Ir para conteúdo

Materia Sobre Php

GM Netox

Posts Recomendados

Introdução:

PHP é uma linguagem de script que permite criar sites dinâmicos. O código PHP é embutida dentro do código fonte de uma página Web e é executado no servidor, sendo enviado para o cliente apenas HTML puro.

A linguagem PHP vem se consolidando como uma alternativa robusta, ágil e barata para semelhantes como ColdFusion e ASP.

Visão geral do PHP:

O PHP vem se expandindo cada vez mais e mais desde 1994. Uma de suas características é a compabilidade com várias plataformas, tais como Windows, Linux, UNIX, entre outros. Outra característica é a sua velocidade. Hoje em dia, mais e mais empresas estão usando PHP.

A melhor combinação do mundo para criar um site que use banco de dados é PHP e MySQL.

Porque muitas empresas estão aderindo ao PHP?

Porque, é a melhor conbinação para criar sites que usem banco de dados é uma maneira mais versátil.

O que PHP tem haver com OTserv (Open Tibia Servers)?

Para você criar um site de accounts, você precisa saber fazer "scripts", mais para isso você tem de saber a linguagem PHP.

Eu irei mostrar um script bem simples de PHP:

Vamos dar uma olhada neste script. Crie um arquivo text contendo o seguinte:

<html><body><?php$meuvar = "Oi galera!";echo $meuvar;?></body></html>

Agora abra a URL (ex.: http://meuserver.com/teste.php3). Você deve ver uma página que contém o texto "Oi galera!". Se você receber uma mensagem de erro, dê uma olhada na documentação do PHP.

Pronto! Aí está o seu primeiro script de PHP. Se você tentar ver o código fonte de HTML, você apenas verá o texto. Oi galera! :)

Isso acontece porque interpretador do PHP examinou a página, processou o código dentro dos blocos encontrados e retornou apenas HTML.

A primeira coisa que você perceberá neste scrpt são os delimitadores (tags). Isto é, as linhas que começam com <?php. Isso indica o começo de um bloco de código PHP, e ?> indica o fim do bloco. O melhor de tudo é que o código pode ser colocado em qualquer lugar na página. Mais pra frente veremos algo interessante sobre isso. Se você quiser, você também pode configurar o PHP para usar tags simples, <? e ?>, mas essas não funcionam com XML. Se você está migrando de ASP, você pode até configurar o PHP para usar tags <% e %>.

Outra coisa que você vai perceber é o ponto-e-vírgula no fim de cada linha. Eles são conhecidos como separadores e servem para destinguir um grupo de instruções do outro. É possível escrever um script inteiro em uma linha e separar cada instrução com um ponto-e-vírgula, mas isso seria uma bagunça! Por isso, iremos adicionar uma linha depois de cada ponto-e-vírgula. Apenas lembre-se que cada linha deve terminar com um ponto-e-vírgula.

Finalmente você pode ver que a palavra meuvar começa com um cifrão. Este símbolo diz ao PHP que meuvar é um variável. Nós atribuímos as palavras "Oi galera!" ao variável $meuvar. Um variável também pode conter números ou um array. De qualquer maneira, todos os variáveis começam com um cifrão.

As melhores coisas no PHP são suas funções. Elas são basicamente instruções de processamento. Se você adicionar todos os add-ins opicionais do PHP, existem mais de 700 funções disponíves.

O que eu preciso para começar a fazer scripts em PHP?

Basicamente, um editor de texto decente. Pessoalmente, prefiro algo um pouco mais incrementado, como o NEdit, que permite destacar a sintaxe em cores. Com o Win32, o UltraEdit é jóia.

Também é necessário instalar um interpretador PHP para desenvolver e testar localmente. O download do motor pode ser feito em www.php.net.

Para poder testar seus scripts num ambiente web, também é preciso instalar um servidor web. Recomendo o Apache, que pode ser obtido gratuitamente em www.apache.org, próprio para qualquer tipo de UNIX além de possuir uma porta Win32. Leia com cuidado as recomendações de instalação para não se estressar sem necessidade.

Finalmente, é imprescindível que você tenha um bom conhecimento de HTML. Se não for este o seu caso, é provável que você pire.

Se todos os requisitos forem preenchidos, então você está pronto para entrar no mundo do PHP. Providencie um caminhão-tanque de café, um senso de humor adequado e uma dose de perseverança nunca antes imaginada pela humanidade... e comece a hackear ;-)

Observação : Não se apavore com o interpretador PHP e o webserver. Você pode começar a fuçar PHP sem estas gracinhas... só precisa ter a santa paciência de debugar seus scripts online. Eu comecei assim e funcionou muito bem. Além disso, meu micro não ficou entupido de software que não é usado a todo momento.

O que o PHP pode fazer?

Qualquer coisa. O PHP é focado para ser uma linguagem de script do lado do servidor, portanto, você pode fazer qualquer coisa que outro programa CGI pode fazer, como: coletar dados de formulários, gerar páginas com conteúdo dinâmico ou enviar e receber cookies. Mas o PHP pode fazer muito mais.

Quais os bancos de dados que são suportados atualmente?

Adabas D InterBase PostgreSQL

dBase FrontBase SQLite

Empress mSQL Solid

FilePro Direct MS-SQL Sybase

Hyperwave MySQL Velocis

IBM DB2 ODBC Unix dbm

Informix Oracle (OCI7 and OCI8)

Ingres Ovrimos

Conclusão:

PHP esta se tornando uma linguagem muito popular e que na minha opinião é um pouco mais facil que HTML.

---

Créditos ha:

Eu

---

Fontes:

Crie seu Web Site

Silicio

PHP Rapidinho

---

Abraços,

Netox

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• 3 weeks later...

Olá,

parabéns pelo tutorial,

perfect.

Bom PHP é facil...mas eu uso o bom

e velho HTML acho mais facil.

Fora que da paratrabalha com CSS e talzs,

so que não da para fazer sistemas como o de login.

:music:

Abraços,

kamimura

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Criar Novo...