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Tutorial: Como Realçar O Rpg No Seu Mapa!


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ATENÇÃO: ESSE TUTORIAL, REALÇA A IDEIA DE UM MAPA DE RPG. ALEM DE UM TUTO DE RPG, ELE TAMBEM ENSINA BASICAMENTE COMO SER UM BOM MAPPER.

 

Bom, mtos OTs de hj, estão sempre cm os mesmos mapas, como era antigamente cm o YurOTS. Hj a maioria dos OTs que vc entra, tem mapa Dorion ou SadTeam. Esses 2 mapas são muito bons, mas pelo grande número de OTs que estão usando eles, os mapas perdem a emoção, e o RPG... são realmente desgastados! Qlquer player de OT gosta de um mapa novo e inovador, cm quests dificeis e bastante RPG!

 

Requisitos para ser um Mapper:

1º Paciência. Muuuuuita paciência. Você vai precisar se pretender fazer um mapa legal.

2º Criatividade. É uma característica básica, que todo mapper precisa ter. Criatividade para criar caves de hunts, cidades, quests, desafios e um continente.

3º Tempo. Não precisa ter Mto tempo livre, pode até ter umas 2 horas por dia, que cm paciência seu mapa vai longe.

4º Organização. Mapas avacalhados, cm respaws exageados, casas sem telhado, areas de hunts inacabadas, sempre caem no conceto dos players. Mapas que fogem do estilo medieval tbm não são mto bem aceitos.

 

Bom, se vc tem esses 4 requisitos, você pode se tornar um mapper. Agora vamos começar com algumas dicas!

 

Algumas coisas que serão citadas nesse tuto,vc vai precisar de ler outros tutos aqui do forum sobre o map editor.

 

Dicas de RPG:

1 - Começando com o início do início. O Templo. O templo, e uma caracteristica essencial nos mapas. Procure fazer um templo amplo, bem organizado, sem muitos enfeites. Não coloque escadas diretas do templo para areas de hunt, como embaixo do templo Rotworms, isso sai um pouco da idéia de local "místico" do jogo.

 

2 - Rookgard. Rook, é uma caracteristica fundamental em qlquer OT SÉRIO e com XP Baixa. Isso empede que engraçadinhos fiquem criando chars novos para dar PK e avacalhar com o OT. Rook tem de seguir o estilo do tibia global. Buero com rats, cave rats e algumas quests de items fracos. Deve ter uma area de caça, que realce o RPG, com snakes, spiders, um campo aberto para os players explorarem e você colocar suas primeiras caves. Crie Orc camps, sempre com 1 "Mini Boss" como um minotaur, um rotworm ou um orc spearman. Quests inacabadas, que levantam um mistério sobre rook sempre são boas, como a quest da Katana, que tem 1 ghoul e uma parede rachada... a quest do mino mage em rook, que precisa de uma chave que poucos teram e saberam a sua localização. Baús com livros, contendo histórias descrevendo locais de quests em rook e em main, dizendo entradas secretas tambem ajudam a destacar o RPG. NPCs que contam histórias sobre Main, são importantes tambem no RPG, e para mostrar futuras quests e areas de hunt de main. Procure fazer tambem uma vocation quest. Uma quest para cada tipo de profissão, em cada quest, realçe o lugar da quest para um local que tem haver com a determinada profissão.

 

3 - Main. Main deve ter primeiramente, uma cidade inicial ou um pequeno vilarejo, com algumas ameaças. Monstros fracos devem habitar em pequenos campos em volta da cidade, cavernas em baixo de toda estenção de seu continente contendo monstros fracos tambem são uma boa escolha para os low lvls que gostam de explorar. Cidades com tema medieval, pantano(estilo venore), jungle são importantes para tambem, se colocar o monstro de acordo com seu tema(ex: Hydra no jungle). Crie cidades e fortalezas com quests e misterios dominadas por monstros racionais, como os orcs, minotaurs e elfs. Pequenos vilarejos, com NPCs que contam histórias que futuramente ajudem o player em uma quest ou a desvendar ilhas novas.

