Ir para conteúdo

[Tudo Sobre Tibia] Sobre o war system (sistema de guerras)


Posts Recomendados

No próximo update será introduzido no Tibia um sistema de guerras (war system), no qual guilds poderão declarar guerra umas as outras. Apesar de guerras entre guilds sempre terem existido no jogo, esta é a primeira vez que há uma função oficial do jogo para fazê-las.

 

No artigo de hoje veremos quais os objetivos de se criar um sistema de guerras, como ele vai funcionar e quais novas funcionalidades serão adicionadas a ele mais para frente.

1. Introdução

A filosofia da CipSoft para o Tibia é dar aos jogadores a maior liberdade possível e enquanto dar uma boa experiência do jogo aos jogadores. A idéia da Cip é em princípio deixar que os jogadores resolvam os problemas que surjam entre a comunidade, e só interferir quando as regras do Tibia forem quebradas ou quando a experiência de jogo.

 

Nesse contexto, em um primeiro momento o chamado “power abusing†(ou "abuso de poder) até que pode ocorrer dentro de certos limites, mas o problema é que ele já foi longe demais e está prejudicando um grande número de pessoas em nome dos interesses egoístas de alguns. Isso estraga a diversão no jogo e também faz com que muitos o deixem, então é necessário intervir.

2. Justificativa

Intervir no "power abusing" caso por caso é inviável, porque são diversos os casos. A idéia da Cip então é tornar o abuso o mais difícil possível de ser realizado modificando a forma como o jogo funciona ou inserindo novas funções. O objetivo dos criadores é que as pessoas tenham uma boa experiência do jogo e se ajudem, e por isso nunca vão introduzir nenhuma mudança que ajude na opressão, e por esse motivo o sistema de guerras não tem por objetivo ajudar quem quer brigar por poder. Além disso, só deve estar envolvido em uma guerra do jogo quem realmente queira fazer parte dela, e assim impedir que as guerras atrapalhem o jogo de outros.

 

Um primeiro passo para dificultar o power abusing foi as recentes mudanças no sistema de PvP. Tais mudanças dificultaram as pessoas que queriam tomar parte de guerras, pois se aumentou o número de pessoas de um grupo que é responsável pela morte de alguém (antes eram no máximo 2 os responsáveis, e agora são 20). Isso faz com que os limites de mortes injustas pelo sistema de skull seja atingido muito mais rapidamente, o que dificulta o power abusing mas também as guerras.

 

Assim os jogadores que gostam de participar de guerras foram prejudicados. Então o sistema de guerras, "war system" em Inglês, será introduzido para ajudar aqueles que querem guerrear. Mas o sistema será feito de forma a ser usado por aqueles que de fato querem fazer parte da guerra, e não aqueles que querem oprimir ou tomar o poder.

 

Nos próximos capítulos veremos como funcionará esse sistema de guerras.

3. Como começarão as guerras

As guerras poderão ser feitas entre guilds diferentes, e cada guild poderá participar de no máximo cinco guerras ao mesmo tempo, mas cada guerra poderá ser feita (por enquanto) entre apenas duas guilds. Só podem participar de guerras as guilds ativas, ou seja, aquelas que possuem o número mínimo de 5 pessoas com premium account nos cargos de vice-líder e líder juntos (isso exclui as guilds que estão em processo de formação ou de desmantelamento).

 

O líder da guild poderá declarar guerra contra outra através da página da guild no site oficial do Tibia. Ao fazer isso, o líder escolhe a duração da guerra (de 7 a 365 dias), quantas mortes (frags) serão necessárias para se vencê-la (no mínimo 10 e no máximo 1.000) e a quantidade de dinheiro que a guild perdedora deve pagar (no máximo 2.000.000.000 GP, que é 2kkk).

 

O líder da outra guild vai receber a proposta de guerra, e ele terá três opções:

  • aceitar a declaração do jeito que ela está
  • rejeitar a declaração
  • propor outros termos ao líder da guild rival (ou seja, mudar a duração, frags e pagamento), nesse caso o outro líder terá de aceitar, rejeitar ou propor outros termos

É necessário um acordo entre as duas guilds justamente porque o sistema de guerras não tem o objetivo de ajudar quem quer guerrear por poder e opressão, e sim ajudar quem quer de fato participar de guerras. A declaração de guerra pode ir e voltar entre os líderes quantas vezes forem necessárias, até que ambos aceitem os termos da declaração de guerra ou que ela seja cancelada. Se um dos líderes não se manifestar em 7 dias quanto à declaração que recebeu, ela será automaticamente cancelada.

 

Uma vez que ambos os líderes das guilds tenham aceitado os termos, a guerra começará no próximo server save* caso os líderes tenham em sua conta bancária do jogo o dinheiro necessário para a guerra.

