Ir para conteúdo

[projetos] A Importância De Planejar

Rafael Medeiros

Posts Recomendados

A Importância de Planejar

Por: Rafael Medeiros

Fala Galerinha,

Estou aqui para dar início a uma série de artigos sobre Gerência de Projetos e Equipe que criarei durantes as próximas semanas. Pretendo focar bastante nas áreas de Tibia e OTServ, pois este é o foco da nossa comunidade, contudo, as informações que passarei poderão ser aplicadas tranquilamente em qualquer tipo de Projeto e Equipe. Se você pretende criar um projeto de Servidor de OTServ, Tibia, Site Pessoal, Blog, recomendo a leitura dos artigos.

O primeiro assunto que falarei será: A Importância de Planejar. Como o planejamento ou a falta dele podem influenciar positiva ou negativamente no resultado de um projeto, é que o veremos a partir de agora.....aqui......no XTibia.com =).

Bom pessoal, Planejamento é algo essencial para qualquer projeto, portanto se você costuma criar projetinhos sem qualquer planejamento, vulgarmente falando: "na louca", está na hora de parar e rever os seus conceitos. Trata-se de uma etapa praticamente define se o Projeto será um Sucesso ou um Fracasso.

Durante o planejamento, você define tudo o que pretende colocar no Projeto e verifica se todas as suas idéias são viáveis. Depois de definir a estrutura básica, você parte para as "perguntas básicas", que devem ser feitas durante o planejamento:

- Como vou fazer ?

- Que documentos eu precisarei criar ?

- Vou precisar de Equipe ? Com qual perfil ?

- Quanto tempo vou levar ?

- Como vou divulgá-lo ?

Já vi vários projetos com excelentes idéias, mas que, por falta de planejamento, não foram executadas. Provavelmente não foi feita uma verificação da viabilidade da implantação das idéias com antecedência, e a inviabilidade só foi detectada no momento do Desenvolvimento, o que certamente acabou prejudicando o andamento das demais atividades e criando falsas expectativas para as pessoas que estavam aguardando o lançamento, inclusive para a própria Equipe.

Se um projeto já começa mal, certamente a Equipe encontrará muitas dificuldades no desenvolvimento, o que pode levar ao abandono da idéia ou fechamento do projeto (Com servidores de OTServ isso acontece com muita frequência), que com certeza gerará insatisfação dos usuários, que perderão a credibilidade e passarão a ver com "outros olhos" os próximos projetos que você venha a lançar.

Concluindo galera, o Planejamento é a parte MAIS IMPORTANTE de qualquer projeto, por isso procure escolher com cuidado o Gerente de Projetos e caso você mesmo seja o Gerente, recomendo ler bastante sobre o assunto e procurar manter uma boa organização dos seus documentos.

É isso, em breve postarei mais artigos para vocês. Caso queiram sugerir algum tema, podem me mandar por e-mail (rafael@xtibia.com).

Abraços,

Rafael Medeiros

Links Interessantes:

http://www.efetividade.net/category/gp/

http://gerenciapratica.blogspot.com/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom Fael *---*

Muitas pessoas acham que é só criar um tópico, por as vagas, add a galera no msn, fazer o início, mas e agora?

Não sabem o que vão fazer, isso acaba gerando um desânimo em continuar e assim, acabam desistindo...

Mas eu acho que essa sua série de artigos vai ajudar bastante gente ;D

Parabéns.

Link para o comentário

Muito bom mesmo fael!

Quero falar agora sobre um projeto que estou fazendo:

Galera eu estou com um OT (YurOTS 3.3) preciso de um scripter e um hooster pra deixar ele online quem saber mexer com scripting ou hoosteia basta RESPONDER aqui nesse topico

vlw ae e obrigado pela oportunidade Fael! :smile_positivo:

Link para o comentário

• 2 weeks later...
  • 2 weeks later...
  • Administrador

Muito bom rafael, parabéns pela iniciativa.

Se cada um da equipe fizesse um conteúdo original, sei que muitos fazem,

teríamos um belo conteúdo no fórum.

Isso me animou, acho que farei sobre programação web!

Abraçosssss

Link para o comentário

• Criar Novo...