Ir para conteúdo

Arte Básica


JonatasLucasf

Posts Recomendados

Arte Básica
Entendendo como avaliar & categorizar uma arte

Basico
1º Deixe seu estilo suas preferencias fora disso, pois ninguem é igual a ninguem.

2º Admire a arte por alguns minutos, veja quais são os diferencias, os pontos a favor e os contras, categorize a arte!

3º Caso você não entenda o sentido da arte, Pergunte! Pois só entendendo a arte você irá conseguir julgar / categorizar a mesma.

4º Tipografia não é algo essencial numa arte, não tire pontos por quem não utilize, pois a tipografia é um incremento na arte, bastante usada por assinaturas.

5º Entenda algumas categorias de artes para aprender a categorizar.

6º Iluminação & Sombreamento é muito importante em uma arte, Avalie bem os pontos ativos e negativos.

7º Nunca desistimule um artista, pois você nunca sabe o dia de amanha, oque você não gosta, não quer dizer que outro não vá gostar.

8º Estude muito, quem vai julgar ou categorizar uma arte, tem que estar sempre estudando e se aprofundando em todos os métodos de artes.


Alguns tipos de artes :
abstrata, impressionista, expressionista, cubista, futurista, pop-art, dadaista, surrealista,realista etc.
Não coloquei todas no conteúdo pois iria ficar muito extenso, procurem !

Abstrata :
A arte abstrata ou abstracionismo é geralmente entendido como uma forma de arte (especialmente nas artes visuais) que não representa objetos próprios da nossa realidade concreta exterior.
Ao invés disso, usa as relações formais entre cores,
linhas e superfícies para compor a realidade da obra, de uma maneira "não representacional".


Principais características da pintura:
A Arte que não é representativa por figurativos, é conhecida como Arte Abstrata.
E isto inclui a Pintura, arte digital, escultura, gravura, arte gráfica, pintura digital e outras técnicas).
Mesmo podendo conter algumas insinuações de imagens do mundo visível, sua característica é a representação por movimentos, luzes, cores, tons e sobre tons, nem sempre na contextualidade das cores vivas, mas podendo ser pastéis e neutras também. Aliás, muitos abstratos são usados apenas o preto e branco.
No entanto sempre poderá conter alguma conexão com o mundo visível, mesmo que aparente.

O distanciamento do aparente é a própria característica do Abstrato.
No momento em que o Expressionismo, fauvismo, cubismo, futurismo eram as considerações predominantes, o Abstrato foi a tendência direta de afastamento destas transformações estéticas para um novo olhar que se distanciou de fato do natural, e muitas vezes tornado-se algo irreconhecível, pois a premissa era exatamente esta, mostrar beleza além das formas conceituais existentes.

A manifestação está nas formas, nas cores e texturas, na liberdade de qualquer influência natural ou realidade. Não tem a tendência da representação de imagens.
Wassuly Kandisky foi um precursor, se bem quem, há quem defenda a hipótese de que até nas artes ruprestes já havia o abstratismo nas artes.
Além de Kandisky, outros mais seguiram tal linha de estética, como Robert Delaunay, Vladimir Tatlin, Kazimir Malevich e outros , até os tempos atuais, onde praticamente todos os artistas já fazem suas representações abstratas.



Impressionista :
O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura e deu início às grandes tendências da arte do século XX. Havia algumas considerações gerais, muito mais práticas do que teóricas, que os artistas seguiam em seus procedimentos técnicos para obter os resultados que caracterizaram a pintura impressionista.

