. O ponto é que o Photoshop e mil vezes melhor do que GIMP e como Kakilo disse se souber você acha gratuito no Google.

Sabemos sim que existem trabalhos bons e maravilhosos que podem chegar as alturas do Photoshop mais se você ver outros trabalhos bons no Photoshop vai se dar conta que é o melhor editor de imagens já existente.

Att, Kaonic

 

Espero que me entenda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que tudo depende mesmo é de quem tá usando. Eu prefiro Photoshop, porque quando comecei a usar ele o GIMP não existia, ou não tinha nenhuma exposição. Depois que a gente se acostuma com algo é difícil desacostumar.

 

A vantagem do Photoshop é que ele tem várias formas de criar efeitos, mas o pacote mais barato com ele custa 700 mangos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

putz tem gente q bate na mesma tecla mesmo...

 

não conheço ninguem que tenha um windows e use o gimp,um pc com 256 de ram ja aguenta o photoshop.

gimp é a alternativa para os outros sistemas operacionais.

 

e como eu disse outra vez,é comparar bosta com chocolate.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Talvez muitos sejam influenciados pelo que lêem na internet. Talvez seja necessário cada um testar os dois programas para tirar alguma conclusão própria, mas é fácil compreender de longe as diferenças entre um e outro.

 

Algumas observações que devem ser levadas em consideração é que ambos possuem grandes diferenças e é importante ressaltar que o GIMP vem como uma alternativa e não como substituto do Photoshop. Isso só o tempo irá dizer.

 

GIMP é um projeto open source, a pouco tempo no mercado. A partir disso, já podemos entender a sua breve "inferioridade" - ou não - ao Photoshop, que é um programa shareware, logo, tem fins lucrativos para investir em tecnologia e está a muito tempo no mercado.

 

Como Divino do meiobit disse, "O GIMP.. pode perfeitamente ser a porta de entrada para escolas ou uso doméstico, para quem está começando."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

×
×
  • Criar Novo...