* Server save é o momento do dia quando o jogo é interrompido por alguns minutos para o servidor salvá-lo, aí caso dê algum problema no servidor o jogo pode ser reiniciado do último ponto salvo. O server save costuma durar de 10 a 15 minutos, e ocorre sempre de madrugada no horário do Brasil (a hora exata depende de servidor para servidor).

O dinheiro necessário para a guerra é o valor do pagamento que o perdedor da guerra deve fazer mais uma taxa de 1.000 GP (1k). Por exemplo, se as guilds combinaram que o perdedor deve pagar 50k, para começar a guerra cada um dos líderes deve ter no banco pelo menos 51k. Caso pelo menos um dos líderes não possua na conta bancária o dinheiro necessário no momento do server save, a guerra não começará. Nesse caso, enquanto a declaração de guerra estiver de pé, o jogo tentará em cada server save debitar da conta bancária dos líderes o dinheiro necessário, e quando conseguir a guerra começará.

4. Como funcionarão as guerras dentro do sistema

Uma guild enquanto estiver em guerra (dentro desse sistema de guerras) não poderá recrutar novos membros para a guild, no entanto todos os membros (exceto o líder) poderão sair da guild quando quiserem (o que automaticamente os tira da guerra) ou serem expulsos a qualquer momento pelo líder. O líder para poder sair da guild deve antes passar a liderança para outra pessoa da guild. A guild, no entanto, não poderá ser fechada enquanto estiver em guerra.

 

A razão dessas medidas é impedir que uma guild envie "espiões" para a outra para morrerem de propósito para ajudar tal guild. Como os membros podem sair da guild a qualquer hora então o líder também poderá expulsar qualquer "espião" que eventualmente já estivesse na guild antes de a guerra começar ou qualquer traidor que apareça.

 

Os membros de cada uma das guilds envolvidas na guerra passarão a poder atacar e matar os membros da outra guild sem qualquer tipo de restrição, inclusive em mundos non-PvP (que vão passar a se chamar optional PvP). Uma vez que as guerras dentro desse novo sistema são baseadas em acordo mútuo e que os membros das guilds em guerra podem sair delas quando quiserem, as pessoas em optional PvP vão poder continuar a poderem jogar sem atacar ou serem atacadas por outros jogadores caso queiram. No entanto, agora passarão a terem a oportunidade de participarem de batalhas PvP caso queiram.

 

Também nenhuma pessoa de mundo optional PvP poderá receber dano de alguém de uma guerra na qual não esteja envolvida. Também as pessoas desse tipo de mundo não poderão bloquear o caminho de outras (será possível andar através de outros personagens), exceto se elas estiverem dentro da mesma guerra. Por outro lado, em mundos open PvP as pessoas envolvidas em uma guerra não poderão ser curadas por pessoas de fora da guerra nos primeiros 60 segundos de um combate da guerra. Nos outros tipos de mundos continua não tendo como andar através de outros personagens em nenhum caso e será possível que pessoas de fora da guerra curem os que estão dentro.

 

Em mundos PvP normal (que passarão a se chamar open PvP), as mortes feitas entre membros de guilds rivais em guerras não contarão para o sistema de skull. Isso significa que em mundos open PvP vai ser possível em uma guerra matar quantos membros da guild adversária for sem ser marcado com skull.

 

Já em mundos PvP-enforced (que passarão a se chamar hardcore PvP) o sistema de guerras não introduz nada de muito novo, pois já não existe nesse tipo de mundo restrições para atacar e matar outros jogadores. No entanto o sistema oferece um jeito formal de organizar as guerras (já que o sistema possibilita a contagem automática de mortes e de tempo, junto com uma premiação ao vencedor).

 

Cada morte feita entre membros de guilds adversárias contará para o número de frags da guild que cometeu a morte ("frags" é como as pessoas costumam chamar quantas vezes algum membro da guild adversária foi morto). Cada frag será informado no canal particular da guild dentro do jogo, aparecerá escrito quem matou quem e o placar no momento. Quando alguém vencer a guerra, isso também será informado no canal da guild.

 

Quando membro de uma guild ataca alguém da guild adversária, quem iniciou o ataque recebe PZ-Block (ou seja, não pode entrar em Protection Zones, como o depot, templo ou barco). A pessoa atacada não receberá PZ-Block quando for atacada, mas se ela atacar também aí receberá PZ-Block. Note que isso é diferente do caso de um combate fora de uma guerra, no qual apenas quem iniciou o ataque recebe PZ-Block (independentemente de o adversário atacar de volta ou não).

 

O PZ-Block, quando recebido em uma guerra, tem a mesma duração do recebido em outros combates PvP: o bloqueio dura 1 minuto após a pessoa ficar sem lutar (seja contra outros jogadores ou outras pessoas) se a pessoa não matou o outro personagem, mas caso tenha matado o bloqueio dura por 15 minutos após a morte (caso a pessoa entre em combate no minuto final, ela deve ficar 1 minuto sem lutar para o bloqueio sair).

