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[ oficial ]qual é o futuro dos cheaters?


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Qual é O Futuro Dos Cheaters?

 

Nos últimos meses, temos nos questionado em relação a muitas questões importantes envolvendo cheating de modo geral. Neste artigo, nós queremos mostrar a vocês como nós temos lidado com cheating, qual é nossa visão geral do assunto e como pretendemos lutar contra isso. Para começar, nós vamos estabelecer uma definição para cheating, isto é, o que ele é, o que ele faz e o que ele significa para Tibia.

 

1. Definição

 

"Cheating (trapacear) é o ato de mentir, trapacear, fraudar, enganar ou impor. O ato de trapaça tem como objetivo criar uma vantagem injusta, usualmente interesse de uma pessoa, que normalmente prejudica terceiros. Trapaça é como um ato econômico primordial: conseguir mais por menos."

 

2. Por que as pessoas usam cheats?

 

A definição da Wikipedia dada acima já descreve a motivação geral por trás do uso de um cheat: "conseguir mais por menos" e ter vantagem sobre os outros. Isso aplica-se à praticamente qualquer forma de competição, uma vez que você só pode ter vantagem sobre outra pessoa se existir uma forma de comparação entre os envolvidos. Sempre que alguém pode ser "melhor" que outra pessoa, aqueles desesperados para serem melhores não hesitam em trapacear para alcançar seu objetivo. Portanto, a maneira de identificar a motivação de grande parte dos cheaters de Tibia, é identificando as situações em que um jogador pode ser melhor que outro.

 

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2.1. Tornando fácil o que é difícil

 

Alguns jogadores usam cheats apenas para adquirirem facilmente recursos que normalmente são mais difíceis de serem conseguidos. Esses são os clássicos farmers, que por meio de cheat conseguem dinheiro e itens que serão usados em seu jogo. A motivação aqui vai de puramente econômica a simples tédio na hora de caçar por conta própria para conseguir esses recursos. Os cheaters não ligam muito paro fato de suas atitudes terem impactos negativos na economia de Tibia.

 

2.2. Competição indireta

 

Genericamente falando, é natural do ser humano medir a própria força com a dos outros. Hoje, fazemos isso de forma indireta: isso acontece quando duas pessoas realizam a mesma tarefa sob as mesmas circunstâncias e aquele que a fizer melhor, vence. O vencedor, por conseqüência, prova sua superioridade em relação ao derrotado na competição. Essa forma de competição indireta é geralmente tida como uma forma civilizada de medir forças pois o resultado final é semelhante mas sem ninguém se ferir.

 

O Tibia oferece muitas possibilidades de competição indireta: existem muitas maneiras de se conquistar um espaço memorável nas tabelas de pontuação, por exemplo. Além das tabelas básicas de nosso site temos as estatísticas e dados guardados pelos fansites. Sem falar na própria comunidade tibiana, que sempre procura saber quem pegou primeiro um determinado item em um servidor. Isso apenas já é razão suficiente para trapaças: o desejo de ser famoso no Tibia corrompe muitos. O fato de que no jogo todos os nomes de personagens são únicos, mesmo em servidores diferentes, torna isso ainda mais atrativo. Uma vez que o seu nome se torna conhecido, ninguém pode tirar isso de você.

 

2.3. Competição direta

 

Mesmo assim, a forma direta de competição ainda é muito popular hoje em dia, apesar de ser considerada arcaica por seus opositores. Os mais proeminentes exemplos de competição direta na atualidade são todas as formas de artes marciais, incluindo boxe. Nenhuma outra forma de competição direta compara melhor a força de duas pessoas do que uma luta um contra um. Existem, entretanto, muitas regras e regulamentos para limitar a quantidade de dano que os participantes podem sofrer durante uma luta.

 

No Tibia, a competição direta se dá na forma de lutas Player-versus-Player (PvP). Para aqueles que jogam em um mundo PvP isso pode acontecer a qualquer hora e raras exceções, em qualquer lugar. Tibia tem pouquíssimas restrições no que diz respeito ao PvP, que se resumem basicamente ao skull system. Desconsiderando isso, em uma luta praticamente qualquer coisa pode ser feita.

