Ir para conteúdo

Adp - Hífen 11

Fernandinand

Posts Recomendados

As duas regras de não-utilização do hífen são válidas apenas para prefixação. Arco-íris é um substantivo feito por composição -- ou seja, por duas palavras que funcionam separadamente e que, quando unidos, dão um terceiro significado. Compare:

ex-diretor --> ex é prefixo, porque não existe sozinho.

meia-lua --> meia não é prefixo, porque funciona sozinho (é um adjetivo!). Arco-íris é a mesma coisa, porque arco e íris são palavras autônomas.

Gente, entender isso -- quando a primeira parte da palavra é um prefixo ou não -- é fundamental para se saber quando usar o hífen, porque as regras são diferentes para composição e derivação. Vocês se lembram da regra geral que passei neste instante?

A união de duas palavras levará hífen sempre que elas formarem um bloco único, sempre que for alcançado um terceiro significado.

Pois bem, vocês devem perceber assim que isso se encaixa perfeitamente para a composição que eu expliquei ali em cima. As palavras não têm que necessariamente ser substantivos, mas eu diria que a grande maioria delas é, sim, dividindo um grande espaço com os adjetivos. Exemplos:

Guarda-chuva (representando os substantivos);

Grã-Bretanha (os topônimos -- nomes de lugares -- compostos);

Recém-nascido (os adjetivos);[

Norte-americano (os adjetivos pátrios);

Bem-criado (os adjetivos com advérbio bem -- hífen na maioria dos casos);

Mal-humorado (os adjetivos com advérbio mal -- hífen na minoria dos casos).

Lógico que existem exceções (senão, a vida seria bela...); mas é sempre nisso o que penso quando tenho dúvidas, e funciona muito bem!

Para a derivação, não existe regra geral. Juro que até tentei inventar uma, mas, definitivamente, é impossível. Não há outro modo para que eu passe o conteúdo para vocês a não ser escrever norma por norma e torcer para que vocês decorem tudo só de lerem. Então, resolvi mostrar para vocês uma regra "mais ou menos geral" e outras que envolvam somente prefixos mais comuns:

a) Para a maioria dos prefixos, usa-se hífen quando a segunda palavra começa com h ou com a mesma vogal em que termina o prefixo:

Anti-higiênico, micro-onda.

b) Para os prefixos hiper-, inter- e super-, usa-se hífen quando a segunda palavra começa com r:

Super-resistente.

c) Sempre com o prefixo ex-, vice-, pós-, pré- e pró- (estes últimos três, tônicos):

Ex-presidente, pós-graduação.

Apresentar todas as regras para vocês não seria didático e muito menos útil; elas, além de muitas, não são constantes e são repletas de exceções. Como disse, eu até tentei, mas não foi possível. Sei que aula de hoje foi chata e não vai servir para mais nada a não ser consultas futuras -- mas não se esqueçam que a culpa disso é da Ortografia! Depois se entendam com a Dona Norma...

Vocês, pelo contrário, não podem esquecer: pronomes oblíquos colocados após o verbo (ênclise!) também deverão sempre levar hífen.

Editado por iToouch
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Criar Novo...