Ir para conteúdo

[ChL Design] Seja Freela #7: Os documentos de um freelancer


Jvchequer

Posts Recomendados

Depois de um longo tempo só gerenciando o Twitter do blog e cuidando dos bastidores, cá estou com mais um Seja Freela. icon_biggrin.gif

 

Acho que todos os assuntos que abortamos até aqui foram de suma importância, mas creio que esse seja um dos posts mais importantes.

É “muito fácil” conseguir um cliente e impressiona-lo com meia dúzia de bons trabalhos, mas se tem uma coisa que dá problema além do próprio cliente, é você não formalizar as coisas. É muito importante que você tenha catalogado cada trabalho que você já fez, nem que seja um simples recibo assinado pelo cliente comprovando.

 

Existem vários motivos para documentar seus trabalhos e vários modelos de documentos para seguir.

Bom, todo freelancer pega vários tipos de trabalho, de pequenos folders até campanhas mais complexas. Segue abaixo uma pequena lista de sugestões do que se deve colocar em um contrato de acordo com tamanho do projeto:

 

Pequeno: geralmente são coisas “simples” (em alguns casos, algo simples pode ser muito complexo), como por exemplo um folder, cartão de visitas, manuteção de um site ou qualquer trabalho equivalente. Nesse caso um simples recibo resolve, já que trabalhos como esses são curtos e não costumam ter um prazo rigoroso a cumprir.

 

Médio: na maioria das vezes são sites pessoais, blogs, logos ou desenvolvimento de uma identidade visual, por exemplo. Trabalhos de médio prazo costumam levar até um ou três meses. Nesse é interessante que seja um contrato mais formal, com estabelecimento de prazos, definição do que será feito no projeto, valor a ser pago, as formas de pagamento e consequências caso o contrato não seja cumprido, de ambos os lados. Depois que o cliente tiver assinado as duas vias, você pode ficar seguro (ou não) de que o cliente irá lhe pagar, pois caso não ocorra, você poderá entrar na justiças se achar que vale a pena, ou em caso de webdesigners, colocar uma cláusula informando que o site será retirado do ar caso o contrato não seja cumprido por parte do contratante.

 

Grande: em projetos de longo prazo como campanhas completas que geralmente envolvem identidade visual, site, blog, hot-site, folders, outdoors, etc. Você deve fazer assim como citado acima e é até sugerido que haja reconhecimento de firma em cartório, o que faz com que o contrato seja ainda mais seguro para ambos os lados.

 

Algumas semanas atrás, a @nica_cavalcante me mandou um link muito interessante com mais de 300 modelos de contratos de todos os tipos. Baixei alguns e vi que são muito fáceis de entender, não tem aquele vocabulário jurídico e são todos (ou quase) em .doc , o que facilita pra gente editar. icon_smile.gif

 

 

 

 

 

Modelos de contrato para download

 

 

O post hoje foi curto mas espero que tenha ajudado a todos vocês!

Até a próxima! 8D

 

Seja Freela #7: Os documentos de um freelancer is a post from: Choco la Design

 

 

 

View the full article

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

×
×
  • Criar Novo...