Ir para conteúdo

[Aula#5] Rpg


Skywar

Posts Recomendados

Galera, o intuito principal dessas aulas é você entender sobre o RPG e o atribuir no seu mapa. Indico que leia tudo e todas as aulas.

Por quê? Porque estou cansado de ver mapa sem RPG, é uma coisa essencial num mapa e todos deveram saber disso.

Estarei disponibilizando a vocês um modo adequado de introduzir o RPG a vocês, mas antes vamos aprender o que realmente quer dizer a sigla RPG e seus atributos.

 

O
“Role-playing game”
é o significado de RPG. MAS! O que tem haver com o
Tibia
que conhecemos hoje?
TUDO!
Para ter um servidor jogável e agradável ao mesmo tempo isso é essencial a todos,
TODOS
os mapas que vocês fazem ou que vão fazer num futuro. O RPG é a base do Tibia e todos devemos saber, porquê? Simples, por que o jogo é um jogo de estratégia, com regras que o compõem, assim criando os movimentos e formando isso tudo, um sistema. Como na vida, fazer uma coisa perfeita não é fácil, pois sempre vai ter outro olho que não achará.

COMO!?
Como vamos colocar isso num mapa de Tibia? Esse é o grande tema dessas aulas, espero que o que falarei abaixo acaba com essa dúvida, si tiver, fale agora ou cale-se para sempre.

 

• Mapa para exposição Versus Mapa para RPG

Bom é uma grande incógnita na vida de um
Mapper
, fazer um mapa pra exposição ou um mapa para RPG.

O grande
triunfo
que terá é conseguir mesclar os dois e assim terá um mapa, mas para iniciantes ou até para veteranos isso é
BEEEM
complicado, assim vou coloca essa idéias na mesa e ver o que vocês acham, lembrando que isso não é uma regra para ser seguida rigidamente, mas sim um modo que eu e mais outros mappers vêem.

Estão vamos, vou escolher uma caverna, vou fazer de modo que alguns fazem para exposição e bom para ser jogável:

 

rpg1h.png

 

Perceberam que entupi de detalhes, assim no jogo ficará muito complicado a jogabilidade do mapa, vou dar o exemplo agora de um mapa jogável com a mesma caverna:

 

rpg2i.png

 

Entenderam? Se não vou da uma rápida explicada — Ao fazer um mapa você deve pensar também na jogabilidade dos players, assim você fazerá um mapa clean com isso você ganhará experiência para fazer um mapa agradável. Pensamos no Tibia, o mapa deles não e abarrotado de detalhes, também não é um super mapa mas é um mapa agradável e totalmente jogável, criando uma história tudo pode sair bem.

 

____________________________________________________________

 

Bom é uma aula básica e muito importante para todos os mappers, na próxima aula falarei de Áreas quadradas e o ato de very detailed — muito detalhe—.

 

Créditos a mim e ao Mannen med Brillorna pela idéia.

Aulas exclusiva ao XTibia.com, proibido a cópia.

Editado por Skywar
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Falou tudo sky.

Quando mapeamos procuramos por muitos detalhes, pensando na visão do mapa editor... mas, a maioria esquece da visão ingame como seria. Eu mesmo já falhei muito nisso ai ._.

 

Ótima aula cara, continue assim (;

REP+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

×
×
  • Criar Novo...