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Saiba Tudo Sobre Npc,monster E Spells!


Lucas Rap

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Tutorial esta muito bom, bem organizado,com a utilização de codes,mostrando as configurações,Bom para iniciantes que ainda estão aprendendo a mexer com OT SERVE...

..flws

Editado por GMJuan
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Ficou bom.. para quem não sabia né...

 

APROVADO

 

jackcoelhomh7fv9hv41sx0we3.gif

 

119325526519.JPG

 

Metas:

 

1 Post [x] Servo

10 Posts [x] Camponês

25 Posts [x] Caçador

50 Posts [x] Cavaleiro

100 Posts [x] Baronete

200 Posts [ ] ALVO ~~> BARÃO

Editado por didinhaxd
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Muito bom, está de parabéns =)

Eu apenas não entendi no caso, por exmplo, como selecionar onde o NPC vai aparecer no mapa =/

, mesmo assim está muito bom!

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function onCast(cid, creaturePos, level, maglv, var)

centerpos = {x=creaturePos.x, y=creaturePos.y, z=creaturePos.z}

n = tonumber(var)

if n ~= nil then

-- bugged

-- ultimateExplosionObject.minDmg = var+0

-- UltimateExplosionObject.maxDmg = var+0

 

UltimateExplosionObject.minDmg = 0

UltimateExplosionObject.maxDmg = 0

else

UltimateExplosionObject.minDmg = (level * 2 + maglv * 3) * 2.6 - 30

UltimateExplosionObject.maxDmg = (level * 2 + maglv * 3) * 3.0

end

 

uma duvida....pq UltimateExplosionObject.?..no caso q n for UE..e for outro nome....so muda o nome do ultimate explosion + fica o objeto?

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Gente,peço que vcs postem o que acharam,porque realmente desanima trazer um tuto desse tamanho,separar,por cor,code,tudo bonitinho, e vcs só olharem e irem embora!

 

Pessoal,jah vo avisando,esse tutorial não é meu,é de um usuário chamado Lucas321 de um certo fórum aí...

 

--------------------------------------

 

Aprenda a fazer seus próprios Monstros, Spells e NPC

 

Basicamente scripts sao o conjunto dos códigos que formam os arquivos de players, monster, spells, etc.

 

Nesse tutorial vou ensinar tudo, pra vc sair daqui fazendo monstros, spells e tudo mais. E se no final houver alguma duvida poste aqui que serei grato em ajudar. Neste Tutorial existem varios comandos básicos, bons para iniciantes, parte por parte é explicada, visando um maior entendimento sobre o assunto.

Vamos lá!

 

SPELLS

Primeiro vamos falar sobre as spells

Existem as spells de instant e as spells de rune, as spells de instant sao aquelas em q o monstro usa nele, e as de runa ele vai usar em vc. Entao a primeira coisa que precisamos fazer é decidir se vamos fazer uma spell de runa ou de instant, vou mostrar aqui apenas um exemplo, se nao o topico ficara muito grande. Vamos começar, seguindo um exemplo de uma magia minha:

Primeiro, crie um arquivo chamado crossover.lua, na pasta Data>Spells>Instant

 

Começamos o script com isso:

 

area = {
{0, 0, 0, 0, 0, 1, 0, 0, 0, 0, 0},
{0, 0, 0, 0, 0, 1, 0, 0, 0, 0, 0},
{0, 0, 0, 0, 0, 1, 0, 0, 0, 0, 0},
{0, 0, 0, 0, 0, 1, 0, 0, 0, 0, 0},
{0, 0, 0, 0, 0, 1, 0, 0, 0, 0, 0},
{1, 1, 1, 1, 1, 0, 1, 1, 1, 1, 1},
{0, 0, 0, 0, 0, 1, 0, 0, 0, 0, 0},
{0, 0, 0, 0, 0, 1, 0, 0, 0, 0, 0},
{0, 0, 0, 0, 0, 1, 0, 0, 0, 0, 0},
{0, 0, 0, 0, 0, 1, 0, 0, 0, 0, 0},
{0, 0, 0, 0, 0, 1, 0, 0, 0, 0, 0},
}

 

Essa é a area em que a magia ira pegar, o numero 0 simboliza os espaços que a magia nao pega e os numeros 1, os lugares onde acontecerá a magia, no exemplo acima, é uma magia em forma de cruz