 

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Vendo as coisas dessa forma, fica cada vez mais óbvio notar que Tibia não é apenas um jogo e sim 3 variações da mesma jogabilidade básica. As variações diferem na possibilidade e suporte ou à competição direta. Mundos Non-PvP não oferecem competição direta, mundos PvP a oferecem mediante o cumprimento de certas normas que limitam o dano que um jogador pode causar a uma comunidade. Os mundos PvP-enforced oferecem competição sem restrições e com uma recompensa adicional para os jogadores mais bem sucedidos.

Um adendo à competição direta, é também a penalidade de morte em Tibia. O risco de morrer em uma luta PvP não envolve apenas ser derrotado, mas também perder skills, níveis, equipamentos e dinheiro. Todos que entram em uma luta do tipo sabem das consequências. Isso dá aos personagens mais fortes o poder de exigir todo o tipo de coisa dos personagens mais fracos com uma simples ameaça. O resultado disso é o que a comunidade tibiana conhece como Power Abusing. Por um lado não haveria medo se nada pudesse ser perdido, mas por outro lado haveria menos emoção e uma sensação de sucesso menor se não houvesse nenhum risco.

 

2.4. Índice

 

Então, o que isso tudo nos diz em relação ao porquê de jogadores usarem cheats em Tibia? Isso nos diz que existem diferentes tipos de cheaters:

  • Existem aqueles que só querem jogar sem ter problemas financeiros: eles tem alguns bots para fazer dinheiro e conseguir suprimentos para o personagem principal. Alguns desses jogadores podem até ser muito justos e gostar do jogo, mas mesmo assim usam cheats para alcançar seus objetivos mais facilmente. "Tudo que é de bem é difícil. Tudo que é mau é fácil. Morrer, perder, trapacear, ser medíocre, tudo isso é fácil. Fique longe do que é fácil."(Scott Alexander)
  • Existem aqueles que simplesmente querem ser os melhores em alguma coisa: eles querem estar no topo das pontuações e querem ser capazes de mostrar aos outros o quão bons eles são. Eles não ligam de suas conquistas não serem realmente suas, eles só querem ter a fama, não importa como. "Se ele trapaceia no jogo, trapaceia em tudo."(Provérbio)
  • Também há aqueles que querem a competição direta. Alguns são preguiçosos demais para fortalecer um personagem para entrar nas lutas, então eles usam cheats para deixar seus personagens prontos para o combate. Esses jogadores gostam de lutar por conta própria e normalmente não trapaceiam na hora da luta. "Paz, em termos diplomáticos, é um período de trapaças entre duas guerras"(Ambrose Bierce)
  • Os outros interessados em competição direta costumam estar menos interessados na luta e mais nos ganhos que elas oferecerem, ou simplesmente gostam de ameaçar os outros. Esses usarão cheats também durante as lutas porque querem vencer não importa como, eles querem o dinheiro e o poder, nada mais. "Eu prefiro perder com honra a vencer trapaceando."(Sofócles)

3. Como as pessoas trapaceiam?

 

Vamos agora dar uma olhada nos vários tipos de trapaça que existem. Existem várias listas de maneiras de trapacear em jogos de computador. As mais comuns podem ser divididas em 3 classes de relevância para o Tibia:

 

3.1. Tipos de trapaça que não são considerados trapaça em Tibia:

 

Alguns exemplos são algumas formas de stacking (em Tibia isso geralmente se refere a stacking de personagens) e algo chamado de "ghosting" (quando um jogador usa um personagem mais fraco para conhecer uma área antes de explorá-la com um personagem mais forte).

 

3.2. Tipos de trapaça impossíveis no Tibia.

 

O mais proeminente exemplo disso é o chamado de "disconnecting". O objetivo aqui é evitar uma morte simplesmente desconectando-se do jogo (desligando o modem ou fechando o jogo à força). Como todos vocês sabem, nada disso impede um personagem em Tibia de morrer.

