Ir para conteúdo

Telhados Variados.

Venom2

Posts Recomendados

vzcFyvQ.png

Um mini pack, contendo [05] Telhados variados. Espero que agrade!

No final eu irei disponibilizar o mapa usado no tutorial para download e isto me poupa citar id's além do necessário, desta forma vocês mesmos podem abrir o editor de mapas e checar seus respectivos id's.

forward.png Obs.: Antes de começar, é importante que vocês saibam como sobrepor um item sobre outro. Sabendo isto vocês terão melhor resultado durante o tutorial. Caso você já saiba continue lendo, caso não tenha conhecimento sobre o assunto veja o spoiler abaixo.

Teoria:
Na verdade é bem simples, a ideia geral e colocar um item em cima do outro sem excluir o item de origem.

Primeiro você deve selecionar o item que deseja que seja sobreposto, após selecionar pressione a tecla "Alt" em seu teclado e dê um clique sobre o item de origem. Pronto! Seu item acessório (secundário) sobrepôs o item principal (primário).

Esquema:
Selecione >> Pressione "Alt" >> Clique sobre item "x".

Prática:

DMlnFGj.png>> 2obpGgy.png>> 5hnT0Gy.png

bPGijQf.gif

Após tomar/ter conhecimento das técnicas básicas de mapping, vamos aos telhados. O tutorial visa sair do padrão politicamente correto dos telhados tradicionais, trazendo um nível de dificuldade relativamente maior e consequentemente exigindo mais experiencia dos mappers:

#1 "Telhado em construção"

0x1tnmB.png

Bom, Como vocês viram a ideia é criar um telhado em construção, uma obra ainda não finalizada. Para ensinar vocês eu criei um pequeno esquema o qual consiste em desmontar pesa por pesa de uma construção já finalizada, assim posso explicar um "passo a passo" de como criar e customizar seu próprio telhado em construção!

Teoria:
Como eu já suponho que você saibam criar um telhado convencional, eu vou pular esta parte e ir direto ao ponto. O fundamento geral e usar a "Stair"b5S9Moh.png(id: 5259 e 5256) como um telhado "inacabado" neste pensamento você o coloca no meio de qualquer telhado convencional, como se ele ainda estive-se suspenso a ser concluído. Vamos a um exemplo prático, um exemplo "passo a passo" para construir o seguinte telhado:
AK9idzt.png

Prática:

Primeiro passo: Observamos aqui o telhado citado acima completamente desmontado, e a esquerda algumas sugestões de items ao qual pode auxiliar a detalhar o telhado. Como já dito eu irei disponibilizar o mapa usado no tutorial para download e isto me poupa citar id's além do necessário. O que faremos agora é juntar as peça, deixando apenas uma parte vazia, preenchendo esta com uma "stair" para dar o clima de construção.
HYHd8m0.png >> MiB4lJL.png

Segundo passo: Agora que já juntamos boa parte do nosso telhado, iremos dar continuidade para o segundo passo o qual priora o detalhamento assim como finalizar uma pequena parte da finalização da montagem. Eu deixei de propósito esta parte do telhado sem montar apenas para lhes dizer que ela necessita dá técnica de sobrepor citada no inicio do tutorial, assim como alguns detalhamentos usados também necessitam. vamos ao que interessa:
OOjy7dm.png

Terceiro passo: Chegamos ao terceiro e último passo deste telhado, é o acabamento final. Pra concluirmos ele nós apenas subiremos um andar e finalizamos como mostra na imagem seguinte:

FJ6GprG.png

Telhado em construção concluído. Use e abuse da criatividade para inovar no seu mapa!

#2 "Telhado de Bamboo"
EDMZ25X.png

O telhado de bamboo provem de uma ideia tropical, dando um certo clima ao ambiente. Usaremos como principal elemento deste telhado a rampa de bamboo V8zWuZs.png (item id: 3679~3686). Sabendo disso vamos ao nosso passo a passo, para o seguinte telhado já concluído:

DCSXGkc.png

Prática:

Primeiro passo: Aqui está o nosso telhado completamente desmontado, temos ainda os detalhes recomendados no canto direito. O mistério que norteia para concluir este telhado é puramente a técnica de sobrepor. Enfim, juntaremos todas as partes sobrepondo, da seguinte forma:
ud8jsLV.png >> HlSaWtv.png

Segundo passo: O primeiro passo já nos conclui boa parte do telhado o que nos leva diretamente ao próximo andar para o acabamento. Teremos então o seguinte esquema ainda usando as rampas de bamboo e a técnica de sobrepor:

6whaf6O.png

Pronto! seu telhado de bamboo chegou ao fim!

#3 "Telhado de palha"
l1oNpja.png

O telhado de palha tem a ideia de criar uma cabana mais rústica, o que observamos nela é essencialmente o uso de palha, "straw mat" para fazer o telhado e "Hay" e "Small round table" para o acabamento. Pivmqtl.png (Id's: "Straw mat": 5485~5495, 5555~5556. "Hay": 3848~3851. "Small round table": 1616). Agora que já sabemos os items que iremos utilizar vamos ao nosso passo a passo para fazer o seguinte telhado de palha:

coh0Mj3.png

Prática:

Primeiro passo: Temos aqui mais uma vez o telhado desmontado e seus detalhes recomendados. O que faremos é pegar o "Straw mat" usa-lo no formato do telhado e juntar suas respectivas bordas. no mesmo andar já faremos o acabamento o qual consiste em colocar "Small round table" e sobrepor por elas os "Hay". Veja nas imagens:

qTb34bf.png >> coh0Mj3.png

Pronto! Creio que seja o telhado mais fácil. Pode não agradar a todos por não ter sua beleza, mas com certeza é diferenciado e pode dar um clima em alguma situação!

