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Tutorial De Php Partes 1 A 4


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TUTORIAL DE PHP - GMCP

 

 

Olá, estou começando hoje uma série de tutoriais para aqueles que se interessam em realmente aprender sobre php, a maioria prefere ler tutoriais bem grandes com muita informação de uma vez só, mas eu vou ensinar parte por parte com bastante calma, começando pela estrutura da linguagem, hoje vou falar sobre como iniciar um script em php :

 

 

ESTRUTURA BÁSICA:

 

Como o php está sempre dentro de um código HTML, primeiro vamos ver como se inicia um código HTML (já que nem todos tem um editor que faça isso por eles):

 

 

 

$variavel = "teste";

 

 

IMPORTANTE:

 

Há uma diferença entre usar aspas simples e aspas duplas, veja abaixo:

 

Se o script for:

 

 

$variavel1 = "abc";
$variavel2 = "$variavel1";

//note que foram usadas aspas duplas na segunda variável

 

O texto da variável $variavel2 será abc

 

mas se usarmos aspas simples, de modo que o script fique assim:

 

 

$variavel1 = "abc";
$variavel2 = '$variavel1';

//note que foram usadas aspas simples na segunda variável

 

 

O texto da variável $variavel2 será $variavel1.

 

 

 

4º: array

 

Múltiplos valores, é um tipo de variável que é usado em alguns sites de otserv:

 

 

 

Usando variáveis do tipo array, podemos atribuir à mesma variável mais de um valor:

 

 

Exemplos:

 

 

$variavel [1] = 1;
$variavel[2] = 2;

 

 

 

$variavel [1]= "um";
$variavel[2]= "dois";

 

 

 

 

$variavel = array(1=> "um", 2=> "dois");

 

 

 

Listas:

 

 

As listas são um outro modo de se criar vários valores diferentes:

 

 

 

list($a, $b) = array (1, 2);

 

 

 

 

 

Convertendo variáveis:

 

 

Para converter variáveis podemos usar os seguintes meios:

 

1º: typecasting

 

<?php
$variavel = 1.1;
$variavel = (integer) $variavel;
?>

 

2º: a função settype:

 

<?php
$variavel = 1.1;
settype($variavel,integer);
?>

 

 

 

 

TABELA DAS COVERSÕES:

 

Valores usados para as conversões:

 

 

 

(int), (integer)--------muda para integer;

(real), (double), (float)--------muda para float;

(string) -----------muda para string;

(array) -----------muda para array;

 

 

 

IMPORTANTE: Sobre variáveis em geral

 

Cuidados e propriedades das variáveis em geral

 

 

É aconselhável usar variáveis com letras minúsculas, para evitar o conflito com variáveis pré-definidas do PHP.

 

 

 

 

No PHP as variáveis com valor 0 serão consideradas como false (ou valores nulos). Sendo assim, podemos atribuir valores true ou false (se necessário) com 0 e 1.

 

 

 

 

Para realizar multiplicações nas variáveis, usamos * . EXEMPLO: $valor1*$valor2 = $valor3

 

 

 

 

Variáveis só podem começar com letras ou _(o famoso "underline").

EXEMPLOS:

 

$var (certo)

$1 (errado)

$_1 (certo)

 

 

Evite usar variáveis em inglês p/ evitar possíveis conflitos entra as suas variáveis e as variáveis predefinidas. O mesmo serve para as constantes, que serão estudadas mais tarde.

 

 

 

 

 

EXERCÍCIOS:

 

 

 

 

1-Adicione os valores 1, 2 e 3 à uma variável de nome teste.

 

 

 

2- Se uma variável vale 1.2, como podemos fazer o valor passar a ser 1?

 

 

 

3-Qual a diferença de:

 

 

$variavel1 = "abc"
$variavel2 = '$variavel';

ASPAS SIMPLES

 

 

Para:

 

 

 

$variavel1 = "abc";
$variavel2 = "$variavel";

ASPAS DUPLAS

 

 

 

 

EDITADO---

 

 

 

Parte 3 - constantes

 

Hoje vamos falar sobre as constantes do PHP.

 

 

1- O que são constantes?

 

Constantes são nomes que atribuímos para certos elementos, geralmente para facilitar a referência desses elementos em outras partes do script.

 

As constantes podem ser definidas pela função define.

 

O código seria assim:

 

define ("nome_da_constante", valor);

 

EXEMPLO:

 

define ("gmcp", 123456);

 

 

Assim a constante gmcp seria equivalente ao número 123456.

 

 

Sendo assim, podemos construir uma variável que realize uma operação com esse número:

 

$lol = 2*gmcp;

 

 

Querem saber uma utilidade p/ isso?