Principais características da pintura:
• A pintura deve registrar as tonalidades que os objetos adquirem ao refletir a luz solar num determinado momento, pois as cores da natureza se modificam constantemente, dependendo da incidência da luz do sol.
• As figuras não devem ter contornos nítidos, pois a linha é uma abstração do ser humano para representar imagens.
• As sombras devem ser luminosas e coloridas, tal como é a impressão visual que nos causam, e não escuras ou pretas, como os pintores costumavam representá-las no passado.
• Os contrastes de luz e sombra devem ser obtidos de acordo com a lei das cores complementares. Assim, um amarelo próximo a um violeta produz uma impressão de luz e de sombra muito mais real do que o claro-escuro tão valorizado pelos pintores barrocos.
• As cores e tonalidades não devem ser obtidas pela mistura das tintas na paleta do pintor. Pelo contrário, devem ser puras e dissociadas nos quadros em pequenas pinceladas. É o observador que, ao admirar a pintura, combina as várias cores, obtendo o resultado final. A mistura deixa, portanto, de ser técnica para se óptica.



Expressionista:
O Expressionismo é a arte do instinto, trata-se de uma pintura dramática, subjetiva, “expressando” sentimentos humanos. Utilizando cores patéticas, dá forma plástica ao amor, ao ciúme, ao medo, à solidão, à miséria humana, à prostituição. Deforma-se a figura, para ressaltar o sentimento. Predominância dos valores emocionais sobre os intelectuais.

Principais características da pintura:
pesquisa no domínio psicológico; cores resplandescentes, vibrantes, fundidas ou separadas; dinamismo improvisado, abrupto, inesperado; pasta grossa, martelada, áspera; técnica violenta: o pincel ou espátula vai e vem, fazendo e refazendo, empastando ou provocando explosões; preferência pelo patético, trágico e sombrio.
Observação: Alguns historiadores determinam para esses pintores o movimento “Pós Impressionista”. Os pintores não queriam destruir os efeitos impressionistas, mas queriam levá-los mais longe.


Futurismo:
O futurismo é um movimento artístico e literário surgido oficialmente em 20 de fevereiro de 1909, com a publicação do Manifesto Futurista, do poeta italiano Filippo Marinetti, no jornal francês Le Figaro. A obra rejeitava o moralismo e o passado. Apresentava um novo tipo de beleza, baseado na velocidade e na elevação da violência.

Principais características da pintura:
- Desvalorização da tradição e do moralismo;

- Valorização do desenvolvimento industrial e tecnológico;

- Propaganda como principal forma de comunicação;

- Uso de onomatopéias (palavras com sonoridade que imitam ruídos, vozes, sons de objetos) nas poesias;

- Poesias com uso de frases fragmentadas para passar a ideia de velocidade;

- Pinturas com uso de cores vivas e contrastes. Sobreposição de imagens, traços e pequenas deformações para passar a ideia de movimento e dinamismo;


Realismo:
O realismo, como movimento artístico do século XIX, que se caracterizava pela oposição ao idealismo das escolas clássica, romântica e acadêmica, não deve ser confundindo com técnicas realistas de execução de obras de arte, ou seja, com o esmero do artista em reproduzir as imagens (em artes plásticas) tal qual as vê na realidade. Técnicas realistas de pintura e de escultura existem desde, ao menos, a Antiguidade clássica

Principais características da pintura:

  • Veracidade: Demonstra o que ocorre na sociedade sem ocultar ou distorcer os fatos
  • Contemporaneidade: descreve a realidade, fala sobre o que está acontecendo de verdade.
  • Retrato fiel das personagens: caráter, aspectos negativos da natureza humana.
  • Gosto pelos detalhes: lentidão na narrativa.
  • Amor: a mulher objeto de prazer/adultério.
  • Denúncia das injustiças sociais: mostra para todos a realidade dos fatos.
  • Determinismo e relação entre causa e efeito: o realista procurava uma explicação lógica para as atitudes das personagens, considerando a soma de fatores que justificasse suas ações. Na literatura naturalista, dava-se ênfase ao instinto, ao meio ambiente e à hereditariedade como forças determinantes do comportamento dos indivíduos.
  • Linguagem próxima à realidade: simples, natural, clara e equilibrada.

se estiver em lugar errado movam fazendo favorhappy.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

×
×
  • Criar Novo...