#4 "Telhado de Madeira"
! Créditos e ideia desenvolvida por AundSoul e Beto06 !
OrpqzW7.png
! Imagem de Beto06 !

O telhado de madeira exige um nível maior de complexidade motivo pelo qual foi deixado em penúltimo. A ideia é usar "big tables" (ou "Logs") combinados com as madeiras para dar um efeito de telhado, novamente usando a técnica de sobrepor. Os itens utilizados serão as madeiras e suas bordas, big table e um cercado de madeira: HUlBcY9.png(Id'd: Madeiras: 18882~18895, "Big Table": 1602~1613, Cercado: 19512~19514). Vamos ao passo a passo para uma melhor explicação. Para isso desmontaremos o seguinte telhado:

Z0YPWqv.png

Prática:

Primeiro passo: Começamos posicionando os cercados de madeira. Logo após sobrepomos a "big table" horizontal sobre eles. (é importante usar a técnica de sobrepor. Além disso não é válido colocar primeiro a "big table" e depois a cerca, caso contrário não irá resultar o efeito correto.)

Continuando... as "big tables" devem ficar onde se encontram cercado apenas. Não coloque "big tables" fora da área do cercado.

A "Big table" que fica em cima do cercado deve ser horizontal, as que ficam atrás dela vem ser retas e a "big table" que fica por último deve ser uma quina, Esta sequencia é para que disfarce que as "big tables" apareçam no seu telhado, dando a impressão de que ela não existem ali. Para evitar que vocês percam tempo esquematizando isto eu dei a vocês de mão beijada a sequencia!

Posicione as madeiras e suas bordas do lado da cerca, deixando a área das cercas e "big tables" sem madeira. Este será o seu primeiro andar.

AmJU8Oe.png >> IYl8VrS.png

Segundo passo: Após finalizar o primeiro passo nós devemos dar o acabamento ao nosso segundo andar. No mesmo andar nós iremos usar a técnica de sobrepor nas nossas madeiras e bordas restantes em cima das "big tables". O resultado final deve ser semelhante a este:

fv7MGNc.png >> Z0YPWqv.png

Pronto! Seu telhado de madeira está completo! Use e abuse de sua criatividade para detalhar este telhado.

#5 "Telhado de escada"
a1Mdmmj.png
! Imagem e ideia desenvolvida por Chauz !

Este telhado é considerado por mim o que exige o maior grau de dificuldade. Seu mapping em geral não é complicado, porem é necessário uma certa lógica na hora de aplica-lo ingame, tendo em vista que ele é composto por um efeito de ilusão. Os itens usados no nosso exemplo são: "Stone Stair", "gate", "stone wall" e "stone railing": pjCn3jP.png(id's: "Stone Stair": 3687 e 3688, "Gate": 9471~9484, "Stone wall": 9118~9143, "Stone railing": 9300~9303.) Vamos ao passo a passo para uma melhor explicação. Para isso desmontaremos o seguinte telhado:

D2e70uS.png

Prática:

Primeiro passo: Primeiramente nos posicionamos as escadas uma de costas para a outra, deixando um vão no meio para que possamos encaixar uma parede. nos cantos esquerdos e acima nós adicionamos os railings e abaixo e a direita nós adicionamos as gates. Este será seu primeiro andar.

0F8TSQq.png >> vtk3R03.png

Segundo passo: Vamos agora ao acabamentos, este será nosso segundo andar do telhado! Bom, primeiramente iremos para um andar acima. Vamos selecionar um sequencia de gates coerente ao nosso telhado e aplica-la acima das paredes. Observe que a gate "id: 9481", do nosso exemplo deve estar condizendo com a gate que você colocou no andar de baixo, para que pareça que as duas são um só, observe o esquema abaixo:

GFiYXkG.png >> X69aalg.png

Pronto! Seu telhado está finalizado. Sugiro que faça testes ingame com este telhado afim de evitar bugs caso não seja um mapa para showoff.

bPGijQf.gif

Considerações Finais e Download.

Este tutorial resumiu algumas curiosidades e técnicas de mapping para enriquecer suas peças. O membro AundSoul demostrou assistência na elaboração dos mapas e no arquivo .otbm, assim como no "telhado de madeira" e ajudou no compreendimento do último telhado do Chauz citados no tutorial acima.

As imagens sem créditos em todo o tutorial assim como o tutorial em geral foi feito 100% por mim (Venom2) e o arquivo .otbm que está disponivel para download foi elaborada 95% por mim e 5% por AundSoul (Parte do telhado do Chauz).

Gostaria que caso cite o tutorial ou qualquer elemento do tutorial não deixe de dar os devidos créditos, assim como eu dei.

De todas as ideias citadas no tutorial, absolutamente nenhuma foi ideia minha. As que eu sabia de quem foi eu dei o devido crédito, as que eu não sei estão sem créditos, porem já deixo claro que são todas técnicas comuns no mundo do mapping e que nenhuma dessas foi ideia minha, eu apenas montei um tutorial de como fazer elas.

Agradeço a quem apreciou o tutorial e pra finalizar eu deixo o link do arquivo .otbm usado no tutorial para que vocês entendam melhor todo o procedimento:

LINK: http://www.4shared.com/file/_slDblQ4/tuto_roof.html?
SCAN: Já embutido no site do 4shared.
! O arquivo .otbm é versão 9.80, caso use outra versão tente converter a versão de seu mapa usando o comando ctrl+P. !

Editado por Venom2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeo Beto acontece que na hora eu nem percebo :p .. muita coisa pra pensar e acaba que é inevitável ficar repetindo hehe obrigado mesmo galera :)

Editado por Venom2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Criar Novo...