Pulamos entao uma linha e acrescentamos isso:

 

 

attackType = ATTACK_PHYSICAL
needDirection = false
areaEffect = NM_ME_YELLOW_RINGS
animationEffect = NM_ANI_NONE

hitEffect = NM_ME_HIT_AREA
damageEffect = NM_ME_DRAW_BLOOD
animationColor = BLACK_WHITE
offensive = true
drawblood = true

 

Vamos às explicações:

attackType = o tipo de ataque que será, no exemplo será um ataque fisico, mas tbm poderia ser um ataque de fogo, ou de energy

needDirection = se o ataque precisa de direção, como as firewaves

areaEffect = o tipo de animação que saira na area na magia

animationEffect = a animação de quando o player sofrer dano da magia

damageEffect = o efeito que saira quando o player receber o dano

animationColor = a cor da animação da Magia

offensive = se a magia é de ataque ou nao

drawblood = se embaixo do player vai sair sangue quando ele receber a magia

 

 

Explicado, pulamos uma linha e adicionamos:

 

UltimateExplosionObject = MagicDamageObject(attackType, animationEffect, hitEffect, damageEffect, animationColor, offensive, drawblood, 0, 0)

 

Essa é a função que fara com q oq explicamos acima funcione, pulamos outra linha e acrescentamos:

 

 

function onCast(cid, creaturePos, level, maglv, var)
centerpos = {x=creaturePos.x, y=creaturePos.y, z=creaturePos.z}
n = tonumber(var)
if n ~= nil then
-- bugged
-- ultimateExplosionObject.minDmg = var+0
-- UltimateExplosionObject.maxDmg = var+0

UltimateExplosionObject.minDmg = 0
UltimateExplosionObject.maxDmg = 0 
else
UltimateExplosionObject.minDmg = (level * 2 + maglv * 3) * 2.6 - 30
UltimateExplosionObject.maxDmg = (level * 2 + maglv * 3) * 3.0 
end

 

Essa é a fórmula do Dano que o player irá tomar ao receber a magia, agora pra finalizar adiconamos:

 

return doAreaMagic(cid, centerpos, needDirection, areaEffect, area, UltimateExplosionObject:ordered())
end

 

Pronto ja terminamos nossa primeira spell, agora para faze-la funcionar precisamos acrescenta-la aou arquivo spells.xml

vamos lá, na pasta Data>Spells abra o arquivo spells.xml e na sessao de INSTANT, acrescente esta linha:

 

spell name="CrossOver" words="crossover" maglv="12" mana="160" enabled="1"><vocation id="2" /><vocation id="1" /></spell>

 

Explicando:

spell name = nome da magia (pode ser qualquer um)

words = as palavras magicas que terao que ser ditas pra magia funcionar (tem q ser igual ao nome do script da magia)

magvl = maglv necessario para usar essa magia

mana = mana que será gasta

enabled = se a magia esta abilitada ou nao

vocation id = para quais vocações essa magia funcionará, no caso acima ela so funciona pra sorc e druid

------------------

 

MONSTERS

Spell criada, vamos passar para o Monstro que usara esta spell

Crie um arquivo .xml com um nome qualquer na pasta Data>Monsters

 

<?xml version="1.0"?>
<monster name="The Flash" level="500" maglevel="70" experience="1000" pushable="0" armor="80" defense="90" canpushitems="1" staticattack="50" changetarget="200" speed="100000">
<health now="25000" max="25000"/>
<look type="134" head="94" body="94" legs="94" feet="79" corpse="4246"/>
<combat targetdistance="4" runonhealth="0"/>
<attacks>
<attack type="instant" name="flash_light" exhaustion="500" cycleticks="8000" probability="40"/>
</attacks>

<defenses>
<defense immunity="physical"/>
<defense immunity="paralyze"/>
</defenses>

<voices>
<voice sentence="HEHE Vem me pegar!!"/>
<voice sentence="Bah, ja dei 5 voltas e vc ai parado!"/>
</voices>

<summons maxSummons="2">
<summon name="Chicken" chance="5000"/>
</summons>

<loot>

</loot>
</monster>

 

Esse é um exemplo de um monstro que eu criei, escolhi ele pq ele apresenta quase todas as funções de um monster, vamos as explicações que realmente interessam

