Ir para conteúdo
  • 0

Firefox Nightly - Review

Lordfire

Pergunta

Versão atual: Firefox 6.0a1 20110429030210 (Firefox 6.0 alpha 1, data 29/04/2011 10:02:03)

Estou testando o Firefox 6.0, ou como a Mozilla chama, Nightly. Está muito mais rápido que o Firefox 4.0 e um pouco mais rápido do que o Opera e o Chrome. Eu parei de usar o Opera porque usava muito o notebook que tinha pouca memória, e o Opera peca com muita aba aberta (eu trabalhava com 20+ as vezes). Não uso o Chrome, é ridículo, parece feito por um amador em Delphi. Também me recuso a usar o IE depois de muita decepção com o 6, o 7 e o 8.

Pra quem não entende o ciclo da Mozilla, são 4 estágios: Nightly, Aurora, Beta e Final.

A versão Nightly simplesmente vai adicionando todos os códigos novos que eles criam, sem nenhum teste prévio, quem achar problemas reporta e explica.

Quando algum código fica livre de erros e alguma função completa é adicionada, é adicionado na versão Aurora, e se essa função tiver algum problema ou falta de alguma coisa você reporta.

Quando alguma versão Aurora é considerada completa (todos os códigos e funções que eles querem prontas), eles lançam a versão beta, essa sim é divulgada ao público no site oficial, e se a versão beta passa no teste do usuário final ela é lançada.

A versão Final é o que hoje a gente vê como Firefox 4.0.

O Nightly está bem mais limpo do que os concorrentes, só tem a barra com menu + abas e logo abaixo a barra de navegação (isso claro porque eu desabilitei as outras), e pra navegar isso é maravilhoso, deixa muito espaço para tudo, mas a barra de navegação podia ser um pouco menor (no exemplo lendo o Twitter):

8a6nnv7bt5g76uti95r.png

Por padrão o Nightly tem suporte a 64-bit e aceleração de hardware, ninca vi vídeos de forma tão limpa e lisa como estou. O problema é que pra iniciar frio ele leva uns 10~15 segundos e usou quase 1GB de memória sozinho (depois o uso cai bastante). Está usando bem menos memória, mais ou menos 200MB com 6 abas com vídeo (não, eu não tinha vídeo melhor pra testar):

wu5mzrmgs601b6hcq5co.png

No teste do Acid3, ele tira 97/100, apesar de a animação dar uma leve travada no 77/100 já é um score bem alto para um navegador que é o sucessor de uma versão ainda em testes. Fiquei triste quando descobri que, por padrão, o Flash Player não funciona em navegadores nativos 64-bit, mas dá de juntar o Nightly com a versão beta do Flash Player que eles chamam de Square, de fato a versão 10.3d. Estou vendo vídeos que é uma maravilha :p

O maior problema é a incompatibilidade, apesar de a interface ser basicamente igual a do Firefox 4.0 os temas não funcionam, ou funcionam parcialmente (como o Glasser, que deixa a interface brilhante, mas não transparente), mas o tema padrão é bonito. Os únicos addons que funcionaram sem problemas foram o Active Stop Button (que separa o botão de parar e de recarregar), o Adblock Plus (bloqueador de ads), o Fasterfox Lite (que faz algumas modificações para deixar o Firefox ainda mais rápido - indispensável), o Flagfox (que mostra uma bandeira indicando de onde é o site) e o Hootbar (para twittar da barra de endereços). Além disso, funcionam um conjunto de funções para desenvolvedores chamado Nightly Tester Tools. A página de addons, por sinal, ficou bem melhor.

blzs0g0site8qj04163p.png

Algumas coisas que vem desde o 4.0 que eu não gosto e deveria ter como desabilitar: aquela barra de pesquisa do lado da barra de endereços, que fica grande em monitores pequenos e não serve pra nada, porque não dá de adicionar novas pesquisas, deveria ser como no Opera que você adiciona a pesquisa que quiser; e favoritos, uma função que eu acho completamente inútil, deveria haver algo parecido com o Speed Dial do Opera ou aquele do Safari, apesar de existirem addons pra replicar essas funções nenhum presta, são todos horríveis.

