Ir para conteúdo

[Dsg Blog] Workflow – sites e softwares

Jvchequer

Posts Recomendados

Já recebi vários e-mails de pessoas me perguntando como que eu trabalho – como é meu workflow, e que programas e sites me ajudam no dia-a-dia. Resolvendo este problema, compilei a lista de tudo que uso diariamente.

workflow.jpg

A máquina

Minha máquina é um MacBook Preto rodando OS X Leopard, 2.4 Ghz Core 2 Duo, 3 GB RAM com um monitor LCD extra de 17″. Uso o Google Chrome como navegador principal, mas não abandonei 100% o Firefox por ele ter um Developer Toolbar mais decente.

Sempre aberto

Existe uma lista de coisas que procuro sempre deixar aberto. Uma dela é o Hootsuite (de onde controlo meu Twitter e o Twitter do Design Blog). Me eduquei para não passar o tempo todo vendo quem tá falando o que no Twitter, ou seja, não gasto meu tempo lá :)

Outro é meu e-mail corporativo (do xCakeBlogs) para ficar de olho se algo urgente aparece. Quando um e-mail novo aparece, olho apenas o assunto. Se parecer algo urgente, abro. Caso contrário, deixo para responder ou como primeiro item da lista do dia, ou como último item.

Também aproveito para abrir o Skype, e ocasionalmente o iChat (GTalk). Evito o MSN quando der, já que culturamente o pessoal do MSN não sabe respeitar status de “Ocupado”.

Outro site que fica aberto o dia todo é o Grooveshark. Faz tempo que não faço download de músicas, então facilito escutando tudo online mesmo.

hootsuite.jpgHootsuite para administrar meus Twitters

Café da manhã

De manhã, começo abrindo o Hootsuite e e-mail, vendo qual a ordem do dia. Em seguida, vejo as novidades no mundo através do G1 – leitura rápida – e parto para minhas web comics que acompanho. Entre eles:

pennyarcade.jpgPenny Arcade - recomendo a leitura.

Aproveito para dar uma passada no Digg para ver se acho algum artigo interessante ou imagem engraçada. Depois ainda dou uma olhada rápida nos meus feeds via Google Reader e vejo se algo que vale a pena ser postado no Twitter do Design Blog, e já pré-programo os twitts do dia.

Trabalho

Como aqui trabalho geralmente com CSS/xHTML e programação, na hora do trabalho abro o Coda (o editor de código que prefiro) e o Photoshop, para rodar os PSDs e transformá-los em sites funcionais.

No Coda, tenho o plugin TEA for Coda instalado, que infelizmente não é mais atualizado pelo autor. Ele aumenta a produtividade, pois permite usar shortcodes (abreviação de códigos), e com uma combinação de teclas transforma-o em código completo.

Por exemplo, para criar uma DIV, digito apenas:

div.centro#teste

Aí aperto Control + , e aparece na tela uma div com classe “centro” e ID “teste”. Diminuição instantânea de tempo!

Abro sempre um arquivo-base que eu mesmo criei. Tenho vários templates já pré-prontos que facilitam o trabalho. Primeiro, crio o HTML já visualizando como ficará o código. Em seguida, utilizo o Primer – serviço online – que pega meu HTML e extrai todas as classes e IDs, prontos para serem colados no meu arquivo de CSS.

Quando trabalho no CSS, uso bastante o Typograph (outro serviço online) para ver qual o tamanho de fontes que vou usar.

Mesmo não trabalhando com desenvolvimento em IE6, o site CSS Quirksmode tem um tabela de consulta rápida para saber se algum dado código CSS vai funcionar em todos os navegadores.

Quando tá tudo pronto, rodo os testes finais, testo em IE 7 e 8 pelo VMware (máquina virtual rodando Windows XP), subo o site pelo FileZilla – meu programa de FTP. Aí é só terminar as últimas configurações do WordPress, mandar e-mail pro cliente avisando que o site tá pronto e pronto!

Almoço

Por volta do horário do almoço ou café da tarde, aproveito para verificar como andam meus sites através do Google Analytics, vejo a quantidade de leitores de feed que surgiram pelo Feedburner, analiso quantos novos assinantes apareceram na lista de mailing do Exército do Design pelo TeContato, dou uma olhada no meu Facebook e vejo se tem algum dowload novo na FileWarez.

meio-dia.jpgMeu desktop (duas telas) até o meio dia. Piora até o final.

Janta

Pra fechar o dia, dou uma lida no artigo do dia do Cracked, vejo novamente se existe alguma notícia nova no mundo, respondo e-mails que apareceram e vejo se surgiu algum comentário novo no blog. Depois disto, é partir pra cama com a esposa e o note para assistir qualquer coisa nova que tenha baixado.

Acho que isso resume bem meu dia e todos os sites que acesso. Espero que tenha sido útil a quem procura outras formas de trabalhar.

E você? Qual site ou software é indispensável no seu dia-a-dia? Comente!

Aproveite e siga o Design Blog no Twitter! Assim você fica por dentro das novidades no mundo do design, com links super interessantes.

.

Artigos relacionados

designblogbr?d=yIl2AUoC8zA</img> designblogbr?i=wpYDVFPJrFw:cnqVfMWbhD0:F7zBnMyn0Lo</img> designblogbr?d=qj6IDK7rITs</img>wpYDVFPJrFw

View the full article

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Criar Novo...