 

monster name = nome do monstro, esse nome é oq aparecerá quando vc sumonar ele

experience = a experiencia que ele dá, geralmente é um numero normal, parecido com o do Tibia, pois no config.lua é que a exp é multiplicada, portanto se vc colocar mto alto aqui, vai ficar absurda

canpushitems = se o monstro pode mover objetos

changetarget = dificuldade ou facilidade do monstro mudar de alvo

combat targetdistance = a distancia em sqm em que o monstro ficará do player

runonhealth = o life em que o monstro correrá do player

<summons> = comando para ele sumonar um monstro

<loot> = aqui vc ajusta os items e o dinheiro, com a chance (Vamos falar sobre isso mais a frente) e etc

<attacks> = sao os ataques que seu monstro usará, tem os attack do tipo meele (dano fisico), distance (arrows, bolts, etc), instant (magias de instant), rune (magias de rune)

<defenses> = aqui é pra vc colocar se o seu monstro vai ser imune a alguma coisa, exemplo: Demon é imune a fogo, entao vc poe lá: <defense immunity="fire"/>

<voices> = qual será a mensagem que ele dirá (aquela msg laranja)

</monster> = funciona como um end, finaliza o script

 

Vamos falar sobre o looktype e a lootchance:

"Ah eu quero criar um Boss dos orc, mas nao sei quais sao as roupinhas"

Abaixo a lista dos looktypes dos monstros mais comums

 

{["Orc Warlord"] = 2, ["War Wolf"] = 3, ["Orc Ridder"] = 4, ["Orc"] = 5, ["Orc Shaman"] =6, ["Orc Warrior"] = 7, ["Orc Berserker"] = 8, ["Necromancer"] = 9, ["Black Sheep"] = 13, ["Sheep"] = 14, ["Trol"] = 15, ["Bear"] = 16, ["Beholder"] = 17, ["Ghoul"] = 18, ["Slime"] = 19, ["Rat"]= 21, ["Cyclops"] = 22, ["Minotaur Mage"] = 23, ["Minotaur Archer"] = 24, ["Minotaur"] = 25, ["Rotworm"] = 26, ["Wolf"] = 27, ["Snake"] = 28, ["Minotaur Guard"] =29, ["Spider"] = 30, ["Deer"] = 31, ["Dog"] = 32, ["Skeleton"] = 33, ["Dragon"] = 34, ["Poison Spider"] = 36, ["Demon Skeleton"] = 37, ["Giant Spider"] = 38, ["Dragon Lord"] = 39, ["Fire Devil"] = 40, ["Lion"] = 41, ["Polar Bear"] = 42, ["Scorpion"] = 43, ["Wasp"]= 44, ["Bug"] = 45, ["Ghost"] = 48, ["Fire Elemental"] = 49, ["Orc Spearman"] = 50, ["Djinn"] =51, ["Winter Wolf"] = 52, ["Frost Troll"]=53, ["Witch"] = 54, ["Behemot"] =55, ["Cave Rat"] = 56, ["Monk"] = 57, ["Priestess"] = 58, ["Orc Leader"] = 59, ["Pig"] = 60, ["Goblin"] = 61, ["Elf"] = 62, ["Elf Arcanist"] = 63, ["Elf Scout"] = 64, ["Mummy"] = 65, ["Dwarf Geomancer"] = 66, ["Stone Golem"] = 67, ["Vampire"] = 68, ["Dwarf"] = 69, ["Dwarf Guard"] = 70, ["Dwarf Soldier"] = 71, ["Rabbit"] = 74, ["Swamp Troll"] = 76}

 

E a lootchance

"Eu quero fazer um faraó, mas quero que item fulano caia toda hora e que item ciclano caia mto raramente", entao ai vai a lista da loot chance:

 

--100000= all time--
--50000= each 2 time--
--33333= each 3 time--
--20000= each 5 time--
--10000= each 10 time--
--6666= each 15 time--
--5000 = each 20 time--
--4000 = each 25 time--
--3333 = each 30 time--
--2857 = each 35 time--
--2500 = each 40 time--
--2222 = each 45 time--
--2000 = each 50 time--
--1818 = each 55 time--
--1666 = each 60 time--
--1538 = each 65 time--
--1428 = each 70 time--
--1333 = each 75 time--
--1000 = each 100 time--
--909 = each 110 time--
--833 = each 120 time--
--800 = each 125 time
--666 = each 150 time--
--588 = each 170 time--
--555 = each 180 time--
--500 = each 200 time--
--400 = each 250 time--
--333 = each 300 time--

