Ir para conteúdo

Aula #2 - Comando Se

fsg

Posts Recomendados

Olá pessoal, esta aula foi improvisada, pois o conteúdo que irei postar aprendi esta semana na escola e a Aula #1 - Algoritmos foi semana passada.É bem simples e curto, então vamos lá!

Comando SE:

Comando utilizado para tomada de decisões. Em inglês o significado é "IF".

Sintaxe:

Se condição então valor verdadeiro
  senão valor falso
Fimse

Comandos:

•  
  • ! não
  • > maior
  • < menor
  • = igual
  • != diferente (<>)
  • >= maior igual
  • <= menor igual

Exemplo Comando SE:

1. Crie um algoritmo que solicite a idade de uma pessoa. Se a idade for MAIOR que 18 exibir "Maior de idade", senão exibir "Menor de idade".

Início
           Defina idade como inteiro
           Mostre "Idade:"
           Receba idade
           Se idade > 17 então
           Mostre "Maior de idade"
           Senão mostre "Menor de idade"
           Fimse
Fim

Este código é um código bem simples!

Exercício:

1. Crie um algoritmo que solicite ao usuário uma cor. Se a for for igual a verde, exiba a mensagem "Parabéns... Você acertou" se não exiba "Você errou!".

Média:

A média do "curso" será 7,0. Todos os exercícios se a nota for maior Rep+, caso ao contrário sem Rep+!

Prêmio:

Para todos que acertarem o exercício Rep+, caso ao contrário não será reputado.

Como Enviar:

Me envie por MP Clique no Link que será direcionado para enviar MP para mim!

Membros Participantes:

Comedinhasss - 9,5

Henrique - 9,0

LordFire - 10,00

Editado por FezZinN
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que bom que vocês estão gostando pessoal! O Henrique acabou de entregar e sua nota foi 9,0! Parabéns, eu quero ver mais participantes em...

Link para o comentário

LordFire, deu certo sim! Recebi apenas uma mensagem. Você tirou 10,00 parabéns!

Neste exercício todos estão acima da média.

Próxima Aula: 14/03/2011

Editado por FezZinN
Link para o comentário

Estou achando bem legal essas aulas, até eu - que sou totalmente leigo - estou entendendo u.u

+REP =)

Parabéns cara, muito boa sua iniciativa.

Vou ver se apartir da próxima aula, começo a fazer os exercícios, ultimamente ando muito ocupado.

+REP

Link para o comentário

Perguntinhas básicas: A próxima aula será 07/08? Como comecei o curso de Técnico em Informática tenho aulas de lógica de programação, e acho que seria interessante treinar, mas não entendi porque esse espaçamento entre as aulas :s. Ah! Em um futuro próximo, pretende passar das aulas de lógica para aulas de linguagens?

Aproveito para dar algumas sugestões:

Passe também fluxogramas, pois apesar de serem um pouco "chatinhos", fica legal de ver o processo, principalmente se possuir um programa de portugol/português estruturado;

Se possível, e caso seja de alguma forma proveitoso para as aulas, utilize o Portugol IDE, seguindo a estrutura dele (não muda quase nada, no máximo vai ser algo do tipo "escrever" ao invés de "escreva"). Esse programa é útil pois o estudante de lógica pode fazer tanto algoritmos quanto fluxogramas, e "executar" ambos, vendo se o "programa" está funcionando corretamente, além da opção de executar "passo-a-passo", assim, sendo mais fácil perceber em qual parte do fluxograma/algoritmo há um erro.

Abraços ;)

Link para o comentário

Então, eu tenho aulas de segunda-feira de Lógica de Programação. Lembrando que esta segunda feira não vai ter aula por causa do Carnaval, apenas dia 14/03/2011.

Obrigado pelas dicas, estarei analizando!

Link para o comentário

Se for de alguma forma útil, posso lhe enviar algum material do meu curso, pois minhas aulas são na segunda e na sexta-feira.

Só não sei o quanto posso ajudar, pois a minha turma é uma "turma piloto", que segue uma nova metodologia, onde aprendemos fluxograma, passamos estes para algoritmos e depois para a linguagem C, ao invés de aprender tudo sobre fluxogramas, depois tudo sobre algoritmos e aí sim passar para a linguagem C.

Enfim, caso eu posso ajudar de alguma forma, estou a disposição.

No mais, aguardo ancioso a próxima aula para poder participar.

Abraços ;)

Link para o comentário

• Criar Novo...