Ir para conteúdo

Meu Trabalho - Design 3D


Wallacy

Posts Recomendados

Boa tarde gente, tudo bem?

 

Eu vendo aqui, muitos designers feras em Photoshop, resolvi trazer um pouco sobre o design 3D.

 

Bom, pra começar eu sou 'sócio' de uma emprersa que meche com USINAGEM. Invariávelmente, o design 3D é uma parte importantíssima disso tudo. Na minha empresa faço questão que todos, TODOS aprendam um pouco de design 3D. Vejam bem gente, o Photoshop que vocÊs mechem aqui hoje, forneçem uma base impressionante para os futoros designers 3D. Eu mecho com isso faz 3 anos, já ensinei várias pessoas, e muitas delas ganham MAIS DO QUE ENGENHEIROS FORMADOS. Eu mesmo, sem curso nenhum sou chefe de alguns desses engenheiros. (E olha que eu não pago tão mal assim.)

 

Beleza, O que vocês precisam saber primeiro é que eu não vou postar os nomes dos programas aqui, se quiserem peçam por PM.

 

Vamos começar pelos dois programas usados pela minha empresa: Um de desenho e detalhamento, e outro de PROGRAMAÇÂO CN.

 

Começo mostrando os ambientes de desenho dos dois programas. (Perceba que o em laranja é o usado para Programação, e o cinza para detalhamento)

 

 

xtibi1.png

xtibi12.png

 

 

 

Um pouco sobre o programa para detalhamento:

Bem, esse programa é bem legal na parte de desenho. Ele possui toda uma estrutura de renderização de imagens 3D com efeitos hiper realísticos. Minha empresa não trabalha mais com esse tipo de coisa, mas eu ensino mesmo assim. O programa é impressionante. Com a renderização eu posso adicionar efeitos e texturas como:

 

Texturas metálicas: (Tem toda uma gama de metais e ligas pra escolher. De ferro fundido a ouro.)

 

xtibi2.png

 

 

Texturas vítreas: (Como vidro azul e verde, que eu usei na figura)

 

xtibi3.png

 

 

Texturas Naturais e surreais (Como a água usada no 'tibia' e a esponja usada no 'x'

 

xtibi4.png

 

 

Mas a grande atração desse programa, pelo menos pra minha empresa, é o detalhamento:

 

xtibi5.png

 

Como veem, o detalhamento demontra as medidas da peça. Isso, no ramo da usinagem é muito importante. É assim que aconteçe a maior parte das transferencias de serviços entre as empresas. Perceba mais ali no canto, um local para preenchimento de dados como: Projetista etc.. Daí que sai o reconhecimento. Um projetista de renome tem pastas e mais pastas cheias dessas folhas. Eu cobro, dependendo da peça, no mínimo R$100,00 para desenhar. O máximo foi de R$1.500,00 e demorei 2 dias na confecção e gastei 3 folhas de detalhamento.

Certas firmas pedem para desenhar TODAS as suas peças desse modo, para facilitar a reposição.

 

Mas o detalhamento sozinho não faz a usinagem. A programação é o outro polo da mesma.

 

Antes de mais nada, a programação é inútil sem uma máquina CNC. (CNC = Comando Numérico Computadorisado)

A máquina lê os comandos gerados pelo programador e utiliza-se de ferramentas para 'Esculpir' a peça no material desejado.

 

xtibi6.png

 

Exemplo de uma programação CN:

 

 

O0100

T1

M6

G90 G80 G00 G17 G40

G43 H1 Z50.

S1000 M03

Z50.

G98 G81 X7.75 Y-17. Z-3. R1. F20 M08

Y-8.

G80 Z50.

T2

M6

G90 G80 G00 G17 G40

G43 H2 Z50.

S700 M03

Z50.

G98 G83 X7.75 Y-17. Z-11. R1. Q4. F100 M08

G80 Z50.

T3

M6

G90 G80 G00 G17 G40

G43 H3 Z50.

S1000 M03

Z50.

G98 G81 X7.75 Y-17. Z-15.5 R-11. F80 M08

G80 Z50.

T4

M6

G90 G80 G00 G17 G40

G43 H4 Z50.

S1000 M03

Z50.

G98 G83 X7.75 Y-8. Z-15.5 R1. Q4. F70 M08

G80 Z50.

G0 G53 X-350 Y0 Z0

M30

 

 

O Processo de programação é mil vezes mais difícil do que o desenho. O programador tem que ser alguém com nervos de aço acima de tudo. Ter certeza de que seu programa não vai danificar sériamente a máquina é uma arte um tanto quanto incerta. O salário de um programador CNC que sabe desenhar varia de R$1.300,00 a mais de R$4.000,00 porque é um ramo muito pouco explorado. Para vocês terem uma idéia, um engenheiro demora ANOS para ter um salário que um programador consegue em um ano. E se o programador for um engenheiro, pasme já vi pessoas pagando R$7.000,00 pelos serviços do cara. O programador experiente sabe reconheçer CADA UM dos comandos da máquina pelo programa.

Exemplo:

S1000 = Rotação da ferramenta 1000rpm

H1 = Altura pré definida 01

G0 G53 X-350 Y0 Z0 = Voltar mesa de operações para a porta do operador.

T1 = Ferramenta número 1 (Referência)

M6 = Trocar ferramenta

F20 = Avanço de 20mm/min

M08 = Ligar refrigeração.

 

Os passos da programação são os seguintes: (Simplificando²²²²²)

Definição do material bruto:

 

xtibi7.png

 

É quando o programa reconheçe com a sua ajuda, onde aquele desenho vai surgir. Repare que nesse desenho, eu fiz com que o programa visse uma chapa de aço envolta do 'xtibia' que vai ser usinado.

 

Definição da estratégia de usinagem e do caminho da ferramenta:

 

xtibi8.png

 

Esse é o lugar que mais da margem para erros. Aqui a concentração é tudo. Definir a estratégia correta é primordial para que a peça a ser usinada saia perfeita. Resumindo: Aqui é onde separamos os bons dos ruins. Perceba que eu mandei que o programa usinasse toda a chapa, só deixando o 'xtibia'.

 

Processamento e simulação do programa:

Depois de tudo pronto, é preciso simular antes de processar para a máquina. Se você fizer tudo certo, a simulação VAI dar certo, agora com um erro grotesco, a simulação AINDA PODE DAR CERTO. A simulação só serve quando se tem alguma experiência, caso contrário é uma armadilha mortal.

Imagens da simulação:

 

 

xtibi9.png

xtibi10.png

xtibi11.png

 

 

Percebam na ordem:

1-O material bruto reconhecido.

2-O processo de usinagem. (Reparem na ferramenta!)

3-O resultado.

 

Bem gente, é isso. Mandem uma PM se quiserem saber mais etc.. Pros que identificaram algum programa e estão precisando de alguma ajuda, ficarei feliz em ajudar (de graça viu).

 

Isso me lembra dos tempos em que passava em casa fuçando no Fireworks. Bem gente, os designers daqui tem base mais do que suficiente para passar para algo 3D. E algo que começou como um hobby, pode virar uma profissão. Pensem nisso ;)

Editado por Koti
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OMG, Que tópico incrível.

Simplesmente amei o trabalho que é feito com todas essas perspectivas. Sempre fui um fã de isometria, pixel art, etc, mas essas perspectivas todas, com tantos efeitos, simplesmente genial :D

 

Enfim, é muito bom ver tão por dentro, esses métodos utilizados, obrigado por compartilhar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

×
×
  • Criar Novo...