 

NPC

Bom ja criamos uma spell, um monstro, vamos criar um NPC, que quando vc pedir ele sumone um monstro pra vc

Começamos a função de um NPC com isso

 

focus = 0
contador = 0
talk_start = 0
target = 0
following = false
attacking = false

function onThingMove(creature, thing, oldpos, oldstackpos)

end


function onCreatureAppear(creature)

end


function onCreatureDisappear(cid, pos)
if focus == cid then
selfSay('Ate breve.')
focus = 0
contador = 0
talk_start = 0
end
end


function onCreatureTurn(creature)

end


function msgcontains(txt, str)
return (string.find(txt, str) and not string.find(txt, '(%w+)' .. str) and not string.find(txt, str .. '(%w+)'))
end


function onCreatureSay(cid, type, msg)
msg = string.lower(msg)

 

Bom, depois disso acrescentamos:

 

if ((string.find(msg, '(%a*)hi(%a*)')) and (focus == 0)) and getDistanceToCreature(cid) < 3 then
selfSay('Hail ' .. creatureGetName(cid) .. '! Voce gostaria de treinar com algum de meus monstros?')
focus = cid
contador = 1
talk_start = os.clock()
end

 

Quando vc falar HI pra ele ele vai te dizer:

selfSay('Hail ' .. creatureGetName(cid) .. '! Voce gostaria de treinar com algum de meus monstros?')

Dai pulamos uma linha e acrescentamos:

 

if string.find(msg, '(%a*)hi(%a*)') and (focus ~= cid) and getDistanceToCreature(cid) < 3 then
selfSay('Espere ' .. creatureGetName(cid) .. '!')
end

 

Isso é, se alguem chegar e falar Hi e ele estiver falando com vc, ele vai dizer para o outro:

selfSay('Espere ' .. creatureGetName(cid) .. '!')

Entao agora para responder a pergunta que o Npc nos fez, pulamos uma linha e colocamos:

 

if msgcontains(msg, 'yes') and focus == cid and contador == 1 then
selfSay('/m trainer')
talk_start = os.clock()
end

 

No caso, quando vc falar yes, ele vai sumonar um trainer,aqui vc poderia substituir por qualquer outro bixo, entao fechamos o script com isso:

 

if string.find(msg, '(%a*)bye(%a*)') and focus == cid and getDistanceToCreature(cid) < 3 then
selfSay('Ate Breve jovem ' .. creatureGetName(cid) .. '!')
focus = 0
talk_start = 0
end

end


function onCreatureChangeOutfit(creature)

end


function onThink()
if (os.clock() - talk_start) > 30 then
if focus > 0 then
selfSay('Próximo Por favor...')
end
focus = 0
contador = 0
end
end

 

Que nada mais é do q, oq ele fala e faz depois que vc fala BYE, e oq ele fala e faz depois que vc se afasta muito dele.

Vamos explicar algumas funções dos NPCs:

 

selfSay = oq ele irá falar em resposta a algo q vc disse

buy(cid,itemid,qtd,price) = mto usada para Npcs que compram e vendem, esta função serve para vc comprar algo de um Npc

sell(cid,itemid,qtd,price) = igual ao explicado acima, so que serve para vc vender algo para o npc

 

DICAS

* Nunca faça monstros fortes demais, primeiro avalie a força dos jogadores do seu server e faça um monstro que eles consigam matar, mesmo que para isso ralem bastante, ninguem gosta de ver um monstro ignorante matando todo mundo, isso acaba com a graça

*Faça spells balanceadas para todas as vocações, fazer uma spell onde so o druida é beneficiado, fica ruim, se fizer uma spell forte para o druida, tente fazer uma para o pally, o kina e o sorc, ou de a eles algum beneficio que o druida nao tem

*Existem várias funções q podem ser usadas nos Npcs, tente tirar o máximo de proveito disso para fazer quests, eventos, etc

 

Vlw e Comentem! Postem elogios, criticas, duvidas e sugestoes! Estou aqui para ajuda-los

//Lucas321

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LEMBRANDO,CRÉDITOS A ELE,E NÃO A MIM.

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