 

3.3. Tipos de trapaça que ocorrem em Tibia.

 

São com as seguintes trapaças que estamos preocupados:

 

Wallhacks - No jogo, essa trapaça é mas conhecida como floorhacking e refere-se aos jogadores serem capazes de enchergar os andares acima ou abaixo de seus personagens em situações onde isso não deveria ser possível.

 

Farming - A comunidade tibiana chama isso de cavebotting. Esse tipo de trapaça é usado tanto para acúmulo de dinheiro e itens quanto para treinamento automático de skills e avanço automático de níveis.

 

Aimbots e Triggerbots - A maioria das variações de aimbots e triggerbots são chamadas de warbots em Tibia.

 

Sharing - Os tibianos conhecem essa forma de trapaça por esse mesmo termo, e ela é normalmente associada à venda ou divisão de accounts.

 

Consequentemente, em termos tibianos, as formas restantes de trapaça com as quais temos que lidar são as listadas acima.

 

4. O que nós faremos contra as trapaças?

 

As trapaças são um dos tópicos de discussão mais controversos da comunidade tibiana e o mais persistente problema dos jogos online em geral. Nós investimos muito na identificação dos cheaters nos últimos meses. Adicionalmente, nós gastamos um certo tempo pensando nas raízes das trapaças e em fatores de gameplay relacionados a isso. Nós pretendemos trabalhar nesses problemas. Nós dividimos o que pretendemos fazer em 3 partes igualmente importantes:

 

4.1. Medidas preventivas

 

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Muitos de vocês já sabem a que isso se refere. Isso significa que nós queremos fazer com que algumas trapaças se tornem impossíveis ou irrelevantes. Um exemplo recente de medida preventiva é a redução do alcance das runas no último update de verão. Isso pôs um fim aos warbots que eram capazes de atirar em outros jogadores que estivessem fora da tela do usuário. Nós também alteramos algumas áreas no último update, de modo a fazer o floorhacking nesses lugares ser irrealizável. Finalmente, nós fizemos os cavebots em Rookgaard não serem mais atrativos introduzindo um limite para a quantidade de dinheiro que uma pessoa pode possuir no banco e em seu inventório quando um jogador deixa a Island of Destiny. Até onde pudemos ver, os bots de juntar dinheiro, não existem mais em Rookgaard.

 

4.2. Medidas punitivas

 

Para derrotar um inimigo, é preciso conhecê-lo. Nós já analisamos o porquê das pessoas trapacearem e vimos como eles fazem isso. Entretanto, o que nós precisamos fazer é arrumar um modo de saber com certeza quem trapaceia. Nós já entendemos nosso inimigo, agora só precisamos identificá-los melhor. Quando tivermos maneiras de identificar com exatidão o suficiente quem trapaceia nós não hesitaremos em começar a luta e tenha certeza, a batalha está para começar. Por favor, entenda entretanto, que nossos métodos não serão revelados, uma vez que é essencial que nosso inimigo não saiba o que temos para ele. O que nós podemos falar é como isso vai ser evidenciado para você: desde o update de verão, nós já punimos mais de 1500 cheaters.

 

4.3. Medidas comunicativas

 

Como vocês já notaram, nós temos nos esforçado muito para melhorar a nossa comunicação com a nossa comunidade. Nós também vamos extender isso às nossas ações contra as trapaças porque nós queremos que todos saibam que nós não vamos fechar os olhos para esses problemas. Os tickers em relação a banimentos de cheaters do último verão, marcaram o início dessas medidas comunicativas que vão acompanhar todas as nossas ações futuras contra os cheats. Esse artigo é mais um passo nessa direção. Tenha certeza que você não vai deixar de ver os nossos próximos passos.

 

5. 6x6=Cheater

 

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Em 2009, nós vamos jogar pesado contra os cheaters e não, não vamos deixar isso nas mãos da sorte. Tratar esse problema com pouca dedicação seria simplesmente fazer apostas com o nosso jogo. Logo, nós prometemos a você medidas em todas as 3 categorias listadas nesse artigo. As medidas não vão vir todas ao mesmo tempo, mas logo nós começaremos com os primeiros passos.

