Ir para conteúdo

[Arquivado]Dis Portais De Comércio De Conteúdo

Beeki

Posts Recomendados

discusbanncopy.png

Olá amigos, tudo na paz?

- Venho por em questão um assunto que eu considero como crime, sabemos que existem vários portais pela Net que comercializam conteúdo Open Source, os mesmos deveriam ser liberados gratuitamente. Conheço várias pessoas que foram lesados por esses sites, pessoas que não tem muito tempo para se dedicar a criação de um OTServer, mas gostaria de ter um, e essas empresas se aproveitam dessa situação. Lanço essa questão a vocês e gostaria de saber o que vocês pensam dessas empresas que vendem conteúdo open source.

Beeki, Colaboração Imprensa;

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De acordo com o Wikipedia é proibido, uma pessoa pega o conteudo open source em um fórum grátis e começa a vender, isso é certo?

Com a garantia destas liberdades, a GPL permite que os programas sejam distribuídos e reaproveitados, mantendo, porém, os direitos do autor por forma a não permitir que essa informação seja usada de uma maneira que limite as liberdades originais. A licença não permite, por exemplo, que o código seja apoderado por outra pessoa, ou que sejam impostos sobre ele restrições que impeçam que seja distribuído da mesma maneira que foi adquirido.

Fonte Wikipedia.

Editado por Beeki
Link para o comentário

É proibido pegar o código do Open Tibia, modificar e cobrar por isso. A partir do momento que alguém usa algum código Open Tibia que foi distribuído gratuitamente, não pode cobrar por isso. O máximo que pode ser cobrado é o serviço de instalação, mas não o produto.

É permitido começar do zero um novo tipo de servidor, usar outro nome que não Open Tibia, usar códigos diferentes e tudo mais, e aí sim cobrar.

Link para o comentário

Concordo Lordfire, essas empresas hoje em dia que distribuem o código Open Tibia em svn/lojas Premium devem ser processadas.

Editado por Beeki
Link para o comentário

discusbanncopy.png

Olá amigos, tudo n.a paz?

- Venho por em questão um assunto que eu considero como crime, sabemos que existem vários portais pela Net que comercializam conteúdo ​Open Source, os mesmos deveriam ser liberados gratuitamente. Conheço várias pessoas que foram lesados por esses sites, pessoas que não tem muito tempo para se dedicar a criação de um OTServer, mas gostaria de ter um, e essas empresas se aproveitam dessa situação. Lanço essa questão a vocês e gostaria de saber o que vocês pensam dessas empresas que vendem conteúdo open source.

Conteúdo Open Source pode sim ser comercializado, não existem leis que se apliquem a isso.

Vocês dois não estão entendo o que é Open Source.

Se eu fizer um S.O baseado no Linux eu posso vender ele sim, desde que meu código esteja disponível. É sobre isso que se trata a licença livre, que é confundido como se tudo tivesse que ser de graça. lol

Concordo Lordfire, essas empresas hoje em dia que distribuem o código Open Tibia em svn/lojas Premium devem ser processadas.

http://ramonflores.b...U/vendendo.html

Quem sabe com isso tu para de digitar esse tipo de coisa...

O termo (inglês) "free" tem dous significados diferentes: livre e grátis, sendo software livre a traduçom correcta de "free software", já que neste caso "free" tem a ver coa liberdade e nom co preço. Mais especificamente isto significa que o usuário é livre de correr o programa, modifica-lo e redistribui-lo com ou sem modificaçons.

btw: tradução tosca do site, provavelmente automática.

Assunto encerrado?

Editado por Guilherme Souza
Link para o comentário

discusbanncopy.png

Olá amigos, tudo n.a paz?

- Venho por em questão um assunto que eu considero como crime, sabemos que existem vários portais pela Net que comercializam conteúdo ​Open Source, os mesmos deveriam ser liberados gratuitamente. Conheço várias pessoas que foram lesados por esses sites, pessoas que não tem muito tempo para se dedicar a criação de um OTServer, mas gostaria de ter um, e essas empresas se aproveitam dessa situação. Lanço essa questão a vocês e gostaria de saber o que vocês pensam dessas empresas que vendem conteúdo open source.

Conteúdo Open Source pode sim ser comercializado, não existem leis que se apliquem a isso.

Vocês dois não estão entendo o que é Open Source.