5. Término da guerra

Uma vez que uma guild atinja o número de frags combinado na declaração de guerra, essa guild será declarada vencedora e o dinheiro do prêmio será transferido para a conta bancária do líder da guild vencedora. O líder recebe de volta o dinheiro que foi debitado da conta dele no começo da guerra mais o dinheiro que foi debitado da conta do líder da guild perdedora (o qual, evidentemente, não recebe dinheiro algum). As taxas de 1.000 GP, cobradas para iniciar a guerra, não são devolvidas.

 

Caso o tempo da guerra acabe antes que uma das guilds atinja o número de frags necessário para vencer, a guild com o maior número de frags será declarada a campeã da guerra. No entanto, nesse caso o líder da guild campeã receberá apenas parte do dinheiro do prêmio, a qual será proporcional ao número de frags atingidos em relação ao número que o vencedor deveria atingir. É mais fácil explicar isso com um exemplo:

A Guild A e a Guild B entraram em guerra, elas combinaram que a duração máxima da guerra seria de 10 dias, que o número de frags que o vencedor deve alcançar é de 400 e que o perdedor deve pagar 2kk (2 milhões de GP). Depois desses 10 dias nenhuma das duas guilds atingiu 400 frags, porém a Guild A atingiu 300 frags e a Guild B atingiu 250 frags. Então a Guild A é declarada vencedora, mas como ela conseguiu apenas 300 (que é 75% dos 400 combinados), então a Guild A receberá 75% do prêmio combinado. O prêmio combinado era de 2kk, então a Guild A receberá 1,5kk (que são 75% de 2kk).

 

Ou seja, a guild vencedora receberá a porcentagem do prêmio igual à porcentagem do total de frags que o vencedor deveria conseguir.

Caso haja um empate no número de frags, nenhuma das guilds é declarada vencedora e ambos os líderes recebem de volta o dinheiro debitado no começo da guerra (menos a taxa de 1.000 GP, que não é devolvida).

 

Uma guerra também pode acabar caso uma das guilds se renda, e assim a outra guild será automaticamente declarada vencedora. Nesse caso, a guild vencedora receberá o valor total do prêmio, independentemente do número de frags obtidos.

 

Caso uma das guilds acabe sendo deletada, a guerra acaba e a outra guild é declarada campeã da guerra (a qual receberá 100% do valor do prêmio). A principal razão para uma guild ser deletada é caso ela possua menos do que 5 pessoas com premium account ocupando os cargos de líder e vice-líder. Se a guild em algum momento estiver abaixo desse limite, ela terá duas semanas para se colocar dentro desse limite novamente ou caso contrário ela será deletada. Outra razão para uma guild ser deletada é caso o nome dela viole as regras do Tibia.

 

Se por ventura as duas guilds envolvidas na guerra sejam deletadas ao mesmo tempo, ninguém ganha a guerra e o dinheiro debitado no início da guerra é perdido (ninguém recebe nada de volta).

6. O que pode vir no futuro no sistema de guerras

A CipSoft mencionou algumas funcionalidades que podem vir a ser adicionadas no sistema de guerras mais para frente.

 

É possível que exista um sistema de pontuação de guerras para as guilds, e assim também um placar geral para mostrar as melhores guilds em guerras. A guild que vencer a guerra vai receber certo número de pontos e a derrotada vai perder. Os pontos ganhos serão maiores quando uma guild vencer outra com uma grande pontuação e menores quando vencer alguma com uma pontuação baixa. Talvez também tenha algum pequeno prêmio dentro do jogo para as guilds com melhor pontuação.

 

Outra coisa que pode vir a existir é um sistema de alianças, no qual um grupo de guilds poderá declarar guerra a outro grupo, aí as guerras não terão de ser necessariamente entre duas guilds.

 

E mais algumas mudanças que pode vir são novas regras sobre em que condições alguém pode entrar ou sair de uma guild em guerra; e talvez um jeito sistemático de todos na guild pagarem pela guerra, não só o líder (atualmente se espera que os líderes dividam o preço e o prêmio entre os demais membros, mas pode ser que no futuro esse pagamento seja feito automaticamente).

7. Palavras finais

Isso conclui a nossa explicação sobre o sistema de guerras. Vimos como uma guerra pode começar, as condições para uma guerra terminar, como o vencedor é declarado e como o prêmio é distribuído :)

 

Como o sistema de guerras ainda não foi incluído no jogo (será incluído no update que está por vir nas próximas semanas), então é possível que ele sofra algumas mudanças do que foi descrito aqui nesse artigo. Caso seja esse o caso, o artigo será editado de acordo.

 

Artigo relacionado: Entenda as mudanças no sistema de PvP

Notícia relacionada: Realinhamento Nos Servidores e Sistema de Guerra

2277790778545484216-7165709041395496168?l=www.tudosobretibia.com

 

Fonte: TudoSobreTibia.com

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

×
×
  • Criar Novo...