Ir para conteúdo

[Arquivado]Funções Dos Scripts De Lua #4


Izaiasousa

Posts Recomendados

Funções dos scripts de Lua #4



Olá Pessoal!

 

Hoje iremos começar outra aula. Agora ainda continuando nas sintaxes de "funções", digamos que essa de hoje não é uma function (Uma ação) mas é uma constante, se é que posso dizer assim, que serve pra ler a variavel cid ou item.

 

O que iremos aprender hoje é o Is.

 

O Is usado do mesmo jeito que o Get, só que ele não retorna o valor (Ela não checa qual o level do jogador, por exemplo, e retorna ao script). Ela apenas tem a função de dizer se aquela condição if é verdadeira ou falsa.

 

Entenderam o que o Is faz ?

 

Ele irá ler a condição. Ele irá dizer ao script se ela é TRUE ou FALSE, VERDADEIRA ou FALSA, SIM ou NÃO. Não vai outra coisa! Só esses.

 

Se ela for Verdadeira o script irá ser executado (lógico). :rolleyes:

 

Agora vamos as sintaxes que eu achei importantes e que eu achei. :ras:

 

isPlayer(cid)

 

É jogador? A coisa que tiver na Dp é jogador? Se for Verdadeiro o script será executado e o jogador poderar entrar na protection zone.

 

Obs: Eu tive uma dúvida quando tava aprendendo e creio que alguns também tenham ela. Exemplo:

Pra dizer que é um jogador eu uso...

 

If IsPlayer (cid ) == true then

DoPlayerSendTextMessage (cid,22,"Você é jogador!")

else

DoPlayerSendTextMessage (cid,22,"O que ser você?")

end

Tá certo isso ? NÃO!

 

Prestem atenção! Não se usa TRUE ou FALSE ou nenhuma outra coisa! Só precisa botar assim (reescrevendo o exemplo acima):

 

 

If IsPlayer (cid ) then

DoPlayerSendTextMessage (cid,22,"Você é jogador!")

else

DoPlayerSendTextMessage (cid,22,"O que ser você?")

end

 

Já estão entendendo como é que o rumo da prosa? ^^

 

isCreature(cid)

 

É um bicho? Esse aqui checa se é uma criatura.

 

If isCreature(cid) then -- Se cid for uma criatura então o script será executado.

 

isPlayerGhost(cid)

 

Esta checa se o jogador está invisível.

 

If isPlayerGhost (cid) -- Se cid estiver invisível então o script será executado.

 

isItemRune(itemid)

 

Irá checar se o item (itemid) é uma runa ou não. Se ela for, então o script será executado.

 

If isItemRune (item.id) then -- Se for uma runa, então o script será executado.

 

 

isItemDoor(itemid)

 

Verifica se o Item é uma porta. Se for, o script será executado então.



If isItemDoor (item.id) then -- Se for uma porta, então o script será executado.

 

isItemContainer(itemid)

 

Verifica se o item é um contêiner (uma backpack, uma sacola, uma bag, uma coisa que possa guardar outros itens.. uma caixa).



isItemMovable(itemid)

 

Verifica se o Item pode ser movido. Uma cadeira pode ser movida etc.

 

isCorpse(uid)

 

Verifica se é um corpo. Se for, o script será executado. :said:



isMovable(uid)

 

Verifica se a "coisa" pode ser empurrada. Aí já generaliza tudo, não é só item agora. Pode ser player e etc.

 

isPlayerPzLocked(cid)

 

Verifica se o jogador ou criatura cid está numa protection zone. Se ele estiver o script será executado.

 

<------------------------------------------>

 

Bem pessoal, é só isso ae, depois eu boto exercícios e tudo mais! Vou colocar agora no sumário mais uma Função dos Scripts de Lua. Espero que vocês tinham entendido direitinho :)

 

Ah, se alguém sabe se isso existe

 

isPlayerVocation (cid,1) thenpoderia dizer se existe ou não pra eu poder editar aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sobre a função "isPlayerVocation (cid,1)then" acho que não existe mais em servidores recentes, oque existe é:

 

"if getPlayerVocation(cid) == 1 then"

 

 

@Topic

 

Muito bom,grande fonte de informaçoes para scripters!

 

estou lendo seus artigos sobre as funções e estou gostando do trabalho que vem desenvolvendo.

objetividade é determinação é uma das caracteristicas que eu vejo em você.

parabens

abraços

 

REP +

Editado por Vodkart
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Won Helder

 

Obrigado!

É essa a minha intenção. Quando eu comecei a aprender fazer scripts e tals, eu só achava "Script Meu-Download Aqui" e quando eu achava um tutorial era tudo expert e eu tinha milhares de dúvidas e não sabia como fazer. Então como existem pessoas que no começo vão se assustar, eu resolvi simplificar e mostrar que script é só você fazer com que o seu resultado apareça :bigsmile:

 

@Vodkart

 

Obrigado =D

É como eu falei ali em cima.

 

Então só com get né ? AAh.. ): Que pena ;x

Mas valeu pela ajuda :D

 

Mais tutorias vem por ai

=D

 

Não deixem de comentar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...
O que iremos aprender hoje é o Is.

 

O Is usado do mesmo jeito que o Get, só que ele não retorna o valor (Ela não checa qual o level do jogador, por exemplo, e retorna ao script). Ela apenas tem a função de dizer se aquela condição if é verdadeira ou falsa.

 

Entenderam o que o Is faz ?

 

Ele irá ler a condição. Ele irá dizer ao script se ela é TRUE ou FALSE, VERDADEIRA ou FALSA, SIM ou NÃO. Não vai outra coisa! Só esses.

 

Se ela for Verdadeira o script irá ser executado (lógico). :rolleyes:

 

discordo dessa sua lógica de Is.

 

local isPlayer = getPlayerLevel(cid)

local msg = (isPlayer(cid) == true) and isPlayer(cid) or "Monster"

print(msg)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...
  • 7 years later...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...