 

Resumindo, nós não queremos cheaters em Tibia. Nós temos a opinião de que eles destroem diretamente a economia e tem uma influência negativa no pacífico jogo dos jogadores justos. E mais: eles levam a atmosfera do Tibia para um lado mais negativo. Os trapaceiros costumam ser desonestos. Os jogadores honestos sentem que não podem confiar em ninguém na medida em que cada vez mais cheaters aparecem a sua volta. Finalmente, a motivação de muitos cheaters é oprimir outros jogadores, e isso faz com que cada vez mais jogadores deixem o Tibia, deixando-o cada vez mais nas mãos dos trapaceiros, piorando a situação. Isso também inclui aqueles jogadores que são justos por dentro, mas sentem que a única maneira de não perder para os cheaters é serem eles mesmos cheaters também. No ano passado, nós investimos em modos de jogo mais cooperativos e amigáveis: é esse tipo de jogador que nós queremos ajudar.

 

Que esse seja o último aviso para todos os trapaceiros: nós não queremos vocês aqui. As cortinas estão abertas e nós estamos no palco:

 

Seu destino agora está nas suas mãos



Escolha o caminho errado e nós estaremos lá!

Ou jogue limpo enquanto você ainda pode

E poderá, assim, evitar um banimento.

Faça sua escolha

E seja rápido...

Nós desejamos um maravilhoso 2009 para todos os jogadores de Tibia justos e honestos. Aos trapaceiros, nós prometemos que faremos desse ano um ano extremamente ruim para vocês.

 

Nós estamos preparados, e vocês?

Equipe de Gerentes de Produto.

Editado por Kardec
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Vamos ver o que a cip vai fazer agora né, já que esse anti-bot já está sendo burlado facilmente, qual será a próxima medida deles?

Ótimo artigo da cipsoft ;]

 

Ps: Coloca os créditos da tradução do tibiabr.

 

edit--

Foi mal, nem lí o título do tópico direito, não ví os créditos :p

 

Abraços.

Editado por ryandometal
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Ridículo uma empresa ameaçar jogadores, se é ilegal por que ela não toma medidas para impedir? Nem mesmo a blizzard conseguiu se livrar dos bots, com esse artigo eles só vão conseguir atiçar mais os criadores de cheats.

 

Ps: Os créditos estão no titulo ;)

 

Abraços,

Kardec.

Editado por Kardec
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Nós já entendemos nosso inimigo, agora só precisamos identificá-los melhor

 

Nossa, nessa parte deu medo, parece filme do FBI :>

 

 

É isso mesmo, tem que acabar com esse bando de porcos imundos, boa sorte pra Cip, ela vai precisar.

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HAHA' gogogo Cipsoft caçar os noob's q usam cheat \o/

 

mais mesmo a Cip qerendo acabar com os boters, sempre q vejo um, eu reporto. mais d 1 hora dpois e nada d responderem o report =S

 

PS: reporto, alias, reportava, pq jogava em mundo non-pvp

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Nem li tudo, muito grande...xD

Mais ficou muito boa essa matéria, e foi até bom você ter trazido aqui para o XTibia ;)

 

-Topico

Será que a Cipsof vai conseguir acabar com os Cheaters?

Acho meio dificíl porque os progamadores sempre dão um jeito de burlar o "Sistema".

 

Abraços

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  • 3 weeks later...

Eu uso cheat, e não acho isto tão ruim. Na verdade eu começei a usar Bot porque eu via os caras pegando level´á cada segundo cheios da grana, dai um dia um amigo meu me ofereceu um cavebot e uma maneira de crakeá-lo sem vírus, por Hex...

 

Até hoje eu uso cheat, nunca morri nen fui punido por isso, e os meus amigos também. A CIP ainda está longe de conseguir um sistema anti-bot milagroso. :rip:

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Achei ridiculo eles não deixarem passar para main com mais de 1 k , lutei para comseguir meu dinheiro e os desgraçados da cipsoft falam que não posso passar com mais de 1 k , tive que doar os outros 9 k que eu tinha , obs: estava com 10 k em rook :)

 

 

 

Flw

 

 

 

Lokiado

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