Se eu fizer um S.O baseado no Linux eu posso vender ele sim, desde que meu código esteja disponível. É sobre isso que se trata a licença livre, que é confundido como se tudo tivesse que ser de graça. lol

http://ramonflores.b...U/vendendo.html

Quem sabe com isso tu para de digitar esse tipo de coisa...

O termo (inglês) "free" tem dous significados diferentes: livre e grátis, sendo software livre a traduçom correcta de "free software", já que neste caso "free" tem a ver coa liberdade e nom co preço. Mais especificamente isto significa que o usuário é livre de correr o programa, modifica-lo e redistribui-lo com ou sem modificaçons.

btw: tradução tosca do site, provavelmente automática.

Assunto encerrado?

voce e dono de empresa ne so para defende deste jeito eu acho que e errado sem mais ++

Link para o comentário

Aham cara, sou dono de uma empresa de Ot...Até parece --'

Você pode achar errado, mas isso porque não conhece a licença, que permite claramente esse tipo de coisa.

btw, vou ficar sem resposta?

continuo sem resposta :p

2 dias sem resposta :p

edit4: vou continuar upando até conseguir resposta rs

Link para o comentário

• Administrador

Bom galera,

Existe realmente um erro na interpretação de vocês galera, de acordo com o documento público http://www.gnu.org/philosophy/selling.pt-br.html e http://www.gnu.org/licenses/gpl-faq.pt-br.html#GPLCommertially (Open Tibia está registrado sob GNU e GPL) você pode vender sim software livre DESDE QUE libere o código fonte completo do mesmo, do contrário é crime de direitos autorais e qualquer um pode denunciar a empresa para o ministério público onde ele pode ser o responsável por abrir um processo contra a empresa ou pessoa que comercializa.

O grande problema dessas empresas, na minha opinião, é que NENHUMA contribui com nada para o ecossistema do otserv, na verdade só acaba contribuindo quando algum comprador compra e posta o código na internet e ai ajuda a comunidade com novos códigos. Se essas empresas tivessem maiores diálogos com a comunidade, liberassem uma versão free do código com menos features elas ganhariam mais sendo respeitadas pela comunidade e o público poderia confiar mais nelas.

Aqui no xtibia.com eu não permito esse tipo de comercialização por 2 motivos:

1- Já citei acima, o foco da comunidade é ajudar o open tibia (não não fale de publicidade, pois só serve para pagar servidores aqui)

2- Nós aqui brigamos para tudo ser free e se precisar de um profissional ai sim concordo em cobrar.

O modelo que mais gosto é o da TFS, eles fazem sim um belo trabalho e cobram SVN privado um valor baixo para as pessoas poderem ajudar o desenvolvimento deles (sim o programador precisa comer).

Aqui no xtibia.com eu filtro totalmente essas empresas e as empresas de hospedagem, a única que confio e conheço o dono é a ******. Cerca de 10 empresas por mês me mandam e-mail pedindo publicidade e sou obrigado a negar simplesmente por que não confio em nenhuma delas e nem nas empresas que comercializam, de forma amadora (se me apresentarem alguma boa terei o prazer em divulgar para vocês).

@Guilherme Souza

Meu preconceito vem do mercado, estou há 7 anos de frente no xtibia.com e já conheci e conversei com muita empresa tipo a sua. Se quiser conversar sou o cara mais tranquilo para dialogarmos. Pense no que falei da versão free, o grande mérito do marketing que vocês podem fazer é com que as pessoas confiem mais nesse tipo de prática.

Link para o comentário

E há algumas dessas empresas que além de vender conteúdo Open Source, se apoderam de scripts que existem em fóruns internacionais como OTLand e comercializam como se fossem de sua autoria. Me dói a alma ver o número de empresas que comercializam o sistema do evento Zombie.

Link para o comentário

@Guilherme Souza

Meu preconceito vem do mercado, estou há 7 anos de frente no xtibia.com e já conheci e conversei com muita empresa tipo a sua. Se quiser conversar sou o cara mais tranquilo para dialogarmos. Pense no que falei da versão free, o grande mérito do marketing que vocês podem fazer é com que as pessoas confiem mais nesse tipo de prática.

Oi...?

Eu não trabalho com nenhuma empresa de OT, na verdade nem com Tibia eu mexo mais. Sou um dos desocupados lá do Barzinho :)

btw, como eu falei o conteúdo open source pode sim ser vendido, desde que o código seja disponibilizado. A confusão foi justamente a palavra free, que não significa de graça, e sim livre.

Link para o comentário

• 5 years later...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Criar Novo...