Olá a todos.
Estou desenvolvendo um webgame opensource baseado no Tibia.
O que é um webgame?
Um webgame é um jogo online jogável pelo seu navegador de internet. Ele funciona como se fosse um site.
Em quais linguagens esse webgame está sendo programado?
Client-Side: XHTML/CSS, JavaScript/JSON/AJAX
Server-Side: PHP/MySQL
Quais os navegadores suportados?
Todos, mas por questões de performace é recomendável jogar em um navegador moderno, como o Mozilla Firefox, Google Chrome ou Safari.
O jogo funciona inclusive em navegadores modo-texto (com menos recursos, é claro - você pode fazer o teste desabilitando o JavaScript do seu navegador), celulares e outras mídias móveis.
Como funciona o "motor" do jogo?
É simples. A linguagem de programação server-side (PHP) processa tudo que o jogador realizar e os dados processados são gravados (no banco de dados MySQL) e passados (no formato JSON, uma linguagem de transporte de dados moderna) para a linguagem de programação client-side (JavaScript) usando a metologia AJAX, que faz que a página não precise ser carregada para requisitar/receber novas informações. As informações processadas e passadas para o JavaScript através do PHP são mostradas para o usuário através da linguagem de marcação de texto XHTML, e a estilização (esquema de cores, etc) desses elementos é feita pelo CSS.
Já existe uma versão disponível?
Uma versão alpha (em desenvolvimento, somente para testes) está disponível em http://helitonnordt.com/otwebgame.
Como é uma versão alpha pode conter falhas, acesse somente para ter uma idéia de como o jogo funcionará.
Quando a versão beta estará online?
Em algumas semanas, talvez alguns dias.
Onde baixo os códigos?
Os códigos podem ser visualizados/baixados em http://otwebgame.svn.sf.net/viewvc/otwebga...by=date#dirlist.
No momento a prioridade é liberar uma versão beta, então os códigos estão um pouco desorganizados, mas tudo será planejado e reescrito usando POO (programação orientada a objetos).
Gostei do projeto, quero ajudar!
Você pode ajudar com idéias, gráficos, correções, ou até mesmo códigos.