 

Imagine que você está em uma pagina de um site de tíbia, você quer saber o dano máximo do seu personagem, e aí você clica em “calculo de danoâ€, a formula antiga de dano era de "0.06 x skill x ataque da arma" se não me engano, logo:

 

define ("taxadedano", 0.06);
$maxdmg = taxadedano*$atkarma*$skill;

 

Perda de tempo? Talvez, mas e se fosse um número difícil como 1.23423453 e fosse nescessário mais de uma vez? Transformaríamos eles em um simples "numero".

 

Resumindo: o maximo de dano equivale ao resultado da multiplicação entre a taxa de dano, o skill e o ataque da arma.

 

É claro que o script da página não seria só esse, mas já dá pra entender um pouco do comando, não?

 

Agora os exercícios:

 

 

1- Crie constantes p/ scripts do site imaginário www.matematicaonline.gmcp.com.br:

 

 

A- Um site que calcula o quadrado ( ² ) de qualquer número para o usuário.

 

 

B- Uma página que permite ao usuário calcular a área de uma circunferência (3,14 x raio x 2).

 

 

 

2- Eu tenho 3 números no script do meu site e eu uso eles com freqüência, será que você pode me dar uma dica de como facilitar o meu trabalho? OBS: os números são 12342, 44245, 13345. Pra que servem os números? Sei lá, só fiz essa pergunta por que n tinha mais nada pra 3ª pergunta.

 

 

 

 

 

 

Parte 4 - Operadores (1/2)

Pra quem não leu a parte de variáveis, eu aconselho a dar uma passada lá antes de ver essa parte.

 

 

Essa parte do tutorial será dividida em duas devido à grande quantidade de conteúdo.

 

 

Assim como as variáveis, os operadores são divididos em grupos, alguns desses grupos são relacionados com os tipos de variáveis usadas, outros não.

 

 

Vamos começar?

 

 

1- Operadores aritméticos:

 

 

Só podem ser usados em números de variáveis dos tipos integer ou float, para mais informações retorne à parte 2.

 

 

Esses operadores são:

 

+ adição (meio lógico esse não?)

- subtração (lol)

* multiplicação

/ divisão

% módulo (explicação abaixo)

 

 

Em linguagens de programação, o módulo representa o resto de uma divisão, exemplo:

 

Se dividirmos 3 por 2 procurando apenas números exatos, o valor seria 1, e o resto da divisão seria 0,5.

 

 

Sendo assim, usamos o módulo para conseguir informações sobre esse resto da divisão.

 

 

 

 

 

 

 

2- Operadores de strings:

 

O único operador específico de strings é:

 

. concatenação

 

Pode ser usado para atribuir propriedades ou "unir" valores de variáveis. EX:

 

 

$endereço1 = "seu bairro";

$endereço2 = "sua rua";

 

$endereço1 . $endereço2;

Com esse script completo, poderiam ser arquivados os dois valores de uma vez só.

 

 

 

 

 

 

 

 

3- Operadores de atribuição:

 

Como o nome já diz, são operadores com os quais atribuímos certos valores a certas variáveis.

 

 

Os operadores são:

 

 

= simples

+= com adição

-= com subtração

*= com multiplicação

/= com divisão

%= com módulo

.= com concatenação.

 

 

EXEMPLOS:

 

$variavel = 1; // o valor da variável passa a ser 1

$variavel += 2; //o valor agora passa a ser 3 (1 + 2)

$variavel -= 1; // o valor agora passa a ser 2 (3 - 1)

$variavel /= 2 //o valor passa a ser 1 (2/2)

 

 

 

4- bit a bit

 

Camparação bit a bit entre duas variáveis, veja abaixo os operadores e exemplos:

 

 

 

& "e" lógico

| "ou" lógico

^ "ou" exclusivo

~ não (inversão)

<< shift left

>> shift right

 

 

Exemplos:

 

$_1 & $_2   assim ativamos os bits que estiverem nas duas variáveis ao mesmo tempo
---
$_1 | S_2   assim ativamos todos os bits contidos nas duas variáveis (mesmo que seja em apenas uma delas)
---
$_1 ^ $_2   assim ativamos os bits que estão em $_1 e não estão em $_2, igualmente para os que estão em $_2 e não estão em $_1
---
~ $_1   assim DESATIVAMOS os bits ativos e ativamos os bits inativos em $_1
---
$_1 << $_2	Supondo que $_2 seja equivalente a 1, os bits de $_1 seriam multiplicados por 2, ou seja, a "fórmula" dessa operação seria :

$_1 ["depois"] = $_1["antes"]*$_2*2
---
$_1>>$_2	 É a operação inversa à anterior, ou seja: 

$_1 ["depois"] = $_1["antes"]*$_2/2  //trocamos a multiplicação pela divisão.

 

 

 

AGUARDEM A CONTINUAÇÃO DESTA PARTE.

Editado por gmcp
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