Faltam algumas funções básicas que se a Mozilla não correr atrás, o IE 10 vai ter antes (ok, exagerei). Exemplo: precisa de um sistema de navegação pelo mouse. Essa maravilha, que já existe no Opera, permite fazer vários comandos (como voltar, avançar, recarregar, reiniciar o navegador) só usando gestos do mouse, o que deixa bem mais fácil e rápido usar a internet. Outra função é padronizar as fontes de todos os sites, para evitar sites que usam várias fontes diferentes ficarem zuados e desorganizados quando se aumenta o zoom da página.

Parte 2:

Hoje (30/04) tirei o dia para testar mais extensões que achei legais. Começando pelo "Add to Search Bar", que é um addon que permite adicionar qualquer ferramenta de busca com atalhos (por exemplo, digitar na barra de endereço "g XTibia" vai pesquisar automaticamente XTibia no Google (assim como configurei)). Funcionou, aparentemente, sem problemas, e acho indispensável, já que sou um súdito eterno do Opera.

O segundo que testei foi o Download Manager Tweak. Ele transforma a janela de downloads em uma nova aba ou barra lateral (você escolhe), outra coisa vinda do Opera que é excepcional, já que a janela abrindo sempre é uma atrapalhação.

A extensão Extended Statusbar não funciona por completo, pois a barra de status do Firefox Nightly é totalmente diferente dos anteriores. A extensão Google Redesigned também não funciona: na teoria, muda o CSS de alguns serviços do Google; na prática, muda alguns detalhes e deixa tudo muito lento. A Locationbar² (que linkifica cada seção do endereço) não funciona, só uma parte irrelevante de sempre ter o botão de "Ir" (que por sinal fica minúsculo e escondido).

A extensão "New Tab Homepage" também é mais ou menos vinda do Opera. Ela faz com que sempre que se abra uma nova aba, se abra a página inicial. Ideal mesmo será abrir algo parecido com o Speed Dial, mas já serve, pois não existe extensão-cópia do Speed Dial decente.

A extensão SkipScreen é uma das melhores que existe. Ela faz automaticamente aquele processo de esperar a contagem, clicar no botão e no link para baixar para a maioria dos sites de armazenagem online (Rapidshare, Megaupload, 4shared) e até burla o tempo em alguns (Mediafire). Funciona sem problemas.

A extensão SmoothWheel serve para dar uma leve suavizada na rolagem do mouse. De fato, deixa bem melhor e mais suave, o que ajuda. Para a maioria das pessoas é inútil, mas como eu uso resolução Full HD, os sites ficam "pulando" demais quando eu uso o scroll. Aprovada.

A TabScope adiciona aquela função do Opera (olha isso...) de miniatura na aba, como eu já mostrei uma vez num review do Opera. Funciona, mas é uma miniatura quadrada de baixa qualidade, não gostei. A extensão Undo Close Tab Replacement também tem uma função parecida com aquela lista de abas fechadas do Opera, mas não funciona. O mais irônico é que as duas são consideradas compatíveis com o Nightly no site oficial de addons.

As extensões URL Fixer e URL Suffix adicionam duas funções que deveriam existir por padrão, mas a Mozilla é preguiçosa (ok, eles são voluntários, mas não custa caprichar). A primeira corrige extensões que acidentalmente podem ser digitadas erroneamente ou colocar virgula ao invés de ponto (por exemplo: www.xtibia.con ou www,youtube,com - ODEIO ISSO). A segunda permite configurar as extensões que são procuradas usando Ctrl + Enter, Shift + Enter, entre outros. As duas são perfeitas.

Conforme eu for testando e descobrindo mais funções novas eu edito este tópico, mas a princípio é isso.

E não, eu não sou programador.

Editado por Lordfire
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

0 respostass a esta questão

Posts Recomendados

Até agora não há respostas para essa pergunta

• Criar Novo...