 

3.1 - Sua cidade inicial. Procure fazer uma cidade ampla, no estilo medieval. Crie muitas casas e no maximo 3 Guildhouses. Coloque placas com nomes nas ruas, para ser facil encontrar uma casa(EX: Street X. <- Nome que vai estar na placa. E nas casas da rua, coloque tipo "Street X House I"...). Um depot amplo, não grudado no templo mas nem muito longe é perfeito. Procure instalar em volta do depot, as casas menores e uma guildhouse, Sempre deixando o Comercio espalhado em volta do depot(NPC de runas, NPC de rope e shovel...etc). Tente fazer a cidade em um pequeno forte, cercada por muros de pedra, com NPCs que imitam guardas(Destaque no RPG), e um castelo com o rei que vende as promotions, ou até as premmys tbm.

 

3.2 - Seu continente. Procure faze-lo o maior possível, nas medidas de sua imaginação. Crie tambem ilhas de gelo(estilo Folda), outros continentes interligados como jungle e desert, ilhas no estilo liberty bay...

 

3.3 - Minas. Minas geralmente, incluem monstros que tem algo haver com a mineiração e com a terra. Aconselho vocês a usarem o action de mineirar pedras preciosas. Nas minas, procure colocar grandes corredores de terra, com mais de 2 andares para o subsolo, com respaws de Dwarfs, Rotworms, Bats e outros monstros de sua criatividade. Sempre deixe no mínimo 3 minas proximas umas das outras, interligando elas pelo subsolo. Enriqueça as parades das minas com pedras, para serem minadas, e crie quests em que NPCS pedem essas pedras, em troca de algum item valioso, ou de uma informação, que pode fazer quest de um item que tem haver com os dwarfs, como o thunder hammer. Crie uma trama, uma história mesmo que simples envolvendo as minas, os dwarfs, alguma outra raça de monstros que viviam em conflitos e coloque está história nos livros de uma biblioteca em um local escondido ou em uma cidade no estilo "Kazordoon".

 

3.4 - Areas de Hunt. É IMPORTANTE Não exagerar nos respaws, para incentivar os players a explorarem o mapa a procura de quests, e novas caves. Coloque areas de monstros fracos(Amazons, Minotaurs, Minas de dwarfs, Trolls, etc) para os low lvls, area de mosntros intermediarios, que dão uma boa XP(Dragon Lairs, Hydras, Dwarf guards, Necromancers, etc) e monstros fortes(Warlocks, Behemoths, Demons) bem escondidos ou com dificil acesso. Nas areas de demons, sempre procure colocar ago a ver cm seu tema, lugares cheios de lava, vulcões ect... areas de warlock, tente fazer corredores e labirintos que snbolizem verdadeiras bibliotecas... behemoths, nada melhor que coloca-los dentro de uma cyclopolis.

 

3.5 - POI. POI é uma area muito legal, que eu acredito que todos jogadores do tibia tem desejo de explorar. se vc cosneguir, faça as actions iguais do global, e extenda as caves de sua POI o maximo que conseguir, sempre colocando desafios, e até algumas quests. Lembrando que POI na versão 7.92 é muito melhor, já que vc já pode colocar respaw das novas craturas.

 

3.6 - Quests para os addons. Um addon por 10k, e o outro por 15k? NUNCA!.Addons são partes no jogo que deixam ele mais emocionante e de certa forma, colocam mais respeito em quem já tem. Procure fazer o NPC de addons cobrar ou items muito raros, ou items de quests muito dificeis, ou então elabore uma quest, em que no final você ganha os addons ou encontra o NPC(Talvez como um prisioneiro) no finak do mapa.

 

DICAS DE MAPPING:

1 - NUNCA Faça ruas retas. continentes quadrados, cidades retas... sempre procure fazer as coisas mais circulares, para ficar mais real e seus players notarem seu trabalho!

2 - Não faça areas de hunts ou quests LOTADAS de respaw. se você quer um respaw GRANDE, faça uma cave GRANDE.

3 - Faça lugares de facil acesso e com monstros fracos para seus players conseguirem pegar até lvl 30 sem precisar de ficar procurando e explorando o mapa enqnto estão low lvls

 

BOM, poder criticar e elogiar, mas não chinguem !

 

Estou aberto a novas sugestões para editar o tuto!

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