Ir para conteúdo

Como fazer seu projeto de forma mais organizada


krex

Posts Recomendados

Esse tópico faz parte das contribuições do Khorem pro XTibia. Saiba mais sobre o projeto clicando AQUI.

COMO FAZER SEU PROJETO

DE FORMA MAIS ORGANIZADA

Todo mundo já pensou em como seria um servidor perfeito. Alguns já tentaram colocar em prática e não conseguiram. Esse tópico tem como intuito ajudar a organizar melhor o andamento dos seus projeto, listando em ordem o que fazer até concluir o trabalho.

Observação: A ordem desse tópico foi baseada no Khorem e pode ser modificada de acordo com suas necessidades.

 

  1. Coloque seus planos no papel;
  2. Adicionar novos gráficos/itens/monstros/outfits;
  3. Mapa (Base);
  4. Spawns (NPCs e monstros);
  5. Balanceamento (Vocações, spells, monstros e itens)
  6. NPC's e Quests;
  7. Sistemas;
  8. Mapa (Detalhes);
  9. Teste TUDO novamente!
  10. Seja feliz :D

1. Coloque seus planos no papel;

Antes de qualquer coisa, pare pra escrever (e entender) o que você quer fazer. Reúna todos os seus planos e sonhos e escreva-os num papel - ou aqui fórum. happy.png

am93434.jpg

Papel e caneta podem te ajudar MUITO,

Depois, filtre o que considerar impossível para o momento. Não elimine por completo, apenas coloque como menor prioridade. No momento talvez não seja possível criar aquele sistema hiper-mega-foda que você pensou, mas quem sabe no futuro não seja mais fácil? O importante é não desperdiçar tempo e sair do foco.

 

 

2. Adicionar novos gráficos/itens/monstros/outfits;

 

Isso é um trabalho constante e que influencia em todos os outros pontos. Pra poder começar com o projeto é preciso uma base de gráficos pra fazer pelo menos a nature básica. Lembrando que você sempre deve continuar com esse tópico: mesmo quando o projeto já estiver completo é importante adicionar novidades para não o tornar monótono.

 

 

3. Mapa (Base);

 

Com uma quantidade razoável de nature é hora de começar a fazer a base do mapa. Fazendo isso você vai ter uma noção melhor do que vai precisar pro futuro, inclusive da potência do computador onde vai rodar servidor.

Observação: nesse momento é apenas a BASE do mapa. Por enquanto não é preciso detalhar.

Exemplo: se fosse um mapa de Game of Thrones, essa poderia ser uma base inicial:

 

http://2.imgland.net/Nbc0Th.png

 

4. Spawns (NPCs e monstros);

 

Agora que já sabe mais ou menos onde vai cada coisa no seu mapa, pode começar a adicionar as criaturas do server. Lembre-se de que próximo as cidades as criaturas devem ser fracas e a dificuldade vai aumentando aos poucos. Também adicione os NPCs básicos, como vendedores das cidades.

2wpr1h1.png

 

5. Balanceamento (Vocações, spells, monstros e itens)

Verifique se tudo está de acordo com os planos. Talvez você tenha deixado um Rat com o ataque maior do que um Demon e uma espada de madeira mais forte do que uma de adamantium e se não lembra. Aquela magia de magos não deveria ser usada por cavaleiros, e aquele arqueiro não deveria ter uma defesa tão alta. Esses detalhes precisam ser corrigidos antes do server ser lançado ou no test server. Do contrário, poderia afastar os jogadores, afinal a primeira impressão é a que fica.

 

1y27iq.png> 1fhkis.png>21onie.png

 

6. NPC's e Quests;

Adicione os NPCs que vão passar quests e histórias. Prepare o lugar onde as quests vão ser feitas e suas respectivas recompensas. Verifique se reservou no mapa uma área grande o suficiente hunts de Demons, e se aquela task vai poder ser completa. Essa parte é curta, mas caso queira levar o RPG a sério, vai levar mais tempo do que imagina. Pra dar uma ajuda no roleplay, recomendo ver o tópico abaixo:

http://www.xtibia.com/forum/topic/223323-entendendo-o-que-e-rpg/

35nbg2c.png

 

7. Sistemas;

Agora que está quase tudo pronto, pode começar a adicionar os sistemas do servidor. Tenha cuidado a cada modificação e faça um backup pro caso de algo dar conflito, e o mais importante, faça muitos testes a procura de bugs. É importante deixar os sistemas por último porquê você pode ter uma noção maior do impacto que eles terão no seu servidor.

 

8. Mapa (Detalhes);

Hora de enfeitar o mapa. Leve em consideração tudo que já fez para que o mapa seja bonito e coerente. Leve em consideração também o tópico anterior. Caso seu server tenha um sistema de vôo, é importante que o mapa seja bem detalhado até no topo das montanhas que na teoria são inacessíveis. Não vou prolongar muito aqui porquê existe toda uma seção pra tutoriais sobre mapping, mas não esqueça de que o SEU mapa tem que ter o estilo do SEU projeto.

Mapa-de-Bonito-Mato-Grosso-do-Sul-Brasil

Um mapa bonito pra representar esse tópico.

9. Teste TUDO novamente!;

Cuidado nunca é demais. Verifique se no seu mapa não tem uma quest que dá uma espada de diamante e que está no lugar errado. Verifique se todas quests estão funcionando. Verifique se as poções e runas estão como deveriam. Verifique se o loot rate está de acordo com o esperado.... enfim, verifique TUDO! Mas o mais importante: não faça isso tudo sozinho, comece um test-server. Duas mentes pensam melhor que uma, e outra pessoa tem uma visão diferente de você, então algo que pode parecer obvio pra você, pra ela não é.

 

10.Seja feliz!

Se você seguiu todos passos acima, agora é a hora de ver a reação do público - e tem muitas chances de serem positivas :D

Lembre-se de ter atenção e continuar a melhorar o seu servidor a todo momento, seja com correção de bugs ou novidades.

 

 

É isso happy.png

Gostou desse tópico? Veja a área do Khorem, lá tem mais! Clique aqui ou na imagem abaixo.

2hn0qd2.png

Editado por Krex
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom, eu faço algo parecido na minha organização, e é realmente muito bom, só trocaria o bom e velho papel e caneta por um bloco de notas do computador.

Rep +

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

×
×
  • Criar Novo...